Luis Carlos da Silva: Que pesos Erundina suportará na cacunda?

Tempo de leitura: < 1 min

marina e erundina

De Simão Pedro a Erundina

do Facebook de Luis Carlos da Silva*

Eis que, materialista convicto, recorro mais uma vez a um relato cristão.

Simão Pedro, diante dos algozes de Cristo, negou – por três vezes – conhecê-lo.

Erundina, há dois anos, negou Haddad de forma cabal: comunicou, pela imprensa, que recuaria de ser vice do petista, porque ele teria o apoio do Maluf. Certo ou errado, havia ali um grânulo de coerência. Sua trajetória pessoal fora construída em embate contra o malufismo. Hoje, o decadente malufismo vive seu estertores e não tem nenhuma influência na prefeitura de SP.

Agora, Erundina assume a campanha de Marina, a quem já fez duras críticas (que, inclusive, circulam em vídeo na internet). E ainda vai levar, na cacunda, uma aliança com Alckmin em São Paulo. Aqui, diferentemente, do episódio com Maluf, a história é outra. Ou melhor, a tragédia.

Se Maluf era pesado (e era), imagine Marina/Alckmin. Somando Bornhausen, Heráclito Fortes e o ITAU, qual o peso que sustentará a nossa ex-ícone da luta pela regulação da mídia?

Simão Pedro tinha sua vida ameaçada. Fica a dúvida se deveria ter agido daquela forma. E ela?

* Luis Carlos da Silva é sociólogo e assessor do bloco Minas Sem Censura

Leia também:

Altamiro Borges: Vai ter foto da Marina com Heráclito e Bornhausen?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vicente Chicoli

Sempre votei em Erundina por sua posição de esquerda, e pela luta pelos Direitos Humanos.Hoje me sinto frustado pela sua posição de apoio a Marina Silva.

abolicionista

Erundina perdeu meu respeito, conheci-a pessoalmente e tive a impressão de que possuía uma visão política íntegra porém limitada. Considero-a a melhor prefeita que São Paulo já teve. Contudo, nunca esperei dela uma aliança tão espúria. Erundina está chafurdando com a súcia financista, jogando na lama, na latrina mesmo, o seu passado honrado. A troco de quê? De migalhas que o mercado atira aos seus cães. Erundina, por mais que a ração seja atraente, essa coleira nunca mais sairá do seu pescoço…

jorge

francisco niteroi.
voce realmente detonou uma bomba atômica.
sonegação fiscal em larga escala é tão nociva quanto corrupção.

mineiro

uma tonelada é pouco para essa traidora e seu partido vendido da elite. é o peso pode ficar mais pesado ainda si tem um “si” tem um si entre aspas primeiro. se caso essa lacraia maldita vencer essas eleiçoes e entregar o poder nas maos da elite , ai sim ela vai sentir o peso nas costas de uma traiçao ,ela e seu partido. se ta junto é porque defende o seu candidato e se compactua com o que ele é de verdade.

Atuante

Eu acho que Lula é o sensato sempre. A coisa está tão mórbida que só vai melhorar se a juventude esperta entrar no jogo da política e estudar muito, mas muito a questão.

Já não se pode esperar tanto das lideranças conhecidas.É só decepção e pressa de chegar.Só ódio e ressentimento.

Se há um lugar onde não cabe ressentimento é na política.

Romanelli

quem falou que o MALUFISMO não tem nenhuma influência ou PODER na PMSP ?

oras ..eita gente desinformada !!!

Antonio Pereira

É muito estranha essa aliança entre os antigos socialistas(PSB) e a representante dos banqueiros(Marina), uma coisa é certa os dirigentes do PSB enterraram solenemente todos os princípios socialistas que um dia defenderam. Para a Marina que não possui personalidade ou identidade politica, vale qualquer coisa para chegar ao poder, passa por cima da cabeça de qualquer um, faz o jogo do que existe de pior na sociedade que são os arqui-conservadores. A Erundina é uma decepção total. No final das contas o PT ganhou muito com a saida desse pessoal.
Nesta eleição sou mais Dilma do que nunca, qualquer outro candidato é um retrocesso medieval.

Fernandes

Erundina está prestes a jogar sua biografia na lixeira da história.

jorge

eu gosto da Erundina, mas ela foi extremamente incoerente. Assim como foi incoerente a Marina Silva. Espero que elas duas e seus seguidores deixem de criticar Lula e o PT de agora em diante no que diz respeito à política de alianças com setores da direita.

jesu

PT (partido dos trabalhadores ) LULA E DILMA.

PSB (partido do spread bancário ) MARINA E NECA SETÚBAL.

PSDB ( sem comentário ) FHC,SERRA,AÉCIO.

