Luis Nassif: Dilma, retrocesso inédito

Tempo de leitura: 3 min

O abandono da base política

por Luis Nassif, no seu blog

Não estão claros, ainda, os movimentos políticos da presidenta Dilma Rousseff.

Em breve ela começará a enfrentar uma oposição inédita das centrais sindicais. O afastamento da Força Sindical é apenas um primeiro sinal. O sinal mais preocupante será da CUT e dos sindicatos filiados a ela. A continuar a dinâmica política atual, é questão de tempo.

Começou com estranhamento, em função da aproximação de Dilma de seus antigos adversários. Continuou com mágoas, pelo que consideram falta de atenção continuada. E está transbordando para raiva.

Um preço que o governo Dilma estará pagando de graça.

Movimentos iniciais

Ela foi eleita por uma base de apoio dos sindicatos, movimentos sociais, blogosfera, base criada por Lula e ampliada pela adesão de grandes grupos e da classe média satisfeita com os rumos da economia.

Teve por adversários, ferozes, o tea party de José Serra, a chamada opinião pública midiática, embalados pela velha mídia, manipulando preconceitos, espalhando boatos, recorrendo a um denuncismo inédito na moderna história política brasileira – similar ao modelo Rupert Murdoch.

Foi uma guerra épica, que deixou mortos e feridos de lado a lado.

Eleita, tendo a maior base de apoio parlamentar que um presidente já dispôs, tratou de se aproximar dos adversários e de reduzir a fervura política – no que agiu corretamente. Tem que investir em ser a presidente de todos os brasileiros.

Aí avançou o sinal.

Para mostrar que não era a “terrível” Dilma retratada pela mídia, afastou-se dos sindicatos. O Plano Brasil Maior, lançado ontem, conseguiu apresentar um pacto de competitividade do qual as centrais sindicais sequer participaram.

É um retrocesso inédito. Nem Fernando Collor foi tão longe. Com toda resistência que provocava nos trabalhadores, ensaiou o primeiro pacto produtivo da história brasileira, com as câmaras setoriais da indústria automobilística, conduzidas pela Ministra Dorothea Werneck. Lá, pela primeira vez – vindo de um governo ferozmente liberalizante – se concluía que a preservação da produção nacional era de interesse direto de empresários e trabalhadores.

A detente abriu espaço para programas de qualidade, para diversos pactos ao longo dos anos 90 que modernizaram as relações trabalhistas no país.

Denúncias e denuncismo

Dilma não apenas se distanciou dos sindicatos, mas passou a endossar denúncias da velha mídia.

É evidente que denúncias fundamentadas precisam ser apuradas e as distorções resolvidas. Mas há maneiras e maneiras. Há informações de investigações em curso na Polícia Federal que justificariam a razia ocorrida no Ministério dos Transportes. Em vez de uma ação objetiva, discreta e fulminante – que carcaterizaria uma vitória do governo – permitiu-se um show midiático que vai estimular a volta do denuncismo.

A lógica é simples. As denúncias fazem as primeiras vítimas – mas num alarido que pega gregos e troianos nas mesmas acusações. Depois, abre espaço para o festival de mágoas dos demitidos. O ápice de uma denúncia midiática é a demissão do acusado. O jornalismo brasiliense vive em função de dois sonhos: derrubar autoridades (primeiro secretários, depois ministros até o auge de presidentes) e pacotes econômicos.

Ontem o Jornal Nacional dedicou maior tempo ao desabafo do ex-Ministro Alfredo Nascimento do que ao Plano Brasil Maior. Na sua última edição, Veja abriu amplo espaço a um sujeito demitido da Conab por corrupção explícita, para que pudesse “denunciar” seus colegas que o demitiram, sem a necessidade de apresentar provas. Época enceta uma campanha contra a Agência Nacional de Petróleo em cima de informações que lhe foram passadas pela própria ANP dois anos atrás.

A comunicação do governo está restrita ao mundo das sucursais brasilienses; os contatos de Dilma com o mundo das associações empresariais – que tem e devem ser consultadas, mas não com exclusividade.

O que parecia um movimento tático – de se aproximar dos adversários e diminuir a fervura – a cada dia que passa ganha contorno de mudança estrutural do leque de alianças. Correta ou não, é essa a percepção cada vez mais forte em setores sindicais e do leque de aliados da campanha de 2010.

Lula costumava caçoar da ingenuidade do “Palocinho” (como o chamava), que sempre acreditava que ganharia o título de sócio remido do clube principal.

