Marina articula criação de partido e pode disputar o governo do DF

Tempo de leitura: 3 min

Ex-senadora corre para criar legenda e apoiadores admitem que uma das possibilidades é concorrer no Distrito Federal, onde superou Dilma e Serra em 2010. Foto: Blog pessoal

Autor: KARLA CORREIA
Correio Braziliense – 04/01/2013, via Clipping do Planejamento

Ainda amparada pelo capital político dos quase 20 milhões de votos obtidos na disputa presidencial de 2010, Marina Silva passará janeiro e parte de fevereiro empenhada em engrossar as fileiras do partido que pretende lançar com foco nas eleições de 2014. Ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, ela espera consolidar uma bancada de 14 parlamentares que, segundo “marineiros”, já teriam se mostrado alinhados com os planos de criação da sigla. Marina trabalha com um calendário apertado para a oficialização do partido, que terá de sair do papel até outubro para poder disputar cargos no próximo ano. Entre as possibilidades, discute-se até uma eventual candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Na mira de Marina estão nomes como os dos deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Reguffe (PDT-DF) e Walter Feldman (PSDB-SP). “Até fevereiro, nós devemos ter uma conversa definitiva sobre esse tema”, diz o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), um dos parlamentares sondados pela ex-ministra. Os senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também são citados por apoiadores de Marina como quadros desejados pela cúpula da futura legenda. Apesar de ainda não ter nome, o partido será pautado por temáticas ambientais e voltadas para a ética.

O projeto é acalentado por Marina desde meados de 2011, quando se desfiliou do PV em meio a uma série de desavenças com caciques da legenda pela qual se lançou candidata a presidente da República. O Movimento por uma Nova Política, lançado na sequência de sua saída do PV, agremia os simpatizantes do ideário da ex-ministra. “Existem muitos militantes descontentes com a estrutura de seus respectivos partidos e buscando algo novo. É em cima desse clima de descontentamento, dessa necessidade de uma nova proposta na política, que nós estamos trabalhando”, diz Pedro Ivo Batista, um dos principais apoiadores de Marina e assessor do instituto que leva o nome da ex-ministra.

Uma das alternativas no caminho do novo partido seria uma fusão com o oposicionista PPS, que deve reafirmar sua proposta a Marina na próxima semana, durante a primeira reunião da sigla neste ano. A princípio, a ideia é descartada pela ex-ministra. “A posição da maioria dos marineiros é que as estruturas partidárias que existem hoje não contemplam as nossas propostas, não nos sentimos representados pelo formato atual dos partidos”, explica Pedro Ivo.

A criação de mecanismos permitindo o lançamento de candidaturas apartidárias está entre as bandeiras acalentadas pela futura legenda. A participação de cidadãos não filiados na definição dos rumos do partido é outra inovação discutida entre os elaboradores do programa da sigla. Mas, apesar das discussões adiantadas sobre a estrutura partidária, candidaturas para 2014 ainda são um assunto delicado. A começar, por causa da própria Marina.

Cenários

A ex-ministra hesita em declarar qualquer intenção sobre a corrida presidencial de 2014 e, internamente, afirma que não quer ser vista pelo eleitorado como uma “política profissional”, que dependeria de um cargo eletivo para expor suas propostas. Uma das possibilidades aventadas seria o lançamento de Heloisa Helena para disputar a presidência no próximo ano. Hoje vereadora de Maceió pelo PSol, Heloisa Helena já declarou a intenção de abandonar o partido que ajudou a fundar para aderir ao projeto de Marina Silva.

Segundo interlocutores, uma das propostas em estudo por Marina é disputar o GDF em 2014 — na disputa presidencial de 2010, ela foi a mais votada no Distrito Federal. Com 611.362 votos (41,96% dos votos válidos), ficou à frente de Dilma Rousseff e de José Serra. “Apesar de toda a resistência, ela sabe que não vai poder se manter afastada da primeira linha da política sem que isso afete a força do partido que pretende criar”, diz um apoiador.

Leia também:

Marinistas apoiam Haddad dizendo que Serra representa o Capital Imobiliário

Manifesto em Defesa da Civilização: Quanto tempo mais a humanidade suportará tamanha regressão?

O apoio de Marina a Márcio Pochmann, em Campinas

Alex Mendes: Quem vai defender as matas ciliares e protestar contra os minerodutos?

Marina olímpica faz ouro em Londres, de olho em 2014


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Lá em baixo quis fazer um deboche, dando linha para a pipa de um desses cidadãos, do tipo dos que gostam de apontar as falhas alheias, criar adjetivos, alcunhar, mas sempre os da rua, os de fora, os imperfeitos. Desses que afrontam suas visões unidirecionais. Me divertem essa gente, por que acreditam apenas, no defeito lá fora, na perfeição interna, que a culpa é apenas dos outros. Pobre da Marina, pobre de quem a aprecie. Ela e esses são e serão culpados, talvez até de terem sido maus conselheiros desses santos do paú ôco, encobertos mas descobertos, que vivem na casa de todos esses santos, de pés sujos de barro.

Filipe Rodrigues

Que grande “alternativa” que é a Marina.

Se vocês não se lembram, na eleição de 2010 Marina Silva era a única candidata que defendia a política econômica danosa para o país do Henrique Meirelles (nem o Serra apoiava o Banco Central).

Meu presidenciável favorito é o Roberto Requião, que infelizmente não deverá ser candidato, pois o PMDB não deixa.

    Lu Witovisk

    Somos 2. Queria tanto votar no Requião pra Presidente.

