Luciana Genro: Odebrecht patrocinou ONG criada por mim, mas me neguei a fazer tráfico de influência; veja a troca de e-mails

Tempo de leitura: 2 min

Luciana Genro rejeita pedido da Odebrecht para que interferisse a favor dos interesses da empresa no RS

A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL) apresentou hoje, em transmissão ao vivo pelo Facebook, e-mails onde ela rejeitou pedido da Odebrecht para que interferisse a favor dos interesses da empresa no Rio Grande do Sul. Nos documentos, o ex-executivo da companhia, Alexandrino de Alencar, reclama que o “pessoal da DS” atrapalha a atuação da Foz do Brasil (uma subsidiária do grupo) no Rio Grande do Sul durante o governo de Tarso Genro (PT), pai de Luciana.

“Alexandrino, sei que sabes, mas nunca é demais repetir, que não trato destes assuntos com meu pai, e se tratasse, meu posicionamento político não seria favorável aos interesses da Odebrecht”, respondeu Luciana. A ex-deputada apresentou os e-mails, de 2013, depois que outro ex-executivo da Odebrecht, Pedro Novis, disse em delação premiada no âmbito da operação Lava-Jato que “ouviu falar” que ela teria recebido doação eleitoral via Caixa 2.

PS do Viomundo: Genro não informou quanto a Odebrecht, via Alexandrino de Alencar, colocou na ONG dirigida por ela.

Leia também:

Lula diz que os seus milhões foram “virtuais”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nilson Magnus de Oliveira

Quá…quá…quá…, dona Luciana ! A senhora não se permite ingênua, né…? Mas aposta na ingenuidade dos seus súditos, não é…? Então não sabia que capitalista não faz filantropia, é…? Muito menos doações altruístas para projetos políticos de Ongs ou de qualquer outro tipo de organização social orientada por antagonistas ideológicos, como parecia ser o caso da sua Ong. Aos demais políticos ou militantes do campo popular de esquerda, ou de centro esquerda, não se admite qualquer vacilo, mesmo por ingenuidade, de promiscuir-se com o poder econômico, mas a senhora e os seus podem, é…? E, pra completar, não vê qualquer vício ou conluio das forças anti-populares e anti-democráticas nas praticas da Vaza-Jato e reafirma o pleno apoio a esse processo de ataque aos trabalhadores e a entrega do Brasil ao imperialismo global de mercado, é…? Não colou, dona Luciana! Os argumentos ditos, escritos, lidos e relidos, não conseguiram encobrir o desconforto dissimulado estampado na sua cara, que se mostra deslavada pelo jato sujo da operação que lhe alcançou. Perdeu, porque auto-inoculou-se do mesmo veneno que destila: incluir todos no mesmo saco de gatos. Até a pé!

lulipe

E eu acredito em papai-noel, saci e no lula!!!

a.ali

Correu para se proteger, hem luciana ? tá valendo o sujo falando do mal lavadp, hem ???

Maria Aparecida Lacerda Jubé

Esperar o quê de quem vende o próprio paí, para puxar o saco do PSDB corrupto?

    Dimas

    Parece que o PT realmente passou para a direita. Inclusive tentando criminalizar uma postura honesta. Parabens.

David

A Odebrecht sempre foi conhecida como uma empresa envolvida em encrencas de corrupção.
Isso ninguém pode alegar desconhecimento.
Portanto, o fato de Luciana Genro receber dinheiro dessa empresa para aplicar em sua ONG, do ponto de vista ético a coloca no mesmo patamar de qualquer outro que tenha recebido grana da empreiteira.
É dinheiro sujo da mesma forma.
Não adianta ficar exibindo e-mail.
A verdade é que Luciana Genro, ao que me parece, é uma ingênua.
Seu comportamento favorece muito mais a direita do que o campo progressista.

    Dimas

    Os emails revelam um procedimento isento. Não adianta os petistas quererem colocar todos no mesmo saco. Erraram. Assumam. Fizeram o jogo que a direita faz. Não adianta querer criminalizar a Luciana. A postura dela revela-se republicana. Deixem que a direita faça o jogo sujo contra a esquerda.

Patrick

Pra quem batia panela e gritava “Viva a Lava-jato!” é uma bela surpresa ver a máscara da hipocrisia caindo e descobrir que Luciana Genro fazia exatamente a mesma coisa que Lula, conseguia doações na iniciativa privada para ONGs (Emancipa, Instituto Lula) que realizam relevante trabalho no terceiro setor. Até a doadora é a mesma. Nada de ilegal, nenhum crime, apenas o cinismo da mídia e do PSOL desmascarados.

