Maria Izabel: “FHC quer calar Lula”

Tempo de leitura: 3 min

FHC olha para trás, sempre

Maria Izabel Azevedo Noronha*

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) mais uma vez volta à cena (Novos desafios, O Estado de S. Paulo, 05/06) para fazer comentários e dar conselhos ao governo brasileiro.

Curiosamente o ex-presidente faz seus comentários como se jamais tivesse tido poder de mando no nosso país para aplicar todas as lições que agora quer dar aos atuais governantes. Na verdade, começa seu artigo reconhecendo que o Brasil ingressou no clube dos países que tomam decisões, mas faz esta constatação como se isto fosse um evento da natureza e não o resultado da aplicação de um projeto político que ele e seu partido combatem.

Na realidade o texto do ex-presidente serve para que ele novamente se insurja contra esse projeto, para dizer que a estratégia correta para o Brasil não seria o “projeto nacional”, pregando um nebuloso “consenso” da sociedade, sem dizer de que forma esse suposto “consenso” poderia ser construído e como se os demais países não tivessem projetos nacionais.

Na verdade o que o ex-presidente deseja é que o governo abdique de seu papel de governar e conduzir a nação, deixando o espaço aberto para que atuem as “forças sociais”, sem nenhuma mediação. É puro neoliberalismo e sabemos onde isso vai dar.

FHC também critica a política de alianças internacionais do Brasil, dizendo que não podemos nos limitar a este ou aquele parceiro. Ora, o Brasil nunca realizou alianças comerciais e políticas tão amplas no cenário mundial, o que, sabidamente, nos deixou em melhores condições de enfrentar a crise financeira internacional.

O que incomoda o ex-presidente do PSDB é que nosso país deixou de se limitar a um papel subalterno, no qual se deixava levar pelas diretrizes de algumas poucas potências e no qual ministros eram constrangidos a tirar seus sapatos e passar por vistorias em aeroportos dos Estados Unidos. Hoje o Brasil é protagonista no nosso próprio continente, na África, na Ásia, nos diálogos internacionais e na construção de uma relação mais equilibrada entre as economias mais desenvolvidas e os países em desenvolvimento.

Diz FHC em determinado trecho de seu artigo que “É imperativo inovar, não abrir mão da indústria e oferecer serviços em quantidade e qualidade em saúde, educação, transportes, finanças etc.”. Entretanto, no seu longo período de governo ele praticou o oposto, desnacionalizando nossa indústria, abrindo mão da nossa soberania e precarizando de forma drástica os serviços públicos essenciais.

Na sequência, Fernando Henrique Cardoso passa a criticar a democracia brasileira, dizendo que as decisões fundamentais são tomadas de forma autoritária, buscando outra vez uma descabida comparação entre os governos Lula e Dilma e a ditadura militar. O argumento, evidentemente, não procede. Poucas vezes no nosso país houve tanta liberdade.

O governo, os movimentos sociais e todas as forças que buscam o desenvolvimento nacional com justiça social são cotidianamente submetidos a verdadeiro massacre pela grande mídia e até mesmo por setores do poder judiciário. Mas a vida prossegue e a democracia está preservada, com todas as decisões fundamentais sendo debatidas e aprovadas pelo Congresso Nacional.

Finalmente o ex-presidente chega ao ponto fulcral de seu artigo, que é a tentativa de calar o ex-presidente Lula e, ainda, tentar opor a presidente Dilma a seu antecessor. Trata-se de uma vã tentativa, porque o governo Dilma é um governo de continuidade e está assentado sobre as bases implementadas em oito anos de construção do projeto nacional brasileiro.

FHC quer calar Lula quando ele próprio não se calou um momento sequer desde que deixou a Presidência da República. E geralmente utilizou o grande espaço que detém na mídia para buscar sempre atrasar o ritmo de desenvolvimento do nosso país. Se seus conselhos fossem seguidos, o Brasil certamente não ingressaria no “seleto clube dos países que tomam decisões” e permaneceria como “papel carbono” dos interesses das grandes potências,  função a que foi relegado durante décadas por governos descomprometidos com o nosso projeto nacional.

*Presidenta da APEOESP, integra o Conselho Nacional de Educação e o Fórum Nacional de Educação


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hell Back™

Esse cara (o THC), não desiste. Isto já está enchendo o "saco". Dá vontade de mandá-lo prá Sibéria do ostracismo.

Anônimo

Ahá tenta outra, só aqui mesmo para tentar comparar o biisso com o FHC. Vcs não se enxergam mesmo, hein, bastaram alguns desgovernos medíocres dos petistas pra acharem que tão podendo. Cuidado, as pessoas estão cansando de suas safadezas e incompetência e em breve, muito em breve vcs se aperceberão disto

    ramos_toledo

    "Please, dont feed the Trolls"

Paulo Cavalcanti

Leiam essa: "FHC SONEGA IMPOSTOS, CITA MÉRITOS E OMITE ERROS'

Eu havia pensado em postar um texto, falando da "sonegação de impostos" – feita por FHC e Sérgio Motta, na compra da Fazenda Córrego da Ponte, em Buritís MG – porém, pesquisando no Blog do Paulinho, lá encontrei um texto sobre o assunto – LEIAM: http://bogdopaulinho.blogspot.com

Simone Ascari

O país está acéfalo e sem comando e essa turma ainda não engoliu as duas surras que FHC aplicou no Messias em primeiro turno.

Acorda pelegada… o Brasil não tem presidente, tem uma pessoa sem preparo e que não sabe o que fazer…ela mesmo se desmoraliza quando demonstra que não está no comando.. todo mundo no fundo sabia que Dilma seria um poste… mas não a esse ponto..

Acorda pelegada soldista… o país está levando o farelo…

RK!

FHC teve 8 anos pra fazer o que o LULA fez, e quem sabe ate melhor, mas nao preferiu fazer as besteiras e ainda tem a sorbeba de sair numa revista de qualidade precaria como personagem da semana dizendo que nao tinha o conhecimento na epoca, ah vá!!!!Dps querem que eu acredite numa serie de idiotas que regem as filosofias do mundo. Tal vez por isso minha geração tenha tantos descerebrados.
PS: Semana passada um estudante me perguntou pra que serve um centro cultural?
Talvez FHC devia discutir coisas mais serias alem da legalização de entorpecentes…

    anonimo

    Se vc ainda vive no pais das maravilhas do Lula, me ajude, pois não estou aguentando mais pagar tantos impostos e a inflação engolindo o meu salário. Nem sei se sobrevivo toda esta carga tributária, Me ajude, me mostre uma saída… Por favor.

Jose Mario HRP

Azevedo Noronha!
Huymmmmmmmmm……de santos também?

Arestides

OHHHHHHHHHHH coitado desse FFHHCC, vamos ignorá-lo….

    Idália

    Coitado de nós… que votamos cada vez mais errado. que pagamos impostos cada dia mais alto. Coitado de nós, professores, bombeiros, empresários, agrcultores… enfim… trabalhadores… ..Que será de nós… Só Deus, pois os governantes, estão sugando-nos. cada dia mais e mais. COITADO DE NÓS…. Coitado de nós que estamos enfrentando a realidade, triste e cruel. Muitos sonâmbulos ainda estão vivendo no pais das maravilhas. Mas pra quem está acordado e trabalha… Coitados!

teca

É o cinismo ambulante!

