Lula: PT criou principais instrumentos para combater a corrupção

Tempo de leitura: 2 min

Lula

“Se existe investigação, é porque o PT criou os instrumentos para investigar a corrupção nesse país”, diz Lula a petistas em Brasília

do Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (10) em Brasília do lançamento da segunda etapa do 5º Congresso do PT. Em seu discurso, o ex-presidente respondeu as críticas feitas ao partido e estimulou o PT a se renovar.

Lula disse que as elites brasileiras não estavam “preparadas” para um partido como o PT e que todos os instrumentos para combater a corrupção foram criados durante os governos petistas.

“A delação premiada é um instrumento criado por nós. O portal da transparência fomos nós que criamos. A Lei do Acesso à Informação fomos nós que criamos. A Controladoria Geral da República fomos nós que criamos e demos autonomia. O Ministério Público nunca teve tanta autonomia. A Polícia Federal nunca teve tanto pessoal contratado para investigar”, reiterou.

O ex-presidente lembrou alguns “crimes” do PT: ter tirado o Brasil do mapa da fome, ter dobrado o número de estudantes universitários do país. E “um crime imperdoável” para os adversários do partido, ter elegido a presidenta Dilma Rousseff.

Lula convocou o público para uma grande festa na posse da presidenta dia 1º de janeiro. E criticou a oposição por não aceitar o resultado eleitoral.

“Deixem a mulher trabalhar”, disse Lula. “Ninguém tem que pensar em 2018. Tem que pensar em 1 de janeiro de 2015, na posse da presidenta Dilma e no sinal que temos que dar para esse país”, completou.

Ele ainda convocou o partido para se renovar no congresso que acontecerá em junho. “O PT precisa repensar o seu papel na sociedade e o V Congresso é o momento oportuno de discutir.”

Para Lula, quem não tem compromisso ético deve sair do partido. “Não existe no mundo nenhuma experiência política mais bem sucedida que o PT. E óbvio, por ter ficado grande, a gente comete erros.”

O ex-presidente cobrou que os eventos do partido sejam transmitidos ao vivo pela internet. “Todo encontro que nós fizermos, temos que transmitir direto, para não ficar a mercê da interpretação daqueles que não querem entender o que estamos fazendo.”

Também se pronunciaram durante o encontro o presidente do PT Nacional, Rui Falcão, o presidente do PT do Distrito Federal, Geraldo Magela e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Leia também:

Abaixo-assinado contra Bolsonaro atinge 80 mil adesões


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ricardo silveira

e, daí?

ricardo silveira

O PT criou os instrumentos e a PF só os usa para procurar petista corrupto. Desde Mário Covas o PSDB rouba SP e nada acontece.

Nelson

Romanelli faço minhas as suas palavras. Estamos nos tornando um país ainda mais pobre, onde uma grande parcela da população ficará cada vez mais dependente do Estado, sendo que a outra parte será chamada somente para pagar a conta.

Sérgio

Onde escrevi prezuísos deveria ter escrito prejuízos.
Desculpas, pela falha.

Sérgio

As empresas privadas também têm dificuldade de impedir a
corrupção e os corruptos que agem no seu interior. Os casos
não viram escândalos para evitar a desmoralização das empresas.
O combate a seus fraudadores é feito reservadamente de modo a
não causar maiores prejuízos para elas.
A forma pirotécnica com que se tenta combater a maldita cor-
rupção que parasita a nossa Petrobrás parece causar mais pre-
zuísos a empresa que a própria corrupção. As empresas privadas
agem e conseguem resultados, mas as públicas não, porque a compe-
tição política, a politicagem, melhor dizendo, não permite suces-
so nessa luta incessante.
Parece que são incapazes de combater a doença sem matar o paciente.
Até mesmo quando o paciente é a gloriosa PETROBRAS.

Roberto de Paulo

Este tal Romanelli,é o idiota de sempre,coxinha saudoso do FHC,aquele que destruiu o PAÍS nos 8 anos de desgoverno.

