R7: Lula ainda tem 5% em pesquisa CNT/Sensus

Tempo de leitura: 2 min

05/08/2010
R7
Priscilla Mendes

Fora da disputa pela Presidência, Lula ainda aparece com 5% das intenções de voto

Questionados em quem votariam, eleitores ainda apontam o nome do presidente

O presidente Lula ainda aparece com 5% das intenções de voto na pesquisa espontânea CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (5). Na pesquisa espontânea, o nome e o partido dos candidatos não são indicados aos entrevistados. Na sondagem divulgada hoje, Dilma Rousseff (PT) lidera com 30,4%, contra 20,2% de José Serra (PSDB) e 5% de Marina Silva (PV).

Em maio, Lula aparecia em terceiro lugar, com 9,7% dos votos na pesquisa espontânea. Dilma aparecia 19,8% e Serra 14,4%. Marina tinha 2,7% na sondagem espontânea.

A pesquisa divulgada hoje tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.000 eleitores do dia 31 de julho ao dia 2 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 29 de julho com o número 21411/2010.

Entre os candidatos considerados “nanicos”, Zé Maria (PSTU) aparece com 3% das intenções de voto na pesquisa espontânea. José Maria Eymael (PSDC) tem 1,5%, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aparece com 1,3%, Ivan Pinheiro (PCB) tem 0,9%, Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) foram citados por 0,1% dos entrevistados.

Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é citado, Dilma aparece dez pontos à frente de Serra. A petista tem 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% do tucano. Marina Silva tem 8,5%, segundo a pesquisa divulgada hoje.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que a porcentagem de eleitores que hoje ainda escolhem Lula como presidente provavelmente migrará para Dilma.

– A quantidade de pessoas que citam Lula vem diminuindo a cada pesquisa. Eles muito provavelmente votarão na Dilma, mas isso é uma hipótese, já que as variáveis envolvidas não são exatas, dependem do comportamento das pessoas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Franco Atirador

NA ESPONTÂNEA SENSUS,
VOTOS DADOS A DILMA E A LULA (35,4 %)
JÁ ULTRAPASSAM A SOMA DOS DEMAIS (32,1%)

DILMA (PT)………….30,4%
Lula (PT)……………….5,0%
DILMA/LULA……….35,4 %

Serra (PSDEMB)…20,2%
Marina (PV )…………..5,0%
Zé Maria (PSTU)……3,0%
Eymael (PSDC)……..1,5%
Plínio (PSOL)…………1,3%
Ivan (PCB)……………..0,9%
Levy (PRTB)…………..0,1%
Rui (PCO)………………0,1%
SOMA…………………..32,1%

!!! DILMA (13) !!!
!!! NO 1º TURNO !!!

josé paulo

Sem querer meter a colher no papo do voto obrigatório, mas já metendo… penso que o voto obrigatório é mais favorável aos candidatos da chamada elite branca do que para os candidatos dos partidos populares.
Tomando como base a classe média paulistana, em sua imensa maioria alienada politicamente, mas conservadora por instinto ou atavismo histórico, no dia da eleição eles levantam cedo, são os primeiros a votar, não por civilidade ou por gosto, mas para serem os primeiros a se livrarem da obrigação e então e se mandarem rapidinho para a praia ou para o campo.
Já o cidadão humilde faz do dia da eleição um acontecimento importante na sua vida. Veste a melhor roupa; vota com o prazer de quem tem a sua opinião (voto) sendo levada em conta, e com orgulho do que está fazendo, mormente quando se lembra dos que estão ainda mais baixo do que ele na escala social.
Eu, que não voto em nomes (a não ser para os cargos majoritários), mas em partidos (PT e, eventualmente, PC do B), não acredito que o voto facultativo viesse a nos prejudicar.
Ao contrário, acredito que seria um problemão para quem depende da elite folgada e alienada.

    Ed.

    Uma razão relevante para o voto ser obrigatório é o voto de cabresto nas regiões pequenas ou menos favorecidas.
    Se não for obrigatório, os "coronéis" ameaçam quem aparecer para votar e aí só votam os capangas e amigos…
    Sem mencionar que o exercício do voto traz amadurecimento politico social.
    Tem restaurado consistentemente os níveis de politização perdidos durante a ditabranda e pouco além.
    Por último, a liderança brasileira na tecnologia de votação tem tornado o processo razoavelmente fácil para aqueles mais preguiçosos, que defendem o hipócrita "direito individual" de não votar.
    Que façam isso comparecendo e votando como quiserem…

    josé paulo

    Talvez isso ainda resista lá no Maranhão.
    Depois de 8 anos de governo Lula os coronéis não ameaçam tanto como dantes. Se assim não fosse, como explicar a imensa votação do Lula em 2002 e em 2006, apesar da sombra do mensalão, da pressão do PIG, etc???
    Ou acreditamos que o presidente Lula mudou o retrato ou a realidade do país, ou então vamos repetir a mesma ladainha da década de 60 para o resto da vida.

