Mauricio Dias: “Tropa” do PMDB é mais perigosa do que os generais de pijama

Tempo de leitura: 3 min

por Mauricio Dias, em CartaCapital

O manifesto subscrito pela maioria da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados deve preocupar mais o governo do que a manifestação dos oficiais da reserva que receberam resposta do governo absolutamente desnecessária.

É simples explicar essa afirmação.

Militares, os generais especialmente, quando se retiram para a reserva, o capim cresce imediatamente na porta da casa deles. Aqueles que se aglutinam no Clube Militar, no Rio, formam um contingente de oficiais de pijama. Não têm canhões tampouco comando. Os bons militares, no fim da carreira, serão lembrados com saudade e com o respeito da caserna. E só.

A “tropa” peemedebista, no entanto, é mais perigosa. Embora também não controle canhões, tem posição importante na Câmara: 77 votos. Em tese, sob o controle de Michel Temer, vice-presidente da República, presidente licenciado do PMDB e a maior expressão política do partido.

O PMDB é o mais expressivo aliado na numerosa base do governo petista na Câmara. É, também, o mais problemático pela força que acumula e pela competição eleitoral com o PT com a maior bancada: 88 integrantes.

Em 2012, o mundo político gira em torno das eleições nos municípios.

Na prática, o tamanho expressivo da base do governo – 336 deputados aliados de um total de 531 – depende, de fato, do humor político desses parlamentares. Esse tipo de sentimento é indicado pela escala de interesses pessoais. Ela se sustenta, por exemplo, no fluxo da liberação de emendas no Orçamento que, contingenciadas, dependem do governo. As emendas são a mais importante ponte de ligação entre o político e a base eleitoral dele.

Há dias esse humor – mau humor, no caso – materializou-se em manifesto assinado pela maioria da bancada do PMDB. Posteriormente, no dia 6, integrantes desse grupo foram recebidos por Michel Temer no Palácio.

Michel Temer teria dado carta-branca para que o PMDB faça as alianças partidárias nas eleições municipais mais convenientes para o partido. Essa autorização, se houve, era desnecessária. Como ele poderia impor sacrifícios suicidas nos municípios que sempre foram a seiva de sustentação dos peemedebistas?

Uma forte estrutura municipal formada por prefeitos e vereadores ( tabela) sustenta as eleições municipais, que, por sua vez, oferecem suporte para a construção de grande número de deputados estaduais, os quais, em dobradinha, são a principal base de apoio para a formação da bancada na Câmara dos Deputados. Em 2010, após 20 anos, o PMDB deixou de ter a bancada majoritária. Superado exatamente pelo PT.

O foco da reação peemedebista, refletida em votações antigovernistas na Câmara, é a preeminência do PT em posições-chave no primeiro e segundo escalões da administração federal. O pano de fundo é a eleição.

Na presidência interina do partido, o senador Valdir Raupp não ocultou o problema ao anunciar, após a reunião com Temer: “O PMDB não cederá, em lugar nenhum, aos apelos do PT”. Reforçou a posição ao dizer que o partido só não terá candidato onde for impossível ter candidato.

Em razão de sua natureza, a disputa municipal é uma questão de vida ou morte para o partido. Até agora, o PMDB é o partido com mais pré-candidatos nas capitais, com 22, seguido pelo PT, com 20.

A força do PMDB e PT pelo País

Como o governo é petista, Dilma e, em certas ocasiões, a própria direção do partido, têm imposto sacrifícios ao PT. Há muita indignação interna no Partido dos Trabalhadores quanto a isso. Mas a política – a maioria petista aprendeu após tomar o poder – é feita muito mais de compreensão do que de indignação. Mesmo que, eventualmente, seja preciso levar o lenço ao nariz, para não desistir do combate.