Precisa desenhar? DILMA 2014, junto com LULA e o povo brasileiro que
nunca desistirá de um BRASIL mais justo!

tiao

Admirava tanto esta senhora… Que pena!

Julio Silveira

Sempre acreditei que o pragmatismo é a expressão utilizada para a degradação moral e ética, o fim da ideologia e da moral sentimental que se acentua sobre os ideais. Fui contra essa fraqueza petista e me entristeço a cada vitoriosa fisgada conservadora sobre os últimos bastiões da dignidade política em nosso país. Que fica cada vez mais politicamente assemelhado, e o pior, com o pior, com o que deveria ser modificado. É uma real tristeza que me atinge para covardes insensiveis pode parecer contradição.

ricardo silveira

tá.

Urbano

A eraumdia está mais para a ‘Sancho Pança’ da czarina silva. E a cumade fulorzinha? Ao que parece, sucumbiu de vez. É… a burrice já enterrou de qualquer forma muita gente…

edir

Gastei sola de sapato e amassei muito barro na periferia de SP, quando Erundina era candidata a prefeita da capital. Numa reparticäo pública, estadual, onde eu trabalhava, éramos oito “funcionários”, dois deles e eu concursados, os demais com alto cargo comissionandos. Nós três concursados éramos Erundina, os demais colegas eram, Maluf e Serra naquela eleicäo.
Ai meu Deus ! quanto fui chateada por eles. Quantas piadas de mau gosto eu ouvia por ser eleitora de Erundina. Mas nos finais de semana estava eu lá fiel a distribuir santinho e conversando com os moradores. Erunda eleita , o calvário continuou, pois os colegas näo davam trégua, qualquer vacilo de Erundina, estava eu lá na reparticäo aguentando as críticas e até xingamentos. Hoje eu digo , tem político que näo tem respeito pelos seus militantes. Näo tem respeito por aqueles que saem em busca de votos , falando com as pessoas e até ouvindo chingo quando bate palma num portäo para falar com o dono ou a dona da cas sobre voto. Erundina realmente me decepcionou. Ainda bem que nunca mais votei nela depois que foi para o PSB.

ricardo silveira

Acho que chegou a hora de Erundina voltar para o lugar de onde nunca devia ter saído. Se ela presa a postura ética, a coerência e a luta por democracia e justiça social, o lugar onde se meteu, claramente, não é o dela.

Lukas

Lulista cobrando pragmatismo dos adversários não é engraçado, é cara de pau mesmo…

    Fernandes

    Ela cobrou na última eleição. Abandonou hadad por causa do Maluf. Seria coerente ela fazer o mesmo agora com a marina.

marco

! ! ! ! ! ! Por que!

Julio Silveira

É realmente uma pena que a Erundina esteja “evoluindo” ficando pragmática.

Amaro Doce

Discussão tola sobre quem recebeu este ou aquele apoio indesejado.

O que eu procuro saber é sobre o programa de Aécio e de Marina para o Brasil nessa eleição. O programa da Dilma eu já conheço: ela simplesmente vai dar continuidade ao que vem fazendo com muita habilidade e com uma visão extraordinária de mundo. E por isso eu vou votar nela e o meu vota já está cristalizado.

Outra coisa: o Brasil não são os Estados Unidos, mas a vitória da Dilma extrapola em muito em importância os limites do território brasileiro. Eu diria que é importantíssima para os países sul americanos e para o mundo inteiro no momento atual. Sim, para as iniciativas de paz que um país como o Brasil poderá defender no concerto das grandes nações num futuro próximo, num mundo dominado pela violência das guerras e ameaçado mais do que nunca por uma terceira guerra mundial. O Brasil não é nenhum anão diplomático, como disseram, e depois pediram desculpas, os israelenses. Mas provavelmente se tornará um anão insignificante com a vitória desta oposição subserviente que nós conhecemos com a palma da mão.

O problema é que os psicólogos tem razão ao afirmarem que é muito difícil encontrarmos um sádico que cultiva o ódio sem que o mesmo tenha uma grande tendência para o masoquismo. E o sadomasoquismo é a grande tabelinha desse nosso tempo de manipulação extremada dos meios de comunicação. Nessa guerra, onde a mentira chega primeiro e se consolida pela falta de curiosidade das pessoas pela verdade factual, não há saída para a vida.

Nada me faz mudar a visão que eu tenho dos governos Lula-Dilma: com todas as suas limitações foram os melhores e mais éticos em todos os tempos da minha existência. A crítica feita por Lula neste momento (de uma mídia política) já deveria ter sido feita há muito tempo. Há muito tempo que já deveria ter sido criada uma lei dos médios.

FrancoAtirador

.
.
ADEUS, CYBELE!