Margarida

O FHC deve ter fumado o dia todo, Tadinho gente, ele esta alucinado de inveja, esta delirando, ele esta no Ostracismo e esta começando a tomar conciencia disto, por isto ele esta assim, Tenha compaixão, achem uma vaga no hospital do sus e internem este pobre demente.

george

THC e um B U N D A O um vendido, e um defensor das drogas, principalmente do seu partido, e so ver quem esta com ele AETICO, frankserra, ALkOL EM MIM , fernandinho cheira mar , e os banqueiros donos e financiadores destes individuos deles, e da FALHA , ESTRAGAO , INVEJA E REDE BOBO. todos sentem muita falta do THC e apostam no AETICO

mello

fhc é o moreira franco da vez…fala o que ninguém ouve, palpita sem que lhe tenham pedido opinião, ensina o que não conseguiu aprender…Dá uma certa pena…A família não faz nada? Não tem amigos?

luiz reis

Sinceramente, eu gosto de FHC… com a tremenda falta de imaginacao dos humoristicos televisivos, ele nao deixa por menos… o trofeu Vesgo da Capitinga do Seculo vai para ele!!!!

Ricardo_Alves

este defensor da maconha ainda esta vivo, fora fhc, nao deveriamos nem estar perdendo o nosso tempo com este traidor da patria.

    El Gordo

    É por causa de pessoas como FHC que a maconha tem tanta má-fama no Brasil.

Caracol

Só faltou o FHC dizer uma coisa: se é pra gente esquecer também isso que ele escreveu agora.

ana db

Quem CALOU FUNDO fhc (superlativo de PHD) foi o Bill, o clinton.
Fez todas as acusações (INCOMPETENTE, FRACO E CORRUPTO) )que a esquerda fez e continua fazendo ao governicho fhc e este ficou CALADO e engoliu seco. http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ&fe
Humilhante!

Beto Crispim – BH

Izabel, você calou FHC, ótimo artigo.

paulo rafael pizarro

FHC FDP.

SôniaG.

Tá fumando muito, minha filha, diz um pai preocupado com os delírios do filho…

Maria Carvalho

"Use sua erudição como se fosse um relógio de bolso: não o saque para mostrar as horas, mas diga que horas são se alguém lhe perguntar" (Lord Chesterfield – estadista e escritor inglês – 1694-1773)

    Hell Back™

    Exatamente! É como diz o dito popular: "Se conselho fosse bom, não seria dado de graça, seria vendido."

Herminio

Só nesse sócio do pig pra esse ex presidente ter vezx, acho que ele paga pra escrever, quer aparecer a qualqquer custo, o que ele fala ninguém escreve, é uma múmia ambulante, ficaria bém na fita se ficasse com a boca mole fechada e as mãos paradas, me dar até alergia ouvir falar nesse ex que tanto mal fez ao pais e seu povo trabalhador e eu posso falar pois sofri na pele o que foi o desgoverno dele/psdb um verdadeiro desmando, só uma coisa fez bem feito, a imprensa era totalmente calada, quanto escandalo não aconteceram e a imprensa nada de nada, estava como que anestesiada, o motivo desse calaboca? não "sei".

Scan

Que é? Estão querendo cobrar coerência de um asno?
Ora, sejamos sérios…
O ex-esquerdista, ex-sociólogo, ex-exilado-com-passaporte, o quase ex-Fernando Henrique deve ser visto hoje como uma pessoa cuja existência só pode ser justificada por uma greve geral de coveiros.
Deixem o homem (?) descansar em seu retiro final na Caverna do Ostracismo, fundos.
Se ele acorda de quando em vez a repetir sandices, relevem; são os extertores finais de um cadáver político insepulto. Troquem-lhe o fraldão e deixem-no dormir novamente. Deixem-no carregar o que lhe resta de sua existência inútil esquecido, escarnecido pelos seus próprios pares e sozinho. Não há castigo que se assemelhe.
Nada se compara à dor da recordação dos tempos de riqueza e poder quando se se encontra na miséria e na impotência. E de todas, a miséria intelectual é a mais devastadora.
Deixem-no…

Mauro A. Silva

Fórum Nacional de Educação???
[youtube OBu788EWdHk http://www.youtube.com/watch?v=OBu788EWdHk youtube]
CONAE 2010 – Um jogo de cartas marcadas

A Conferência Nacional de Educação (Conae) foi organizada e conduzida para atender a interesses corporativistas. Houve um boicote à livre participação de mães e pais de alunos. Nas conferências preparatórias municipais e estaduais, escolheram até professores e funcionários de escolas para representar o segmento mães/pais. Dos 2.500 delegados, apenas 89 eram mães/pais (menos de 4%). A Conae só registrava as propostas com apoio igual ou superior a 20% (moções), 30% (proposta minoritária) e 50% (proposta vencedora). As propostas das mães/pais precisavam do apoio dos professores. As propostas corporativas dos professores nem precisaram ser debatidas com os pais. Conclusão: a Conae não detalhou como seria a garantia de participação dos pais na gestão escolar, acesso aos gastos e dados sobre a violência escolar, e não houve decisão sobre o controle externo do desempenho dos professores e das escolas.
Por outro lado, a corporação de funcionários, professores e diretores aprovou até 1 ano de férias pagas a cada 6 anos trabalhados. Os organizadores da Conae estavam mais preocupados em criar um Fórum Nacional de Educação, provavelmente um cabidão de empregos para os companheiros. A Conae aprovou suas propostas corporativistas em 1º de abril, Dia da Mentira.
MAURO ALVES DA SILVA (São Paulo, SP)
autor da cartilha Como Educar meu professor Em 10 lições.
Movimento COEP – Comunidade de Olho na Escola Pública http://movimentocoep.ning.com/

    Pedro R. de Toledo

    Deplorável.

    A culpa da má qualidade da Educação é jogada nas costas dos professores.

    Pra Variar. Em seu site, o autor defende que o salário dos professores é mais do que suficiente. Cita-os como vagabundos, preguiçosos e indolentes. Afirma que o Estado dá todas as condições para que os mesmos realizem seu trabalho. Afirma que os professores não "querem jornada única com exclusividade" para poderem vender seu tempo picado. É de uma ignorância atroz. A maioria dos professores atua em duas ou três escolas para completar a carga integral, não para "leiloar o seu tempo". A reivindicação de jornada integral em uma única unidade de ensino é uma luta antiga da categoria. É obvio que, entre atuar em uma única escola e pegar quatro horas de condução para atuar em várias, os professores prefiram a primeira opção.