No final do ano passado, Palocci garantiu a Lula que Veja estaria preparando uma edição finalmente reconhecendo os méritos de seu governo. Na semana anunciada, a capa em todas as bancas: “O governo mais corrupto da história”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JOSE DANTAS

As centrais sindicais precisam de independência para que defendam os trabalhadores tanto quanto o governo depende dessa independência para governar em benefício de todos.
A Dilma não pode ficar a mercê de ninguém a não ser da verdade. Se a denúncia é apontada tem que ser apurada venha de onde vier e doa a quem doer.
Acredito que esse seja o desejo da maioria dos brasileiros e o descontentamento será proporcional ao tamanho do mar de lama que acompanha o Brasil ao longo de sua história.
A mídia é adversária, tendenciosa e tem interesses que não batem com os da maioria, porém ao apontar metade dos descaminhos existentes no País já levanta boa parte do tapete que encobre as falcatruas do poder em todos os níveis.
Quem sabe um dia a midia não mude de lado e vire o tapete de vez?
A midia não tem muita vocação para jejum e o povo não parece disposto a conduzir o País ao retrocesso.
Tudo é possível quando se usa o $ no lugar do S.

luiz pinheiro

Discordo do Nassif. Não é a Dilma que está se afastando da Força Sindical. É a FS que está se vendendo ao candidato do neoliberalismo em 2014, Aécio Neves.
Também não acredito que a CUT vá se afastar da Dilma. A CUT é e deve ser autônoma, mas sabe da importancia desse governo.
Os trabalhadores sabem o quanto Lula e Dilma fizeram e fazem pelo emprego, pelos salários, pelo nosso desenvolvimento economico e social.
Aquela massa falida de 2002 está se transformando claramente num país de verdade.

Carlos Lima

Não vejo mais na Dilma uma aliada, vejo uma presidenta ávida a ser reconhecida pelos jornalões, ela quer ser celebridade da direita, uma espécie de camaleão, uma Gillette, uma faca de dois gumes, isso nunca deu certo e nunca vai da certo, talvez ela não tenha passado o que passamos na sua campanha, justamente por apoiá-la, parece que ela quer devolver o Brasil para o escrúpulo. Não acredito mais na sua genialidade guerrilheira, acredito numa simplória que estava no lugar errado na hora errada. Sinto vergonha do voto que dei, simplesmente isso, sinto vergonha de ter saído as falas com adversários na campanha da presidenta, para defendê-la, simplesmente não valeu a pena. Ela já aderiu e acho que não tem mais volta. "Era bom demais para agente acreditar". Estamos voltando a ser lixo novamente pelas mãos dos catadores que nós reciclamos e tiramos da sarjeta política e acolhemos nos palácios, que pena, o poder subiu a mente. Os pobres dão o voto e os ricos afagam o ego e os governantes deleitam. Que pena.

Marcelo de Matos

A campanha pela sucessão presidencial já está posta. Não há nada de mais no fato do blogueiro tal ou qual apoiar Aécio Neves, mesmo que seja blogueiro renomado, como Nassif e PHA. O que acho interessante é a sinceridade. A Folha de São Paulo declarou que é de oposição e abriu espaço para Aécio escrever às segundas-feiras. O ruim é quando o blogueiro ou comentarista de tendência Psol ou Pstu fica tucanamente em cima do muro. É melhor declarar logo o voto. Não me venham bancar os arrependidos – Eu votei na Dilma mas estou decepcionado… Chega de síndrome de Regina Duarte.

    Augusto

    A gente pode votar pra tentar o mal maior, não significa que tenha o apoio ou que acreditemos que ela seja realmente de esquerda. Sem dúvida, a Dilma está indo mais à direita do que estava o Lula!

Charles

Central Sindical tem que dialogar com o Governo, não tem que ser "parceira". O dito "afastamento" de Dilma pode ser ótimo para o país, para que as Centrais possam agir de maneira independente, pensando no coletivo de trabalhadores que representa e não nos benefícios que podem ter do Governo. Dilma pode ter ajudado a ressucitar o movimento sindical do Brasil.

Muito Obrigado, presidenta!

Eugênio

Pois é, o Plano Nacional de Banda larga do Paulo Bastardo. A Lei de Mídia e a Revisão da Lei da Anistia do Nelson Johnbim denunciam e esclarecem tudo isso. Sem contar outras e outras…

Marcos Araújo

Acho que ela está se afastando na medida certa.
Nosso querido Lula é que estava próximo demais das centrais, daí dos desmandos.
Avaliando os 7 primeiros meses do governo Dilma, a impressão que tenho é que ela assumiu para consertar os 8 anos de Lula. Pra dizer NÃO a muita gente folgada, mas nada que assuste muito.