    Dimas

    Voces estão desesperados. Voces se utilizaram dos mesmos procedimentos da direita. Pelos emails de Luciana dá até pra imaginar como procedeu a Odebrecht. É o mesmo procedimento do traficante. Procura o futuro usuário, começa oferecendo de graça, porque é boazinha, até que torna o sujeito dependente. Daí quem passa a exigir contrapartida. Parece que no caso de Genro, quando exigiram a contrapartida ela refugou. O PT, não. Deve ter vendido e se vendido. Assumam e descolem-se da direita.

Eduardo Guimarães

Se fosse um petista na mesma situação, Luciana diria o seguinte:

1 – Por que não denunciou que sofreu assédio da Odebrecht para traficar influência?

2 – Por que aceitou o dinheiro da Odebrecht após a empresa tentar corrompê-la?

Luciana certamente condenaria o citado “in limine”

É muita cara-de-pau. Todo moralista esconde um hipócrita que pratica o que condena.

Essa banda do PSOL ajudou a afundar o Brasil. Há poucos dias ela sugeriu prisão de Lula ir ter aceitado favores da Odebrecht APÓS o término do seu mandato

    Dimas

    Eduardo,
    Solidarizo-me com voce diante da injustiça cometida por Moro mas não posso admitir uma manipulação que os petistas tentam fazer com Luciana pela sua posição face à Lavajato. Ela agiu de maneira firme e transparente e demarcou posição. Raramente o PT assume tais posturas. Dilma também procurou fazer uma limpeza na Petrobras e talvez tenha sido esta a razão que levou a seu afastamento. Fosse Lula, tenho a impressão que não teria sido afastado pois daria o que Cunha e Temer queriam. E sabemos o que queriam. Daí porque não é fácil para o PT se desvencilhar das acusações. A divergência não pode nos fazer perder o senso de justiça.

José Ricardo Romero

Segundo o site Divergente, o Marcelo Odebrecht fez o Moro ser mais idiota do que já é. E a Globo comeu a maior barriga (ou acha, como sempre, que seus telespectadores são todos idiotas) porque festejou alegremente sua declaração. Marcelo disse que pagou ao Lula 35 milhões em dinheiro num envelope diretamente. Em notas de 100 reais (as notas de 100 reais são facilmente rastreadas pelo tesouro e pela receita federal! Alô, alô policia federal: largam de ser vagabundos e corram atrás dessa dinheirama!) são 350 mil notas. O site faz as contas inclusive com o peso em miligramas de cada nota e chega à conclusão de que seria necessário um grande baú para caber todo o volume, tão pesado que precisaria uma empilhadeira para movê-lo. Moro, vai estudar um pouquinho de aritmética, vai. Como é que gente e instituições burras, de má fé e com tanto poder pode arrasar este país como estão fazendo?

    a.ali

    Desiste Jose Ricardo… ele não vai estudar, não, pois é preguiçoso, prá ele tudo pode vir enviezado, mal formulado… pois o que ele quer mesmo é acabar com lula, pt… e, juntamente, com demais golpistas e midiotas escravizar o povo, entregar o que resta de nossas riquezas para o exterior e mais um saco de maldades…

jose batista neto

Por acusações parecidas com essa que ela enfrenta ela acusou o PT de ser junto como o PSDB tudo farinha do mesmo saco.
Ela disse, melhor dizendo, que o PT criticando o PSDB, era como o PORCO falando do MAU LAVADO.

Tomara que tenha sorte e que não apareça nenhum canalha para converter em verdade a suspeita levantada de forma leviana, como ela fez contra o PT. Evidentemente não vai aparecer porque canalha só ataca quem está em destaque. Ninguém gasta bala contra quem seja insignificante, inofensivo e irrelevante, não é mesmo Dona Luciana?

    Dimas

    Apesar de ter me posicionado contra o afastamento de Dilma e estar, dentro de minhas possibilidades, a divulgar os argumentos em sua defesa, não podemos esconder a participação do PT nos mesmos negócios que sustentam a direita. Acredito inclusive que tais compromissos foram os elementos centrais motivadores da incapacidade do PT em realizar reformas mais estruturais como a da mídia, a política, bem como levou a indicar traidores de toda espécie para cargos da mais alta responsabilidade. Só isso pode explicar um PGR, um STF, uma PF como a que o PT construiu ao longo do tempo que esteve no governo do país.

Deixe seu comentário

Leia também