Ministério da Saúde rebate José Serra

Tempo de leitura: 2 min

Nota oficial do Ministério da Saúde:

Em relação a declarações feitas pelo presidenciável José Serra, na noite desta quarta-feira (11), a respeito da realização de cirurgias eletivas, mutirões, prevenção de doenças e saúde da mulher na atual gestão, o Ministério da Saúde esclarece:

1) Não é verdade que houve redução no número de cirurgias eletivas. Os mutirões foram incluídos na Política Nacional de Cirurgias Eletivas, criada em 2004. Essa política incorporou aos quatro procedimentos que eram realizados até então (catarata, próstata, varizes e retinopatia diabética) outros 86 procedimentos, totalizando 90 tipos de cirurgias eletivas.

2) Com a ampliação, o número de cirurgias eletivas realizadas, considerando esses 90 tipos de procedimentos, passou de 1,5 milhão, em 2002, para 2 milhões, em 2009.

3) Em 2009, a quantidade de cirurgias de catarata, por exemplo, foi maior que em 2002, tido como o ano auge dos mutirões. Naquele ano, foram 309.981. Em 2009, o SUS realizou 319.796 cirurgias. E, no decorrer de sete anos (de 2003 até 2009), a quantidade de cirurgias de catarata chegou a 1,9 milhão de procedimentos;

4) Também é incorreto dizer que a prevenção de doenças “ficou para trás”, como afirmou o candidato. Houve avanços inegáveis nesta área, como alguns exemplos a seguir: o Brasil interrompeu a transmissão do cólera (2005) e da rubéola (2009); a transmissão vetorial de Chagas, em 2006; e eliminou o sarampo, em 2007. Estamos próximos da eliminação do tétano e foram reduzidos as mortes em outras 11 doenças transmissíveis, como tuberculose, hanseníase, malária e Aids. O país realizou as duas maiores campanhas de vacinação do país e do mundo: a de rubéola, em 2008, e a contra a gripe H1N1, neste ano;

5) Ainda, em programas estruturantes de prevenção, a cobertura populacional do Saúde da Família cresceu 61% em todo o país – o número de equipes saltou de 19.068 (em 2003) para 30.782 (até março deste ano). Entre suas principais tarefas estão a promoção da saúde e prevenção de doenças. As equipes podem resolver até 80% dos agravos de saúde da população;

6) Em relação à saúde da mulher, para a qual o candidato afirma que há problemas, o Ministério da Saúde informa que a gravidez na adolescência caiu 20% entre 2003 e 2009, e o investimento no planejamento familiar aumentou 605%, totalizando R$ 72,2 milhões, em 2009, para a compra de pílulas e outros contraceptivos. Houve um aumento de 125% nas consultas pré-natal (total de 19,4 milhões em 2009). Na prevenção, o suplemento de saúde da PNAD 2008, feita pelo IBGE, apontou que a proporção de mulheres de 50 a 69 anos que se submetem a mamografia passou de 54,8% em 2003 para 71,5%, em 2008.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

maria pessoa

e o programa da aids. foi por água abaixo no governo Lula

Emilio_Matos

Vocês viram essa conversa do Serra sobre metrô? Digitem "Serra 400km metrô" no Google para ver como está repercutindo no PIG. O rapaz está prometendo construir 400km de metrô em 9 capitais. E a última flor do fascio cita na reportagem dela que foi durante o governo Serra que foi desenvolvido o plano de expansão do metrô, e que, desde 2007, foram construídos 180km, passando a linha de 60km para 240km. É revoltante. Para quem não conhece São Paulo: tudo o que foi entregue no governo desse rapaz foi uma linha que vai da Paulista até a Faria Lima, aproximadamente 4km, e que só funciona das 9h às 18h. E agora esse rapazote vem dizer que vai construir 400km? Fala sério. Tem que ver o que ele fez no governo dele, não o que ele fala que vai fazer. E o plano de expansão existe pelo menos desde 1995, que foi quando me mudei para o São Paulo.

    João Campos

    ERRO: a Linha Amarela, a Parceria Público Privada dos tucanos liga o Largo da Batata à Avenida Paulista de segunda a sexta (fecha aos sábados e domingos) só das 9h00 da manhã às 15h00 da tarde.

    Deve ser para promover o turismo internacional entre o Largo da Batata e a Avenida Paulista.

De Paula

Alô coordenadores de campanha do PT: E o direito de resposta?

monge scéptico

Gepeto não fabricaria um boneco feio desse. È filho de outra coisa. Mas à aparência
não é nada diante da alma corrupta, que mente para angariar votos. Acredito, como disse
certa vez um ministro da saúde para o caso do Rio, que as verbas sejam liberadas mensalmente.
Mas onde vão parar?Os remédios idem?. Tem defeito nessa política, simples de resolver;
os pagamentos de serviços prestados a saúde etc, deveriam(não sei se é assim) serem pa-
-gos contra fatura, na bôca do caixa do BB por exemplo, depois de auditadas. Nunca as
verbas deveriam serem manipuladas por diretores de hospitais etc. + ou – isso. Desculpe aí.

duducoutinho

http://www1.folha.uol.com.br/poder/782197-tse-sus

Ed.

Sabemos que Serra é filhote de Gepeto, mas ele fala suas trolorotas, o PIG repercute e não desmente.
Haja blogosfera!

jose

Azenha,
ZESERRAABAIXO so(mente) e a Globo chancela suas mentiras. Ele não se informa ou é desespero mesmo?

Mirabeau Bainy Leal

.
Além de hipocondríaco,
José Serra é mitômano.
.

Franco Atirador

.
PARA LIQUIDAR LOGO
COM A MENTIRA E A INFÂMIA,
DILMA NO 1º TURNO !!!
.

O Brasileiro

Acho que não é só questão de mau-caratismo ou de estratégia eleitoral. Talvez o Serra esteja louco.
Ele acha que porque ele abandonou a saúde de SP, o resto do Brasil iria abandonar também.
Se SP quer parar, que pare, mas não impeça o resto do Brasil de continuar avançando e se tornando um país melhor!

Deixe seu comentário

Leia também