O_Brasileiro

Nassif está sendo otimista. As perspectivas não são nada boas.
O governo Lula começou a repor as perdas salariais do funcionalismo público, massacrado por FHC.
O governo Dilma quer congelar por anos os salários dos servidores públicos e ao mesmo tempo o STF planeja reajuste de 15% nos salários dos ministros. E é baseado nestes que são feitos os reajustes dos políticos com mandato e dos marajás do serviço público. Ou seja, vai haver um aprofundamento das desigualdades salariais e as centrais sindicais serão inevitavelmente levadas a se colocar contra o governo. O PT que não é mais PT vai sentir um gosto amargo de ter os trabalhadores contra si.
O governo Dilma, como está, segue fazendo campanha para Aécio Neves em 2014. Se continuar assim, ele ganhará fácil, fácil. Nem precisará perseguir tantos jornalistas…

duarte

O problema é que Dilma morre de medo de sindicato, mas ela está errada? Talvez por não ter uma visão mais aberta e democrática, ou então achar que sindicado somente tem "bandido", aliás delubio e silvinho vieram de onde? O que ela poderia fazer é tornar todas as práticas de sua gestão com uma visão técnica e não empirista e menos política, sem cair no tecnicismo cínico. Acredito que, dentro das centrais sindicais, tenham pessoas que contribuam com seu governo.

Eduardo

No final das contas o texto do Nassif começa falando uma coisa e termina falando outra. Não sei em que medida é um retrocesso o esforço do governo em industrializar o país. 20% de desoneração e um imposto criado sobre os lucros, que vão girar em torno de 1,5% a 2,5%. Qual o problema nisso? O problema, segundo os críticos, é o temor de uma quebra na Previdência Social.
Acho pouco provável, a arrecadação da Previdência Social vai cair em 25 bilhões, mais ou menos. Segundo reportagem do Brasil Atural , 'Os efeitos de desonerar em 20% o custo da folha de trabalho para Previdência dependem de como isso será compensado pelo tributo sobre faturamento', avalia o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio. 'Ninguém tem certeza exatamente se ganha ou não com isso, pondera".

A questão central é que de fato é um projeto piloto, ele tem que resultar em geração de empregos, sobrevida para os setores mais prejudicados pela liquidez do dólar, e como não poderia deixar de ser, A ABUSIVA taxa de juros. Creio que o maior problema do governo foi ter demorado demais para tais iniciativas; segundo lugar, o problema maior são as medidas ortodoxas em relação ao COPOM e taxa de juros, terrivelmente abusivas e que é constantemente criticada por economistas heterodoxos, inclusive alguém do porte da Maria C. Tavares.

Hermínio Voss

É só dar uns cargos para meia dúzia de dirijentes cindicais e liberar umas verbas para umas ONG's de fachada dessa turma que tudo fica bem.
Foi assim que Lula fez com a UNE, com o MST e outros movimento$ $ociai$.
O Nassif tá reclamando do que, se o BNDES foi pai, mãe e padrinho para ele?
Será que quer mais ainda?

    Edfg.

    Receita de bolo, não falha. É só seguir suas recomendações.

Calves

Senhores navegantes, lamento profundamente a postura equivocada desse Blog Viomundo perante a conjuntura política e econômica pela qual passamos. Sinto pelo conjunto de artigos publicados que o Blog concluiu que o Governo Dilma abandonou as bases sociais e suas necessidades.

O Plano Brasil Maior é da maior importância para o momento que o Brasil vive e, no entanto, o Blog não o divulga, não o analisa.

Para quem quiser saber mais sobre o Brasil Maior recomendo o Blog Tijolaçõ do deputado Brizola Neto: http://www.tijolaco.com/estadao-desmonta-coluna-d

    Augusto

    Há sempre aqueles que não querem enxergar a realidade. Dilma já privatizou aerportos, não baixa os juros estratosféricos e faz algum tempo já tem tomado decisões contra os trabalhadores. Ora, as próximas eleições de 2014 chegarão logo. Votei no PT no segundo turno não por acreditar e pensar que a candidata Dilma era a melhor das opções, mas sim o fiz pelo medo de o candidato tucano ganhar. Moro em SP e sei como é o governo deles e sei também como eles podem destruir o Brasil facilmente, assim como têm sucateado SP… Só não enxerga quem quer. Onde está o investimento na educação, reforma agrária? Não, nada disso. Comemos comida envenenada por causa desse setor do agronegócio que só visa o lucro, enquanto isso a população fica à mingua. E o governo distribuindo mais de 200 bilhões por ano para pagar os juros da dívida.
    Não quero nem saber, se os tucanos ganharem na próxima eleição, será uma tragédia, mas o meu voto, o PT já não terá. Votarei na oposição de verdade.

