Luciana Genro: Esquerda que combate a Lava Jato aderiu ao sistema em troca de migalhas

Tempo de leitura: 7 min

Vídeo do Conversa Afiada

Sobre defender (ou não) a Lava Jato

Luciana Genro, em 22/04/2017, originalmente no Justificando, enviado pela ex-deputada

Considerada a maior investigação contra a corrupção já ocorrida no mundo “democrático”, a operação Lava Jato desmascarou o conluio entre a casta política parasita e as grandes corporações capitalistas: o capitalismo de compadrio, o clientelismo e o patrimonialismo.

Acima de tudo, colocou em xeque o sistema político que a esquerda — em sentido amplo — sempre disse rejeitar e combater.

Um sistema cuja democracia é fraudada pelo poder econômico, no qual o processo político e eleitoral é um grande negócio.

Votações compradas, legisladores vendidos, governantes em liquidação, capitalistas ávidos pelas melhores ofertas.

No momento em que ocorre este desmascaramento explícito do sistema, uma velha esquerda já havia deixado de combate-lo, já tinha aderido a ele em troca de algumas migalhas.

No poder, esse segmento não usou a força de que dispunha para desmontar o sistema, e acabou por fortalecê-lo, pois aprofundou as relações promíscuas com empreiteiras, frigoríficos, bancos etc.

Como resultado, essa velha esquerda, duramente atingida pela Lava Jato, sai agora em defesa do sistema na tentativa de salvar a própria pele.

Mesmo a esquerda que não é do PT, mas segue influenciada pelo partido, abraçou a defesa de Lula apesar das evidências de que ele estabeleceu relações no mínimo promíscuas com a Odebrecht.

Lançou-se contra a investigação para salvar a cúpula petista que desmorona dia após dia diante das revelações dos delatores, e na prática age para salvar o sistema que um dia jurou combater.

Mas os argumentos dos que não estão dispostos a defender a Lava Jato não se sustentam. Vejamos alguns deles mais de perto:

“A Lava Jato é seletiva”

Essa ladainha caiu por terra. No início, o PT foi de fato o maior atingido, mas isso não surpreende, pois, como eu já afirmava à época, o partido governara o país durante 13 anos até então.

Mas e agora que as investigações desmontaram a cúpula do PMDB do Rio de Janeiro e colocaram o ex-governador do Estado atrás das grades? E chegaram ao queridinho da grande mídia corporativa, o senador Aécio Neves, do PSDB, que de candidato a Capriles brasileiro passou a ser um zero à esquerda na disputa presidencial de 2018?

Também não escaparam os tucanos Geraldo Alckmin, o poderoso gerente do Estado de SP e outro pré-candidato burguês à Presidência, e José Serra, que teve expostas suas contas no exterior, antes sempre negadas e tratadas pela mídia como algo inverossímil.

Seletividade não é, portanto, uma característica que se possa atribuir à Lava Jato, mas sim aos políticos, às corporações e suas mídias. Uma parte deles quer usar a investigação para criminalizar o PT, enquanto outra tenta inocentar os petistas. Ambos querem salvar a própria pele.

Seletivos são os que atacaram o PT e defenderam o PSDB, como fez a Globo, que usou a operação para promover o golpe parlamentar contra Dilma, destaca as notícias sobre o PT e alivia as denúncias contra os ministros de Temer. E são seletivos os que atacam a quadrilha de Temer, mas inocentam a cúpula do PT.

A Lava Jato é usada na luta política ora por um, ora por outro. O que falta é um terceiro campo político que não aceite o mal menor entre os grupos siameses que defendem o mesmo sistema e têm os mesmos financiadores e aliados entre os capitalistas.

“A criminalização da política”

Há quem se coloque em defesa do sistema, como se a ruína do modelo fosse necessariamente a ruína da política. Esta vinculação não se sustenta. É a política degradada pela ação de uma casta que se associou de forma legal e ilegal ao grande capital que está sendo criminalizada. E é bom que seja.

Esse método de fazer política, característico dos partidos burgueses, deve ser combatido. É natural que sob toda esta lama a população torne-se cética em relação aos políticos e tenha dificuldades em diferenciar o joio do trigo, principalmente porque a grande mídia trata de misturar tudo para impedir o nascimento de alternativas que ameacem seus interesses. E quando aqueles que poderiam se apresentar como uma nova opção pela esquerda ficam agarrados à defesa do sistema, quem cresce é a extrema direita e o apoliticismo.

