Miguel do Rosário: Instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres

Tempo de leitura: 8 min

Globo ataca blogosfera

Não é a primeira nem será a última vez que o jornal Globo ataca frontalmente a blogosfera. Tanto é que já estamos com casco duro e nem damos bola. Vale a pena analisar, porém, detidamente o editorial desta terça-feira do jornal O Globo, onde os platinados tentam matar dois coelhos de uma vez: blindar a revista Veja e desqualificar o pensamento que diverge da mídia corporativa em geral.

Usemos aquele método de fazer comentários intercalados. O editorial está em negrito, meus comentários em fonte normal:

Roberto Civita não é Rupert Murdoch
O Globo – 08/05/2012

Comecemos pelo título. Evidentemente, Civita não é Murdoch. É pior. Murdoch queria só ganhar mais dinheiro. Civita queria ganhar mais dinheiro e derrubar governos. Murdoch espezinhava celebridades, divulgando fofocas e intimidades. Civita aliou-se a um mafioso para espionar autoridades com objetivo de chantageá-las e obter vantagens financeiras e políticas. É como se descobrissem que a Fox aliou-se a Bin Laden para tentar derrubar Obama, ou que o Times aliou-se à máfia chinesa, que lhe fornecia vídeos oriundos de grampos ilegais, com objetivo de derrubar o primeiro-ministro inglês.

Blogs e veículos de imprensa chapa-branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT desfecharam uma campanha organizada contra a revista “Veja”, na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta.

Globo inicia o texto através de uma desqualificação grosseira. Baixou o nível. Blogs não tem obrigação de ser neutros, nem de apoiar, nem de ser críticos. Blogs políticos nascem do desejo pessoal de cidadãos brasileiros de expressarem sua opinião. Chamá-los de chapa branca é aplicar-lhes um conceito já meio anacrônico do jornalismo comercial. É ofensivo e equivocado. O Globo jamais chamou o blog da Veja, ou a própria Veja, que são notoriamente pró-tucanos, de chapa-brancas em relação ao governo de São Paulo. Na verdade, com o aumento do poder da mídia, somado às circunstâncias políticas e históricas da democracia brasileira, de repente ficou muito conveniente para a imprensa corporativa alardear sua ideologia de que “jornalismo é oposição”. Pena que não fez isso durante a ditadura brasileira, quando serviu à esta com submissão voluntária.

Além disso, Globo difunde uma inverdade ao atribuir a postura dos blogs a uma estratégia de “linha auxiliar de setores radicais do PT”. A indignação pública contra os desmandos de Rupert Murdoch não veio de setores esquerdistas radicais, assim como a indignação contra a Veja também funciona num diapasão muito acima do PT, quanto mais de suas alas radicais. É um movimento popular autêntico. O PT é que se identifica com ele, e não o contrário. E a campanha não é organizada, como são as campanhas “anti-corrupção” patrocinadas pela mídia e setores do conservadorismo. Aí sim, há dinheiro e espaço nos jornais, em ações coordenadas que usam oportunisticamente a luta contra a corrupção para fazer proselitismo ideológico barato.

A operação tem todas as características de retaliação pelas várias reportagens da revista das quais biografias de figuras estreladas do partido saíram manchadas, e de denúncias de esquemas de corrupção urdidos em Brasília por partidos da base aliada do governo. É indisfarçável, ainda, a tentativa de atemorização da imprensa profissional como um todo, algo que esses mesmos setores radicais do PT têm tentado transformar em rotina nos últimos nove anos, sem sucesso, graças ao compromisso, antes do presidente Lula e agora da presidente Dilma Rousseff, com a liberdade de expressão.

O que o Globo chama de retaliação, seria mais apropriado chamar de reação natural. Reação não apenas de petistas, mas de amplos setores da intelectualidade, e da esquerda em geral, e não só do Brasil, mas de todas as Américas (incluindo aí os EUA), às consequências nocivas da concentração da mídia ao processo democrático. Esta é uma crítica que se faz desde Cidadão Kane, de Orson Welles, filmado em 1941. É uma crítica democrática, saudável. Ou o Globo acha que devemos achar muito normal que uma revista use, ao longo de vários anos, grampos clandestinos fornecidos por uma máfia sinistra, fazendo matérias que beneficiam financeiramente este grupo e a própria revista?

A mídia omite a si mesma de suas análises políticas. Ela se trata como uma espécie de deidade intocável, a “imprensa independente”, ou “imprensa livre”, quando na verdade sabemos que são empresas com interesses econômicos muito específicos. A Veja, por exemplo, tem empresas que vendem livros didáticos para o Estado, e tem faturado milhões com esse negócio, onde há uma relação promíscua entre política, imprensa e, como agora está claro, máfia.

A manobra se baseia em fragmentos de grampos legais feitos pela Polícia Federal na investigação das atividades do bicheiro Carlinhos Cachoeira, pela qual se descobriu a verdadeira face do senador Demóstenes Torres, outrora bastião da moralidade, e, entre outros achados, ligações espúrias de Cachoeira com a construtora Delta. As gravações registraram vários contatos entre o diretor da sucursal de “Veja” em Brasília, Policarpo Jr., e Cachoeira. O bicheiro municiou a reportagem da revista com informações e material de vídeo/gravações sobre o baixo mundo da política, de que alguns políticos petistas e aliados fazem parte.

Exatamente, a “manobra” se baseia em grampos legais. Quer dizer que o Globo defende que apenas ele pode “manobrar” grampos, de preferência ilegais?

