Lewandowski pede o óbvio à oposição: que assuma o poder DEPOIS de ganhar eleições

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-12-14 às 12.34.12


Lewandowski vê golpe institucional contra Dilma

14/11/2015, 08h18, no UOL

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, fez ontem críticas indiretas aos movimentos que defendem ações favoráveis ao afastamento da presidente Dilma Rousseff do poder. Sem citar o nome da petista, Lewandowski disse que o País precisa resistir mais três anos para que não caia no que chamou de “golpe institucional”.

Dilma é, segundo pesquisas recentes, a presidente da República com o menor índice de popularidade das últimas três décadas e também alvo de uma série de pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados.

“Temos de ter a paciência de aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional. Esses três anos (se houvesse um golpe) poderiam cobrar o preço de uma volta ao passado tenebroso de 30 anos atrás”, afirmou o presidente do STF durante uma palestra concedida a estudantes de Direito em uma faculdade localizada na zona oeste da cidade de São Paulo. “Devemos ir devagar com o andor.”

O ministro foi nomeado para o STF em 2006, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Supremo, Lewandowski foi o revisor do processo do mensalão e, em 2012, se notabilizou em debates com o ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa, quando o caso foi julgado.

Ontem, em seu discurso de pouco mais de uma hora, Lewandowski enalteceu a postura das instituições diante das ações contra Dilma, que funcionariam, segundo ele, como uma espécie de “cortina de fumaça”.

Estou convencido de que as instituições estão reagindo bem. Não estão se deixando contaminar por essa cortina de fumaça que está sendo lançada nos olhos de muitos brasileiros”, afirmou o ministro. “O Supremo Tribunal Federal está atento também, não está se deixando envolver emocionalmente por esses percalços que estamos vivendo. E, insisto, esses percalços são passageiros.”

Pouco antes, Lewandowski minimizou a crise político-econômica que assola o País. Para ele, há uma “crise artificial” alimentada pelos meios de comunicação brasileiros e internacionais. “O País está funcionando. Há uma crise, a meu ver artificial. É claro que há uma crise. Mas é uma crise de confiança. Também, de certa maneira, insuflada diariamente pela mídia. Há um desânimo por parte dos investidores nacionais”, disse o presidente do STF.

Congresso. Quando se referiu à atuação do Congresso Nacional, por outro lado, Lewandowski fez ataques diretos. Segundo o presidente do STF, o Legislativo está deixando de cumprir suas funções para se dedicar a “investigações amadoras”. O ministro fazia referência às atribuições das comissões parlamentares de inquérito que são instaladas na Câmara e no Senado com o objetivo de apurar eventuais esquemas de corrupção. Para o presidente do Supremo, “investigar é para profissional”.

As críticas de Lewandowski ao Congresso foram feitas enquanto ele elogiava a decisão tomada anteontem pela Corte de suspender as doações ocultas de campanha. “Essa ideia de separação tão absoluta de Poderes, hoje, não sei se ainda vigora. Sobretudo no momento que o STF tem um protagonismo um tanto quanto maior resolvendo questões tais como essa de anteontem. É matéria própria do Congresso Nacional, mas que o Congresso Nacional hoje não tem como resolver”, disse Lewandowski.

“O Congresso deixou de lado a sua função legislativa e passou a exercer uma função investigativa. Inúmeras CPIs correndo, substituindo o Ministério Público, a Polícia Federal e o próprio Judiciário, fazendo aquilo que eles não sabem fazer e deixando de fazer aquilo que eles sabem fazer de melhor, que é legislar. Investigar é para profissional, não é para amador.”

Ministros do STF decidiram anteontem suspender as doações ocultas. Eles determinaram que os repasses eleitorais de pessoas físicas a partidos e transferidos para candidatos precisam ser identificados. Com a decisão de caráter liminar, a Corte suspendeu o trecho da lei de minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso, que permitia doações sem a demonstração da origem dos recursos. A lei da minirreforma eleitoral foi sancionada em 29 de setembro por Dilma.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que argumentou que o trecho da nova lei da minirreforma eleitoral violava “o princípio da transparência e o princípio da moralidade, e favorece, ademais, a corrupção, dificultando o rastreamento das doações eleitorais”. A decisão do STF ainda é provisória, já que os ministros ainda não discutiram o mérito.