“Sérgio Moro comete arbitrariedades”

Algumas decisões do juiz Sérgio Moro ao longo da Lava Jato, como a condução coercitiva de Lula, podem e devem ser questionadas. Eu nunca disse que o Moro era santo e minha vibração sempre foi com a investigação, não com o juiz da Vara Federal de Curitiba.

Mesmo assim, nada do que ocorreu se compara às arbitrariedades vividas pelos pobres que enfrentam o sistema penal todos os dias e que não contam com bancas de advogados pagas a peso de ouro.

São presos sem julgamento por causa da cor da pele ou da condição social que apodrecem nas masmorras chamadas de presídios. Isso é o “normal” e poucos levantam a voz para reivindicar as garantias desses presos e mostrar que eles são a prova de que não há “Estado de direito” no Brasil.

De fato, não há Estado de direito para todos. Em Porto Alegre, presos já ficaram uma semana algemados em um corrimão, dentro de um pavilhão da Polícia Militar [1] .

Já policiais que executaram supostos traficantes rendidos, à queima-roupa, tiveram a prisão preventiva revogada a pedido do Ministério Público [2].

Não é aceitável igualar o que sofrem os jovens pobres e negros das periferias às arbitrariedades vistas na Lava Jato até aqui. Já falei sobre isso em outro artigo.

“Delator não é confiável”

É verdade que apenas a palavra de um delator não prova nada. Os relatos devem estar acompanhados de outras provas, ou as delações não podem ser homologadas. Quem homologou as delações mais contundentes foi o ministro Edson Fachin, do STF, e não Sergio Moro. A não ser que alguém acredite que Moro, o procurador Deltan Dallagnol e Fachin (e antes dele, Teori Zavascki) façam parte de um grande conluio para acabar com a política e tomar o poder, é de se considerar que os fatos narrados pelos delatores têm consistência e devem ser investigados.

É possível que haja relatos inexatos e até mentiras. A delação de Leo Pinheiro, da OAS, por exemplo, não pode ser aceita como verdade sem outras provas. Ele até pode inventar ou aumentar fatos para ganhar a liberdade. Sobre Lula, o fato inconteste é que ele é um traidor da classe trabalhadora, que se tornou um agente dos interesses do capital, especialmente das empreiteiras. E não só delas, também dos bancos, com certeza. Quanto a isso as provas são fartas.

“Não confiamos na justiça burguesa”

Este argumento pode muito bem ser utilizado por um revolucionário sincero, que defende outro modelo de Justiça, popular e proletária, como por alguém envolvido em alguma irregularidade. Não confio cegamente em nenhuma instituição deste sistema podre e por isso sempre insisti na necessidade de que as investigações avancem, de que todos os sigilos sejam derrubados e todos os comprovadamente corruptos, punidos.

Os avanços da Constituição de 1988, com a criação do Ministério Público e a garantia de uma relativa autonomia à Polícia Federal, junto com a lei da delação premiada, abriram brechas que possibilitaram o desenvolvimento da operação Lava Jato. Mas neste ponto me chama a atenção a seletividade da confiança na justiça burguesa que alguns expressam sem constrangimento.

Contra o PMDB e o PSDB as delações são válidas, mas quando os alvos são Lula e Dilma, é tudo calúnia. É preciso um mínimo de coerência. Ou se reconhece a importância da Lava Jato e se exige a continuidade das investigações doa a quem doer, inclusive com a revelação das provas que embasam as delações, ou se propõe uma grande campanha em defesa dos “presos políticos” injustiçados por uma “operação do imperialismo”.

Liberdade para Cunha, José Dirceu, Cabral, Eike Batista? Ou somente para os petistas? Isso não significa condenar a todos antecipadamente, mas condenar o sistema e os partidos e políticos que o sustentam e valorizar o fato de que eles sejam desmascarados pela Lava Jato.