Leia também:

Franklin Martins: O governo tem a obrigação de liderar a regulação da mídia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Hiley

Que nada! Essa BRASILEIRA,meio búlgara, governa o Brasil, defende-o com unhas e dentes na Alemanha e no mundo, e como se não bastasse, resolveu educar o parlamento brasileiro. Mostra para eles, DILMA, onde foi que te lapidaram, como se ama o Brasil!
Se precisar, é só chamar.

mfs

Não se pode analisar um partido político de peso como o PMDB como se ele fosse simplesmente um aglomerado de oportunistas e ladrões. O discurso dos media tem sido esse, acusar o PMDB de ser a quadrilha política da vez pronta para assaltar o governo para roubar a vontade.
Ou seja, temos que fugir do esquematismo simplista de que a política é feita pelos partidos honestos contra os partidos desonestos.
Em primeiro lugar, um partido do tamanho do PMDB é muito mais complexo do que os clichês que tentam apreendê-lo.
Para milhões de eleitores, os políticos do PMDB, em nível municipal, estadual ou federal, representam legítimos interesses. Muitas vezes, interesses locais ou regionais. São até parlamentares distritais sem que o voto distrital tenha sido implantado.
Os próprios petistas também podem ser vítimas dessas reducionismos conceituais. Tendem a embarcar na onda que o PMDB é apenas um aglomerado de malfeitores e que apenas os petistas (de sua tendência…) são honestos, esclarecidos e progressistas. Assim, olham pro PMDB como o sapo a ser engolido. O que esperam então? Que o PMDB não se sinta preterido, discriminado, diminuído? Ora, ou há aliança e você confia ou então não confia e por isso não haveria motivo para a aliança.
Vejam bem, confiança é a base da política. Confiança não significa confundir objetivos, não significa destruir perfis ideológicos. Mas é o fundamento de programas comuns, de construção de consensos mínimos.
Qual é a diferença entre o PIG que nos apresenta o PMDB como a máfia política e os petistas que temem o PMDB pelos mesmos motivos?
O PT dos primeiros tempos, das banquinhas a vender estrelinhas, festas legais para levantar finanças (permitam-me o saudosismo) e discussões intermináveis nos núcleos de base (permitam-me de novo o saudosismo) já não é o mesmo. Mas não é o mesmo necessariamente por ter se corrompido mas porque as circunstâncias mudaram. Hoje, as tais "ocupações de espaço político" são preocupações notáveis e, admitamos, legítimas. Quem conhece o PT de hoje sabe das disputas internas ferozes em torno desses espaços. O país é pequeno. Imagine então essa disputa ser levada pro nível mais alto, no canibalismo semi-darwinista pelos cargos federais. E em choque exatamente com profissionais desse canibalismo, ou seja, o PMDB.
Quem acha que político não pode ser vaidoso quer algo parecido com, digamos, atores que não gostam de aparecer. Político sem vaidade é um oxímaro. Mas e daí? Qual o problema? Não votamos nem lutamos para sermos representados por anjos, mas por mulheres e homens reais com todas as suas limitações.
Não estou reduzindo a política a manifestações da mesquinharia humana ou das pretensões individuais, não é isso. Apenas relembro de que lidaremos sempre com o inesperado, o longe do ideal, o imperfeito, o cheio de ruídos, o nem sempre incomunicável. E eventualmente teremos que compreender que, como dizia Sartre, é preciso afundar a mão na merda.
Tem gente que se esquece de que o PT elege presidente(a) mas tem menos de um quinto do Congresso. Ora, governar sem maioria é impossível. E o sistema Erundina de negociar ponto por ponto com a maioria seria muito desgastante no nível federal. Ora, então, como governar sem montar alianças no Congresso?
Quando veio a crise do mensalão (para a qual não guardo nenhum saudosismo), dizia-se que a aliança estava errada, que o PT deveria ter procurado o PMDB, que seria mais orgânico, mais maduro, etc. Pois é, agora é isso que está aí.
É preciso habilidade para que o partido minoritário não se torne o fiel da balança e adquira um poder muito maior do que o lhe foi conferido nas urnas. Neste caso, pode-se esperar ou criticar a eventual ausência de virtù petista.
Temer vice é uma espada de Dâmocles pendurada por um fio sobre a cabeça da nossa presidenta. Mas essa foi a condição para a aliança. Que nos rendeu tempo de tevê e votos no Congresso – embora muitos deles, isso é inevitável, também sejam no ponto por ponto.
Todo o resto de que o PT manteve a exploração capitalista é infantilidade esquerdista. O que esperavam? Lula e Dilma não foram eleitos para acabar com o capitalismo, por mais que isso nos incomode. Se tivessem um programa socialista teriam perdido nas urnas. Então, se esse programa um dia for apresentado ao povo brasileiro, com possibilidade de aprovação democrática, deverá ser após um período de amadurecimento, de conquista de confiança política ou então, – deuses dos ciclos da superprodução – de oportunidade apresentada por uma crise sem precedentes. Enquanto as pessoas acreditarem que têm o celular novo a perder, além dos grilhões, teremos que ter paciência.

