PT repudia prisões de ativistas no Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 2 min

debate criminalização 1

PT divulga nota sobre as prisões de ativistas no Rio de Janeiro

Direção nacional repudia a criminalização da manifestação popular e democrática e pede ampliação de diálogo

por Geraldo Magela, da Agência PT de Notícias

Em nota conjunta assinada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, pelo secretário de Movimentos Populares, Bruno Elias, e pelo coordenador do Setorial de Direitos Humanos do partido, Rodrigo Mondego, a legenda considera a prisão de ativistas no Rio de Janeiro uma grave violação dos direitos e liberdades democráticas. No documento, o PT manifesta repúdio à criminalização das manifestações democráticas e defende o diálogo entre o Estado e os movimentos sociais.

A íntegra da nota

A prisão de ativistas no Rio de Janeiro, com o suposto propósito de impedir a participação em protestos de rua no último final de semana, é uma grave violação de direitos e das liberdades democráticas. Os direitos de reunião e livre manifestação são conquistas legítimas do povo brasileiro e não vamos transigir em sua defesa.

O PT repudia a criminalização das manifestações e defende a ampliação dos espaços de diálogo e participação popular na relação do Estado com os movimentos sociais.

A violência de Estado e a intimidação de manifestantes devem ser repelidas por todos os que defendemos a democracia e a liberdade de manifestação, motivo pelo qual também reivindicamos a liberdade dos ativistas que ainda se encontram presos.

Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores
Bruno Elias, secretário de Movimentos Populares do PT
Rodrigo Mondego, coordenador do Setorial de Direitos Humanos do PT 

Leia também:

“Prisões ‘antecipadas’, o ataque mais sério à democracia em 20 anos”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tonho

Notinha de repúdio é fácil.
Quero ver disponibilizar apoio real aos perseguidos, participar de manifestações, dar a cara a tapa para defender a liberdade política.
Mas isso mostra que alguns petistas são espertos o suficiente para perceber o óbvio: que eles são os próximos.

Joao

É incrível como alguns ignoram que as prisões e a polícia militar estadual age por comando do Estado do RJ e não do governo federal. Das duas,1: ou acusa o governo Dilma inocentemente pela atuação dosgovernos do RJ e SP no que toca à repressão a manifestantes ou o faz maldosamente com fins eleitorais visando desgastar o governo popular

Atuante

Se quiserem julgar o mérito de cada caso não chegarão a uma defesa da Democracia e da Constituição.

Aí está o perigo, pois praticamente todos que postam aqui, não estavam lá. Não viram.

O problema está na perda de direitos totais.

Também cheguei a pensar isso que dizem acima. É tudo por dinheiro. O dinheiro não está com as pessoas, com o povo. O financiamento de Campanha corre solto. O Ministro não devolve o processo.

Há interesses de capatazia no meio. Aparecer e manter os cargos. E receber o salário. Complicado tudo isso.

Fabio Passos

Libertem os presos políticos!

A direita perde nas urnas e nas ruas… mas ainda consegue atirar na cadeia quem ousa lutar por Democracia e Justiça Social.

Foi assim na farsa do mentirão.
É assim na perseguição aos ativistas.

Marduk

Vamos ver se a Playboy faz uma excelente proposta para a Sininho. Boa parte da grana vai para a causa!

lukas

Agora que a Copa acabou…

Maria Maria

Não sou do pt, mas acho uma bobagem dizer que as manifestações não são contra o governo federal. Se não são, é assim que a população entende tudo isso. Basta ficar em qualquer sala de espera, médico, dentista, ou coisa parecida e ouvir os comentários das pessoas perante as notícias: quebra tudo, acaba com esse governo e por aí vai.

Leo V

Legal a nota do PT.

Mas então porque eles são o partido cabeça do governo e chamaram movimentos grevistas, movimentos sociais e cidadãos exercendo direitos constitucionais de “força oponente”. Por que o governo encabeçado pelo PT articulou com Judiciários e secretarias estaduais a repressão e perseguição política a militantes, a suspensão de direito de manifestação e a supressão do direito de greve?

Não chego a ponto de dizer que essa nota da direção do PT seja hipócrita, mas é no mínimo esquizofrênica.

Se o PT não consegue apita nem no governo federal para libertar presos políticos, quem que governa esse país?

    abolicionista

    Leo, não é esquizofrenia, é astúcia política. O PT teve medo de perder votos, mas não vai mover uma palha para soltar os presos políticos. A única coisa que move o PT são votos. É o Partido da Ordem de que fala Marx no 18 de Brumário. Essa tem sido já há muito tempo a tática do PT para ludibriar gregos e troianos. Ao mesmo tempo em que suprime as liberdades democráticas fundamentais, solta uma nota de profundo pesar. Sabe aquela expressão “lágrimas de crocodilo”? Vem bem a calhar.

    Leo V

    Concordo contigo. Essas notas também me soaram algo ‘para fazer o social’. Para não perderem mais votos na esquerda, ou melhor, para a esquerda.
    Também percebo que nao moverão uma palha para mudar a situação dos presos e da política de estado de exceção permanente.

    Não tenho partido, fui eleitor do PT nas últimas eleições, mas acredito que assim como eu, para uma parcela da esquerda, esses dois últimos anos foi a gota d’água. O PT que já nao é mais referência de tansformação social para uma juventude já a alguns anos, agora é inteiramente visto como partido cão de guarda da ordem estabelecida por toda a juventude de esquerda.