A constatação animou alas radicais do partido a dar o troco. O presidente petista, Rui Falcão, chegou a declarar formalmente que a CPI do Cachoeira iria “desmascarar o mensalão”. Aos poucos, os tais blogs começaram a soltar notas sobre uma suposta conspiração de “Veja” com o bicheiro. E, no fim de semana, reportagens de TV e na mídia impressa chapas-brancas, devidamente replicadas na internet, compararam Roberto Civita, da Abril, editora da revista, a Rupert Murdoch, o australiano-americano sob cerrada pressão na Inglaterra, devido aos crimes cometidos pelo seu jornal “News of the World”, fechado pelo próprio Murdoch.

Comparar Civita a Murdoch é tosco exercício de má-fé, pois o jornal inglês invadiu, ele próprio, a privacidade alheia. Quer-se produzir um escândalo de imprensa sobre um contato repórter-fonte. Cada organização jornalística tem códigos, em que as regras sobre este relacionamento – sem o qual não existe notícia – têm destaque, pela sua importância. Como inexiste notícia passada de forma desinteressada, é preciso extremo cuidado principalmente no tratamento de informações vazadas por fontes no anonimato. Até aqui, nenhuma das gravações divulgadas indica que o diretor de “Veja” estivesse a serviço do bicheiro, como afirmam os blogs, ou com ele trocasse favores espúrios. Ao contrário, numa das gravações, o bicheiro se irrita com o fato de municiar o jornalista com informações e dele nada receber em troca.

A comparação é válida, e Civita leva a pior, como já expliquei acima. Murdoch espionou a privacidade alheia. Civita aliou-se à uma máfia política.  Há várias gravações que mostram uma relação promíscua entre a revista e o bicheiro sim. Globo quer tapar o sol com peneira. Além disso, há muitas gravações que ainda não chegaram ao conhecimento do público. Há sim uma indignação muito grande de amplos setores da sociedade contra a ética jornalística da Veja. E contra o Globo também. Os platinados tentam blindar a Veja porque tem medo que sejam atingidos por algum petardo similar, visto que as reportagens que Civita publicava, a mando de Cachoeira, repercutiam imediatamente no Globo, em especial no temível Jornal Nacional. Na verdade, a Veja era apenas a porta de entrada para o noticiário televisivo, onde, aí sim, os estragos políticos contra os inimigos do esquema Cachoeira (honestos ou não) eram quase sempre fatais. Eu não engulo aqueles 7 a 8 minutos que o Globo deu a Rubnei Quicoli, bandidinho de terceira categoria, ex-presidiário, no Jornal Nacional, às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, com base em matérias da… Veja.

Estabelecem as Organizações Globo em um dos itens de seus Princípios Editoriais: “(…) é altamente recomendável que a relação com a fonte, por mais próxima que seja, não se transforme em relação de amizade. A lealdade do jornalista é com a notícia.” E em busca da notícia o repórter não pode escolher fontes. Mas as informações que vêm delas devem ser analisadas e confirmadas, antes da publicação. E nada pode ser oferecido em troca, com a óbvia exceção do anonimato, quando necessário.

Os princípios editoriais do Globo são uma piada de mau gosto. O grupo Globo se transformou numa empresa que oprime ideologicamente seus jornalistas, violentando-lhes a liberdade de se manifestarem politicamente. O Globo é inimigo da liberdade de expressão de seus próprios empregados. Princípios não valem nada, além disso, se não correspondem à prática. O Globo escolhe despudoradamente suas fontes de acordo com seus interesses políticos, e sua lealdade não é com a notícia e sim com a ideologia dos patrões, mesmo que para isso precise sacrificar a notícia.

O próprio braço sindical do PT, durante a CPI de PC/Collor, abasteceu a imprensa com informações vazadas ilegalmente, a partir da quebra do sigilo bancário e fiscal de PC e outros. O “Washington Post” só pôde elucidar a invasão de um escritório democrata no conjunto Watergate porque um alto funcionário do FBI, o Garganta Profunda, repassou a seus jornalistas, ilegalmente, informações sigilosas. Só alguém de dentro do esquema do mensalão poderia denunciá-lo. Coube a Roberto Jefferson esta tarefa.

Uma coisa é o vazamento ilegal de grampos realizados com autorização judicial. Não é um crime tão grave, embora também tenhamos aí uma situação muito irregular e, às vezes, perigosa, já que se formam conluios interessados entre setores da polícia e imprensa. Outra coisa é o vazamento de dados sigilosos bancários e fiscais. Aí temos um crime grave contra a privacidade, que tem sido muito raro nos últimos anos. O vazamento dos dados do caseiro Francenildo, por exemplo, derrubou um ministro da Fazenda. O Globo sempre atacou com muita virulência esse tipo de prática, então fica incongruente pregar o “locupletemo-nos todos” apenas para defender o uso de grampos clandestinos pela revista Veja.

Uma terceira coisa, porém, totalmente distinta, é usar grampos ilegais, pagos e realizados por uma máfia política, que tem naturalmente interesses financeiros escusos em divulgá-los. É um crime infinitamente mais grave. A comparação com o caso Watergate é descabida também por causa disso. A fonte era um alto funcionário do FBI, ou seja, alguém do Estado, não era um membro do esquema Cachoeira, um bandido corrupto, com interesses partidários, como eram as fontes de Veja.