“Somos contra o punitivismo”

Esse é um argumento muito interessante, pois dialoga com um problema real. Estudiosos do direito e da criminologia questionam se o fato de comemorar a prisão de um corrupto não contraria os princípios da Criminologia Crítica. Quando Eduardo Cunha foi preso eu (e milhões de brasileiros) comemorei muito e ouvi, meio estarrecida, alguns dizerem que não se pode comemorar, sob a alegação de que eram contra o punitivismo. E para defender Cunha se apoiaram na Criminologia Abolicionista.

Primeiro é preciso dizer que os crimes de colarinho branco estão entre os mais nefastos. Além de roubarem dinheiro dos investimentos, fazem da democracia um grande simulacro. Merecem, portanto, uma persecução penal firme e uma punição exemplar. Hoje a pena possível para crimes graves é a privação de liberdade, mas quem sabe no futuro um corrupto possa ter os bens confiscados e ser obrigado a trabalhar oito horas por dia em troca de um salário mínimo por mês. A ideia me agrada.

É preciso dizer que a Criminologia Crítica tem várias vertentes [3].

O abolicionismo criminal é uma delas e defende a abolição total do sistema penal (conforme Louk Hulsman) ou da pena de prisão (segundo Thomas Mathiesen). É um debate legítimo, mas suspeito que a abolição total do sistema penal é inviável no atual estágio de evolução humana.

Sou mais simpática à Criminologia Radical (de Dario Melossi, Massimo Pavarini e Michel Foucault), mais próxima do marxismo. O maior expoente dessa linha no Brasil é Juarez Cirino, professor, jurista e advogado, pioneiro da Criminologia Crítica no país. De acordo com ele,

“A política criminal alternativa da Criminologia Radical, como meio de reduzir as desigualdades de classes no processo de criminalização e de limitar as consequências de marginalização social do processo de execução penal, distingue a criminalidade das classes dominantes, entendida como articulação funcional da estrutura econômica com as superestruturas jurídico-políticas da sociedade, de um lado, e a criminalidade das classes dominadas, definida como resposta individual inadequado de sujeitos em posição social desvantajosa, de outro lado, propondo o seguinte:

1. No processo de criminalização, (1) a penalização da criminalidade econômica e política das classes dominantes, com ampliação do sistema punitivo e (2) a despenalização da criminalidade típica das classes e categorias sociais subalternas, com contração do sistema punitivo e substituição de sanções estigmatizantes por não-estigmatizantes.” [4] (Grifos meus)

Vejam então que um dos mais importantes criminólogos críticos do Brasil defende a penalização dos crimes do andar de cima e a despenalização para o andar de baixo [5].

Então, por favor, não usem o “santo nome” da Criminologia Crítica para defender criminosos de colarinho branco.

Vale registrar que o ex-operário Lula há muito não vive mais no andar de baixo.

*Luciana Genro é advogada, especialista em Direito Penal, mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP e dirigente nacional do PSOL.

[1] http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/presos-estavam-algemados-ha-uma-semana-em-corrimao-dentro-de-pavilhao-da-bm-em-porto-alegre-189402.html

[2] http://www.conjur.com.br/2017-abr-20/juiz-revoga-prisao-policiais-suspeitos-executar-dois-homens

[3] http://analistacriminal.blogspot.com.br/2008/10/as-vertentes-da-criminologia-crtica-por.html?m=1

[4] Santos, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. Curitiba: Lumen Juris, 2008. P. 131,132

[5] Cirino atuou recentemente na defesa de Lula e teve um embate memorável com Sergio Moro. Mas, em seguida, pediu para sair, sob a alegação de motivos pessoais.

Leia também:

Requião acusa procurador da Lava Jato de especulação com casa popular


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lâmpada

A LUCIANA GENRO só se informa no PIG!!!!
E isso pra pegar leve com ela … a LUCIANA GENRO está sendo “diplomática ” como o SEN. Cristovam Buarque !!!!
São nas horas difíceis que se vê quem é quem !!

paulo raimundo da silva ramos

mulher esperta essa luciana genro.a muito faz de tudo para pegar o vazio de marina silva.a pouco a natura abandonou a marina e procura.outra cabeça oca para financiar,luciana é grande candidata.

Belmiro Machado Filho

A “pureza” ideológica, moral e ética dessa mulher a transforma numa santa que nos foi enviada pelo céus para expiar todos os nossos pecados. Eis a salvação. Luciana Genro a redentora.

