O Globo ataca perito da Folha: Descartou fantasma em foto de atriz Jéssica Alba

Tempo de leitura: 3 min

A “perícia” da Folha na ficha falsa da Dilma, publicada na capa do jornal durante período eleitoral:  “Na verdade, o jornal recebeu a imagem por e-mail. O segundo erro foi tratar como autêntica uma ficha cuja autenticidade, pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada — bem como não pode ser descartada”. Diz o Viomundo: Quá, quá, quá.

Autor de laudo citado por Temer usou equipamento amador

O Globo, 21/05/2017 19:33

Autor do laudo citado pelo presidente Michel Temer em seu pronunciamento de sábado, o perito judicial Ricardo Caires dos Santos afirma ser profissional em transcrever áudios.

Bacharel em Direito pela Unifig, de Guarulhos, onde também diz ter se especializado em Direito Penal, ele se tornou figura frequente em programas sensacionalistas e de celebridade na TV.

Antes de se dedicar à degravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer, coube a ele, por exemplo, determinar se havia ou não um fantasma em uma fotografia divulgada na internet pela atriz americana Jéssica Alba, em janeiro do ano passado.

Embora costume se apresentar como perito do Tribunal de Justiça de São Paulo, ele é um prestador de serviços eventual da Justiça, sem qualquer vínculo com o tribunal.

Procurado pelo GLOBO, ele afirmou que seu trabalho é apenas inicial e que qualquer conclusão a respeito da conversa depende de uma outra perícia.

Negou ainda que o áudio da conversa tenha 50 pontos de edição, como apontado por reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em seu site na sexta à noite.

Segundo ele, são 14 pontos de edição, entre 15 e 20 pontos de corte e diversos trechos de ruído. Santos, no entanto, disse não ser possível apontar onde estão os pontos de edição.

— Esse trabalho tem como intuito que outro profissional faça a perícia. E, sobre os pontos que eu mostrei, ele (o outro perito) venha e fale: folha dois é só corte, folha três não dá para ouvir, na folha 33 existe edição. Esse seria o rito para ter a perícia — explicou.

ESPECIALISTA EM ‘ESPIONAGEM’

O laudo feito por Santos, ao qual O GLOBO teve acesso, é composto da transcrição do áudio da conversa e, em 54 trechos do diálogo, ele identifica os “pontos a serem analisados”.

Aos ouvidos de um leigo, esses pontos são apenas inaudíveis.

Para elaborar o laudo, ele afirma ter usado um tocador de mídia, o programa Audacity, uma ferramenta gratuita para edições de áudio caseiras e o software Vegas Pro 10, ferramenta profissional para edição de vídeo, embora não haja imagens da conversa de Temer e Joesley.

De acordo com especialistas ouvidos pelo GLOBO, as ferramentas adotadas por Caires são insuficientes para dizer se houve ou não edição da gravação.

— A perícia de um áudio é um trabalho multidisciplinar, exige um grupo de pessoas, diversos softwares e alguns dias de trabalho. Não dá pra fazer em poucas horas — afirmou um perito que pediu para ter a identidade preservada.

Embora se diga experiente no trabalho, Santos cometeu uma série de erros em sua degravação da conversa: a presidente do BNDES Maria Sílvia Bastos foi confundida com Marina Silva, a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, foi transcrita como CDN.

Em sua conclusão, Santos escorregou ainda na língua portuguesa. Ele escreve: “para melhor identificação está marcados (sic) os pontos em vermelho e amarelo” e “o objeto “áudio” está eivados (sic) de vícios”.

Santos defendeu ainda que os trechos editados teriam reduzido o tempo total de conversa de 50 minutos para os 38 minutos apresentados pelo empresário.

Ele não considerou na perícia, no entanto, a gravação feita enquanto Joesley estava no carro, antes e depois de entrar no Palácio para conversar com Temer.

No site que mantém na internet, Caires se diz especializado em espionagem.

Apesar da carreira de perito, o site também mostra que ele atua no ramo imobiliário, inclusive com registro de corretor de imóveis.

O site é onde ele também faz propaganda de suas participações nos programas de TV.

Leia também:

Aposentadoria de Temer, segundo delator: até R$ 1 mi por semana durante 25 anos!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Luiz Pereira Tavares

EM BH:

AQUI em BH eu fui nesse domingo, na Praça da Liberdade, na passeata “Fora Temer”.

Não ‘tava tão vazio assim, não. Encheu um pouco. Sobretudo de ⛳️ bandeira vermelha.

Depois houve uma CHUVINHA. Várias poças se formaram, ali onde o pessoal caviar e esquerdista da Universidade Sertaneja pisava.

Dessas poças de chuva☔️da passeata EXALAVA um cheio forte que eu mesmo demorei a deduzir…
Mas depois eu percebi: voltei atrás, próximo de uma poça e exalei respirando fundo: era um CHEIRO RANÇOSO que vinha de cada poça d’água! Era um aroma podre de mor-ta-de-la.

Poxa vida! Em Belo?Horizonte havia, hoje, chovido algum líquido de mortadela.
Ou então só haveria uma única outra explicação:
a chuva ?LAVOU o suor do pessoal e assim as POÇAS D’ÁGUA exalam ao ranço insurportável de mortadela.

    José Costa

    “Voltei atrás, próximo de uma poça e exalei respirando fundo” isto é passou, cagou, voltou, cheirou e agora me vem com essa conversa de mortadela podre. Coxinha, trouxinha e por cima cagão é o que tu és, imbecil.

    Vanessa

    “voltei atrás, próximo de uma poça e exalei respirando fundo”…

    Gente, o cara exalou respirando fundo!!!

    exalar
    e·xa·lar
    vtd, vint e vpr
    1 Emitir(-se) ou lançar(-se) vapores, odores etc.; emanar: “Pela manhã Aurélia mandou comprar o romance; e o leu […] no vão de uma janela ensombrada pelas jaqueiras cujas flores exalavam perfumes de magnólias” (SEN). As rosas exalavam, preenchendo o ambiente com seu suave perfume. “Como gostava de seu quarto. […] Notava que antes de sair esquecera de abrir as janelas e um cheiro dela própria exalava-se de cada canto” (CL).
    vtd e vpr
    2 Dar livre expansão a; libertar(-se), soltar(-se): Exalou toda a sua alegria quando viu o filho nascer. Percebemos que se exalava uma grande tristeza do seu coração.
    vpr
    3 Tornar-se volátil; dissipar-se, evaporar-se: O álcool exalou-se rapidamente.
    vtd
    4 FIG Deixar aparecer; revelar, transparecer: Exalou a sua irritação diante de todos.
    vtd
    5 FIG Proferir em voz alta; soltar: Exalou as suas queixas para que todos ouvissem.

Deixe seu comentário

Leia também