    Marcelo de Matos

    De fato, há os que não querem enxergar a realidade. Há, também, pessoas de amplo descortino, que têm olhos de lince para enxergar tudo. Você declarou que não vota no PT. Pois bem, o playboy Aécio estará na parada. Atualmente, ele escreve na Folha de São Paulo às segundas. Não deixei de ler seu próximo artigo e boa sorte nas próximas eleições. Se não assina a Folha, o blog do Nassif resolve.

    Marcelo de Matos

    Ia esquecendo de dizer: você disse que a Dilma não baixa os "juros estratosféricos". Você já leu a "Carta aos Brasileiros", assinada pelo Lula? Lá está dito, para quem costuma ver longe, inclusive nas entrelinhas, que quem fixa juros são os órgãos da "sociedade civil", que para os autores da carta inclui as entidades financeiras como febraban, ou fenaban (sei lá) e suas aliadas, como Fiesp e quetais. Não cabe ao Poder Executivo fixar juros. O Nassif disse o contrário?

    Maria 1

    Concordo, Calves. Nos blogs ditos progressistas, a divulgação e análise do Plano Brasil Maior foi de pífia a inexistente. A postura dessa blogosfera (com exceções) está esquisita. Não raro, tenho a impressão de que titulares de blogs (não todos, claro), tinham um plano de governo, cujos projetos, independente de estarem ou não incluídos no programa da Presidente Dilma,deveriam ser implementados de imediato e tal qual imaginaram, tudo em razão do apoio à sua candidatura. Frustrada tal expectativa, paulada no governo. E do jeito que o diabo gosta. Lamentável.

herlan

To achando um exagero isso tudo…A Dilma em breve vai voltar a dialogar com as Centrais sindicais.

Jose Carlos Campos

Segundo se deduz do artigo muito bem fundamentado do Nassif, na minha opinião a presidente Dilma estaria dando uma guinada à direita. Vendendo a alma ao diabo. Começando a fazer o que Obama está fazendo nos EUA desde o início do governo dele, se curvando aos republicanos para conseguir migalhas. Como afirma o Nassif só o tempo para confirmar essas suspeitas. EU SÓ ESPERO SINCERAMENTE que a presidente Dilma não faça um governo para o PIG E AS ELITES BRASILEIRAS. Seria a maior decepção para o povo brasileiro. Espero que seja somente uma manobra, um despistamento, pois JAMAIS, EM TEMPO ALGUM poderemos confiar um segundo só que seja no PIG e nas elites brasileiras retrogradas.

Marcelo de Matos

A campanha de Aécio Neves começou na blogosfera. Já tinha começado na Folha de São Paulo, que abre espaço para o playboy escrever às segundas. A adesão do mineiro Nassif era favas contadas, mas, e os outros integrantes da “blogosfera progressista” que apoiaram Dilma? Só o Miguel do Rosário (que está sumido), do Óleo do Diabo, continua fiel. Por que se agastaram tanto esses jovens talentos? Esperavam de Dilma uma revolução? Voltemos ao Nassif. Ele ainda dá plantão na TV Brasil? Quando saiu da TV Cultura andou atirando contra a antiga empregadora, não sei agora. Diz o financista: “O Plano Brasil Maior, lançado ontem, conseguiu apresentar um pacto de competitividade do qual as centrais sindicais sequer participaram.” Desde quando Nassif defende o interesse das centrais sindicais? Como consultor ele defende o interesse de grupos empresariais. Nessa complicada questão da defesa de grupos empresariais brasileiros contra os efeitos da abertura comercial, em que podem contribuir as centrais sindicais?

    Elizabeth

    Verdade! Eu também percebi também o desdém do Nassif com “O Plano Brasil Maior," ele errou no básico… Tratou o "plano” como fosse "programa"… Se liga Nassif , o "Brasil maior" não é um programa fechado" É um PLANO ABERTO para irem aportando idéias junto com trabalhadores, empresários e governo!! Nassif tem que ler o plano de novo… No site do Brasil maior diz que vais ser um constante de idéias e medidas para ajudar a industrialização no Brasil em CONSTANTE diálogo com a sociedade!!