Vosnei

Esquerdalha pequeno-burguesa levando água ao moinho da direita golpista e do imperialismo. Lula pelo menos menos tem base na classe trabalhadora, enquanto q esse psol ñ tem a mínima aderência nesse setor, mas ao contrário, tendem a defender pms e até a beijar a mão do cheira-pó de MG. Sai fora “esquerda” calhorda q ñ ajuda em pora nenhuma!!

Vosnei

Esquerda pequeno burguesa levando água ao moinho da direita golpista e do imperialismo. Lula pelo menos tem base na classe trabalhadora, enquanto os partidários do psol não tem nenhuma aderência nesse setor, mas pelo contrário, aparecem defendendo pms e beijando a mão do cheira-pó de MG. Sai fora “esquerda” calhorda!

Plínio

LUCIANA GENRO, me responda uma coisa: como é que vai a sua ONG patrocinada pela ODEBRECHT? São migalhas o que a ODEBRECHT lhe oferece?

Agora, vamos ao que interessa:

COMO VOCÊ PODE ADERIR À GREVE DO PRÓXIMO DIA 28
mesmo para o caso de você não poder/querer participar de nenhuma manifestação de rua programada para este dia na sua cidade.

Divulgue:
 
Excetuando casos de urgência,

– não vá a nenhum mercado,

– não vá a farmácias,

– não marque consultas para essa data,

– não vá a padarias,

– não vá a restaurantes de qualquer espécie,

– não compre nenhum móvel, eletrodomésticos, eletrônicos,

-não vá a nenhum shopping mesmo que seja só para a praça de alimentação,

– não vá a lotéricas,

– não vá a bancos,

– não pague nenhuma conta,

– não abasteça seu carro justo nesse dia,

– não vá a academias,

– não vá a escola/faculdade ou cursos de qualquer espécie,

– não vá a açougues

Essas coisas devem ser evitadas mesmo que você tenha tomado a sábia decisão de não ir trabalhar.

É hora de mostrarmos quem manda nesse país.

Repasse para o maior número de pessoas, poste nas redes sociais. é hora da mobilização.
Se tiver de fazer algumas dessas coisas, faça nos dias anteriores.

* Contribua para o sucesso da Greve Geral, pois, é a sua aposentadoria e suas garantias trabalhistas que serão cortadas se a Reforma da Previdência e da CLT forem aprovadas.

benedito

tabom Lucian vc tem feito o que para melhorR isso?ate agoura,sua importancia na åolitica e zero.!porque ainda permanece na politica?porque nao se torna uma Madre?amiga eu vivo na pĺanice,aqui.moral barata nao mata fome de ninguem.aqui se sente que quem fez pelo povo foi lula e pt.oou vc e burra!ou tem preguica de usar a inteligencia?vc nao e governo,apenas por ganhar eleicoes,quando vc tem um exercito de extrema direitA vivendo recebendo suas aposentadorias nas costas do trabalhador.quandp vc tem uma casta de juizes dos mais caros do mundo,trBalhando 1.ou##2 no maximo 4hs por dia e seus tribunais abarrorado de processos eternamente arquivados.juizes sem lei .verdadeiros deuses.quando vc tem um reles motorista da camara,ganhando 22mil por mes.um desembargador ganhando ate 250 mil por mes.medicos filho de rico.estudou em universidade publicA que fasem 5consulta por dia.cobrando 1 salario minimo por consultas.quando vc ve um reles capitao do exercito, 27anos de mandatos.ir a tribuna.e elogiar um coronel torturador,pior!ver o exercito.homenagear um cidadao com a medalha de honra.um reles apresentador de tv.que numa abertura da copa.sendo visto em todo planeta.mandar sua presidente tomar naquele lugar?e vc vem apoiar um 76a lavajato que usa se as leis.implantada as duras penas pelo pt.para persseguimr o pt.uma lava ajato que esta quebrando o pais,um lavajato,que nao fez nada.quNdo deliberou.a globo de esculachar 24 horas por dia a petrobras.ate que auas acoes na bolsa despencassem de 76 para 6 reais na bolsa.prejuizo de 76 bilhoes e segundo eles so recuperou 590 milhoes.essa desmontagem do pais ,parece que pouco incomoda vc ! e a sua cara isso!a corrupcao ta na cara dessa gente que se acha oos donos do pais.os empregos popudos e deles.as viagens internacionais e deles.a saude e deles.va Luciana!venca uma eleicao.e tente acabar com isso?vai cair de ribanceira abaixo.e toda a pencha de roubo corrupcao a globo vai imputar a vc.e o povo vai acreditar.acorda dona luciana!ou vc ainda nao descobriu que so com uma revolucao se resolve isso?e que a continuar assim!estamos caminhando a passos largos a se tornar uma india.!ha Luciana nao se preocupe isso nao atinje a senhora.a senhora faz parte das esquerda Caviar.e da casta.