Porco Rosso

"O objetivo de Lula – plenamente realizado – era que Dilma saísse das eleições de 2010 com uma situação no Congresso melhor do que a ele teve que enfrentar, especialmente no Senado. O PT abriu mão de lutar por vários executivos estaduais para ter aliados suficientes na luta por vitórias legislativas. Em Minas Gerais, pediu-se a Patrus Ananias que tapasse o nariz e aceitasse ser vice de Hélio Costa, numa constrangedora aliança que gerou cenas impagáveis. No Rio de Janeiro, a aliança foi com Sérgio Cabral. No Paraná, o PT pediu votos para Osmar Dias, um dos maiores inimigos do MST no estado. E por aí vai, Brasil afora. Tudo para conquistar a tal maioria legislativa. Pois bem, ela foi conquistada. Todos os comentários de petistas sobre os resultados das legislativas de 2010 – incluídos os deste blogueiro, que sempre votou e fez campanha para o PT – foram de enorme euforia, afinal de contas, só do Senado, foram varridos Arthur Virgílio (AM), Marco Maciel (PE), Heráclito Fortes (PI), César Borges (BA), Mão Santa (PI) e Tasso Jereissati (CE), além de barradas as entradas de César Maia (RJ) e muitos outros. Tudo isso pra quê? Ora, supunha-se que era para avançar uma agenda legislativa minimamente de esquerda. Em vez disso, Kátia Abreu foi trazida para dentro da base do governo (fazendo dobradinha ruralista com Aldo Rebelo no assassinato do Código Florestal), o PT-SP tentou aliança com Kassab e dele levou um drible-da-vaca, o PT-RJ consolidou, no plano municipal, sua dobradinha com a Secretaria de Habitação estadual (responsáveis pelas criminosas expulsões e desalojamentos da Copa), o PT na Amazônia impõe uma truculência desenvolvimentista que não se via desde a ditadura militar e, no Paraná, vai se impondo o apoio ao mesmo Gustavo Fruet cuja derrota para o Senado fora tão comemorada em 2010. Uai, mas os sapos todos engolidos nas eleições para os executivos estaduais não tinham o objetivo de vencer no legislativo e ali avançar uma agenda?"
http://revistaforum.com.br/idelberavelar/2012/03/

    luiz pinheiro

    Antes de avançar, Porco Rosso, é preciso resistir, manter um mínimo de governabilidade. As condições políticas sempre foram adversas, é preciso valorizar o muito conquistado apesar disso.

Vanderly

Gente estou precisando de um vídeo que circulou nos "blogs sujos" um comentário em que o Kennedy Alencar fez sobre a doença de Lula na Rádio Jovem Pan, falando que Lula não ficou rico com a política, estava trabalhando para deixar uma herança para os filhos… etc e tal. Preciso desse vídeo para enviar de resposta a um texto que tá circulando na net,c aiu na minha caixa de email ontem, dizendo que Lula teria patrimônio de 3 bilhões.

Azenha e demais leitores, conto com a colaboração de vocês enviando esse vídeo para o meu email [email protected]
desde já agradeço.

    mfs

    Lula tá com patrimônio de 3 bilhões? Beleza! A campanha eleitoral pro 3o mandato não vai mais precisar de financiamento de banqueiro.