Cláudio

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

****

*************.

* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

FrancoAtirador

.
.
Instituto da Delação Premiada e as Recentes Modificações

oriundas das Leis 11.343/2006 e 12.850/2013 sancionadas

respectivamente pelos Presidentes LULA e Dilma Rousseff.

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm)
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12850.htm)
(http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8288/A-delacao-premiada-e-as-recentes-modificacoes-oriundas-da-Lei-12850-13)
.
.

Vlad

Interessante…estive vendo que a delação premiada no Brasil veio com a Lei 9.807/99, assinada pelo príncipe das privatizações.
Qual a explicação para a lavand…digo, Instituto Lula, afirmar o contrário?
Bolou tudo isso em terra ou a bordo do jatinho da Odebrecht?

    Julio Silveira

    Vlad, é querer ser muito tanso para esquecer que a Odebrecht transita pelos meandros do poder desde os tempos da Ditadura, e que ela mão sumiu nos tempos do FHC para voltar a ser o que sempre foi nos tempos do Lula. A proposito o que você acha da denuncia da empresa americana eobre a propinaaga a militares da FAB e ao governo de Roraima, você acha que esses são bolivarianos ou não te parece que seja uma questão cultural? Meu caro sou um cidadão com mais de meio seculo de vida e desde que passei a. E entender por gente sei que as coisa no Brasil, em todos os setores, sempre funcionata, dessa forma depravada. Ou vicê tem um forçado desvio ótico politico, ou é apenas um cidadão que criou seu mundo baseado nas telas do plim, plim,mse for este seu caso, recomendo sair mais de casa e olhar o mundo que te rodeia, vá aos States aprender como eles fazem politica, aliando seus interesses as finanças. Ou como você acha que nossa nobre midia valoriza mais a cultura yanke que a nossa, sendo idealistas? Ou sendo venais? Meu caro saia do fundo e vá a superficie olhar como o mundo tem funcionado. Sds.

José Cicero Botelho Zito

Romanelli.
Como já tive oportunidade de dizer em outra reportagem você se encontra em alto grau de manipulação, ou então é o próprio manipulador.

O conteúdo do seu comentário não é nada mais nem nada menos do que despejar o que diz a imprensa golpista & Cia, formada pela Globo, Estadão, Veja e Folha, além da incompetente oposição tucanada & Cia. e da eterna dor de cotovelo do derrotado candidato Aécio Neves.

É preciso ter cuidado com o mal da manipulação que junto de tantas derrotas de 2º., 3º. ….n’turnos não há manipulação que dê jeito.

Volto a desejar-lhe Luz, Consciência, Saúde e Amor Fraterno que você tanto precisa.

José Américo

O mais preocupante, na política nacional, ao meu ver, não é o simples fato dos ataques incessantes ao PT. Isso faz parte da mesma ideologia de ataque a ideais progressistas, desde que o capitalismo se firmou como hegemônico. Me preocupa, mais ainda, assistir à completa ausência de renovação de lideranças.

Tirando o Haddad, que já não é nenhum garotão, nenhum outro “jovem” desponta no PT e nos demais partidos. As velhas lideranças continuam aí. Lula é um ícone, deve sempre ter o espaço dele garantido. O presidente do partido, idem, assim como as “estrelas do momento”. Mas e as novas esperanças? Aqueles que trazem as novas idéias e a renovação, o idealismo típico das novas gerações? Nenhum nome de expressão vem à cabeça.

Nesse sentido, o PT está tão velho quanto os demais partidos. Deixem a “garotada” chegar e “aparecer” também! PS: concordo com tudo que foi dito por Lula, mas a renovação dos quadros em muito afastaria algumas dessas críticas e poderia ajudar sobremaneira a contra-atacar.

Romanelli

Realmente, o maior dos crimes, foi ter reelegido DILMA

e eu diria mais, ter INFESTADO o país de benefícios sem prazo de validade, um que SOBRECARREGA o ESTADO bandido e ineficiente numa ponta, e que retira renda do pobre na outra sem antes sequer lhe ofertar dos serviços prometidos.

Pior que em SP teremos até Bolsa Família pra estrangeiro (aonde já se viu isso, querem atrair mais miseráveis pra cá ? HAJA IPTU) ..isso enquanto os PASSIVOS com a nossa sociedade ainda aumentam.

