Paulo Copacabana: Por que os setores progressistas têm de formar grande frente ampla para 2018

Tempo de leitura: 4 min

alckmin e bolsonaro

Para evitar um segundo turno entre as candidaturas que despontam de Alckmin e Bolsonaro

As sementes do golpe

por Paulo Copacabana, especial para o Viomundo

Não tenho provas, mas a convicção e a memória de que as coisas caminharam assim.

O blogueiro Renato Rovai definiu que um “golpe não é, ele vai sendo”.

Concordo e acrescento: o golpe orquestrado no Brasil teve várias etapas, e ainda estamos vivendo algumas delas.

Começou com o “fogo cerrado” da grande mídia (Globo à frente) em relação à corrupção do governo federal, primeiro o “mensalão apenas do PT”, desde 2005, voltando à carga em 2012 para afetar as eleições municipais.

Sessões do STF eram transmitidas ao vivo para todo o país pela primeira vez na história, onde predominou teses absurdas como a “teoria do domínio do fato”, abrindo espaço para acusações sem provas.

O resultado eleitoral não foi como o esperado pelos golpistas.

Primeiro, porque o país ainda crescia e gerava emprego, com políticas sociais e de infraestrutura sendo levadas adiante. Depois, porque os valores supostamente desviados eram irrisórios diante de inúmeros outros casos em todos os níveis da administração e em todos os governos.

O tema não pegou. Mas a semente do golpe estava lá: “o período de maior corrupção da história” era um tema que martelava a mente das pessoas diariamente.

Depois, a ofensiva foi sobre a economia popular, em 2013, com a história da “inflação do tomate”, com direito a protesto da “economista” Ana Maria Braga e tudo.

A subida de alguns preços internos por causa da pressão dos preços internacionais produziu celeuma e abriu espaço para o velho discurso de que isso acontecia porque o “Estado gastava muito”, maquiava as contas e tinha que manter os juros altos.

Na prática, a lógica defendida era cortar gastos e manter os juros elevados. O assunto da inflação “pegou” nas classes populares, mas como a economia ainda crescia e gerava empregos, o déficit primário de fato não existia e isso alimentava controvérsias na mídia especializada, o ajuste proposto pelos golpistas não vingou.

Mas outra semente do golpe estava plantada: “setor público gastador, corrupto e ineficiente deveria ser substituído pelo mercado em quase todas as áreas”, outro lema que era incutido diariamente sobre a população.

Em 2013, reivindicações da juventude nos grandes centros urbanos em relação ao custo do transporte, primeiro, foram reprimidas violentamente pelas policias militares dos Estados.

A reação espontânea e massiva dos jovens a esta violência, com o tempo, foi sendo infiltrada por pautas dos golpistas, com setores fascistas ocupando as ruas e impedindo manifestações partidárias. Outra semente do golpe estava plantada: “os protesto seriam apartidários, contra toda a política que estava aí”.

Temas como “Copa para quem?”, debatidos pelos movimentos sociais sobre as ações excludentes levadas adiante pelos governos e pela organização dos grandes eventos esportivos foram sendo substituídos por outros semelhantes que pediam “Educação e Saúde padrão FIFA”, mas que eram empunhados por setores conservadores da classe média e da elite que nunca utilizaram serviços públicos.

Este movimento conservador, no seu interior, começava a criticar as ações do governo federal e de alguns Estados de forma seletiva, mas seguia aceitando as práticas corruptas da cartolagem do futebol, como no caso da Fifa e da CBF.

Esta narrativa apresentou outras derivações, como a idéia de que a Copa do Mundo seria uma bagunça em organização e infraestrutura, apenas se salvando a Seleção de Futebol.

Este era o debate na véspera do evento.

Como pudemos observar, ocorreu exatamente o contrário, mas a grande mídia nunca faria este mea culpa. Daí, para as grandes manifestações conservadoras com camisas amarelas da Seleção foi um pulo, com o apoio explícito dos principais cartolas do futebol e da Rede Globo, transferindo jogos e horários das partidas aos domingos.

Estava plantada mais uma semente: “a indignação seletiva com a corrupção”, seletividade esta que também apareceria no caso de Eduardo Cunha.

A Operação Lava Jato, em 2014, permite recuperar todas as sementes plantadas anteriormente, agora, sim, turbinadas por um caso de corrupção de proporções bilionárias.

Diante das dificuldades econômicas crescentes, a noção de que uma corrupção sistêmica atinge o setor público de forma central, retira sua eficiência e seria a maior responsável pelos problemas no país conquista grande parte da população.

Estaríamos, portanto, diante da maior corrupção da história do país, patrocinada por um partido político específico, comprometendo o setor público e que estaria sendo combatida pelo Judiciário, Ministério Público e Policia Federal, absolutamente apartidários.

Todas as sementes do golpe brotaram de forma conjunta.

O parlamento mais conservador eleito desde a redemocratização do país, eleito pelo poder do dinheiro, empoderando setores “da bala, do boi e da bíblia” fizeram o que faltava, golpeando uma presidente com 54 milhões de votos sem crime de responsabilidade.

Tudo isso para abrir espaço para uma pauta completamente regressiva do ponto de vista político, social e econômico. Uma pauta antinacional, antipopular, antidemocrática e antipública.