Vinicius Garcia

Qual seria o critério do PMDB para se ingressar no seu quadro? Vejo que em alguns casos o critério é a força reginal, isso é tem votos tá dentro, o que se poderia esperar de um partido assim?

    Oxaguiam

    Critério?

    Fabio_Passos

    Bem, o mesmo vale para o PT que foi correr atrás do kassab para ganhar força em SP?
    O que podemos esperar de um partido assim?

André

Engana-se quem acha que só com partidos de esquerda, se governa o Brasil, não há a menor possibilidade disso, nesse país, há forças, ultraconservadoras (DEM), conservadoras (PSDB. PPS, PSD), de centro-direita (PV, PR, PMDB etc.), de centro-esquerda (PSB, PMDB(parte deste), PT(parte deste) etc.) de esquerda (PT, PDT, PC do B etc.) e ultraesquerda (PSOL, PSTU etc), com um arco político deste porte representando a sociedade brasileira, fica impossível um partido somente, no caso o PT à nível nacional, governar o Brasil, então torna-se necessário a composição de alianças, Lula, entendeu bem o processo, conseguiu sobreviver e governar, somente com uma aliança enorme de partidos, Dilma faz o mesmo!
Partidos fisiológicos existem em qualquer lugar do mundo, o PMDB e o PSD, representam isso de forma clara por aqui, se isso é bom, claro que não é, porém foi a forma que Lula encontrou para governar e tocar os projetos sociais, econômicos e estruturais do Brasil, pode até parecer retrógrado, porém é o meio mais democrático de se conduzir um país, o que falta é transparência e controle, na distribuição de cargos e repasse de valores para emendas. Tudo se resume à isso, transparência e controle de verbas.
O Brasil é um país de pluralidade étnica e cultural, porquê não haveria de ser na política?
Não somos moldados para ter somente dois partidos, como nos EUA, muito menos parlamentarista como na Inglaterra, temos é que aperfeiçoar nosso sistema próprio de governo, tornando-o mais transparente, menos corrupto, esse é o ponto!! Isso é democrático!

Fabio_Passos

"O foco da reação peemedebista, refletida em votações antigovernistas na Câmara…"

Não entendi.
Quais foram as votações antigovernistas do pmdb na câmara?

verdade

as duas tropas são perigosas, o pmdb por ser formado de pessoas com o mais baixo valor moral, e a outra,forças armadas, que dão sustentação ao poder dominante (casa grande) ocultamente, se passando por verdadeiros omissos e covardes.

Richard

Bela análise! Termina de modo contundente ao final para que se continue na batalha é necessário levar o lenço ao nariz. Ou seja, essa travessia pela qual passa o país necessita da aliança PT+PMDB. Por maiores que tenham sido os avanços desde o governo Lula/Dilma o projeto de construção histórica de um país um pouco diferente do que prevaleceu nesses 290 anos exige a neutralização das forças organizadoras do retrocesso (PSDB+DEM+PSD+IGREJA+MILITARES) e o PMDB e, no seu interior, oligarquias que lutam por sobrevivência pactuando com as transformações, são aliados fundamentais, ou alguém aí acredita que dá para transitar por esse caminho na base de mensalões e afins.

Regina Braga

Dilma,acabou de mandar um recado para o pmdb…Jucá, sai como líder no senado…Ninguém confia em anacondas.

Francisco

Tudo isso só serve para demonstrar que o PT deveria valorizar mais o tempo que tem no poder. Já vamos para dez anos e institucionalmente continuamos como dantes, no quartel de abrantes…
A greve dos PMs nos fez lembrar que nem as tropas do regime militar, nos tiramos da rua que dirá o resto.
Como será para o PT se eleger caso perca o poder num acidente de percurso? Nem lei de mídia e nem reforma politica, nem imposto sobre fortuna, nem reforma agrária…
Pelo visto, será necessário recorrer a Marcos Valério novamente para driblar os "entraves burgueses à ascenção da classe proletária".
Já vamos para dez anos…