Perguntem-se, o que teria acontecido se os R$ 10 bi da COPA não tivessem ido pro lixo..

..ou os BILHÕES desaparecidos com os campeões Nacionais (Broi, Eike, JBS, BROi)

..ou com os Swap Reverso, com os Silvio Santos, com os US$ 50 bi aditivados em 2 refinarias da PETROBRÁS, com os atrasos e tropeços de tudo quanto é OBRAS pública ..e olha que ainda falta a polêmica da BElo Monte, hein ?! a do fio d´água.

..ou mesmo com as decisões de afogadilho que afundaram diversos setores como a industria, usinas de açúcar e álcool, elétrica, as exportadoras etc

Verdade é que infelizmente, pelo exagero e falta de CRITICA, de humildade, as conquistas do 1o mandato de LULA desapareceram ..e os passivos ameaçam pressionar ainda mais (miséria, desemprego e recessão, violência entre eles)

Com DILMA foi-se a responsabilidade com as contas internas, externas, com prazos e metas ..sobraram querências, teimosias, experimentos, desvios e desperdícios, tipo com o MINHA CASA que priorizou imóvel pra rico e esqueceu o favelado, inflacionando TUDO a sua volta

..ou como com o estimulo insistente ao automóvel que DRENOU poupança e endividou as famílias, fora de ter entupido as vidas com subsídio até pra combustíveis.

triste ..infelizmente o verdadeiro balanço ainda esta por vir ..e não será com a constatação dum ESTADO pesado e SUGADOR de impostos, distribuidor de todo tipo de bolsa, logo, de dependência das pessoas, que a foto promete ser mais bonita

REFLITA, pq na EUROPA, um continente MUITO MAIS rico que o nosso ..porque praticamente todos os produtos frente a RENDA das famílias (e até na comparação direta com o brasileiro) são muito mais baratos (roupa, medicamento, residencia, automóvel, alimentos etc etc)??

a resposta esta, fora o cambio, no TAMANHO, na disciplina e transparência, eficiência do Estado colega ..e ISSO não tem nada a ver com ideologia hein ..mas com HONESTIDADE de caráter, e de propósito dos agentes públicos envolvidos.

    Ricardo

    Crime seria se o Aébrio tivesse se elegido.
    Ah, e aproveita pra pedir emprego no PIG, papagaio de pirata!!!

    Rafael Boschini

    Romanelli concordo com você.

    Luiz

    Como sempre, o tal Romanelli falando um monte de asneiras.
    Dilma dá de 10 x 0 em competência, bom senso, lucidez, solidariedade, sensibilidade social, honestidade tanto no Aecioporto quanto na Marina Blábláblá. Aecioporto e Marina Blábláblá representam tão-somente os interesses da Casa Grande, do grande capital nacional e estrangeiro. Só não vê quem não quer.

Julio Silveira

Mas parece que busca se arrefecer esse movimento. O Hage, que saiu a pouco, saiu afirmando que cansou de tirar leite de pedras. e que o governo aumentou a quantidade de pedras para ele trabalhar apenas com suas mãos. Que o governo dedicou a sua área um baixo orçamento, e que entregou o boné por que viu reduzida financeiramente sua pasta. Assim, não adianta criar instrumentos para dificultar seu uso, ou ainda para bradar politicamente apenas te-los feito.
Outra coisa que critico é a clara falta de controle sob os subordinados que fazem de seus postos instrumentos políticos e de politica, e palanque a serviço de partidos criando virtuosos artificiais, por conta da visibilidade que nossa midia de direita dedica àqueles que trabalham para seus interesses, sabedores de que logo poderão estar vivendo sob a bandeira de alguma representação partidária por eles apoiada. O PT precisa impor um sistema republicano de fato, que funcione para todos os lados. enquadrando aqueles que teimam jogar para as câmeras como se fossem os grupos de midia que pagam as suas contas, o que até pode ser, mas sendo assim todos os cidadão devem ter conhecimento.

Deixe seu comentário

Leia também