    Os professores tem também responsabilidade pelo atual quadro? É claro que tem. Muitos estão desmotivados, mal-preparados e recém-saídos de cursos superiores deficientes. Muitos buscam culpar os sujeitos escolares pela precariedade da educação, tal qual o autor dessa pilhéria. Agora, quer atrair o jovem da classe média-alta, formado nas grandes universidades públicas, dotado de sólida formação acadêmica e que não raro é fluente em mais de uma língua estrangeira para o magistério? Comece a pensar em algo mais do que 950,00 por mês meu caro. Esse pessoal não levanta da cama pelo dobro deste valor. Um aluno formado em Química pela USP sai da Universidade com salário inicial de 6.000,00. As Agências Financeiras e de Mercado Futuro fazem fila na porta do IME para contratar os jovens matemáticos. Os alunos de Ciências Humanas preferem seguir a carreira acadêmica, razão pela qual os cursos Strictu sensu da FFLCH-USP tem as maiores notas CAPES do Pais e são reconhecidos por sua excelência em todo o mundo. Apenas 2% dos alunos formados pela USP seguem a carreira do Magistério. A razão é óbvia. Não precisa somar dois mais dois.

    Bons profissionais devem ser pagos tanto pela importância estratégica de sua atividade quanto pelos requisitos necessários para o exercício de suas funções. Qualquer administrador de Birosca sabe disso. Quando se oferece condições de trabalho lastimáveis, excesso de trabalho, falta de um plano de carreira e um salário ofensivo, tudo o que se faz é afugentar talentos que poderiam, no exercício do magistério, reverter o caos educacional em que vivemos.

    É triste perceber que a ignorância floresce entre aqueles que, mais do que ninguém, deveriam se somar às reivindicações dos professores por melhores condições de trabalho.

    Mas tudo bem. Uma pequena pesquisa nos mostra os rastros deste pretenso "defensor da Educação". Em seu Perfil do facebook, encontramos entre suas páginas de interesse um link para o Perfil do Vereador Claudinho de Souza. Adivinha de que partido é este Vereador? Daquele que se encontra há 16 anos no Poder do Estado de São Paulo e que precisa, após todos esses anos, contratar uma empresa de consultoria Americana para lhe dizer o que vai mal na Educação.

    O Sr. Mauro, aparentemente, nada mais é do que mais um agente da tucanada paulista em sua cruzada para tornar os Professores os Bodes Expiatórios da desgraceiras em que eles transformaram nossas escolas. Uma prática covarde e baixa, típica da canalha que odeia a massa fedorenta que precisa de uma educação pública de qualidade. O PSDB é inimigo da Educação Pública, Humanista e Universal. Mais um ponto que se soma ao Tricô de infâmias deste partido e de suas lacaios.

    Ass: Pedro Ramos de Toledo
    Nascido na Periferia. Criado na Periferia. Professor na Periferia.

    Mauro A. Silva

    acusações "no atacado" servem mais para confundir do que esclarecer.
    Por que o professor não contesta cada um dos ítems apresentdaos no vídeo?
    Uma questão essencial: se o atual modelo atrai os priores alunos para o magistério, o que fazer, então, com estes professores malformados que já estão vendendo aulas na rede pública?

    A falácia do espantalho (para distrair a atenção) não engana mais.
    O mau corporativismo não tem coloração partidária. Eles fazem acordo com malufs, pittas, alckmins etc.
    Volto ao ponto essencial que o mau corporaivismo não quer debater: uma isonomia burra igua o mau rofessor ao bom professor. Nesta situação, não haverá aumento de salário que obrigue o mau professor a trabalhar.
    É isso.

    ramos_toledo

    Ora, meu caro. Diversas medidas podem se tomadas quanto aos maus professores: Demissão premiada; afastamento aliado à execução de formação adequada; acompanhamento formativo e psicológico mediante progressão na carreira.

    O fato, que você evita de discutir, é que o afastamento dos maus professores não trará benefícios nesta altura do campeonato. Ao contrário, levará ao colapso total das redes de ensino. NÃO EXISTEM PROFISSIONAIS DISPONÍVEIS NO MERCADO, CAPISCE? Devagar agora, pra você entender: A precarização operacional da rede AFASTA os verdadeiros talentos! Ao tirar os professores ruins é bom criar um centro de mesa branca em cada sala de aula, pois só os fantasmas lecionarão para as nossas crianças Vocês estão culpabilizando, na má-fé, sujeitos escolares que são vítimas primárias do atual sistema.

    O que fazer? deplorável você me perguntar isso, uma vez que o partido para o qual trabalha tá aí há mais de 16 anos (afinal, você não explicou os links estranhos associados ao seu nome que levam a próceres do PSDB). Vamos lá então!! Hipoteticamente: Lance-se um plano de demissão premiada no valor de 40.000,00. A grande maioria dos professores que só está na rede porque não tem para onde ir pedirá demissão no ato (não é uma estatística jogada ao vento. Conheço dezenas de professores ruins e/ou desmotivados que aceitariam sem pestanejar). A seguir estabeleça um plano de carreira decente, acabe com as dezenas de categorias existentes e estipule uma jornada única de quarenta horas que obrigue à exclusividade funcional (professor tem que trabalhar pra receber. Em algo nós concordamos). Eleve o salário inicial para valores que atraiam os verdadeiros talentos e depois solte um novo concurso público: Quem você acha que passará no tal concurso? Os professores deficientes que se demitiram? Te garanto que não.

    Estabeleça a seguir a seguir um plano de reestruturação operacional das escolas com metas e prazos definidos: As escolas públicas são verdadeiros depósitos de crianças, totalmente inadequadas para a vida escolar. Para mudar esse quadro, deveria-se priorizar medidas como a adequação dos espaços pedagógicos, inserção de tecnologias digitais no processo do aprendizado; Reordenação logística para o fornecimento de materiais pedagógicos (a maioria das escolas públicas de SP não tem sequer bolas de futebol de salão. Quanto mais equipamentos de ginástica, ginásios adequados, salas de informáticas, bibliotecas aparelhadas, salas de vídeo, equipamento de datashow em sala de aula, etc); Formação adequada de um Staff administrativo que dê suporte aos processos burocráticos e não-pedagógicos existentes na escola (presença de enfermeiros e psicólogos na escola e a formação de diretores e coordenadores que efetivamente dirijam e coordenem o espaço escolar).

    Isso é o que me vem à mente neste momento. Tenho plena certeza que em menos de dez anos estaríamos dando surras em qualquer país desenvolvido do mundo no que tange a qualidade da educação. Olha só, em vinte minutos de elucubração eu propus mais do que as elites incompetentes que governam esse país fizeram em 500 anos. A questão, caro Mauro, é que vocês não sabem o que fazer. E não sabendo o que fazer, preferem atacar e achincalhar. Não defendo o que vem sendo proposto no CONAE. Agora, você não pode partir dali para atacar toda uma categoria. Não adianta mandar professor ineficiente para campo de concentração. Não adianta esperar que 200.000 almas abnegadas aceitarão trabalhar franciscanamente, a pão e água, para salvar nossas crianças do obscurantismo e da ignorância. Tem que ser absolutamente néscio para substituir a formulação de uma política pública concreta e eficiente pela fé na compaixão alheia. Tem que pastar pra chamar um bando de americanos pra te dizer tudo isso.