    Euler

    Não sou do PT, embora seja eleitor da nossa presidenta Dilma, mas não posso deixar de comentar este comentário. Primeiramente, o PT não manda no judiciário, menos ainda nas polícias estaduais. Aliás, nem na Polícia Federal o PT tem poder algum. Sei que é difícil saber separar as coisas. Muita gente acha que por ser governo federal – ou por ser o partido majoritário do governo – o PT tem total poder para qualquer coisa. Se fosse assim, o PT já teria mandado soltar Dirceu, Genoino e Delúbio. Os dirigentes tucanos, por exemplo, que continuam soltos e não estão no governo federal, têm mais influência e poder sobre o judiciário do que os do PT. Eles controlam a mídia – ou são controlados por esta – o que não é pouca coisa.

    No mais, registro aqui meu pensamento comum à nota do PT e demais dirigentes dos movimentos sociais, que repudia a prisão dos ativistas do RJ, numa total agressão à Carta Maior do país e ao direito à liberdade de manifestação e expressão.

    Marinete

    Euler,

    Concordo com vc e acho que conseguiu traduzir o que penso sobre isso.

    Obigada!
    Um grande abraço!!!

Leo V

Do presidente da OAB-Rj, no https://www.facebook.com/photo.php?fbid=417833598354405&set=a.270207386450361.1073741828.268336819970751&type=1

“A IMAGEM DIZ TUDO

Essa é a informação com que os advogados se deparam quando tentam ver os autos do processo onde se decretou a prisão temporária de manifestantes (não sei nem como me referir a isso). Um deles me disse que quando tenta a consulta pelo site do tribunal, aparece a informação: “processo inexistente”. Na ditadura, tínhamos os decretos secretos. Na democracia, teremos as sentenças secretas?”

(a imagem pode ser acessada no link acima)

Antonio

Me desculpem os signatários desta manifestação, mas os presos devem continuar presos. Não são manifestantes, são baderneiros e vândalos com o único objetivo de atingir o governo federal.
Algum dos signatários, por acaso pergunto quem financia estes baderneiros?
Manifestação é uma coisa, baderna e vandalismo é outra bem diferente.
Quando vão começar a separar o joio do trigo?

    Leo V

    Se vc pode acusar dessa forma, mostre pra gente as provas. Nem a Justiça as tem.

    E de onde vc tirou que as pessoas presas querem atingir o governo federal? Onde e quando elas demonstraram isso?

    Vc é o exemplo perfeito do que tenho dito: existe um eleitorado do PT que é conservador e reacionário por princípio, nem é por pragmatismo. Agem igual, eu disse igual, aos Bushs, Médicis etc.

    Leo V

    E a propósito, supor que um governo, qualquer que seja, está acima dos direitos das pessoas, é ode ao totalitarismo. Vemos que Dilma se tornou, assim como Aécio, candidato de um reacionarismo atroz.

    Não, nenhum governo que vc goste ou que vc entregue sua alma está acima da liberdade de manifestação, dos direitos civis e políticos.

    Mario SF Alves

    Assim, diante de tão radical e atroz comparação, posso supor que o modus operandi dos golpes de Estado de direita determinados sob interesse e mediante sigiloso apoio do imperialismo norte americano não lhe dizem absolutamente nada.

    Assim, e possível supor que em sua compreensão, o ocorrido, e que ainda ocorre, em países como Ucrânia e Venezuela, idem; ou seja, tudo na mais abençoada soberania e independência política entre as nações.

    Leo V

    Mario,

    golpe na Venezuela foi dado por forças armadas, com mídia. O povo foi pras ruas e levou Chave de volta ao poder.
    Aqui a m´dia, o PT, o PSDB, o PMDB, polícia, Judiciário está a proibir greves, manifestações e prendendo a dissidência. Estão a silenciar o povo. Bem o contrário da tentativa de golpe contra Chavez.

    Caia na realidade, os governos, e Judiciario estão prendendo militantes e ativistas de esquerda, que se organizam e lutam por direitos sociais que se chocam contra interesses $$$$!! É por isso que estão sendo presos.

    Me diga um único poder ou partido de direita (PIG, PSDM, DEM) que se manifestou contra essas prisões? Oras, se eles são de direita, pro-imperialismo etc., porque estão a favor da supressão dos direitos de manifestação e de pessoas que segundo vc seriam massa de manobra deles?

    Papo que remete a Stalin esse de que quando trabalhadores e povo se organizam em um governo que se auto-intitula de esquerda é porque são de direita.

    Rosa L.

    Diferentemente dos militantes que foram torturados, mortos ou exilados lutando pelo país e pelas liberdades democráticas, esses vira-latas apátridas só querem vandalizar, para denegrir a imagem do país e influenciar negativamente no resultado das eleições. Rebentos mimados e imprestáveis de uma classe média viciada e egoísta, nunca protestaram por “mais empregos”. Estão presos por vandalizarem e não por protestarem. Por outro lado, têm acesso a advogados e seus direitos constitucionais são respeitados. Se fossem pobres, pretos e nordestinos não haveria essa indignação da mídia reaça. Prendam mesmo, e joguem chave fora. Quem tem pena que leve pra casa um desses marginais.

    Atuante

    Comentário para Leo V.

    No Rio os manifestantes encararam desde o início os empresários do transporte, segundo todas as mídias. Enfrentaram, depois, a Câmara, ou seria a Assembléia, locais segundo as mesmas midias onde eram defendidos os interesses dos empresários. (diga-se Campanhas)

Deixe seu comentário

Leia também