A questão é como processar as informações obtidas da fonte, a partir do interesse público que elas tenham. E não houve desmentidos das reportagens de “Veja” que irritaram alas do PT. Ao contrário, a maior parte delas resultou em atitudes firmes da presidente Dilma Rousseff, que demitiu ministros e funcionários, no que ficou conhecido no início do governo como uma faxina ética.

Mais uma vez a mídia omite seu próprio poder, além de mentir. Houve sim desmentidos, fortes, dos envolvidos. A presidenta Dilma demitiu alguns ministros sem prova, por conta da instabilidade política provocada pela própria mídia. Alguns talvez tivessem culpa no cartório, como aliás quase todo ser humano tem, mas sua maior culpa consistia em serem ministros de um governo trabalhista. As crises ministeriais tinham início através de uma denúncia, mas depois nem importava que essas denúncias não fossem verdadeiras: iniciava-se uma campanha maciça, organizada, para derrubar aquele alvo específico, atacando membros do partido, mesmo que nada tivessem a ver com o acusado. Foi o caso de Orlando Silva, em que a mídia começou a atacar o PCdoB de forma generalizada, inclusive Manuela D’Ávila, quadro importante do partido e ao mesmo tempo vulnerável por ser candidata à prefeitura de Porto Alegre, disputando um eleitorado fortemente politizado e, por isso, sensível a campanhas de imprensa. A mídia não perdoa nem a família. No caso do Sarney, não escapou nem uma neta de menos de 20 anos, que cometeu o crime terrível de ligar para o avô e pedir emprego para o namorado. Quando os envolvidos são aliados da mídia, aí a blindagem é completa. Demóstenes Torres ligou para Aécio para pedir emprego para a prima de Cachoeira, foi atendido, e não se criou escândalo nenhum. Ou seja, os Princípios do Globo me parecem bem flexíveis.

O editorial do Globo, por outro lado, corresponde a mais um atestado de que a blogosfera vem se tornando cada vez mais influente. É um contrapeso importante à mídia corporativa. É um verdadeiro ombudsman coletivo e independente do trabalho da imprensa brasileira. Em nome da liberdade de expressão, da democracia, do jornalismo, o Globo deveria agradecer a blogosfera, que lhe presta um serviço, gratuitamente, permitindo-lhe aprimorar-se. A imprensa, pressionada pela blogosfera, se vê obrigada a frear um pouco o conservadorismo doentio, fanático e partidário para o qual parece eventualmente enveredar.

Nem sempre a blogosfera está certa. Mas ela não se pretende infalível. A blogosfera é, na maioria dos casos, assumidamente tendenciosa, ideológica, partidária, ou seja, totalmente oposta à neutralidade higiênica e hipócrita da imprensa corporativa. A blogosfera, todavia, é bem mais livre das amarras que prendem jornais a uma série de interesses econômicos. Blogueiros e comentaristas não são amordaçados pelos “códigos de conduta” que alguns meios impõem – tiranicamente – a seus empregados.  Como blogueiro, observo às vezes até meio estupefato como as mesmas massas que apoiavam a Dilma, de repente passam a criticá-la ferozmente no dia seguinte, para voltar a apoiá-la posteriormente, tendo como base sempre e exclusivamente a independência de seu juízo. As massas blogosféricas (hoje integradas em redes sociais) são instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres, como jamais a imprensa, ou a velha mídia, será. Ao detratá-la, portanto, o Globo ataca o próprio símbolo da contemporaneidade, e dá recibo de sua insegurança perante um novo mundo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gil Rocha

Mas rapaz, eu não tinha lido
com mais atenção este texto.
Quantas contradições.
A desculpe, mas quem lê com atenção
acaba descobrindo as contradições.
“Uma coisa é o vazamento ilegal de grampos realizados com autorização judicial. Não é um crime tão grave, embora também tenhamos aí uma situação muito irregular e, às vezes, perigosa, já que se formam conluios interessados entre setores da polícia e imprensa”.
Quer dizer o crime “não é tão grave”, mas pode ser perigoso.
Eu não vou analisar tudo obviamente, mas é isso
que dá querer analisar alguma coisa sem ser isento.

    Antonio Mendes

    Qual a contradição? Soltar um balãozinho não é um crime hediondo, mas é perigoso. Tenta outra.

sérgio

Que jornalzinho dissimulado!
Pensam que somos idiotas. Afinal, esperar o quê dos tentáculos da ditadura.

Berzé: É também uma disputa entre gerações « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Miguel do Rosário detona O Globo […]

JULIO/Contagem-MG

Vai te catar piguento !!!

Adilson

Mais um ótimo texto do Miguel do Rosário. Destaco essa parte:

“..A imprensa, pressionada pela blogosfera, se vê obrigada a frear um pouco o conservadorismo doentio, fanático e partidário para o qual parece eventualmente enveredar.”

Imprensa fundamentalista, falou e disse!

Mário SF Alves

83.222.125.42?!!
Marcelo, e esse não é o telefone do Tivita da (in)Veja?
Mas, êpa! e não é que o Viomundo também está solicitação de código de verificação? Tá certo, Viomundo. Ciberdefesa pra cima delles.

Fabio Passos

Outra grande vitória dos blogs sobre o PIG!

“Veja condenada a dar Direito de Resposta a Nassif”
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/veja-condenada-a-dar-direito-de-resposta-a-nassif

Nassif poderá se defender nas páginas da revista veja sobre os ataques covardes e difamatórios de diogo mainardi… realizados por encomenda e pagamento de daniel dantas.

chora, “piguinho”… chora.