    E tem que ser um baita alienado, ou um crápula, para não se aperceber que a educação se resolve estruturalmente através de políticas públicas. TEM QUE REMODELAR O SISTEMA, MEU CARO! Não apontar o dedo na cara dos professores e dizer: "A culpa é sua". Os professores tem responsabilidade decerto, mas a culpa é da ignorância atroz de nossas elites dirigentes.

    Já que é assim, que tal parar de achincalhar grosseiramente, como vocês fazem em seu site, e unir esforços para pressionar por tais mudanças? Ou não interessa?

Abel

FHC é tão ruim, mas tão ruim, que até o filme dele é sobre droga…

Fabio_Passos

Eu sou contra a pena de morte.

Mas no caso deste traidor do povo brasileiro, defendo o enforcamento em praça pública… em uma festa cívica nacional.

Sustento que deveríamos enforcar fhc.

O enforcamento de joaquim silvério dos reis seria a definitiva ruptura com o regime corrupto que governou o Brasil por 500 anos.

A pena capital imposta a este facínora terá um caráter simbólico fundamental: A emancipação definitiva de nosso povo derrubando a pior "elite" do mundo… construtora do Apartheid Social no Brasil.

O enforcamento deste maldito será um marco civilizatório para um Brasil moderno e justo.

    Rodrigo Leme

    De vez em quando o petismo mostra seus fetiches e reais desejos. Mensagem para guardar.

    Pacífico

    Em blogs da direita empedernida encontra-se coisa pior, voce sabe…

    Fabio_Passos

    pacífico. resignado.
    covarde. cagão.

    Fabio_Passos

    Não seja ignorante.
    tente argumentar… se for capaz.

    Edfg.

    Argumentar sobre isso aí que vc escreveu? O texto fala por si. O Sr é contra a pena de morte, desde que o condenado não seja seu adversário político, caso contrário tá valendo. Totalmente revelador.

    Fabio_Passos

    pfff… releia.
    Adversário político?
    Estou defendendo o enforcamento de um traidor da pátria.

    Edfg.

    Processado, julgado e condenado por esse grande e ético patriota chamado Fabio Passos… releia e mude FHC por Lula. Se alguém postasse esse comentário com o Lula, você o chamaria de fascista. E teria toda a razão.

    Fabio_Passos

    Não tenha dúvida. Meu veredito é pelo enforcamento de fhc.

    É direito seu confraternizar com os fascistas e ainda se autodeclarar democrata.
    Você tem o direito de se iludir. Ou pior… de mentir e bancar o cínico.

    Edfg.

    Quem está sendo fascista é você, mas é tolo demais para perceber. Aliás, percebe-se que vc desconhece o que seja cinismo, ou teria percebido que sua mensagem inicial não passa disso. Agora tenho mais o que fazer que ficar discutindo com esse tipo de militante. Isso tá com cara de psol, pstu ou coisa pior.

    Fabio_Passos

    E aí?
    Como está a confraternização com os fascistas?

    "Primeiro-Ministro da Islândia julgado por levar país à crise" http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/primeiro

    Já aqui no Brasil, cadeia seria muito pouco para o facínora… o enforcamento é muito mais justo.

    Rodrigo Leme

    Como é que se argumenta com quem deseja a morte de um adversário político?

    Fabio_Passos

    Adversário político?
    Não, rapaz.
    Um facínora. Um criminoso. Um traidor da pátria.

    Rodrigo

    Tadinho. Tomou remedinho hoje?

    Não esquece de comer pq tarja preta pode te fazer mal.

    Fabio_Passos

    ué?
    Isto são seus… "argumentos"?

    Assim fica fácil demais enforcar o joaquim silvério dos reis.
    Quem ficou comovido com o cadáver do fhc não passa de um comentarista nível revista veja?

    Você é muito fraquinho, guri.
    Leia livros… não esta revistinha da ralé.

    Pede água. Você é inofensivo. Ou chama alguém prá te ajudar…

    Fabio_Passos

    Fugiu?
    Colocou o rabinho entre as pernas?

    "Primeiro-Ministro da Islândia julgado por levar país à crise" http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/primeiro

    Cada sentença de acordo com a gravidade dos crimes.

    Aqui é enforcar o facínora!

    Justiça!

    Mariano

    Fascista de carteirinha esse rapazinho, coitado.

Joana

No fundo, no fundo, FHC sabe que não se elege nem para síndico. O que ele não suporta é o pretígio de Lula no exterior – tudo o que ele sempre quis. Para a opinião do "povinho brasileiro", "incivilizado", "caipira", como ele diria, ele não liga a mínima. Ah, o que ele não daria por um premiozinho internacional…
Agora, enquanto Lula torna-se porta-voz contra a fome no mundo, FHC torna-se porta-voz da legalização da maconha (a droga de preferência das classes médias e altas). E por falar em insignificância…

Daniel Campos

Fiz uma promessa para mim mesmo. Que se algum dia eu me deparar com FHC, ele vai para o hospital. Que a justiça pode não fazer nada, podem não tratá-lo como traidor da pátria que é, mas se ele botar os pés por aqui ele terá o que merece.

    João Vieira Filho

    Caro Daniel, esse FHC, deveria explicar o que ele fez com os cento e quarenta e cinco mil dólares que CIA doou, via Fundaçao Ford, para fundar o CEBRAP na década de sessenta. Será que esses dólares pagaram aquela mercedes azul que ele desfilava no Chile quando estava "exilado"? Ele não explicou tambem onde enfiou todo o dinheiro da privataria. Seria o Instituto FHC uma lavanderia?

fátima mattos

Esse cara(FHC),ainda não percebeu que já morreu.

Cunha

Por que não te calas, Joaquim Silvério dos Reis?

    Luiz Conceição

    FHC não estaria acometido de esclerose múltipla, com o perdão de pessoas portadoras dessa enfermidade psiquica sem cura? Portanto, sr. Cunha mais cuidado com o Silvério dos Reis, Judas e outros tipos que traem.

    Heitor

    Boa Cunha. Você não poderia expressar melhor o meu sentimento a respeito desse senhor pavão (que prefiro não citar o nome). Um abraço.

Admar

O geriatra do FHC não é bom!!!

    alexandre martins

    no caso seria,
    o embalsamador do fhc não é bom?
    era o mesmo de ramses ii

Djalma

FENANDO HC NÃO MERECE SER COMENTADO. ESTE MULADO(DENOMINAÇÃO DELE PRÓPRIO) FOI O MAIOR TRAÍDOR DO PAÍS – PELOS CRIME-DE LESA-PÁTRIA QUE COMENTEU É ABSURDO DAR OUVIDOS AO QUE ELE DIZ. CERTA VEZ O LEONEL BRIZOLA E TAMBÉM O SEBASTIÃO NERY DISSERAM QUE A DELAPIDAÇÃO DO PATROMÔNIO PÚBLICO BRASILEIRO FEITO POR ELE MERECIA SER JULGADO POR UM TRIBUNAL E FUZILADO. HÁ QUEM DIGA (NA BOCA DO MUNDO) QUE AS PRIVATIZAÇÕES FEITAS EM SEU (DES)GOVERNO FOI UMA GATUNAGEM, DAÍ O NOME DADO POR ALGUNS JORNALISTAS DE PRIVATÁRIA, PORTANTO, ESSE SENHOR AINDA PRECISA SER JULGADO PELO POVO. CALA ESSA BOCA FERNANDO HC ANTES QUE AINDA SEJA PIOR.