    Marcelo de Matos

    É claro que as boas idéias são sempre benvindas (com ou sem hífen), venham de intelectuais, economistas ou trabalhadores. Não vejo tanta necessidade em ouvir as centrais sindicais em uma questão que afeta segmentos econômicos atingidos pela abertura comercial. Não só a China, mas Paquistão, Indonésia e até a Colômbia dominam hoje o comércio de meias, por exemplo. O governo precisa estudar medidas para garantir a sobrevivência desse setor. O que acho absurdo é pensar que a federação dos quitandeiros tem de ser ouvida em um simpósio sobre o fungo no mamão papaya.

    Douglas O. Tôrres

    O problema é as centrais foram convidadas depois,tinha que haver um diálogo antes,para evitar mal entendidos como voçe esta dando a entender.Como a presidente não vem dialogando desde que assumiu com os sindicatos,logo criou desconfianças,perdeu crédito.A culpa não é do Hassif,nem das centrais,sim do governo que não tem dialogado com a sua base,esta é a sintese da analise,este fato dos sindicatos foi só um gancho para mostrar que a situação é séria.O Azenha,o Eduardo Guimarães ,o Rodrigo Vianna e a Maria Frô já vem alertando há muito sobre esta situação,depois do Nassif,o ultimo grande blogueiro a defender a presidente é só o PHA,mas por quanto Tempo?

    Augusto

    Enxerga a realidade quem quer e pode. Ora, o que a Dilma tem feito pelos trabalhadores? Na política cultura, anda defendendo o interesse do empresariado (acabou com a ministra, a irmã do chico buarque). O que tem feito para melhorar a educação básica do brasileiro pobre? Criar empregos o Lula já deu o molde que ela segue, mas de fato ela tem se distanciado das centrais sindicais sim. Com certeza, perderá votos. Já perdeu o meu. Quando votei nela, já sabia que era uma incógnita. Mas agora já vejo que ela sim está cada vez à direita. Não me decepciono, pois nunca criei expectativas com esse governo. Ah, digo, desde já, que não sou tucano. Sou de esquerda, desde que nasci. Fico p#¨%* da vida quando as pessoas não aceitam opiniões e comentários somente porque são divergentes. Ora, a verdade tem que ser dita. A blogosfera é livre para que possamos manifestar nossas opiniões (pelo menos aqui, acredito que sim. No blog do conversaafiada, opiniões discordantes geralmente são censuradas!).

Elizabeth

Ah tá!!! Luis Nassif anda muito estranho…Ressentimento os sindicatos ?!! Eu sei o que eu penso dos sindicatos… eles fizeram apostas erradas por isso esvaziaram politicamente!! Sei… Não é de hoje que percebo este tom desfeita com a Dilma do Nassif… Dilma JOGA é Xadrez… ela tem conseguido muito aliados políticos… O problema é ciúme de a achar que ela tem de frente com a Mídia… A população não leva a serio Folha, estadão Globo e etc..
Um sinal disso é pesquisa do IBOPE que esta para sair… DILMA subindo mais ainda nas pesquisas… No fundo é um grande ciúme de ver Dilma fazer diferente de TODOS tanto de esquerda como os de direita!!

    Elizabeth

    Dilma tem dialogado o tempo com os trabalhadores… Ninguém acompanha agenda da presidenta no blog do planalto,não?!! Ontem mesmo ela se encontrou com QUATRO sindicatos… Nassif,esta enganado ou mal intencionado!! Ele esta ressentido porque a "grobo" e a "Foia"Veias" da vida por dar destaque demais a Dilma! Como Dilma colaborasse com a mídia!! Eu hein?!!

FARPA

Se a Dilma comer na mão do PIG não termina o seu mandato. Agora, tem um detalhe fundamental, se derrubarem a Presidenta, derrubam o Brasil. È preciso ser muito ingênuo para acreditar que um golpe não levaria a uma reação com consequências completamente imprevísiveis, onde o caos e a violência incontrolável seria um fato. Será que os ricos e poderosos farão essa aposta do tudo ou nada?

    leandro

    Pra que? Nunca teve tão bom para os ricos e poderosos. Os bancos nunca lucraram tanto, as industrias tão arrancando do governo uma issenção boa e as leis trabalhistas estão para serem mudadas em nome da competividade das nossas industrias. A margem de lucro dos importadores (um carrinho chines dá mais de 100% de lucro com todas as taxas pagas) permite queimar muita gordura e continuar forçando a barra e as industrias vão pedir mais com a ameaça de demissão. Para que os poderosos vão brigar, isso é jogo de cena para arrancar mais de um governo sem força politica e refem de uma taxa de juros que dá um lucro fantástico aos bancos e que não pode baixar para não explodir a inflação.

MataTrolls

Vai lá, Trollzada. Deita e rola.

Deixe seu comentário

Leia também