    Ed.

    O voto obrigatório é exatamente um dos protagonistas desta "limitação" dos influentes de cada município do interior deste país. Se assim não fosse, poderia ter sido diferente…
    Lembre-se que as explicações mencionadas por vc, em 2002, não podem considerar as "mudanças de Lula". E
    que tais melhorias são evolucionárias e não revolucionárias. Em 2006 as curvas começavam a subir.
    Eleição não é campeonato entre pobres e ricos, é representatividade. Por esta causa, o ideal é que todas as camadas se manifestem eleitoralmente. E que com isso, tais melhorias sejam contínuas e perenes!
    Getulio, JK e agora Lula mudaram a realidade do país. A ditadura também…

    jorge

    nunca ouvi tanta besteira em tão puco espaço

Christian Schulz

Estado rico?

Meu amigo, São Paulo é (ainda e de longe) o estado mais rico da Federação. Se você for levar o Ibope em conta, metade dos eleitores votarão num ex-governador, médico, cujo maior feito foi se afastar de um popular que passou mal na frente dele.

E eu nem vou falar nos nossos "irmãos do Norte"… que o youtube fale por mim! Procure "Americans aren't stupid" e divirta-se!

Vinicius Abreu

Meu caro O Brasileiro, falei que votar não a caso de formação, em nenhum momento discriminei quem é analfabeto e respeito todos os tipos de classes existentes, quando as mesmas tem respeito pelo o próximo também. Já conversei com taxistas, coletores de papelão, empregada domesticas entre outras classes sobre politica e demais assuntos. Falei que votar é importante e se apessoa não tiver consciência do seu voto fique em casa é bem melhor.

Voto é coisa seria. E usando a analogia, eu não gostaria de cobra de uma criança a responsabilidade por estudar por normalmente ela não sabe que isso vai influenciar a viada dela, mas com toda a criança ela aprende a importância do estudo . Mas me diga se vc iria obrigar um adulto de 25 anos a estudar ?

Voltando ao assunto. Na Bahia deu 8% votariam na Lula em MG deu 6% seu eu mal me engano. Que isso !

Estamos falando de estados ricos, principalmente MG, então não é falta de informação, as pessoas que abre a boca e dizem que vão votar no Lula , essas mesmas estão pouco se importando com o destino politico do Brasil, não se interessam, qualquer coisa na televisão ou/e na internet é mais importante.

Agora uma pergunta pessoal, obrigar o cidadão a fazer parte da vida política do pais e de sua região, isso é evoluir p/vc isso é viver no futuro?

francisco.latorre

óbvio ululante que o voto tem que continuar obrigatório.

senão o midião lança uma campanha calhorda de desmoralização do voto.. aí adeus..

voto facultativo.. voto distrital.. manobras da direita.

e ainda tem inocente que embarca nessa!..

..

Garapuvu

Foi dito "- A quantidade de pessoas que citam Lula vem diminuindo a cada pesquisa. Eles muito provavelmente votarão na Dilma, mas isso é uma hipótese, já que as variáveis envolvidas não são exatas, dependem do comportamento das pessoas."
É claro que votarão na Dilma, estes votos já estão computados na pesquisa estimulada (41,6%). A reportagem dá a entender que a Dilma poderia ter 41,6% mais 5%.

CORDEIRO VARGAS

Olha eu estou entre os 5% que votam em Lula, como ele não é candidato eu irei votar em quem ele mandar, porém espero sincera-mente que não seja em Serra. Um grande abraço a todos.