    Luiz Carlos Azenha

    Minúsculas, Djalma, por favor. abs

“FHC quer calar Lula” « Blog do EASON

[…] Do Blog Vi O Mundo de Luiz Carlos Azenha […]

jose Bentes

Prá esse aí só muito óleo de peroba na cara.

Bernardino

Esse senhor ficará no lixo da historia brasileira,antipatiota,vaidoso e inimigodo povo foisegurado pela midia corrupta e entreguista para entregar o patrimonio nacional(VALE,TELES) so escapou a petrobras pkor um milagre!!Quem melhor colocou esse senhor no lugar foi o JANIO.Em 85 eleito prefeito e quando tomou posse,JANIO dirigiu-se à cadeira de prefeito e a DEDETIZOU,dizendo: AQUI SENTARAM_SE NADEGAS INDECENTE,pois o bufao havia sentado na cadeira antes das eleiçoies.O odio que ele sente por Janio é o mesmo que sente por LULA.Ele vai morrer de ODIO E ARREPENDIMENTO do que fez e deixou de fazer pelo BRASIL!!!

Reginaldo

FHC é menos ridículo quano se dedica ao tema da maconha. Nesse tópico parece mais sóbrio… Deve ser por causa de sua preocupação com a família.

Wildner Arcanjo

Sinceramente, FHC é a prova viva e cabal de que um canudo na mão não é garantia de inteligência para ninguém.

Como dizia meu avô (que Deus o tenha): "quer ser inteligente meu filho? Tenha menos soberba, seja mais simples!"

O Velho sabia das coisas!

    Rodolfo

    Daqui alguns anos veremos o estadista que foi FHC e a fraude que é LULA. Espertalhão, no melhor estilo brasileiro de ser, realmente podemos ter melhorado na economia (alias graças a herança bendita de FHC), mas moralmente fomor para o porão.

    fran

    kkkkkkkkkkkk,fhc estadista?kkkkkkkkkkkkk morri aq

    JGesy

    "… e a fraude que é LULA. Espertalhão, no melhor estilo brasileiro de ser…"
    Rodolfo, com esta frase voce se entregou! Voce acabou de confessar o que pensa sobre o POVO BRASILEIRO. E, e não por acaso, é exatamente sobre este complexo de inferioridade, que campeava como verdade em muitas cabeças do país. que foi erguido um dos pilares da construção do Projeto de Nação do Presidente Lula.
    Este também foi um dos motivos que levou um tucano historico a deixar a teu partido – Ver a entrevista que Bresser Pereira concedeu a PHA, na TV Record News.

    Mário SF Alves

    Perfeito, meu caro, JGesy! Sem encostar um dedo no corpo, mostrou toda a anatomia da nulidade retórica farol-alexandrínica.

    Mário SF Alves

    JGessy, daqui por diante vou tê-lo na conta de "o desmontador de retóricas"; especialmente as de índole lamparino-alexandrínica. Valeu mesmo, cara.

    Flavio Lima

    Daqui a alguns anos veremos voce ter vergonha de ter escrito essas asneiras, rodorfinho… vai ser ridiculo assim no psdb…

    Jorge Nunes

    Daqui alguns os brasileiros vão ter esquecido que existiu FHC (Na verdade já esqueceram).

    MauMauQuirino

    Não, os brasileiros não esqueceram os terríveis anos da ra FHC

    Scan

    E, por favor, quando é que nós não LHE veremos mais por aqui?
    Rogo-lhe que vá para o blog do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco e permaneça entre seus iguais.

    MauMauQuirino

    O PSDB,DEM,PPS estão cheios de falsos moralistas,desta forma os seus apoiadores não podem ser diferentes,FHC não tem moral para falar de moral,comprar votos no congresso para a reeleição é moral?entregar nossas riquezas a preço de banana,praticando uma verdadeira gatunagem,que veio se chamar de "privataria" é moral ? quebrar o Brasil tres vezes pela submisão ao FMI é moral?O PSDB assim como o seu presidente de honra não têm moral pra nada,vocês são todos uns elitistas preconceituosos,vai passear nos blogs do Reinaldo Azevedo,Eliane,Merval,Clovis Rossi e outros da sua laia

Simone Ascari

Duas surras em primeiro turno no lombo do Messias deles.

    Jorge Nunes

    Se é tão bom por que não volta?

    MauMauQuirino

    Pra entregar nossas riquezas,para comprar votos para a reeleição,para viver de joelhos diante do mundo, estagnar o país,para produzir um dos maiores desempregos,para só fazer m…….

Anselmo Ferreira

"Entretanto, no seu longo período de governo ele praticou o oposto, desnacionalizando nossa indústria, abrindo mão da nossa soberania e precarizando de forma drástica os serviços públicos essenciais."
Precarizou também as pequenas empresas, os cursos técnicos, o emprego, o Brasil…
Ele é um poço de mediocridade.

Simone Ascari

Inflação estourou a meta e a incompetente não sabe o que fazer.

    Marcelo Fraga

    Na hora que a inflação chegar ao mesmo patamar do governo do bocadesola, você volta aqui.

    Jorge Nunes

    Para comparar com Lula vamos fazer as seguintes perguntas:

    Qual era mesmo a inflação dos anos FHC?

    Qual foi a taxa de juros mais baixa praticado por FHC?

    Quantas escolas FHC levantou?

    Quantas universidades FHC construiu?

    Qual a média de crescimento do PIB da era FHC?

    Se algum for melhor que da era Lula eu me filio ao DEM.

    Agora, que crise o FHC enfrentou para ser maior que a de 2008? Essa crise realmente supera a de 2008? O Brasil enfrentou a crise de 2008 melhor que o governo FHC na crise do México?

    Scan

    Áscaris, Áscaris…tudo bem que este seja um blog sujo, mas, por favor, não exagere. Teu lugar não é aqui.
    O teu habitat é mais em baixo.
    Está mais para o esgoto Folha de São Paulo, Veja e assemelhados.

Zhungarian Alatau

De onde escreve esse sujeito? De um manicômio?

léo

pelo menos nos 2 programas "jovem" que assisto, C.Q.C e PANICO. FHC fugiu dos repórteres e humoristas, pois sabia ele que perguntaria o que ele não queria ouvir como por exemplo: "porque o senhor não fez isso quando era presidente?"

Avel de Alencar BsB

E Lula tinha razão em defender o governo democrático de Honduras. Manuel Zelaia voltou e vai reassumir o poder pelo voto e muito mais fortalecido. O assunto não é o em tela? Depende, é um exemplo de como FHC e sua turma só remam contra a maré.

