Lampreia viaja e Marco Aurélio responde de forma elegante | Viomundo - O que você não vê na mídia
Viomundo – O que você não vê na mídia
 
Política
31 de julho de 2010 às 20:35

Lampreia viaja e Marco Aurélio responde de forma elegante

Quinta-feira, 29 de julho de 2010 às 18:47

do blog do Planalto

A propósito de nota publicada ontem (28), no site Veja.com, o chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, contesta as afirmações atribuídas ao ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Felipe Lampreia.

“Em 1999, enquanto atendia a solicitação do Instituto Rio Branco para proferir palestra aos alunos do curso de formação de diplomatas, fui convidado pelo então Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, para uma reunião privada em seu Gabinete, cujo tema principal era a posição de apoio do Brasil à ditadura Fujimori. Naquela ocasião expressei minha crítica à posição do Governo brasileiro, em especial à postura adotada naqueles dias pelo Itamaraty, em relação às eleições fraudulentas no Peru. O Ministro Lampreia tomou a iniciativa de consultar-me, ainda, sobre outros temas da realidade da América do Sul. Em resposta a meu interlocutor, expressei o ponto de vista de que o Brasil deveria desempenhar um papel mais ativo na região e citei, como exemplo, a atuação do Grupo de Contadora, que fora de grande utilidade para pacificar situações de conflito como as de El Salvador, Nicarágua e Guatemala.

Em nenhum momento ofereci préstimos pessoais ou do Partido dos Trabalhadores para negociações com as FARC, até porque, naquela conjuntura, não existiam, como não existem até hoje, quaisquer relações com aquela organização. O que efetivamente sugeri ao Ministro Lampreia – e ressalto uma vez mais que o fiz a pedido dele – é que o governo brasileiro deixasse de ser omisso e procurasse contribuir para equacionar os conflitos na região.

A conversa que mantive com Lampreia foi extremamente cordial, a despeito de diferenças de apreciação normais que tínhamos sobre a situação no continente. Acredito que o ex-ministro tenha tido um lapso de memória, pois estávamos a sós, sem tomador de notas na sala. A única explicação razoável que tenho para as afirmações do ex-ministro é que tenha tido um lapso de memória”.

Marco Aurélio Garcia, chefe da Assessoria Especial da Presidência da República

 

Gostou? Compartilhe.

 

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.



leia também

Maurício Caleiro: A novilíngua “dissimulada e sussurante”

Governo Dilma mimetiza o conservadorismo

Heloisa Villela: Gastos da ONU no Haiti garantiriam mais de 100 hospitais

US$ 800 milhões anuais nas operações de paz

Cynara Menezes: ACM já morreu

Invistam nos brasileiros, não nos turistas

Altamiro Borges: Dilma rasga o discurso de campanha

Nos aeroportos

Feministas comemoram escolha de nova ministra das Mulheres

Eleonora Menicucci de Oliveira, professora da Unifesp

Utopos da Silva: Tucanos enfurecidos desnudam Alckmin

Sobre a “cobra vai piar”

Psol: Governador, a responsabilidade é toda sua

Jacques Wagner e a greve de PMs da Bahia

Bahia: Exército cerca PMs em greve

Paralisação começou em 1º de fevereiro

Eduardo Febbro: O giro à esquerda dos socialistas franceses

Sobre a candidatura de François Hollande à presidência

Movimento “Somos Todos Pinheirinho”

Em Lisboa, Madri, Buenos Aires, Berlim, Paris…

Articulação de Mulheres Negras Brasileiras contra a MP 557

Revogação imediata, devido a equívocos e armadilhas

Emir Sader: Política, democratização ou mercantilização?

Sobre o financiamento de campanhas

Cresce número de entidades contra MP 557

União Brasileira de Mulheres e Conselho de Psicologia

Distrito Federal diz que não faz desocupação tucana

Recurso ao diálogo. Dizem

Ignacio Ramonet: “O neoprogressismo pode ter vários anos pela frente”

Na América do Sul

PSDB ataca; PT contra-ataca

Em torno do Pinheirinho

Marcio Sotelo Felippe: O Pinheirinho e a banalidade do mal

Algumas reações invocam Hannah Arendt sobre Adolf Eichmann

Emiliano José: A população de São Paulo há de acordar

PSDB, Torquemada e pensamento trevoso

O que Stedile disse a Dilma em Porto Alegre

Cobranças com humor

Repórter Brasil: A fala de Dilma em Porto Alegre

Ambientalismo, Código Florestal, MP 557, reforma agrária…

A ‘revolução’ de 64, vivinha da silva

No site do DNOCS, por exemplo

Gilson Caroni Filho: África, não basta cantar “We are the world”

Um novo canto é preciso

O fascismo social e o silêncio conivente da esquerda

O Brasil não precisa de inimigos externos

As fotos que surpreenderam os internautas

Lula, Alckmin, FHC, Dilma

Pancho Villa: Um debate sobre o marco regulatório

Da TV Câmara



Vi o mundo Reprodução de conteúdo autorizada com menção da fonte. As opiniões expressas no site são de responsabilidade dos autores.