    Gil Rocha

    Antes de fazer festa é preciso
    aguardar a sentença em definitivo.
    Pelo que vi ainda não é o caso.
    E direito de resposta é mais do que
    justo.
    Aliás muita gente já teve que se retratar
    por aí não é mesmo?
    Teve que pagar valores e tals.
    E quanto esta história do Civita recebendo
    uma bolada de Humberto Braz eu não vi.
    Aliás, o Civita deve estar sendo processado
    não é?
    Não está?
    Uai mas e as provas?
    Eu não vi grana nem nada disso, mas você disse que
    existe.
    E eu sou muito educado, diferente da maioria por aqui.

    Fabio Passos

    Não viu, “piguinho”?

    Mas então deixe de preguiça, pare de defender os corruptos da revista veja… e leia:

    O caso de Veja por Luís Nassif
    http://sites.google.com/site/luisnassif02/

    Quanto a educação… não te ensinaram que defender corruptos como o teu amo e meste rupert civita é errado?

    Pois é “piguinho”.
    Nós sabemos onde você foi muito (mal)educado: No esgoto. rsrs

    Gil Rocha

    Eu me orgulho muito de argumentar
    sem ofender os outros.
    Mas isso é para poucos, e mesmo nem
    tendo o 2º grau completo eu me orgulho
    de ser bem educado.
    Agora, o sr. podia colocar só a parte
    do texto onde está o nome de Humberto Braz
    e onde ele faz pagamentos ao Civita.
    Eu devo estar com sérios problemas de vista,
    já que não vi nada.
    A não ser que seja em outro, porque neste que
    postou aí não tem nada.

    Gil Rocha

    Aliás o blogueiro deve estar bem
    feliz
    Foi agraciado com uma medalha da
    Ordem de Rio Branco.
    A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
    Eu gostaria de saber quais os “serviços meritórios e virtudes cívicas”
    que justifiquem esta honra.
    Mas se até o Severino Cavalcanti ganhou uma, não precisa muita explanação
    não é mesmo?

    Fabio Passos

    piguinho, falar a verdade não é ofensa. você deveria ter vergonha de defender um corrupto como rupert civita.
    E ao invés de escrever tanta baboseira, deveria ler “o caso veja”. Se a questão é preguiça… pior ainda. Você é mau exemplo e merece ser evidenciado como tal.

    zezinho

    O que que o BANANA vai escrever na resposta?

    Tô de mau!

    Hehehehe

Fabio Passos

Isso mesmo piguinho. rsrs

Nassif publicou tudo.
Está lá prá quem quiser ver.
Teu dono, rupert civita, recebendo de humberto braz, braço direito de daniel dantas, uma bolada como pagamento por serviços prestados. rsrs

Confira:

O caso de Veja por Luís Nassif
http://sites.google.com/site/luisnassif02/

E tenha educação e compostura.
Aqui você tem de explicar porque apóia a corrupção do PIG…

Gil Rocha

E o Nassif conseguiu provas e
tudo é?
Conseguiu os recibos e notas fiscais
destas compras?
Mas isso não respondeu a minha pergunta.
As informações vazadas pelo PT na imprensa,
foram para quais empresas jornalísticas mesmo?

Fabio Passos

gil rocha, vulgo “piguinho”, a pergunta correta é: Qual reportagem da veja não é lorota. rsrs
daniel dantas pagava propina a veja para publicar “reportagens” de seu interesse. Nassif escancarou isso na série “o caso veja”.
Todo mundo na rede sabe disso. É isso que te incomoda. Acostume-se. Você está acompanhando o ocaso destas oligarquias midiáticas corruptas. rsrs

Gil Rocha

“O próprio braço sindical do PT, durante a CPI de PC/Collor, abasteceu a imprensa com informações vazadas ilegalmente, a partir da quebra do sigilo bancário e fiscal de PC e outros”.
Resposta:
“Uma coisa é o vazamento ilegal de grampos realizados com autorização judicial. Não é um crime tão grave, embora também tenhamos aí uma situação muito irregular e, às vezes, perigosa, já que se formam conluios interessados entre setores da polícia e imprensa. Outra coisa é o vazamento de dados sigilosos bancários e fiscais. Aí temos um crime grave contra a privacidade, que tem sido muito raro nos últimos anos.

E é isso, só para resumir.

    Gil Rocha

    Eu esqueci de perguntar.
    Qual seria essa imprensa hein?
    Essa mesma de hoje ou naquela época
    era diferente?
    Pois é, um dia se é martelo e no outro
    prego.

Fernando

O Miguel do Rosário é muito lúcido.

damastor dagobé

Historia verídica, eu vi e ouvi recentemente…
Na fila dos caixas das lojas americanas duas velhinhas conversam sobre uma droga perigosa, proibida pela Anvisa aqui, e em outros países, que a Veja em uma matéria (paga travestida de jornalismo) de capa tentava fazer as pessoas acreditarem que era boa para emagrecer..”Mas minha filha – diz uma velhinha pra outra – foi a Veja quem publicou…é verdade sim” (reafirmando que a tal droga era inofensiva e boa para emagrecer..