Orsola Ronzoni

Do genial João Ubaldo Ribeiro – continuação
Já está funcionando. Trouxa será aquele que, querendo coisa graúda do governo, não vá falar com ele primeiro. E mais trouxa será quem o contrariar. Caso perfeito para quem acha que não se mexe em time que está ganhando. Tudo continua na mesma, só que agora o presidente não apenas conta com uma supergovernanta para cuidar do trabalho chato, como continua mandando, e ainda com a vantagem de ter alguém para levar a culpa, se alguma coisa der errado, pois, como diziam os antigos, a vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã, quem mais sabe disso é ele.”

Orsola Ronzoni

Do genial João Ubaldo Ribeiro
“Lula fez a reforma política e, como se diz nas operações policiais, sem disparar um único tiro!
Ele criou o bipresidencialismo! Dois presidentes, em lugar de um só! E isso sem precisar mudar nada na Constituição, já está aí, já está em operação, não é preciso alterar lei nenhuma, esse cara é um gênio mesmo. É por isso que Dilma faz tanta questão de ser chamada de presidenta, eles já deviam ter combinado isso desde o comecinho da campanha eleitoral. Presidente é ele, presidenta é ela. Governante é ele, governanta é ela. O entrosamento é perfeito. Ele não suporta trabalhar e aí o trabalho todo de despachar, ler, discutir, assinar etc., ela faz. Das jogadas políticas, dos discursos, das viagens e das mensagens na TV ele cuida. E de mandar sancionar ou vetar o que for necessário, claro. Fica perfeito, como com o casal que não briga pelo pão porque um só gosta do miolo e o outro da casca.

Humberto

fhc é tão invejoso que quando presidente, nada fez. Para não ser esquecido agora o assunto dele é maconha. A inveja mata. Como pode aceitar ele não ser nem convidado para dar palestras, e ter que saber que o Lula operário tá ganhando em cada palestra 4 vezes mais do que quando era presidente. A tempo: nunca antes o Brasil teve melhor presidente.

Nilza

O energúmeno continua blasfemando a inveja que lhe corrói o ser.
Quem nunca se calou perdendo a oportunidade de se passar por "intelectual" foi FHC.

Querer calar Lula é de uma prepotência inexorável.
É digno de uma estupidez que já não me espanta mais.

Paulo

FHC ; Esqueçam o que eu escrevi pois nem eu mesmo acreditei nisso, agora que sou presidente ! Agora que sou ex-presidente esqueçam completamente tudo que escrevi antes, durante e escreverei a seguir.
Digo eu agora; só não esqueceremos do apagão, da divida externa, da petrobrax, da chantagem eleitoral,do fator previdenciário, da CPMF, da carga tributária indo a 33% do PIB, da compra de votos, da privatização da VALE, e muitas outras coisas !

FrancoAtirador

.
.
FHC É UM ZUMBI DO GRUPO G.A.F.E.*

Com e sem cacofonia.
.
.

adilsoncf

ramuf mu, FHC… ramuf mu

donthomaz

A autora é a Bebel queima-livro, aqui do professoradopúblico de São Paulo.

    Edfg.

    A rainha das fogueiras didáticas…

yacov

Alguém um dia falou para o FDP, digo, fhc, que ele era inteligente e ele acreditou… Ninguém vai abrir os olhos do boçal e falar para ele fechar a sua grande boca-di-suvacu, da qual só sai asneiras que nos deixam a todos envergonhados?!?

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Lucas

    Ora, sejamos justos, inteligente ele é. O problema é para que ele usa a inteligência que tem.

    O que tornou o governo Lula melhor do que o FHC não foi simplesmente maior inteligência ou competência (apesar de acreditar que o Lula é infinitamente mais inteligente que o FHC), foi a filosofia anti-neoliberal que o guiou.

Ivan Arruda

Perfeita a análise. Há que se considerar, ainda, que houve grande êxodo de jovens para outros países e nem houve o preparo de técnicos e profissionais para sonharem e desenvolverem o nosso País, numa fase moderna. Até mesmo o dinheiro que buscava segurança em paraísos fiscais, descobriu o Brasil como o mais promissor para investimentos.
Mas é o partido do farol, usado para seus projetos pessoais que nos demonstra seus êxitos. E reflete muito bem sua capacidade de aglutinar.

Simone Ascari

Alguém já avisou a JK de saias que a inflação estourou a meta do ano?

    alberto silva

    Ascari lumbricoides? vive na m….

    Mário SF Alves

    É isso, Alberto. Traduzindo do latim para o português: Ascaris lumbricoides = verme intestinal. A ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose "geralmente" benigna causada pelo verme *nematóide Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga! É… se cuida Simone.

    *Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários (Bongers, 1988 apud Boucher & Lambshead, 1995), com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais (Briggs, 1991), que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.

    São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H); sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe.

    Ecologicamente [e só quando no PV] são muito bem-sucedidos, sendo tal fato demonstrado pela alta diversidade de espécies. Encontram-se em todos os habitats, terrestres, marinhos e de água doce e chegam a ser mais numerosos que os outros animais, tanto em número de espécies, como de indivíduos. Algumas espécies são microscópicas, enquanto uma espécie, parasita do cachalote pode atingir 13 [nada a ver com o 13 do PT] metros de comprimento.

    Nilza

    Alguém já avisou ao PIG que teremos deflação?
    Isso não é notícia, né?
    Vejam no blog do Nassif.

    edv

    Essa já e velha, hein, Simone? É parente do Carmem?
    Alguém já te avisou que todas as instituições financeiras, públicas e privadas, já estão revisando as expectativas de inflação de 2011 para menos?
    Alguém já te informou que vc nem sabe o que é a inflação e a meta de inflação para o ano?
    Mas sabe currupaquear muito bem o que lê na mírdia de amestragem…

sil

cala a boca thc!!!

domingos

O Presidente LULA revolucionou o BRASIL, e não deve nada a ninguém. Quem quebrou o BRASIL três vezes? Quem deixou milhares de brasileiros na pobreza? Ou seja, LULA tem no mínimo 80% de aprovação, o povo brasileiro sabe quem está ao seu lado!

Ronaldo Cananéia

FHC, ¿Por qué no te callas?

    @lucasvazcosta

    Deixa ele falar. Quanto mais ele fala, mas se enforca com a própria língua.

Orides

Considero o Fernando Henrique Cardoso uma referência fundamental em nossos tempos.

Você tem dúvida sobre o melhor caminho a seguir?

Simples: faça o contrário do que for apregoado pelo FHC, seu sucesso estará garantido.

Como dispensar uma pessoa tão útil?

    @lucasvazcosta

    Por isso que eu digo: deixa ele falar!

    ricardo silveira

    Mas, esse FHC é um tremendo cara-de-pau, não há dúvida.

Maria José Rêgo

É isso aí Maria Izabel. Concordo com tudo que você escreveu neste artigo. Está na hora do FgágáC cair na real.

Niveo Campos e Souza

É uma completa perda de tempo ler ou ouvir as bobagens ditas por este senhor.
É um dos melhores exemplares, de um ser humano "erudito livrescamente" e completemente ignorante.

Niveo Campos e Souza

    Mauro Silva

    Prezado Niveo
    O negócio dele são as "orelhas dos livros": leu milhares.