Emília

Que o PMDB é pior partido brasileiro sei disso faz tempo, apenas um alienado não sabe. Desde que Ulisses Guimarães (um peemdebista) promulgou uma Constituição Parlamentarista no Brasil Presidencialista, eu sabia que daria MUITO trabalho administrar séria e corretamente o Brasil. Infelizmente, a maioria absoluta da população não tem conhecimento do que chamávamos OSPB, quando aprendíamos sobre organização política.
A chantagem vai continuar…
Aguardem os próximos capítulos…
Ano de eleição…
Precisam de grana…

Hildermes Medeiros

Enquanto isso continua sendo tocada uma economia, na essência, neoliberal, Nesse sentido, os tucanos reclamam, dizem que os governos petistas beneficiaram-se das modificações que fizeram na economia. Ou seja, o PT e seus governos seguem o mesmo modelo econômico e têm o mesmo apoio liderado pelo PMDB. Vendo a realidade, não deixa de ser verdade. O condução de nossa economia, nossa política econômica, não é socialdemocrata, muito menos trabalhista, mesmo estando na mão de um partido que se denomina Partido dos Trabalhadores. É sim, uma política neoliberal, que faz algumas correções (ameniza o caráter genocida do modelo), mas continua mantendo o Estado afastado, não diminuto, mas mínimo, atuando tão somente onde o neoliberalismo admite que esteja presente (educação e saúde). No mais, inclusive nas empresas estatais e órgãos operacionais, manda o capital, a procura por lucro, a retirada de direitos dos trabalhadores. Resultado tem sido uma distribuição de renda, que mantém quase setenta milhões de pessoas trabalhando e recebendo aposentadoria que não permite que irem muito além de um prato de comida, a maioria obrigada a trabalhar até dezesseis horas por dia, fazendo horas extras e biscates, até nos fins de semana para sobreviver (semiescravidão). Há a classe média em ascensão, a classe "C", que só pode ser composta por aqueles que os tucanos mantiam desempregados e sem oportunidades, apesar de qualificados, que ganham um pouco mais, que vem sendo alardeado pela mídia como se fossem altos rendimentos, todos metidos em dívidas até o pescoço. Os demais estão voando num céu de brigadeiro, os assalariados ricos, que praticamente tocam a economia para o grande capital, os capitalistas nacionais que começam a congestionar a ridícula lista da Revista Forbes (os que lá aparecem, juntos são donos de cerca de R$ 200 bilhões de reais) e as multinacionais que estão aplicando muito em nossa economia, mas os recursos quase nem esquentam por aqui, e retornam aos seus destinos sob a forma de royalties e lucros em poucos anos. Em suma: para os capitalistas, tudo; para os trabalhadores, menos amparo, muito trabalho. Isso sem falar na Reforma Agrária que foi abandonada. A saúde e educação (direito de todos) ainda, depois de dez anos de poder continuam com problemas inaceitáveis, com os trabalhadores desassistidos. Tem muito mais para mostrar que essa política que vem sendo adotada não dá para esconder seu caráter neoliberal. É gato escondido com o rabo de fora.

    luiz pinheiro

    Discordo radical. Esse governo é sim socialdemocrata, e é também muito competente: pegou o Brasil falido e o está transformando num país de verdade, com emprego, com salário, com inclusão social, com forte melhoria nas condições de vida. Esse discurso negativista é cego. Estou com o Haddad, que disse hoje: "São Paulo tem um pensamento conservador muito consolidado (…). Se optar pela renovação, no entanto, irradiará rapidamente essa tendência para o país. O Brasil poderia mais, não fosse a âncora conservadora do PSDB de São Paulo. Tem uma bola de ferro no nosso pé que ainda segura muito o país”. Essa bola de ferro é o PSDB, principalmente o paulista.

    beattrice

    Cada dia o gato tá menos escondido, daqui já dá até para escutar o miau.

FrancoAtirador

.
.
O PMDB sempre foi uma frente de caciques políticos regionais de várias nuances ideológicas.