Tião Medonho

Não sei de onde as pessoas tiram a ideia (de girico) que os tais blogueiros de esquerda sejam mais independentes, menos assalariados do poder, menos venais e mais “nobres” que os outros…é muita vontade de acreditar em besteira…

Ted Tarantula

Os monges copistas vão para o inferno….e já vão tarde
Nada mais conservador que as corporações de oficio. A mídia em geral se descabela, se joga ao chão em ataques histéricos, bota a boca no mundo ante qualquer ameaça real ou fictícia de imposição de censura e controle a suas atividades. Mas todos os grandes jornais e redes de televisão apóiam e patrocinam nova tentativa de censura a internet sob o bisonho argumento de segurança da infância contra avanços da pedofilia.
Na verdade o que temem é inevitável; o obsoletismo galopante das formas tradicionais burocráticas, venais, comprometidas, ideologizadas ao extremo, lentas e antiquadas de divulgação de noticia e informação ante o avanço da internet nesse campo. E mais ainda a democratização quase caótica pq incontrolável pelos agentes da ordem vigente. Na verdade o surgimento e popularização da internet como fator de democratização nessa e outras áreas é equivalente mesmo a invenção da imprensa de tipos moveis de Gutenberg ha mais de cinco séculos, quando tirou o monopólio da escritura das mãos dos monges copistas da idade media. Os novos monges copistas da grande mídia corporativa que ponham suas barbas de molho.

Cláudio

Ninguém entende mesmo essa pobre e incompreendida mírdia naSSional. O que o PiG quis dizer é que ‘esse’ Roberto não é o Rupert Murdoch. O Rupert Murdoch era outro.

Marcelo Job

o Site de Carta Capital está sob ciberataque!
WEB ATTACK: MASS INJECTION WEBSITE
Origem do ataque: 83.222.125.42

Editoriais « Ficha Corrida

[…] Miguel do Rosário: Instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres « Viomundo – O que você nã… Rate this: Sirva-se:Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Deixe um comentário […]

Lalá

Faou e disse! Acertou na mosca

ana db

Perfeito. Manoel do Rosario não deixou pedra sobre pedra.
A Globo criada na ditadura para apoia-la se arvora na maior defensora da liberdade de imprensa e da democracia. Eles apostam na ignorancia do povo.E tem otario que cai na conversa da Globo.

Mário SF Alves

Ah! Platinada, platinada, não precisavas dormir com essa! Ou será que teu dacantado padrão anglo-saxão (negador do caldeirão de etnias brasileiro)está, de fato, em decadência? Perdeu-se a sutileza? Ou foi o vício, a velha força do hábito, a mania de Casa-Grande que não te permite enxergar as novas circunstâncias, os ares de redenção, que há oito anos permeiam a Senzala?
Vai Rede Globo! Tente ser menos gauche na vida!

Gil Rocha

Engraçado é falarem em imprensa
independente.
Com raríssimas exceções, este blog
por exemplo, o restante é bancado por
patrocínios de Estatais.
Nada mais justo que falar bem dos patrões
quando somos pagos não?
Nada mais correto que sentar a paulada na
oposição não?
E não é isso exatamente que a maioria aqui
rebate?

    Fabio Passos

    “Nada mais justo que falar bem dos patrões quando somos pagos não?”

    gil rocha,
    você está justificando o envolvimento da revista veja com carlinhos cachoeira e daniel dantas? rsrs
    Os bandidos pagam e você acha justo que a veja publique?

    Por que esta sua necessidade de defender civita e os bandidos do PIG?

    Fica cada vez mais claro que você é a favor da corrupção.
    Aceita que o PIG seja corrupto.
    É devido a gente como você que há tanta corrupção no Brasil.

    Gil Rocha

    O Daniel Dantas é dono da Isto É.
    E que bobagem é essa de a favor da corrupção?
    Eu já perguntei aqui, quantas denuncias da Veja
    foram lorota.
    Onde estão as pessoas que foram denunciadas?
    E você gritou contra a corrupção quando apareceram
    os aloprados, dossiê Cayman?
    No episódio dos Aloprados se perguntou de onde veio
    toda aquela grana?
    Aliás, os petistas viviam sendo flagrados com dinheiro
    que ninguém sabia de onde vinha.
    Mas é o PT não é, aí tudo bem.

carmen silvia

É como diz o velho ditado ¨ninguém chuta cachorro morto¨.Se o globo desce da pose pra bater em nós os sujos(blogueiros e comentaristas)é porque a coisa está ficando feia pro lado do panfleto irresponsável e golpista.E por falar em bater o artigo do Miguel foi daquelas surras bem dadas,onde se mata a cobra e mostra o pau.Só pra encerrar com mais um dito popular.

Fabio Passos

Ótima análise no Escrivinhador sobre a operação “socorre-civita” que a rede globo implementou:

“A Solidariedade das famílias » Globo e Abril
Veja: menino malcriado não aguenta briga e pede ajuda pro irmão mais velho”
http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/abril-menino-malcriado-nao-aguenta-briga-e-pede-socorro-pro-irmao-mais-velho.html


Chama atenção que Bob Civita tenha ido pedir socorro à turma da Globo. (…) A revista mais vendida do país não consegue se defender sozinha?

… o ataque à “Veja” dessa vez chegou ao público leitor da revista, provocando certo mal estar. Isso deve ter apavorado Bob Civita. Ontem mesmo, circularam informações de que Fabio Barbosa, executivo da Abril, teria pedido demissão por causa da crise. Civita está fragilizado. Correu pro colo do irmão mais velho.

(…)

A Globo pode ser acusada de muita coisa, mas jamais de ”abandonar um companheiro ferido na estrada” (copyright: Paulo Preto). “Globo” e “Veja” jogaram juntas anos a fio. Na hora do aperto, os irmãos Marinho não se recusariam a oferecer colo ao irmãozinho mais novo com fama de traquinas. Ou fascista.