david

Volto a usar este espaço para dizer o seguinte:
Ou a Luciana Genro é muito ingênua ou é de muita má fé.
Ela fala que quando as delações prejudicam o PSDB e PMDB são consideradas como verdadeiras e quando prejudicam o PT são consideradas calúnias. Em que mundo ela vive? Qual o noticiário que ela acompanha?
Ela disse que a esquerda aderiu ao sistema em troca de migalhas.
E quem pede alguns trocados a Odebrecht para aplicar em sua ONG faz o que?
Volto a afirmar. Ela ajuda muito mais a direita do que ao campo progressista.

Patrice L

Não me canso de repetir: Marina Silva e Luciana Genro competem entre si pra ver quem é mais oportunista e golpista.
A Lava Jato adota métodos fascistas, atende a interesses da elite (embora tenha tido que confrontar, oprimir e prender temporariamente parte dela) e, fraude que é, NÃO acabará com a corrupção.
O nazismo, para ascender, também teve que fazer discurso antiburguês, mas nem por isso deixou de ser uma outra etapa, de resto extremamente violenta e cruel, do capitalismo. A Genro, que faz leituras estúpidas de muitos acontecimentos sociais e históricos, se lá estivesse na época, provavelmente se apressaria a fazer algum elogio a certas palavras no pântano enganoso da boca de Hitler. Marina e Luciana são figuras lamentáveis da política brasileira, e das mais tristes e invejosas representantes do não menos lamentável udenismo de esquerda. Se é que Marina ainda possa ser associada à esquerda.

fernando

quinta coluna, essa de esquerdista não tem nada, perda de tempo ler o ouvir o que essa mulher fala ou escreve!!!!

quem está do lado da lava jata, esta contra a soberania do brasil, esta contra seu povo!!!

Lukas

Enquanto Tomé de Sousa não for preso por seus desmandos Lula não pode ser investigado.

Edna Baker

Quer toda a esquerda brasileira entrando para o partido dela. Realmente nāo tem a mínima idéia do que está acontecendo no nosso país. Sugiro ler mais o Nassif.

    jaide

    Não tem idéia do que acontece no Brasil e no mundo. Lembro de ter lido à época do golpe na Ucrânia que ela, em seu Twitter, parabenizou o povo daquele país pela troca de governo. Depois que o país entrou em colapso, esqueceu esse assunto.

Leonardo Villela de Castro

Caríssima Luciana,
Sua argumentação consistente e repleta de confirmações inequívocas, comprovam o que todos já sabíamos, ou intuíamos, desde que sou garoto. Meu avô materno, udenista que alimentou todo ódio de sua alma ao Getúlio, e era engenheiro com diversas obras públicas no currículo, já denunciava esquemas desses vigentes desde os anos de 1950. A minha humílhima suspeita, cara Luciana, é que este é um sistema de sustentação política desde que nos conhecemos como Brasil!
Sendo assim, creio que suas colocações devam ser revistas, novo mínimo em nome das coerência com a História, pois, desde essas priscas eras os interesses internacionais dominavam e determinavam estas cenas. Somos um país de “eternos vendidos”, e a lava jato só vem contribuir para que continuemos assim. Ela não altera um milímetro na nossa dependência, pelo contrário, a aprofunda no entreguismo escancarado de Temer, o traidor!
Quando e porquê esse político, sem nenhuma pretensão histórica, adere a um golpe semelhante? O papel histórico deste senhor será condizente com seu final obscuro ou algo mais trágico. Quanto à senhora, ainda lhe restam desculpas a pedir!!

Deixe seu comentário

Leia também