Por isto, desde o governo de José Sarney, está na situação e na oposição, ao mesmo tempo.

E não é agora, em plena disputa eleitoral nos redutos municipais, que o PMDB vai mudar.
.
.

Fabio SP

Quem dorme com criança, acorda mijado!!!

pperez

Sarney,Temer,Romero Jucá,Helio Costa, Jader Barbalho,RenanCalheiros…
Acho que são sangue sugas suficiente para minar a resistencia de qualquer entidade!

beattrice

O Temer aprendeu tudo que ele sabe com uma figura nefasta chamada Quércia.
Os paulistas sabem o que isso significa exatamente.

mfs

Nós do PMDB temos um compromisso histórico com povo brasileiro. Neste momento tormentoso da vida nacional, urge respeitar e dar continuidade às nossas mais caras tradições de luta em favor da democracia, da liberdade e dos valores republicanos. Configurado o crime de responsabilidade daquela é a detentora da mais alta investidura nacional, somos instados a nos guiar pela Carta Magna, pela vontade popular e pelos mais caros princípios da moralidade, Destarte, nesta hora grave de crise nacional, nós do PMDB votamos SIM na câmara dos deputados em favor do afastamento da presidente Dilma para que seja julgada pelo Senado da República por crime de responsabilidade.

    lucia

    Caro Mfs,
    Ou estás delirando ou brincando conosco. O PMDB está honrando suas mais caras tradições de fisiologismo e traições, de discursos democràticos e práticas espúrias. Por favor respeite nossas inteligências.
    A produção de crise para obter vantagens e dane-se o povo e o país, é bastante clara. O PMDB pretende dar o golpa de dentro do governo. É o típico cavalo de Tróia em favor das forças mais retrógradas deste país.
    Não passarão!

    beattrice

    Quem aceitou Temer como vice certamente sabia os riscos que estava correndo, Temer não é Alencar, nunca foi, longe disso.

    mfs

    Temer é a espada de Dâmocles. Ficará quieto como Itamar ficou, só na boca de espera.

Morvan

Boa noite.
2012-03-12; 19:00h.

Concordo em quase tudo que o articulista afirma, neste tempestivo e importante artigo.

Mas o que eu gostaria de falar – pelas primeira e última vez – imagino "off topic é sobre minha saída, em definitivo, do Vi O Mundo. Estou a sair. Foi mais de hum ano convivendo – e querendo bem – a muita gente. Se eu fosse citar todos os amigos e amigas, não haveria espaço e nem seria educado, de minha parte. Como diz aquela canção, "Yo Tengo Tantos Amigos, Que No Los Puedo Contar…".

Agradecer, sinceramente, ao Azenha, à Conceição Lemes, pelas paciência e zelo para comigo.
Vou continuar minha luta, por alhures, e, acreditem, estou bem. Apenas vou flanar um pouco por aí.

Ps.: O _Rorschach_ e a Beattrice têm uma aposta comigo (eles sabem do que se trata). Apenas antecipo a eles que minha língua está em brasa…
E, por fim, se alguém quiser discutir sobre qualquer assunto (política, economia, Sistemas Operacionais, Comunicação e Linguagem, etc., ) é só passar email (morvan000 at gmail.com).
Será uma enorme honra.

Abraços eternamente fraternos,

:-) ;-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

    Fabio_Passos

    Boa sorte, Morvan.
    Que seja em definitivo até você voltar. Você fará falta.

    beattrice

    Esperamos seu retorno Morvan, e a língua queimando…rs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Camarada Bliasby.

    Você não vai resistir…

    Até breve!
    .
    .

    SILOÉ-RJ

    Não acredito que perderemos o mais educado e sensato comentarista desse blog. Mesmo que seja para novas planagens, você não pode nos negar o seu bom senso por muito tempo.
    Suas mediações são extremamente importantes para nós. Para mim então nem se fala, muitas vezes corrigiu o meu rumo me obrigando a reflexão.
    Espero que retorne em breve mesmo que isso inclua algum sacrifício, pois tenha certeza, será por uma boa causa.
    Desejando o melhor em suas novas empreitadas, deixo aqui registrado o meu respeito e a minha admiração.
    Abraços solidários e até breve.

trombeta

Queridinha dos Estados Unidos e da imprensa direitista por fazer oposição ao regime cubano e defender a economia de mercado, a blogueira Yoani Sánchez foi flagrada fraudando seguidores no twitter com perfis fantasmas (foto) e outros truques para aumentar sua popularidade artificialmente.