É a solidariedade das famílias.

Messias Franca de Macedo

ANTES QUE A VACA TUSSA!

… Na fila de um supermercado, deparei-me com uma assombração atiçada em uma gôndola! Explico: avistei um exemplar do folhetim ‘fascisto-golpista’ que responde pela [famigerada e indecorosa] alcunha de ‘Veja’ [de ‘Robert(o) Pior do Que Murdoch Civita'(!)]… Bom, aí, eu lembrei que a cadelinha da minha filha está precisando de um tapete… Considerei, a princípio, a possibilidade de retirar da gôndola o períodico misturado a bananas, desifetantes, verniz… Garrafas de água mineral… Pronto, desisti! Leio a manchete de capa: ‘Nas águas do Cachoeira’ – e uma nota de rodapé: ‘Como Demóstenes Torres conseguiu enganar a tantos por tanto tempo?’ UAI! A ‘Veja’ foi enganada pelo DEMotucano DEMÓstenes, aquele ex-senador autor da tese de que as escravas negras, no Brasil, foram estupradas de forma consentida?!…

MORAL DA ‘ESTÓRIA CARECA DO DEMÓstenes [e do Robert(o) Civita!]’: considerando os grampos legais – e com áudio, diga-se de passagem(!) – produzidos pela Polícia Federal, desde antanho o diretor da sucursal de ‘Veja’ em Brasília, o tal de Policarpo Junior, já conhecia o DEMÓstenes ‘como a própria palma da mão’ – a mesma mão [direita, óbvio!] que transformava em matérias jornalísticas as munições cedidas pelo ilibado (Vixe Maria! Cruz-credo! ‘Arrenego’!) Carlinhos Cachoeira, o empresário, segundo o PIG!…

LÁ VEM PREOCUPAÇÃO PARA O MATUTO!: Será que Robert(o) Civita irá demitir PJ por justa causa?! Quem nadar verá!

Que país é esse, sô? República Destes Bananas da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascistas eternos, golpistas…, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Mário SF Alves

    Brilhante, Messias. Este comentário podia se chamar “PIG – Crônica de uma Morte não Anunciada”

    Messias Franca de Macedo

    Prezado Mário SF Alves, muito obrigado pela deferência!
    Hasta la Victoria Siempre!
    Felicidades!

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

    BRASIL NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Mário SF Alves

    Sou eu quem lhe deveria agradecer, prezado Messias.

    Respeitosas saudações democráticas + progressistas = civilizatórias

    Hasta la Victoria Siempre!
    Felicidades!

    Em tempo: A propósito, fiquei em dúvida, onde foi parar aquele seu Brasil Quase-Nação?

    Messias Franca de Macedo

    Em tempo: A propósito, fiquei em dúvida, onde foi parar aquele seu Brasil Quase-Nação? Mário SF Alves

    Prezado Mário SF Alves, este ‘Brasil (Quase-)Nação está nas nossas mãos ‘sujas’ de indignação, calejadas de brios e de revolta face às iniquidades… O Brasil que se tenta construir na intemperança das lutas do cotidiano, seu povo, as ideias e as ações nacionalistas…

    Felicidades!

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Che

    Hasta la victoria siempre! Y despues, el Paredón!

Regina Braga

Os blogs sujos merecem mesmo um Viva…Mas acabei de ler no Nassif: Carta aberta ao Ministro Ayres Brito…vale a pena ler.Vale a pena apoiar os blogueiros sujos.

Messias Franca de Macedo

“Lulu Santos canta” ‘Como uma onda [na cachoeira!]’ – Um tributo a Robert(o) Civita

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi
[lido (sic)]
um dia
Tudo passa, tudo sempre
passará
A vida vem em ondas,
como uma ‘cachoeira’
Num indo e vindo
infinito
(…)

BRASIL [QUASE-]NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

[Vale a pena comentar de novo! Simples e humilde homenagem a Miguel do Rosário – extensiva a todos “os sujos” da blogosfera!
EM TEMPO: a descoberta da penicilina e a invenção da internet: as duas maiores revoluções da humanidade!]

[EM POLVOROSA] ‘O GLOBO’ NO BANCO DOS RÉUS! ENTENDA

“QUEDA D’ÁGUA” I

Ao *afirmar – de forma aloprada, cretina, irresponsável e leviana – que “Blogs e veículos de **imprensa chapa branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT desfecharam uma campanha organizada contra a revista ‘Veja’, na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta”, o jornal ‘O Globo’, na seção ‘Opinião’, desfere uma sórdida acusação que terá de ser provada, porquanto macula a honra de jornalistas, cidadãos brasileiros e, por extensão, os comentaristas e leitores destes veículos da imprensa, leitores dos jornalistas/blogueiros rotulados de “sujos” pelo PIG… O PIG – mais do que nunca – literal e absolutamente DESMORALIZADO…
* Roberto Civita não é Rupert Murdoch
http://oglobo.globo.com/opiniao/roberto-civita-nao-rupert-murdoch-4835789

**imprensa chapa branca: quando um meio de comunicação é financiado (pago) pelo governo, servindo-lhe para ‘‘puxar o saco’’, omitir as suas mazelas e servir de anteparo em relação aos seus opositores.
República das Bananas dos Estados Unidos do Brasil, parodiando o presidente eleito [pelo PIG] e um dos maiores beneficiários do [espúrio e terrorista/golpista] consórcio PIG e DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, [José] (S)erra

