Lula diz que faria alianças com MDB e discorda de Stédile sobre filho de Alencar: “É uma pessoa extraordinária”; ouça trechos da entrevista

Tempo de leitura: 4 min

Acima, os trechos que o Viomundo considerou mais relevantes da entrevista de Lula à rádio Itatiaia, em Belo Horizonte

Ele já é candidato. A vela está sendo esticada. Agora começou a bater um ventinho. Elsinho Mouco, marqueteiro de Temer

O candidato dele será conhecido no início de maio, final de junho. Eu não excluo a hipótese de que o candidato dele [Temer] seja ele mesmo, mas ele não tem admitido essa possibilidade. Temos muitos pontos para ser defendidos: a reforma trabalhista, reforma do Ensino Médio, menor inflação em muitos anos. Ao meu juízo, ninguém traduz melhor isso que o presidente. Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil

O presidente reitera que toda e qualquer decisão do governo é regida exclusivamente para as reais necessidades do país. A agenda eleitoral não é nem será causa das ações do governo. Trecho de nota de Michel Temer, depois da entrevista de Lula

Nunca falei, não falo, nem tenho alçada para falar em nome do governo. E se falasse em nome do governo, não exporia as minhas ideias a respeito dos assutos perguntados, mas as do presidente. Que neste caso são diametralmente opostas às minhas. Marqueteiro de Temer, se desmentindo

O presidente Michel Temer é uma opção do MDB para ser candidato à Presidência da República se ele assim entender. Romero Jucá, senador e presidente do MDB, hoje

Da Redação

Em visita a Belo Horizonte, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, pediu a formação de uma frente de salvação nacional, que seria para “articular todas as classes sociais em torno de um projeto de país. Banqueiros e capital estrangeiro não querem um país, eles estão fora. Agora, quem quer desenvolver o país, senta na mesa. E o Lula é o único que pode articular esse espírito”, afirmou.

Na ocasião, Stédile descartou a possibilidade de Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar e herdeiro da Coteminas, integrar esta frente, por não ser nacionalista.

Em 2014, Josué disputou o cargo de senador por Minas Gerais com apoio de Lula e Dilma, mas não se elegeu.

Em agosto do ano passado, Josué disse que só aceitaria ser vice do dono da Riachuelo.

“Só aceitaria se for [um pedido] do Flávio Rocha [presidente do grupo Guararapes, da rede varejista Riachuelo]. Se ele se lançar à presidência, meu voto é dele e se me convidasse a vice eu aceitaria, mas fora isso estou 100% focado nas nossas empresas”, afirmou então, segundo o Valor Econômico.

Flávio Rocha tem uma agenda ultraliberal.

Em outubro, Lula visitou a Coteminas, em Montes Claro, em data muito especial: seu aniversário.

Em entrevista dada à rádio Itatiaia, hoje, o ex-presidente disse que Stédile talvez não conheça Josué: “É uma pessoa extraordinária”, afirmou.

Lula também defendeu alianças, inclusive com o MDB, lembrando que o partido apoia Fernando Pimentel, o governador petista de Minas Gerais.

Recentemente, o ex-presidente recebeu em São Paulo Renata e João Campos, viúva e filho do ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Eles estavam com o governador Paulo Câmara, candidato do PSB à reeleição em Pernambuco.

A visita causou tremores nos petistas pernambucanos que querem o lançamento da vereadora Marília Arraes ao governo estadual, sustentando que com o apoio de Lula ela poderia vencer no primeiro turno.

Marília é neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos (veja PS do Viomudo). Ela articula uma aliança com o Psol.

O presidente do diretório estadual do PT no estado, Bruno Ribeiro, declarou recentemente que não se fala em aliança local com o PSB, mas que está aberto a “ouvir as razões e conversar” com a direção nacional do partido.

Sobre a intervenção federal no Rio, Lula disse na entrevista de hoje que acredita que Temer é candidato:

“Temo que essa intervenção no Rio de Janeiro seja uma coisa de pirotecnia, seja uma coisa de interesse pura e simplesmente político.