O Estado policialesco e as candidaturas que despontam para as eleições presidenciais de 2018 refletem este cenário e a nova colheita das sementes do golpe.

De um lado, Geraldo Alckmin, o candidato do establishment conservador, apoiado pelo sistema financeiro e empresários, adorador do neoliberalismo.

De outro, Jair Bolsonaro, candidato da ultradireita fascista escancarada, que vem crescendo fortemente e constituindo-se em alternativa ao establishment.

Qualquer semelhança com o que vimos no segundo turno da eleição americana será mera coincidência.

Se não quisermos que este quadro se consolide, é vital que os setores progressistas formem uma grande frente ampla em 2018.

Temos de fazer tudo para colocar “nosso Bernie Sanders” no segundo turno. Ou também ficaremos entre “Hillarys” e “Trumps”, muito provavelmente piorados.

Leia também:

Juristas e movimentos sociais oficializam pedido de impeachment de Temer


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Serjão

Não dá para esperar até 2018.
Ou tomamos, o povo brasileiro, uma atitude agora, ou não haverá mais tempo!
A passividade tem limite? Ou não…
A Terceirização da fabricação da Moeda Brasileira:
https://www.youtube.com/watch?v=YA259BxE1f8

Bovino

Com a sujeira do “Santo” vazando, o candidato tucano deve ser Roberto Justus ou Dória.

Como réu não pode ser presidente, vão inventar mais umas 50 denúncias pro Lula e algumas de Direitos Humanos pro Bolsonaro.

Eduardo

Frente ampla com Lula Presidente. Chega das doidivanas do PSOL, PSTU.

FrancoAtirador

.
.

“O Brasil Tomou Um Ácido [Lisérgico] e Não Voltou Mais”

Jornalista Leda Nagle
Apresentadora de Televisão

Demitida da TV Brasil/EBC
por um Capacho do Cunha
Nomeado pelo Fantoche
.
https://twitter.com/DCM_online/status/807168640525205505
.
.

FrancoAtirador

.
.
Isto é que é Massa de Manobra Consciente:

https://pbs.twimg.com/media/CzMybTMXgAc0QBx.jpg
.
.

Grilo D

Precisa explicar isso pro PT. Boa parte da militância está metralhando e declarando todos os que ousam criticar os erros do partido. A hora seria de humildade e reconhecimento e correção dos erros, mas uma galera optou pela soberba e repetição dos erros. Esta postura será decisiva na encruzilhada em que a esquerda se meteu.

Guil

Interessante como o autor ignora o cartel formado pelas empreiteiras (e com o apoio do PT) para construir os estádios da Copa. Preferiu a propaganda q diz q a Copa foi um completo sucesso!

Edgar Rocha

Eleição??? Que eleição?! Já se debate publicamente a possibilidade de um novo colégio eleitoral erigido a partir da queda de Temer. As “análises” surgiram numa roda de conversa veiculada no Canal Brasil. Embora ninguém se atrevesse a apoiar tal ideia, ficou claro que já contam com esta possibilidade. O circo já foi delimitado, a lona vem sendo armada para restaurar a vida política de FHC, como delatou a tucana dissidente no blog do Nassif. As matérias incluindo FHC até em campeonato de arroto já circulam pelas emissoras PiG.
De fato, há o risco de ascensão de Bolsonaro e Alckmin. O autoritarismo dará suporte à nova fase do golpe e eles serão beneficiados por isto. Mas, é melhor que a esquerda se prepare para chutar o pau da barraca. Pensar pela lógica do republicanismo admitindo a continuidade deste “golpe branco” é condenar-se à inércia, vendo a banda passar. Não faz sentido tentar reunir forças para apoiar um Sanders brasileiro. Isto é fazer o jogo de quem já deixou claro que só brinca se for o dono da bola e se as regras lhe beneficiar. Bancar o flagelado de teatro “bate que nóis aguenta e vai pro Céu” é doença. Aceita que dói menos: sem se organizar para um confronto não vai rolar.

FrancoAtirador

.
.
UM GOLPE QUE CAI
[…]
“A Propaganda Midiática de que a restauração
da confiança dos mercados no governo
faria o resto embriagou os golpistas
que agora tropeçam e desabam
na sarjeta dos bêbados da história.
[…]
A Crença Cega nas ‘Virtudes’ Autossuficientes dos Livres Mercados
ficou à espera de que os capitais afluíssem em massa
e os investidores fizessem filas nas Bolsas e nos ministérios encarregados
de Concluir o Serviço Privatizante Iniciado pelo PSDB nos Anos 90.

Não aconteceu e não acontecerá: nenhum governo que rasteja
e reprime sua gente com o furor insustentável
será reerguido pelas mãos dos mercados.

Claramente um condomínio de oportunistas e oportunidades,
desprovidos de um projeto de futuro dotado de força e consentimento
para reordenar o destino da economia e da sociedade,
a aventura golpista tropeça e rodopia como um joão-bobo
no meio fio e ao sabor da Desordem Mundial” …
.
Por Saul Leblon, na Carta Maior
.
Íntegra em:
.
http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Um-golpe-que-cai/37388
.
.

Deixe seu comentário

Leia também