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marcelo de Matos

“Como blogueiro, observo às vezes até meio estupefato como as mesmas massas que apoiavam a Dilma, de repente passam a criticá-la ferozmente no dia seguinte, para voltar a apoiá-la posteriormente, tendo como base sempre e exclusivamente a independência de seu juízo. As massas blogosféricas (hoje integradas em redes sociais) são instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres, como jamais a imprensa, ou a velha mídia, será”. Não sou instável como as “massas blogosféricas”, nem integrado a redes sociais. Sou aquilo que as meninas do Jô chamam de “núcleo duro” do PT, embora seja apenas um simpatizante. Gosto muito dos textos do Miguel do Rosário. Se meu orçamento não fosse tão limitado pagaria mensalidade para comentar em seu blog. Acontece que já assino UOL, revista para minha filha, TV a cabo, internet. Quando tiver maior disponibilidade financeira vou entrar no seu grupo de comentaristas.

    Miguel do Rosário

    Prezado Marcelo, meu blog só cobra acesso para acessar alguns conteúdos, e eu tento sempre publicar a maior quantidade possível de conteúdo livre. Nos últimos dias, aliás, quase só conteúdo livre. Quanto aos comentários, tudo é completamente livre e gratuito, naturalmente. Abraço.

assalariado.

Este é o tipo de post que se os blogueiros ‘sujos’ estivessem, dispostos e mais organizados politicamente ,com certeza, amanhã inundaríamos os metrôs das grandes capitais com este artigo. Isto mesmo, faríamos panfletagens. Até acho que ainda está em tempo. Está CPMI, vai longe.

Este é o PIG, um dos braços do polvo burgues vigiando nossos passos, fazendo nossas cabeças dia/ dia. Sim, é um órgão classista a serviço dos exploradores capitalistas, dentro de nossas salas, na loja da esquina, nos ônibus, câmeras nas ruas, … Enfim, toda essa parafernália tecnológica está a serviço das elites. Ao mesmo tempo nos manipulam e vigiam.

Quanto as massas que criticam o governo Dilma hoje, e elogiam amanhã, diria eu: Isto mostra que o povo está sendo dialético/ progressivo. Não o tempo todo, numa visão de esquerda)-, e tem referencias/ idéias para onde devemos encaminhar este governo. Como se diz, nas discussões dos iluminados de esquerda. É um governo em disputa.

Saudações Socialistas.

    Jairo Beraldo

    Queria fosse acontecer o que se referiu,assalariado, que esta CPMI vai longe. Eu mandei e-mail a todos os integrantes da CPMI, e até obtive retorno de 3, e um deles, Alvaro Dias, rebatendo tudo que coloquei. E claro, democraticamente, enviei resposta a ele, uma materia sobre o envolvimento de Serra e Kassab com a famigerada DELTA. Não retornou, pois acho que entendeu…e entendi que está tudo muito fechado muito blindado, com um cheiro de pizza quentinha.

    assalariado.

    Caro Jairo, sempre tenho alguma esperança. Porém, nunca/ jamais, vivo de ilusões, que é, ter a ingenuidade de acreditar que os legisladores vão punir seu pares ideológicos. Sim, é a classe patronal capitalista que vive e sobrevive de corromper o Estado e a sociedade. São pares de um mesmo processo, é a raposa jurídico/ legislativa tomando conta do galinheiro. Exato, é o Estado de Direito burgues, e sua mascara troiana, a serviço do seu criador.

    Saudações Socialistas.

    pperez

    Assalariado, sua ideia é boa e acho que as centrais sindicais podem ajudar muito nesse processo, aproveitando o gancho das grandes campanhas salariais que estão em curso nos grandes centros urbanos.
    Agora, o governo tem um bom sistema de informação, mas parece um elefante que não sabe ou não quer reconhecer a força ou o poder que tem para dismitificar essa enganação da midia golpista para cima do povão!

    assalariado.

    pperez, em seu 1º parágrafo, as centrais e sindicatos quando distribuem seu jornais aqui nas portas das empresas, observo seu conteúdo, da até tristeza. Sim, tem mais propaganda comercial dos estabelecimentos dos comércios da burguesia, do que palavras para nos orientar a quantas andam os interesses da classe trabalhadora lá no covil legislativo federal.

    Em, seu 2º paragrafo, diria que: a maior força que este governo tem, está/ estaria em suas maquinas de propaganda partidárias que nunca funcionam aqui nas fabricas, escritórios, periferias, e tals, … Resumo cade os partidos ditos de esquerda para nos orientar das falcatruas, pelas direitas e pelas ‘esquerdas’. Sim, o PIG, maquina de propaganda da direita funciona a todo vapor, 24 horas/ dia. E a maquina de propaganda pela esquerda devo dizer que, é um PIG, de esquerda, as avessas. Eles tem compromisso, com quem mesmo? Ou estamos órfãos e nem percebemos?

    Saudações Socialistas.

    Mário SF Alves

    Perfeito, assalariado. É tudo o que ainda precisamos aprender: divulgar a inteligência que existe do lado de cá.
    Abraço,
    Mário.