Para Lewandowski, a determinação de anteontem vai tornar a expressão do voto popular “livre de interferências espúrias”.”Temos de ter a paciência de aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional. Esses três anos (se houvesse um ‘golpe’) poderiam cobrar o preço de uma volta ao passado tenebroso de 30 anos atrás”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Calendário do Golpe
.
Acumuladas para Março/2016:
.
Votações na Câmara e no TSE,
.
com Marcha Nazista nas Ruas.
.
.

Edivaldo

o psdb nunca mais vai ganhar uma eleição, jogaram no lixa sua historia, fizeram falcatrua, bateram em professores, bateram em estudantes, nunca lutaram em favor dos trabalhadores, admistram para eles, temos que fazer uma corrente contra o psdb em todo o pais, mostrar quem é este partido.

Natan Bastos

Com a banalização das CPIs nos últimos anos os parlamentares desmoralizaram um instrumento que poderia ser valioso.

SERGIO CARLOS FRANCISCO

PERFEITO SR. PRESIDENTE DO STF (em letras garrafais!.)

Urbano

A oposição ao Brasil em tudo que faz só se utiliza da sua única competência: a usurpação mais escroque. Daí a diferença entre ela e a Oposição Republicana, que mesmo não estando no poder, mas trabalha em pró da Nação Brasileira. No grupo nefasto há inclusive herdeiro de ancestral político dos mais chinfrins. A única diferença é que o ancestral usurpava no âmbito estadual, enquanto o herdeiro, nessas alturas, já partiu para a usurpação nacional.

Romanelli

a bem do país
.
ESTE pre do STF não esta a altura dos desafios atuais ..é covarde, um títere ..um apaniguado ..quem sabe se com Carmem Lucia teremos mais sorte (embora terá sido tarde)
.
SIM, o mini_festo pró impeach fez água contra a Dilma Zica, pró Aécio Egyptis ..mas 2 errados não fazem um certo ..o país ainda espera
.
1. defendo a queda de CUNHA o mais rápido possível
2. Defendo que o TSE considere TODAS as chapas ilegais e convoque novas eleições ..principalmente Dilma/vice (as outras dependeriam de denuncias tardias ..talvez inaceitáveis)
,
Se isso não acontecer, com a MONTANHA de ilegalidades (e de faltas éticas) cometidas por DILMA no 1o mandato e nas eleições, a nossa democratura será ainda mais um caso de faz de contas, uma ZOMBARIA pras futuras gerações
,
NÃO há, NÃO há ninguém em sã consciência que não veja no estouro das contas, no desvios de verbas em 2014, no ESCONDER de rombos, um atentando contra a lei de responsabilidade e contra a DEMOCRACIA
,
fora que ninguém é idiota a ponto de acreditar que DILMA, no mínimo, não viu qq dos desvios hoje denunciados na petroteta ..qual seja, no mínimo, se omitiu
.
Pior de tudo é que pelas denuncias da Lava Jato, ficou-nos claro uma relação simbiótica havida entre corruptos e corrompidos, entre agentes ativos e/ou passivos ..um escárnio bilionário impossível de ser digerível

    Mauricio Gomes

    E quem estaria a altura? O Gilmau Mentes?

    Edson Barbosa

    Enfim um cara que sabe tudo, não??? Como é que se acha que se sabe tudo desse jeito?? Um E.T. lhe transmitiu esse conhecimento? Ou foi Jesus? Pelamordedeus!!! Abre o olho e vai estudar e para de ler/ver/escutar jornal e informação da grande imprensa, meu caro! Fala sério! O cara prega o golpe por ilegalidade da Dilma! Aonde foi comprovada a ilegalidade? Na Folha ou no Estadão? kkkkk … A imprensa boca-alugada tá fazendo o cérebro de certas pessoas definharem… INSUPORTÁVEL….

Deixe seu comentário

Leia também