O CIRCO
(http://abre.ai/sidney_miller)

Por QUARTETO EM CY [Cylene, Cynara, Cybele e Cyva]

Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade

Corre, corre, minha gente
Que é preciso ser esperto
Quem quiser que vá na frente,
Vê melhor quem vê de perto
Mas no meio da folia,
Noite alta, céu aberto
Sopra o vento que protesta,
Cai no teto, rompe a lona
Pra que a lua de carona
Também possa ver a festa

Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade

Bem me lembro o trapezista
Que mortal era seu salto
Balançando lá no alto
Parecia de brinquedo
Mas fazia tanto medo
Que o Zezinho do Trombone
De renome consagrado
Esquecia o próprio nome
E abraçava o microfone
Pra tocar o seu dobrado

Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade

Faço versos pro palhaço
Que na vida já foi tudo
Foi soldado, carpinteiro,
Seresteiro e vagabundo
Sem juízo e sem juízo
Fez feliz a todo mundo
Mas no fundo não sabia
Que em seu rosto coloria
Todo encanto do sorriso
Que seu povo não sorria

Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade

De chicote e cara feia
Domador fica mais forte
Meia volta, volta e meia,
Meia vida, meia morte
Terminando seu batente
De repente a fera some
Domador que era valente
Noutras feras se consome
Seu amor indiferente,
Sua vida e sua fome

Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade

Fala o fole da sanfona,
Fala a flauta pequenina
Que o melhor vai vir agora
Que desponta a bailarina
Que o seu corpo é de senhora,
Que seu rosto é de menina
Quem chorava já não chora,
Quem cantava desafina
Porque a dança só termina
Quando a noite for embora

Vai, vai, vai terminar a brincadeira
Que a charanga tocou a noite inteira
Morre o circo, renasce na lembrança
Foi-se embora e eu ainda era criança

(http://abre.ai/de-marre_de_cy)
(http://abre.ai/quarteto_em_cy)
(http://www.youtube.com/watch?v=XQV4AiafZcg)
.
.

wilson

Já sei qual vai ser a desculpa: Que o muro de Berlim já caiu!!!!

Edgar Rocha

As contradições no jogo político feito por Marina e Erundina são mais do que evidentes. Não pretendo votar nela pelo mesmo motivo que me fez frustrar expectativas diante do PT e de Lula. Avalio que este pragmatismo entrava qualquer avanço real no que se refere aos princípios que regem a sociedade e nos atingem cotidianamente: o da ética, da cidadania plena, patriotismo no sentido de respeito real às instituições e à coisa pública, eficiência na aplicação dos projetos sociais, contraponto à corrupção generalizada, combate à cooptação pela força e afirmação da incivilidade como força política a ser contemplada.
Mas, convenhamos, contradição maior é agora o PT exigir purismo ou coerência absoluta de adversários advindos de suas entranhas e cuja defesa de valores fora rechaçada em nome da governabilidade e do pragmatismo que sustentaram o Governo Lula e Dilma nestes doze anos. Se o PT sempre deu de ombros a estas coisas em nome da aplicação de projetos e ‘causas’ muito maiores, como se atreve a cobrar de suas crias o lugar eterno no limbo do jogo politico e de eternos derrotados? Lugar este recusado por Lula desde sua primeira campanha vitoriosa, diga-se. Agora é tarde pra ser o PSDB da História e ficar cobrando ‘coerência’ que não tem. Fica feio agir como Serras-da-vida. Ficava mais bonito se criticassem a inconscistência dos projetos de governo da Marina, as posturas que podem levar a um avanço ainda maior da direita-base-de-apoio sobre as parcas conquistas sociais e a despeito de leis que as defendem (lembro-me do caso Feliciano… cagada total contra os movimentos sociais, minorias e o Estado laico). Até porque, numa improvável hecatombe eleitoral, o PT apoiaria Marina ou Aécio? E dá-lhe contradição!

    Edgar Rocha

    Inconsistência… me perdoem pelos erros e pela gramática. Não me canso de pedir desculpas sou péssimo digitador e a pressa em enviar a mensagem antes de cair a conexão me impedem de reler.

    Edgar Rocha

    Inconsistência… me perdoem pelos erros e pela gramática. Não me canso de pedir desculpas, sou péssimo digitador e a pressa em enviar a mensagem antes de cair a conexão me impedem de reler.

    Maria Izabel L Silva

    Pois é meu caro Edgar. O mundo dá tantas voltas … e agora chegou a nossa vez de cobrar, da mesma forma que fomos cobrados. Na mesma moeda. Quem é que esta se apresentando como o “novo” ou uma nova forma de fazer politica? É a Dilma e o Lula? Não. Estes são velhos conhecidos. Quem se apresenta como novidade é a Sacerdotisa da Sustentabilidade Sustentável. Ela diz representar o “novo”. Ai a gente vai atrás do “novo” e o que a gente encontra? O Heráclito, o Bornhause, os usineiros do jatinho clandestino que despencou com o Eduardo Campos, o Itau, os juros escorchantes, o agronegócio … Tá todo mundo lá. O choque de “jestão” joga os trabalhadores na merda em 2015, mas depois o pais volta a crescer. Esse é o discurso do “novo” de mãos dadas com o mercado. Essa filme eu já vi, e não gostei.