Milton2

Miguel do Rosário,
Parabéns pelo texto. E viva os blogueiros sujos e a imprensa chapa-branca. Depois deles a velha mídia nunca mais será a mesma.
Chega de entreguismos, corporativismos, golpismos, banditismos, capitalismos e outros “ismos”.
Que venha um novo tempo…

josé maria de souza

Disse tudo. Parabéns.
josé maria de souza

Fabio Passos

Prá entender a razão das organizações globo defenderem um corrupto como o civita… tá repercutindo lá no Nassif e no PHA:

“Estadão revela elos de Cachoeira com a revista Época”
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/estadao-revela-elos-de-cachoeira-com-a-revista-epoca

Mostra com clareza como a gangue do cachoeira mandou divulgar “reportagem” para favorecer os interesses da quadrilha.

E não é que a reportagem encomendada pelos bandidos saiu na revista Época das organizações globo?
Confiram no link.

É marinho… não é só o civita que trabalha pro crime organizado.
As organizações globo também trabalham a serviço do crime.

Fabio Passos

Miguel do Rosário deu uma sova no jornaleco vagabundo do PIG.

Como pode as organizações globo defendendo publicamente um criminoso pilantra como o civita?
Até pouco tempo as organizações globo declaravam que eram contra a corrupção. Agora são a favor?
Será que o PIG pensa que seus leitores são todos imbecis?

Civita tem uma sociedade com carlinhos cachoeira.
A revista veja é integrante de uma organização criminosa.

As organizações globo são parte da quadrilha.
Os marinho são cúmplices dos crimes… é por isso que defendem a veja.

    pperez

    Bem,agora a guerra de fato está declarada com os Marinho comprando a briga do Civita!
    Na Telinha a record tá dando o troco!
    e o Mino na Carta capital dissecando toda a semana onde a cachoeira nasceu,cresceu e se estabeleceu!
    So falta nossos parlamentares anunciarem para todo o Brasil que o Civita vai sentar seu traseiro na CPMI!

    Fabio Passos

    O PIG está mergulhado na lama que produziu.
    civita tem de prestar contas na CPI por se associar ao crime organizado.
    Ele tem de pagar por fazer seus leitores de idiotas.

Mario Silva Lima

O Globo não baixou o nível não,ele se manteve onde sempre esteve:no esgoto!
Por que será que o Globo faz questão de esquecer a tentativa da equipe de reportagem da Veja de invadir o apartamento de José Dirceu em um hotel de Brasília?Se fosse o movimento dos Sem Terra garanto que não esqueceria.

    Ricardo Ferreira

    Pois é. Seria possível descer mais?
    O que há abaixo do esgoto?

    Jairo Beraldo

    Os quinto dos inferno, abrigando Mr. Marinho, ACM, Sergio Fleury, etc…

Roberto Locatelli

Bom, é hora de rever a saída de Paulo Lacerda da ABIN.
É hora de rever todas as demissões de ministros e altos funcionários do governo que foram resultado dos “escândalos” produzidos pela quadrilha de Cachoeira.

valcir barsanulfo de aguiar

Conterrâneo Araguarino Miguel do Rosário,seu comentário está genial e perfeito, respondeu pontualmente todos os falsos argumentos do Globo.

Raimundo Castro

Só a blogosfera que pode nos proporcionar um artigo magnífico como este. O artigo do Globo levou uma surra de bons argumentos de Miguel Rosário.

Willian

Não entendo como Civita pode demitir ministros. Não é a Dilma que os demite? Se os demitidos fossem corretos, mesmo assim Dilma os demitiria? Dilma, como presidenta, não tem muito mais informações que todos nós e que a revista Veja? Será que ela demite pelas informações da imprensa ou pelo aquilo que intenamente o governo já sabe? Dilma é tonta?

    valcir barsanulfo de aguiar

    Willian, acorda, respira e tente encontrar seu eixo; pelo lido, você está fora do rumo e do prumo.

    Jairo Beraldo

    Willian, tome um banho de cachoeira, pois pelo que tenho visto, isto fez bem aos integrantes da máfia…se tornaram probos e franciscanos com uma “boa ducha”.

    Carlos Lenin Dias

    Willian sabe de cór e salteado o q está fazendo aqui;ah,como sabe

    abolicionista

    O, servicinho ingrato, esse de defender o PIG, não é? Você está soando cada vez mais falso, fascistinha. Já li coisas menos tontas de sua parte. Sugiro mudar de emprego.

    Che

    Não importa se eram inocentes ou não! Isso não é da sua conta! Eram do PARTIDO, e, portanto, estão acima de qualquer crítica!

    Você não entende nada de socialismo!

    E viva la revolución! (e después, el paredón)

Mardones Ferreira

A Globo segue seu dna golpista. E ainda age como bandida protegendo comparsas como a Veja. Nada mais lógico, segundo a ética dos bandidos. Se for para morrer, que morram juntos.

Parabéns aos sujos que terão o III Encontro com a participação do Min Ayres Brito.

A Globo vai seguir fiel ao seu destino de bandida, mentirosa e defensora daqueles brasileiros que vão morrer pensando que o Brasil é aquele da Vieira Souto e dos Jardins.

Ceiça Araújo

Maravilhoso! Esclarecedor, objetivo, inteligente. Por isso, eu, professora da rede pública e privada, não passo um dia sem ler os blogs. Através deles, tomo conhecimento de assuntos realmente relevantes, além de me divertir com os comentários que neles são feitos.
Viva os blogs sujos! Viva a imprensa independente!
Viva o Brasil!

    Mário SF Alves

    Vida longa, Professora Ceiça. Que este poder de discernir, reconhecer talentos e de entusiasmar-se jamais lhe falte.

Deixe seu comentário

Leia também