Pastor processa Emiliano José por denunciar seu passado como torturador

Tempo de leitura: 3 min

SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA EMILIANO JOSÉ, encaminhado via e-mail por Alipio Freire

O jornalista e escritor Emiliano José teve a coragem de denunciar através da imprensa – artigo n’A Tarde de 11/02, o pastor Átila Brandão como torturador à época da Ditadura Militar, tendo como testemunhas Dona Maria Helena Afonso de Carvalho e seu filho, o historiador e professor Renato Afonso de Carvalho. Ela era uma espécie de genitora de muitos presos políticos que afetuosamente a conheciam como Dona Yaiá.

Evangélicos progressistas solidarizaram-se com Emiliano reafirmando o carreirismo e reacionarismo deste pastor que desde os tempos em que estudava na Faculdade de Direito na UFBA, contemporâneo de Renato Afonso, perseguia estudantes a serviço dos órgãos de informação. Incomodado com sua exposição pública, Átila Brandão encaminhou queixa-crime por calúnia visando processar e intimidar Emiliano. Com forte dose de apelo moralista – própria de religiosos fundamentalistas –, Átila Brandão é pessoa conhecida no mundo evangélico, além de ostentar funções de representação diplomática, como se tal título fosse passaporte à impunidade.

Neste ínterim, Emiliano voltou à carga e, criterioso com suas fontes, fez longa entrevista com Renato Afonso que resultou no artigo Corpo amputado querendo se recompor, já postado no site da Revista Carta Capital, onde não só confirma o fato da tortura no Quartel de Dendezeiros, como narra outros episódios de perseguição e sofrimento vivenciados em masmorras no Rio de Janeiro, nos anos 70, auge da ditadura militar. Por pouco Renato Afonso não teve o destino de tantos combatentes que sofreram sevícias até a morte, algumas indizíveis como as relatadas pelo cruel delegado Cláudio Guerra, através do livro Memórias de Uma Guerra Suja e em recente edição da mesma Carta Capital.

Jornalista, escritor e suplente de deputado federal pelo PT, Emiliano José, amargou 4 anos de prisão e sofreu na própria pele a violência das torturas tantas vezes relatadas por ele mesmo sobre outras pessoas em dezenas de artigos e livros que prolificamente vêm produzindo. O marco desta missão que se impôs foi Lamarca, o capitão da guerrilha, junto com o ex-preso e jornalista Oldack Miranda, lançado ainda em 1989, numa época de muitas incertezas sobre o futuro de nossa titubeante democracia.

O compromisso e a coragem de Emiliano com a Memória e a Verdade marca sua trajetória de vida desde os tempos de sua militância estudantil, quando foi líder nacional pela UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas, passando pela cidadania ativa que exerceu ainda na cadeia e, em seguida como dedicado professor e parlamentar atuante. Este episódio, como tantos outros relatados por Emiliano ganha especial ressonância ao inserir-se entre as iniciativas que a Comissão Nacional da Verdade e o Comitê Baiano Pela Verdade estão tomando para identificar pessoas e instituições que se prestaram a ilegalidades e violações, feriram a dignidade humana, ceifaram vidas ou deixaram marcas no corpo e na alma de milhares de brasileiros e baianos inconformados com o fim da democracia e das liberdades.

Dar publicidade e expor o pastor e ex-militar Átila Brandão à vergonha de seus familiares, amigos e funcionários por um passado tão repelente é o mínimo que podemos fazer testemunhando em solidariedade ao cidadão Emiliano José.

Salvador, 07 de maio de 2013

Assinam

José Carlos Zanetti – economista, assessor de projetos da CESE e membro do Comitê Baiano Pela Verdade

 Eliana Rolemberg – socióloga, Diretora Executiva da CESE

Diva Santana – vice-presidene do Grupo Tortura Nunca Mais e membro da Comissão da Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos

Joviniano Carvalho Neto – sociólogo, professor de Ciência Política e presidente do Grupo Tortura Nunca Mais

Penildon Silva Filho – professor da UFBA

Andrea Tourinho – defensora pública do Estado da Bahia e Professora Universitária-

Veja também:

Amelinha, Ustra e a cadeira do dragão 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Crendice e superstição de um lado. Do outro, redes de franquia religiosa ávidas por sugar o tutano dos tolos. É a fome e a vontade de comer. Sem saída, irmão…Até no berço do socialismo vicejam as seitas mafiosas, preenchendo o vazio de 7 bilhões de imbecis mundo afora. É o neo-liberalismo extremado.

Leandro Fortes: Átila Brandão, o torturador ofendido – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Pastor processa Emiliano José por denunciar seu passado como torturador […]

Valmont

Solidarizo-me com o Jornalista e Professor Emiliano José! O Brasil precisa de homens de coragem como este para combater criminosos torturadores.