    Edgar Rocha

    É isto, Maria Izabel. Agora, me diga: Dilma carrega o fardo destas contradições, Marina, se quiser vencer terá que engolir os mesmos sapos, Aécio, Deus me livre e guarde, Eduardo Jorge, embora o conheça pessoalmente e saiba que é um grande ser humano e um grande político, tenho consciência de que nada disso pode nos dar certezas dentro de um PV que nunca olhou pra outros problemas senão o do pé de repolho transgênico nascendo em seu umbigo (me perdoem os pevistas, mas ecologia deveria levar em conta muito mais o fator humano, sobretudo no tocante a ocupação de espaço, saúde, habitação, etc. Nada disto aparece como projeto político. Apenas pano de fundo.). Acho que a verdeira política tem mais é que pairar acima do jogo eleitoral e nos subsolos das lutas sociais e da ação em pequena escala. Foi assim que surgiu a esquerda e, se não tivessem abandonado este processo, teriam base de apoio suficiente pra eleger mais parlamentares corretos e mais apoio social diante das porradas da direita golpista. Demoraria mais, é verdade. Mas, teria sido mais consistente o avanço político. Com avanço ideológico e amadurecimento da sociedade. O jeito, colega é começar do zero novamente. E não mais tentar limpar a piscina de merda se jogando dentro. Foi isto que transformou o PT e os outros partidos no que são hoje. Pena, viu. Pena, mesmo. Vai ficar pra próxima geração, se conseguirem enxergar isto, claro.

Maria Izabel L Silva

É cara de pau. Só isso. É melhor comprar logo o lustra moveis por que vem muita lambança por ai …

Neila

A Erundina corre o risco de ganha estrutura de campanha, votos, se eleger com um eleitorado diferente e manchar sua coerência. Continuo admirando-a, mas lamento muito que ela se submeta a isso!

Ana Lucia vieira Santos

Ninguem disse que Marina fechou com Alckmin—-nem irá fechar.
Haddad saiu numa foto entre Lula e Maluf — foi bem diferente!

    Maria Izabel L Silva

    Em que planeta você vive? Marina escapou do Alquimista, mas fechou com o Serra, o que dá no mesmo. Não? Abandonou o Suplicy, por quem tinha declarado apoio (como gratidão que ele ter ajudado na mobilização para criação do partido da Rede) e depois recuou, para cair nos braços de Serra. Volúvel essa moça… Depois não diga que não foi avisada.

    francisco niterói

    Isabel

    Ha momentos em que nao adianta argumentar.

    O haddad tirou foto e hoje SP tem um plano diretor elogiado pela ONU.

    A marina nao se aliou ao alckmin? Se aliou mas quem cumprira os compromissos de campanha sera o vice que,alias, é ligado ao agronegocio.

    E vem gente falando em foto, marina nao é aliada do alckmin etc,

    Sera que a cultura politica esta regredindo?

    francisco niterói

    Vc veio de marte?

    A marina, atraves do PSB, fechou com o alckmin.

    Ficou combinado que as atividades de campanha conjuntas serao feitas pelo vice.

    Tudo pra preservar a vestal.

    Mais sincero foi o haddad. Tirou foto, ganhou e deu a SP um plano diretor anti especulacao imobiliaria.

    A marina nao se ncontra com o alckmin, mas deixa a neca do itau, ums bsnqueira, dar as cartas.

    Me desculpe, mas ta dsndo no saco tanta “ingenuidade e pureza” , especialmente dos defensores de tanta hipocrisia,.

    francisco niterói

    Em tempo:

    Foto com maluf nao pode, mas pode foto com a herdeira do banco que deve quase 19 BILHOES de imposto?

    Tanta seletividade demonstra o nivel a que chegou a manipulacao no brasil agora pra entronizar o ECONEOLIBERALISMO.

Francisco

Erundina não merece essa provação.

Acho que ela só está aceitando essa incumbencia por convicção intima de que Marina não ganha.

Porque… já pensou Erundina atordoada num governo com toda essa… turma?

    laura

    AH, Va! Erundina simplesmente não tem coerencia nenhuma. O que se passa é que ela é simplesmente personalista e não “aguentava” a foto do Maluf. Não analisou a questão politicamente, pois Maluf é simplesmete um politico decadente e não define nada na gestão petista. Agora a NECA do Itau MANDA no PROGRAMA de Marina e Erundina FICA na FOTO? Ah, va. Erundina é uma coitada.

Deixe seu comentário

Leia também