A revelação é do jornalista francês Salim Lamrani, que investigou o perfil da cubana e descobriu que perto de 50 mil seguidores que ela afirma ter são fantasmas ou inativos. São perfis criados apenas para fazer número. Muitos deles não seguem mais ninguém e também não são seguidos por ninguém. Há suspeitas do uso de robôs ou de que o governo dos Estados Unidos estejam dando uma mãozinha para a ativista conservadora.

Pessoas famosas conseguem ser seguidas por milhares de pessoas, mas ninguém consegue seguir 80 mil pessoas no twitter, a não ser a blogueira. Esse número absurdo é devido ao uso de sites de troca de seguidores. Nestes sites, ao seguir pessoas, o internauta recebe seguidores em reciprocidade.

Curiosamente, segundo a apuração de Lamrani, ela é seguida por apenas 32 cubanos.

Vazamentos de correspondências de funcionários do governo estadunidense no Wikileaks mostraram a presença do governo de lá por trás da blogueira. Mostram encontros que gostariam que fossem sigilosos e externam preocupação com o teor de mensagens privadas trocadas, que poderiam comprometer sua imagem internacionalmente.

Recentemente Yoani passou a ser "colaboradora" de veículos da imprensa brasileira, como a revista Veja e o jornal O Estado de S. Paulo.

Bonifa

É preciso tato e articulação política. Tudo o que a oposição quer é desfazer a aliança entre os trabalhistas e os de centro. Getúlio só governou graças a esta aliança, PTB e PSD na época, aliás partidos nascidos de sua reforma partidária. Juscelino também, só governou graças à aliança entre o PSD e o PTB. Nos dias de hoje, PT e PMDB repetem esta mesma aliança. E é isto que o Partido da Imprensa e seus braços políticos, PSDB e DEM, mais desejam alcançar no jogo político: Desfazer esta aliança e quebrar o núcleo de apoio do governo. Por isso, é bom que os peemedebistas tentem controlar o apetite de alguns de seus membros, ao tempo em que o governo evite generalizar críticas ácidas a todo o partido, o PMDB.

    Ze Duarte

    Crianças, este é um belo exemplo de cumanheiro que puxa saco do governo só pra tentar mamar nas tetas do estado de alguma forma.

CLP

Ora, ate outro dia era "extraordinários companheiros".Agora, já viraram "golpistas".Isto e uma luta politico partidária, normal nas democracias.Assim deveria ser encarado.Aparentemente, o PT acha que todo mundo que quer confronta-lo quer "prejudicar o pais".Lembra o regime militar e o próprio governo FHC.O poder iguala todo mundo, na verdade todos eles querem chegar la e la ficar, soberanos.

Bernardino

A DEMOCRACIA é regime falido meus caros quem manda sao as corporaçoes.O PMDB esta fazendo o jogo que qualquer partido faz no poder inclusivo o PT que alem de fisiologico é COVARDE.A direitona é corrupta,mas unida nos seus interesses.E a esquerda? sempre covarde e agora mamando nas tetas das ONGS.SR DELANO, o povo despolitizado e impatriota continuara elegendo os corruptos e salafrarios de plantao porque a Imprensa manipuladora a serviço das corporaçoes assim age e continuara agindo!!
É melhor devolver pra PORTUGAL de onde nunca deveria ter SAIDO
Isso aqui é um doente com disturbio BIPOLAR: ora tem euforia,ora depressao.estamos na fase de eufori igual ao milagre da ditadura.Logo vira a depressao com suas consequencias e pior pois a populaçao maior
e mais despreparada sem um pingo de amor à PATRIA!!!!!!!