Sérgio Ribeiro

Emiliano José é um cidadão de respeito, que não faria uma denuncia mentirosa.
Esse pastor Átila Brandão, deve ter seu nome escancarado, como torturador.
Importante, para seus seguidores, saberem a quem estão seguindo.
É o mínimo que podemos fazer, já que a Lei da Anistia, impede a prisão dessas figuras abjetas.

Maria Edith ferrarezi

André Valle,quanto vale sua cultura medieval comunista brasileira?No Brasil quem foi não teve a oportunidade de sê-lo:Miguel Arraes e cujo neto hoje denigre a imagem do avô pois não tem nenhuma ideologia política a não ser se tornar mais um na esquina do partido.O outro iludiu a todos que nele acreditava com sua idéias comunista mas nunca passou e falsário em busca de poder que nunca terá,por isso bajula o PSDB:Roberto Freire.

Fabio Passos

Toda solidariedade a Emiliano Jose.

Assim e a “justica” no Brasil.

Quem denuncia crimes contra a humanidade e perseguido.
Quem comete crimes contra a humanidade e protegido… pelo stf!

Valcir Barsanulfo

O pastor está encalacrado, todo faccista neo liberal é perverso e tem muitos MALAfaias por aí.
O Papa Francisco também tem um passado de proteção aos torturadores argentinos.Se gritar, não fica um!

Lafaiete de Souza Spínola

Desejo saber como esse pastor conseguiu construir, em área nobre de Salvador, ao lado de um Hotel 5 estrelas, um colégio privado, onde, creio que passou a funcionar, também, uma faculdade.

Esse colégio ESTÁ ao lado de um espaçoso templo. Quem o ajudou em toda essas construções? Como conseguiu terreno tão caro?

Qual era sua atividade, antes de tornar-se pastor?

Saçuober

Diego Mercuri, V. Sa. Chama o jornalista de Zé Ninguém e diz que o sr. Atila é homem de Deus.
O seu Deus lhe garanto não é o meu.

Luiz Rogerio

O André Valle é um Cômico, deve fazer parte da turma do CQC, ainda se coloca na “Escola tal e tal”, tenho pena do pessoal que está nesta “Escola…”

Mardones

Todo apoio ao Emiliano. E que outras pessoas possam relatar abusos que sofreram nas mãos do bispo-torturador.

Em Salvador, a Igreja Renascer em Cristo, chefiada pelo Átila, é conhecida como aquela onde há reuniões separadas por poder econômico dos fiés. Há um dia específico para a missa dos empresários.

    Cleidivaldo

    Sou evangélico e não admito esse tipo de desculpa esfarrapada de que “hoje é um homem de Deus”. Quem é de Deus não colocaria ninguém em pau de arara sabendo que Jesus perdoou, que Jesus não julgou, nem condenou precipitadamente. Por causa da lei de anistia ele não vai pagar – na cadeia o que seria bom – pelos crimes contra a humanidade que cometeu. Seria muito mais decente dizer que errou, pedir desculpas, perdão e reconhecer humildemente o que fez, porque agora, diante do julgamento que a História faz ele não tem a mesma coragem ? Porque continua o mesmo homem de ontem, falando com a arrogância como falou na audiência, em momento demonstrou arrependimento. Se não pagar aqui pagará na eternidade. Mas o bom mesmo é não posar de mocinho. A História é implacável.

    Lafaiete de Souza Spínola

    Cleidivaldo,

    Ninguém melhor do que um evangélico para condenar um ser tão arrogante que procura acobertar seu passado.

    Como conseguiu construir colégio e templo em área tão nobre de Salvador?

abolicionista

Se ele realmente acreditasse em deus, viria a público pedir perdão pelos seus pecados. Não passa de mais um covarde que esconde seu passado.

lucia

Apoiado Emiliano! Lembrem-se que uma onça não perde as manchas por mais velha que fique. É da natureza do escorpião inocular seu veneno e ele não pode mudá-la.O torturador não apenas mata e fere, ele atenta contra a dignidade humana e contra a própria humanidade. Tortura nunca mais!Seria bom revisitar o julgamento de Nuremberg.

Gerson Carneiro

Mais um.

Vander

Christiano, você acha que alguém que está preso na própria ignorância quer saber porque NENHUMA criança cubana passa fome? Ele faz parte do mesmo tipo de gente sem nenhum poder de influência na sociedade, que defende e ama torturadores. Não é difícil reconhecê-los, pois usam linguagem chula, argumentos sem respaldo histórico e costumam desrespeitar pessoas nacionalmente conhecidas e reconhecidas por sua retidão, honradez e passado sem manchas como o jornalista e professor Emiliano. Ainda bem que eles são uma ínfima minoria no Brasil!

Christiano Almeida

Andre, seu pensamento não valle a pena, mas, digo-lhe: “Hoje, 300 MILHÕES DE CRIANÇAS IRÃO DORMIR COM FOME, NO MUNDO. NENHUMA É CUBANA” Isto lhe assusta?

    Pitagoras

    Bem lembrado. Viva Cuba!!! Hasta siempre!

Deixe seu comentário

Leia também