    Guilherme Souto

    Niveo, o problema – pelo menos sob a minha ótica – é que ele é preparado sim, só que é vendido aos interesses do império. Isso sim dá uma espécie, como vou dizer, de asco desse sujeito.

Carlos

É o velho FHCannabis.

Polengo

Ótimo texto, ele não se cala porque cada vez dói mais.
Dói mais perceber a própria incompetência, dói ver que alguém fez tudo o que ele abomina, e que grande parte do povo concorda com isso, ou seja, constatar que além de incompetente, ele não foi e nunca será bem lembrado.

Mas é bom que ele continue escrevendo, porque assim a gente nunca se esquece da irrelevência deste sujeito.

Henrique

Pelo que sei é Fermentado Hidrocanabinol Cannabis – FHC.

Murdok

Pra que um dia disse " esqueçam o que escrevi", agora ele quer que eu acredite nele?

Zé Brasil

Prezado Jornalista Azenha,

O Ministério da Saúde adverte: O THC é prejudicial a saúde do Brasileiro. Pesquisas recentes mostram que um derivado do THC denominado FHC é extremamente danoso aos neurônios de seus usuários e ocasiona a Síndrome da Perda Sistemática do Discernimento Básico, a qual provoca em seus usuários o distanciamento galopante da realidade e dos valores de nosso Povo. Em casos mais agudos são relatados a ocorrência de um rápido processo de zumbização dos indivíduos.
Proteja a sua Saúde

kalango Bakunin

os 3 jornalões do PIG continuam escondendo o roubo de quase um bilhão no Distrito Federal

será por que nesse saqueio de 10 anos os ladrões eram da turma da direitona demotucana?

ou será que para a falha, o estadinho e o gloebbels um bilhão é troco?

Mário Rabelo

Até quando teremos que nos deparar com essa assombração?
Entretanto, essas súbitas aparições servem para alertar para as ameaças que nos espreitam a todo o momento e nos recobrar a vigilância.

Fabiano

Olha o que o PSDB pensa do bolsa família; guarda aí para quando precisar mostrar o que eles pensam: http://osamigosdobrasil.com.br/2011/06/07/alvaro-

Julio Silveira

Por favor não me levem a mal, mas aqui no Brasil, mais que em qualquer outro país, personagens que só trouxeram atraso aos cidadãos ganham muito destaque midiático. Somente em nossos pagos pirita é reconhecida como ouro 24quilates. Acredito que em função do retorno trazidos por esses "minerais nobres" aos seus admiradores agradecidos, que tentam transformar em universal essa gratidão.
Não fazendo juizo de valor do cidadão mas fico, ainda, impressionado com os espaços destinados a homens como o FHC, Mailson, o Bresser e muitos outros sobreviventes na mídia, homens que, quando testados na administração publica, trouxeram algumas das contribuições mais fracassadas para a cidadania, e foram geradores de passivos sociais que até hoje pagamos. Só no Brasil a mídia perversa, cúmplice, mas beneficiária, obriga a vitima a engolir seu endosso as verdades de seus algozes.

MA_Jorge

O Lamparina de Alexandria está gagá, fica só repetindo mantras. Pelo jeito, não é só larica que tem acometido o grande sociólogo na solidão da Caverna do Ostracismo.

Alguns mantras:-

"Com meu Plano Real…"
"Precisamos enxugar o estado…"
"O Lula, nunca se deu à majestade do cargo…"
"Como pode, um presidente que não fala Inglês…"
"O Serra é nosso candidato, o de nosso partido…"

…e a mais recente

"Vamos descriminalizar a maconha…"

A espiritualidade dele tá indo pro vinagre!

Carlos Ribeiro

Senilidade não tem cura.

Kleber

O Farol de Alexandria, aquele quwe iluminava as trevas deveria se mudar para a Champs Elyses, será que é assim mesmo que se escreve, não sei o idioma francês, mas se não estiver correto (estou com preguiça e ir ao goolge) peço ao farol ou ao moderador que me corrija.

betinho2

FHCia deve ter uma revolta com sua mãe por não ter ido aos EEUU para dar a luz, humilhando-o a carregar pelo resto da vida uma certidão de nascimento onde consta "brasileiro".
Apesar disso é um legítimo filho do Império. No momento que os EEU tiverem que fazer a sua privataria (só tem de patrimônio esses neobabacas liberais espalhados pelo mundo) certamente pedirão uma grana alta pelo FHCia. RichardSmith (Carmem Leporaca) vai de troco.

Pedro

Ótimo artigo. O FHC lembra sempre a "triste figura". Mas uma ressalva: D. Quixote tinha pelo menos um amigo que o chamava para a realidade.

Gerson Carneiro

"…não podemos nos limitar a este ou aquele parceiro" – FHC

Faltou FHC falar isso para aquele que não se cansa de qualificar quem é "amigo" e quem é "inimigo" : José Serra.

ATENÇÃO: PIG começa a gravar as primeiras cenas do seriado "Crise do ENEM", versão 2011, que passará em breve no Jornal Nacional.

Carlos Cruz

E ainda tem quem lei esse Sr.? Esqueçam tudo que ele escreveu…e o que viera escrever!

ZePovinho

Eu adoro o FHC.Me divirto muito com as cagadas que ele escreve,diz e publica.

    Simone Ascari

    Duas surras, bico calado.

    Polengo

    Mas ele (e seus capangas) não levaram 3, em seguida, de virada?

    betinho2

    Richard (Simoni Ascari)
    Cuidado que você leva uma dose de Ascaridil, vermífugo para Ascari que você sabe onde vivem

    M. S. Romares

    O seu carmem (smith) está de roupagem nova. Haja saco!!!

    ZePovinho

    Você vive no passado,minha querida.Lula teve uma eleição certa roubada pela Globo (com Collor).Com FHC,nas duas vezes em que perdeu,não havia internet para que desmontássemos a farsa que é Fernando Henrique Cardoso:o presidente que até hoje tem a suspeição sobre a cabeça de trabalhar para a CIA porque recebu,em 1969,300 mil dólares da Fundação Ford- uma das fachadas da CIA para corromper acadêmicos e artistas.

    SEBASTIAN

    SABE O QUE A GRANDE MIDIA, FHC, PSDB, DEM SERA E COMPANHIA TEM EM COMUM ? ODEIAM O BRASIL E SEU POVO, FALAM MAU O DIA TODO, NÃO PERDEM OPORTUNIDADE, O FHC TODA VEZ QUE SAI DO BRASIL INCLUSIVE PATROCINADO COM DINHEIRO PÚBLICO, SEMPRE QUE PODE DENIGRE A IMAGEM DE NOSSO PAÍS, VÁRIAS VEZES RECEBEU TROCO NA HORA DE JORNALISTAS BEM PREPARADOS QUE SABEM QUE O BRASIL RENASCEU PARA O MUNDO COM LULA E O PT, E ISSO ELE NÃO ADMITE.