O Brasileiro

Lamentavelmente ainda há pessoas que acham que se o voto não fosse obrigatório, os analfabetos não iriam votar. Isso é muita ingenuidade, e existe até um certo preconceito nesse tipo de colocação.
É claro que os políticos maus-caráteres continuariam enchendo ônibus de eleitores desmotivados, analfabetos ou não, para arrecadar mais alguns votos.
E mais ingenuidade ainda é achar que todos os doutores, pós-doutores e livres-docentes iriam sair do conforto de suas casas, dos seus passeios de fins-de-semana para votar!
Quer dizer que, se uma criança não estiver indo bem na escola, deve parar de estudar? Não, não é?
A mesma coisa acontece na escola da cidadania, onde foi votando e aprendendo que o povo mudou a história desse país!
Precisamos evoluir, e não voltar ao passado!

José Paulo

De pleno acordo com o que disse o Donizetti logo abaixo, e também chamo a atenção para o fato da direita estar se mobilizando no Twitter, hoje a noite, para festejar uma sonhada vitoria do Serra no debate da Bandeirantes (remember o "Cala boca Galvão"). Se conseguirem, não tenho a mínima dúvida que a mídia tomará isso como pesquisa no lugar do Ibope, Datafla, Sensus, Vox Populi, etc.
Portanto, um olho no jogo, outro no debate e as duas mãos no teclado!

monge scéptico

Goldman é outro do clube dos birutas. Sem rumo e sem saber o que fazer, poder atribuir
os ataques até ao PT. Esses malucos ineficientes, sempre procuram a quem acusar para
fugir das críticas. O goldman deveria enfrentar o problemas com as armas da justiça e
deixar as ilações estúpidas. Ai meu sacccccc!.

Carlos

Luis Carlos Azenha, você poderia como jornalista investigar que movimento é esse tipicamente paulistano :
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI46…

    Christian Schulz

    Putz, essa foi de doer!

    Acho que o Nassif tinha repercurtido esse movimento uns dias atrás… mas posso estar enganado…

    Agora, o nosso amigo William Godoy Navarro (espanhol pode, nordestino não, né?) botou o Cambuci na Zona Norte… belo paulistano que ele é!

Donizeti – SP

Essa frase do governador tucano Alberto Goldman de que " não elimina a hipótese de que possa haver motivação eleitoral por trás dos ataques em São Paulo ", é uma estratégia requentada pelos tucanos para desviar da população suas falhas na gestão da segurança pública e tentar faturar politicamente com sua própria incompetência e vão na mesma linha das declarações do então Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo Saulo de Castro Abreu na entrevista que deu no Canal Livre da TV Bandeirantes no dia 06 de Agosto de 2006 para tentar justificar o fracasso da gestão tucana na segurança e ainda por cima tentar faturar politicamente os ataques do PCC em Maio e Junho e Agosto de 2006.____Na época, o tucano Saulo de Castro acusou o PT (!) de estar por trás dos atentados do PCC no Estado, o que não tinha nenhuma base em fatos e provas, mas foi usado pela imprensa tucana para atacar o PT e seu candidato ao governo do Estado Mercadante na campanha eleitoral de 2006.____Fica cantada a bola e dado o alerta para mais essa manobra suja dos tucanos nesta campanha.__________

Vinicius Abreu

Por isso que eu sou a favor liberá o voto obrigatório, uma pessoal dessa que não sabe que o Lula não pode se candidatar novamente não deve votar. Tem gente que diz que analfabeto tinha que ter voto obrigatório.

Preferia colocar isso como uma coisa pessoal, do que de formação, se você acha que tem capacidade de entender a importância do seu voto e discerni de acordo com os princípios gerais da Brasil e de sua região qual candidato se encaixaria melhor para representa a vontade do povo, vote, se você acha que não tem essa capacidade, vai fazer uma geral na casa que vai ser melhor aproveitado seu tempo.

Pessoas que levam a serio o peso do seu voto não precisaria de uma lei para mandar votar, isso é de cada um, querer participar de vida politica do seu pais, da sua região é importante para todos se a pessoa não consegue discerni isso que vá planta bata, mas não vota não, pf.

Maioria dessas pessoas vão decidir o voto no caminho para urna, como isso fosse a mesma coisa de escolher qual é a cerveja que eu levo para casa no supermercado.

Jairo_Beraldo

" …diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que a porcentagem de eleitores que hoje ainda escolhem Lula como presidente provavelmente migrará para Dilma."

Na minha modesta opinião, certamente irão migrar para Dilma…ou tem quem duvide disso?

    Ed.

    Acrescentando que, pela lógica da pior das hipóteses, além deles, os indecisos migrarão pelo menos na proporção de 41 por 31, o que já pode viabilizar um 1o. turno…

Deixe seu comentário

Leia também