Lu Witovisk

Lá vem a oportunista, vamos ver quantos cairão no conto desta vez.

Ana Cruzzeli

Já estava sendo ensaiado isso, infelizmente.

O PSDB aqui no DF morreu e o PT cresceu assustadoramente, o Agnelo conseguiu uma vitoria na Assembleia legislativa que vai ficar na historia. Elegeu o presidente da casa por unanimidade. Os golpistas de SP e GO ( Demóstenes como madrinha e abre alas) não gostaram dessa vitoria de jeito nenhum.

Depois que o Agnelo foi ao congresso para aquela inquisição de 10 horas o cara renasceu.

Nossa, como o Agnelo cresceu depois daquilo MINHA GENTE! Também foram colocar a mãe, o irmão, a irmã, o filho do cara na historia ( o pior foi a mãe,ninguém mexe com mãe de ninguém e acha que vai sair limpo)

Se eu fosse amiga da Marina lhe daria uma conselho: Faz isso não menina, pode ser a gota d´água.
Mas como eu não sou amiga da onça…

Apostei 500 pilas com um amigo de direita ROXO que o Agnelo ganha em 2014. Nunca em toda a minha vida apostei dinheiro, mas não costumo apostar para perder.

Pode vir Marina, Cristovam e cia. Não tem pra ninguém, quem passou pela TORTURA da REDE GOLPE DE TELEVISÃO e sobreviveu para contar é antes de tudo um forte.

Nesses momentos golpistas RESILIÊNCIA tem que ser a primeira VIRTUDE.

    Prof. José Carlos

    Apesar de tudo, o PT está mais sujo que pau de galinheiro.

Bonifa

Marina está à deriva, jogando pra lá e pra cá? Ou todos os seus movimentos são muito bem estudados? Infelizmente, embora seja uma grande liderança, não merece o mínimo de credibilidade por parte das forças progressistas. Quem se finge de ingênuo, é o pior tipo de liderança que pode haver.

Marcio Leandro

Não votei nela para presidência mas conheço várias pessoas que votaram nela para dar um “susto” no PT, então acho meio difícil ela ter todo esse cacife numa outra oportunidade.

Edú Pessoa

Tem gente que não simpatiza com o governo de Agnelo Queiroz. Mas continuo votando nele, ao invés de dar meu voto para a Rorizista disfarçada de ambientalista.

Urbano

A marinada silva seguindo a trilha da comade fulorzinha… Fora do PT vai ter que se contentar a começar pelo começo, ou seja, disputando a vereança. Além do mais, uma pergunta técnica: por que esse frisson todo por Brasília? Por que não disputar o governo do seu Estado, o Acre?

    marcos paulo

    Kassab de saias. Dá golpe e cria partido…

    renato valle bittencourt

    Acho que Brasília tem bem menos problemas ambientais para dar trabalho pra Marina. Na Amazônia teria que marcar posição contra ruralistas, no caso do desmatamento, conversar com (horror!) o MST na busca de uma agricultura sustentável, enfrentar o dilema energia/impacto ambiental, tomar posições com relação aos índios e suas reservas. Se fosse firme e coerente apanharia sem dó da mesma mídia que a considera um charme – quando ela divide e bate no PT.

    Urbano

    Olá Marcos, Olá Renato. Realmente, quem se junta ao nunkassab e ao mitômano zé contra-rampa não deve ter coisas muito boas para oferecer ao Brasil não. Além do mais, será que ela não sabe ou está se fazendo de que após a sua saída do ministério houve um decréscimo muito grande no volume do desmatamento?

MAurel

Que grande ilusão da Marina. Os votos que obteve foram circunstanciais e não cativos. Em uma eleição futura ela talvez sequer tenha votos para o cargo de vereadora.

    José X.

    Se não tiver apoio massivo da mídia como em 2010 só vai dar vexame…merecido.

Fernando

Com esse governo reacionário da Dilma a Marina acaba por ter chances.

Ela tá só esperando a Kátia Abreu ser confirmada como ministra pra lançar pré-candidatura.

Daniel Faria

Seria uma boa jogada da Marina. Tem chances de se eleger, e se manteria na cena política para se candidatar a presidente em 2018.

E a Dilma estaria praticamente reeleita.

José Ivan Mayer de Aquino

Em vez de mais uma legenda, porque não fazer uma análise crítica de reconsideração do erro que ela cometeu ao abandonar o governo Lula e o PT. Que volte, humildemente, para a reconstrução do seu espaço e das suas ideias numa legenda estabelecida com 33 anos que a ajudou a se projetar e que não prescinde da figura dela para continuar crescendo nos marcos da democracia brasileira. Quem sabe ela reconquista a possibilidade de concorrer ao cargo de governadora do DF pelo PT? Parece casuísmo querer criar uma nova legenda para gerar a oportunidade de concorrência eleitoral fora das mesmas. Houve um erro grande de avaliação dos seus apoiadores nas decisões anteriores. A não ser que o desejo íntimo daqueles que a cercam seja de continuar a missão de garota propaganda da Natura.

Miguel A. de Matos

Marina Silva conhece do DF o mesmo que todos os políticos que o Brasil inteiro manda para cá: O trajeto entre o aeroporto e o Congresso Nacional. Meu voto ela não teve e nem terá.

    Julio Silveira

    Nem o meu, por que voto no RS.

    Maria Amélia Martins Branco

    Nem o meu. O trajeto dela é do Aeroporto,Congresso e as Igrejas Evangélicas para pedir voto. Xô, Blablarina.

Deixe seu comentário

Leia também