O Temer sabe que o que tirou a reforma da Previdência da pauta não foi ele, nem foi a intervenção.

Foi a pesquisa da Datafolha feita há quase um mês atrás que mostrou que os deputados não votariam a aprovação da Previdência.

Eu acho, se você quer saber o que penso de verdade, que o Temer está encontrando um jeito de ser candidato à Presidência da República.

E ele achou que a segurança pública pode ser uma coisa muito importante para ele pegar um nicho de eleitores do Bolsonaro.

Como é só previsão e uma tese minha, vamos ver o que vai acontecer.

O que eles pensaram: vamos criar um outro espetáculo e criaram a intervenção no Rio de Janeiro, passando para a sociedade a ideia que agora vai acabar os problemas. E não vai acabar.

O Exército já ficou um ano na favela da Maré e quando saiu os problemas voltaram”.

PS do Viomundo: Nos comentários, a leitora Ana S. esclarece:

Marília Arraes é neta, e não filha, de Miguel Arraes [como havíamos colocado]. É filha de Marcos Arraes, enquanto que Eduardo Campos era filho de Ana Arraes. O velho patriarca teve uns 10 filhos de dois casamentos. Tudo parte integrante das oligarquias locais: tanto Marcos quanto Ana tiveram seus filhos com gente de pedigree aqui do Recife. Eduardo casou com Renata Andrade Lima, filha de um médico renomado e sobrinha da viúva de Ariano Suassuna. Aqui em Pernambuco é assim. Macondo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Espero que esse Lula, que insiste em ser tolo, e que demonstra estar padecendo de algum mal que causa falta juizo, esteja ssim só por força da idade.

lulipe

Grande novidade!! Pelo poder lula se aliaria até com Marcola ou fernandinho beira-mar. Sabem de nada inocentes!!

    leonardo-pe

    você é um imbecil midiota puro! nada fala do seu Alckmin,Temer e Doria né? engraçadinho. você não acrescenta nada aqui. inocente BURRO E MIDIOTA É VOCE com sua ignorância e midiotia pura!

Luiz Carlos P. Oliveira

Aliança com o MDB? Já não chega o que essa corja fez com a Dilma? O Lula tem que abandonar o “lulinha paz e amor”. Quanto mais longe ficar do MDB, melhor, pois esse é um dos partidos mais corruptos do Brasil. Esqueceram que ele apoiou o FHC, ficou contra o Lula e só apoiou a Dilma porque a vitória dela em 2014 era certa?

Armando

então como ficamos – LULA fazendo essas alianças, voltando aos anos 2000, Ciro com o discurso nacional-desenvolvimentista dos anos 1950/60 – ou seja o túnel do tempo – dois candidatos do centro, centro, centro – nada de futuro no horizonte – Ciro quer a regulação da mídia pelo controle remoto – os jovens conhecem e muito o youtube – LULA fazendo média com o Exército e a intervenção no RJ – discursos com a idade dos candidatos – bom é poder ler e escutar muito bem o que cada um tem a dizer – assim se ganha ou perde, o voto

assim falou golbery

essa gente tem que aprender que não há vergonha em se fazer aliança política com o diabo que for, pois vergonha é não ganhar

    Armando

    eu voto para expressar o que penso – é o candidato que perde ou ganha uma eleição – o Golbery e o seu criador, o Geisel estão mortos e sepultados – que sejam esquecidos

ana s.

Marília Arraes é neta, e não filha, de Miguel Arraes. É filha de Marcos Arraes, enquanto que Eduardo Campos era filho de Ana Arraes. O velho patriarca teve uns 10 filhos de dois casamentos. Tudo parte integrante das oligarquias locais: tanto Marcos quanto Ana tiveram seus filhos com gente de pedigree aqui do Recife. Eduardo casou com Renata Andrade Lima, filha de um médico renomado e sobrinha da viúva de Ariano Suassuna. Aqui em Pernambuco é assim. Macondo.

Quanto ao tal de Josué, tô fora!

Deixe seu comentário

Leia também