Mário SF Alves

"Na sequência, Fernando Henrique Cardoso passa a criticar a democracia brasileira, dizendo que as decisões fundamentais são tomadas de forma autoritária, buscando outra vez uma descabida comparação entre os governos Lula e Dilma e a ditadura militar."
Ora, vejam quem fala em democracia… o mesmo que botou os tanques nas ruas para reprimir greve de petroleiros! Ou, quem sabe, bem mais do que isso, para calar possíveis resistências ao naufragado projeto PETROBRAX…
Assim não dá, assim não pode!

marcos araújo

Sabe aquele história que o Fernando Henrique calado é um poeta? Pois sim, um presidente que nunca falou a lingua do povo, muito pelo contrário, chamava o povo de vagabundo, como se brasileiro não fosse. Que gabava-se, como Lula relatou em um de suas entrevista, de haver jantado no Palácio de Buckingham e que sempre tomava cafezinho com o Bush, não pode ser levado à sério.

Simone Ascari

Aplicou duas surras em primeiro turno, obrigado presidente Cardoso, isso essa turma de tresloucados nunca vai esquecer ou perdoar, essas duas surras aplicadas nunca mais vai ser mudada, apesar de toda a mentira e propaganda enganosa dessa turma.

Claro, sem falar que o governo Lula foi a cópia pirata da sua obra, uma cópia pirata piorada, mesmo assim uma cópia.

Seria esperar muito que um despreparado pudesse mudar algo.

    Marcos C.Campos

    Daltonismo chegou e ficou na politica economica brasileira.

    SEBASTIAN

    OLÁ SIMONE,
    Parafraseano o fanfarrão sevirino, acho que o seu ilustre presidente FHC, deve recolher -se a sua insiguinificancia. taí uma coisa que ele faz bem, deve continuar a fazer lobe pela moconha, pois tudo o que le fala não se aplica, teve oito anos la e não fez nada do que fala. como diz PHA, o farol de alexandria é um gênio.

    betinho2

    Richard
    Apesar de você se travestir em muitos, não passas de uma cópia mal feita do FHCia e não vales mais que troco, como comentei acima.

    Polengo

    Se ele foi uma cópia pirata, porque o fhc fala tão mal dele?

    O jogo então está 3 a 2, minha filha. ele já levou 3 surras e continua perdendo.

    Leider_Lincoln

    Mudou de nome novamente, "Carmem Leporace"?

    El Cid

    nossa "Carmen Leporace", você muda de nick como muda de roupa… mas o seu "fedor" está impregnado nesse comentário já manjado…

monge scéptico

São poucos os artigos que dispensam comentários, por preencher todos os
espaços onde poderia-se incertar algo. O artigo acima sobre fhc/serra, é um
cala a bocarra galvão aplicada ao boquirroto fhc, um homem sem crédito po-
-pular. Dizia meu vice-presidente ZÈ ALENCAR: o maior medo de um homem,
deveria ser o de perder a honra. Muitos se arriscam a perdê-la, abrindo a inconse-
-quente bocarra. Cale a boca e vá embora fhc/serra!!, Fora a maconha etc!.
boca. IRRA!!.

Victor

FHC não foi um grande presidente porque, além de incompetente, não reconhece os feitos do presidente Lula. Não dá para comparar a situação do Brasil no final de 2002 com a de agora, final de 2010. Basta analisar os fatos para se perceber que Lula governou bem o país, enquanto FHC batia à porta do FMI com o pires na mão pedindo ajuda para resolver os problemas nacionais, ao ponto máximo de ser literalmente humilhado por Bill Clinton numa reunião internacional. Realmente lamentável não apenas o fracasso em si, mas a arrogância em deixar de reconhecer os méritos do adversário, como se Lula tivesse "surfado" sobre as bases supostamente estabelecidas pelo sociólogo.

Paulo Villas

O desespêro vai tomando conta de FHC , na medida em que sua irrelevância histórica vai ficando evidente. A continuar assim , teremos , em breve , um ex presidente muito perigoso à ordem democratica.

mariazinha

Isto é que ser uma MULHER ARRETADA! Honra-nos com sua fuidez de texto e seu raciocínio lúcido. Parabéns, AZENHA por nos brindar com essa fantástica peça literária.

Bruno

Senhora Maria Izabel: vire o disco. Esqueça o FHC. Ele não manda mais em nada, pouca gente ainda dá real valor para o que ele fala. Contribua para o bem do País e não abra a boca para ressucitar assuntos mortos.

    Severino

    FHC morto? Qualquer besteira que o cara fale é publicada. Faça o favor vc Bruno de ser menos ingenuo.

    Bruno

    É publicada. E se vocês não dessem tanta atenção, não seria lido. Insisto: quem mantém o Éfe Agá vivo é quem não gosta dele.

    Maria do Carmo

    Liga não , Bebel . Seu texto é lúcido e muito bem construído .
    Parabéns minha presidenta . ( desde já , reeleita! )

ZePovinho

FHC está,cada vez mais,doidão.Será que fumou um baseado para escrever essa porcaria??

Quintiliano Tenorio

O farol de alexandria, sempre ele a dar pitacos desnecessários, agora como um projeto do PIG para reabilitá-lo do seu ostracismo imposto pelo próprio PSDB ao longo dos últimos 9 anos. O projeto consiste em levantar a bola de Aécio como ex-governador, imagem de ações desenvolvimentistas, FHC criticando Lula e Dilma, e mostrando as fragilidades do governo através dos noticiários. Sé falta combinar com o povo e com o mercado.

Marinho

Para mim, o gesto de Lafer representou tudo o que foi o governo do Sr. Cardoso.

SILOÉ -RJ

FHC não só perdeu o censo de ridículo como também a vergonha, ao sentar-se à mesa junto com Bill Clynton, em defesa da legalização das drogas, [sua táboa de salvação], que o hostilizou numa reunião de cúpula.

SILOÉ -RJ

O que mais desespera o FHC e sua turma é que cada dia que passa diminui ainda mais as chances do seu partido ou da oposição de chegar há algum lugar no governo, nem que seja de contínuo.
As bombinhas espalhadas pela mídia tipo hiper inflação, pib despencando, dolar fora de controle, quebra-quebra nos canteiros de obras das usinas hidroeléticas código florestal,e essa última que colocaram no colo da Dilma só fizeram fumaça, NA REALIDADE DEU CHABÚ.
Uma coisa é certa, eles vão continuar tentando e com carga explosiva mais forte.
Temos que ficar atentos.

    SILOÉ -RJ

    A bomba explodiu, só que graças a habilidade da Dilma, no colo do PIG, com a nomeação da nova ministra da casa civil com quem eles não contavam.

João

Quero ressaltar um, entre muitas partes interessantíssimas do artigo para comentar:

"Na verdade, começa seu artigo reconhecendo que o Brasil ingressou no clube dos países que tomam decisões, mas faz esta constatação como se isto fosse um evento da natureza e não o resultado da aplicação de um projeto político que ele e seu partido combatem".

A articulista errou na análise: o que FHC quer dizer é que o Brasil chegou onde chegou por causa DELE, aquele que foi sem ter sido (pai do Real), aquele que fez o que fez, e pediu para esquecermos o que ele escreveu.

FHC, tu, calado és um poeta (como diria o Deputado Romário)

Deixe seu comentário

Leia também