    Caracol

    Até que eu concordo com algumas das suas afirmações (devolver pra Portugal, não, pelo amor de Deus!) mas acho que você errou no diagnóstico: não se trata de distúrbio bipolar. A coisa está mais pra esquizofrenia.

    beattrice

    Ou dupla personalidade, uma se chama PT e outra PSDB, caimos na mesma armadilha partidária dos norte-americanos.

    Felipe

    Integralismo?

Polengo

O maior partido do Brasil, que reúne todos aqueles que não têm escrúpulos em ir a favor da correnteza que os leve para seus interesses próprios.
Enquanto esse câncer existir, fica difícil fazer qualquer coisa decente neste país.

Tristemente, configura-se por amostragem a maioria deste país como corruptos sanguessugas.

Delano

O mal do Brasil é o PMDB na mão desses políticos . Qualquer partido que ganhe fica amarrado e dependente desse partido. O povo tem que parar de votar no PMDB, senão o Brasil vai demorar décadas para ir para frente.

rodrigo.aft

pensando bem,

melhor efeito saqueador e destrutivo q o pmdb (blargh!) seria uma empresa com o (agora desempregado) r. tEIXEIRA e o investidor(?) (SIC!) n. nAHAS….

o resultado dessa empreitada seria PIOR q uma nuvem de gafanhotos… por onde passassem, SERIA TERRA ARRASADA…

que tal, hein? uma empresa com o empreendedorismo de r.t. e n.n. é coisa de louco, não?

viva o capitalismo e mercado "DESREGUALMENTADOS"!!!!!!!!

(capitalismo de mercado para a população e o governo pagarem COM O SUOR DE SANGUE e capitalismo de ESTADO para os lobbies, corporações e máfias MAMAREM à vontade nas tetas do governo)

José DF

Se acham que a situação está ruim, aguardem o PMDB assumir a presidência da Câmara…
Com um partido "aliado" faminto por cargos e espaço no governo, a presidente Dilma não precisa se preocupar com a oposição (formal) que sobrevive a reboque da imprensa paulista e globo.

Julio

primeiro o PT trai as suas alinças servindo de cabresto da Rede Globo e da Veja na imposição de ministerios com acusação sem provas, depois quer que as alianças sejma fieis o que a DILMA fez foi pura traição o PT merece ficar isolado, só mesmo,burro para se aliar ao PT nos dias de hoje.

    Elton

    Só mesmo burro não percebe que democracia se faz na diversidade que se move em busca do bem estar social. Mas esses sedentos por controle ditatorial são tão ignorantes que desejam mal a si mesmo sem saber. O que de fato comprova que nosso sistema politico representa de fato a vontade popular.
    Graças ao bom Deus há diversidade.
    O que seria do mundo sem esses alienados…
    Uma leitura muito superficial do texto indica que a mudança será muito árdua, mas qualquer ação que visa o desejo popular é digna.
    Aos colegas políticos de coração desejo força.
    Não desanimem a luta continua.

rodrigo.aft

o pmdb (blargh!) lembra a mim uma ENORME METÁSTASE q, totalmente fora de controle, canibaliza qquer coisa, inclusive a sim mesma….

minhas sinceras condolências à ala honesta e íntegra do pmdb… uma pequena, insignificante, inofensiva minoria, INFELIZMENTE!!!

(só lembrando q quem cala, conscente! se a ala SAUDÁVEL do pmdb não faz nada, a ala CANCEROSA avança!)

    rodrigo.aft

    eita pressa… a SI mesma

    Sávio Sobreira

    Não acredito em "ala Saudável" do PMDB, esse partido é muito voraz por cargos e desprovido de ética e comppmissos com o país… Alguém viu algum pronunciamento contra o Demostenes Torres por ter recebido uma cozinha de 47 mil reais do Carlinho Cachoeira???????

    Marcio H Silva

    Ala saudável? onde?

    beattrice

    Ainda tem ala saudável por lá? Já não migrou não?

Deixe seu comentário

Leia também