José Antonio Lima: Aprovação da PEC da Bengala na Câmara mirou Dilma e PT, acertou a democracia

Tempo de leitura: 3 min

pec da bengala

O Plenário da Câmara, comandado por Eduardo Cunha, durante a votação da PEC da Bengala. Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

PEC da Bengala mirou Dilma e acertou a democracia

A estabilidade constitucional ficou sujeita à perversa conjuntura política atual

por José Antonio Lima, em CartaCapital

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 457/05, conhecida como PEC da Bengala, é bem mais que uma derrota do governo Dilma Rousseff e do PT diante de uma Câmara cada vez mais hostil. Ao tentarem atingir o petismo na noite de terça-feira 5, os 333 deputados que votaram a favor do texto acertaram outro alvo: a credibilidade da democracia brasileira.

O teor da PEC da Bengala é bastante simples. O texto eleva de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU). Parece bastante razoável pessoas de 75 anos contribuírem com o País, mas, sem regras complementares, como tempo específico de mandatos, a mudança pode eternizar magistrados em seus cargos e diminuir a renovação dos tribunais. Pior é a sinalização para as instituições.

Ressuscitada na atual legislatura, a PEC da Bengala influenciará diretamente a composição do STF, o órgão mais importante do Judiciário. Como cinco ministros do STF chegarão aos 70 anos até 2018, a regra atual daria a Dilma Rousseff a possibilidade de indicar seis ministros do Supremo antes do fim de seu mandato (Luiz Edson Fachin já foi indicado e aguarda sabatina no Senado). O cenário desagradou opositores, dentro e fora da base aliada, que decidiram restringir a prerrogativa presidencial: com a nova regra, o único ministro a ser indicado por Dilma deve ser Fachin.

Contribuiu para a aprovação da emenda o anseio da massa despolitizada batedora de panelas que trafega histericamente entre o submundo da internet – onde vicejam teorias conspiratórias sobre o “comunismo” do PT e do Foro de São Paulo –e as opiniões de jornalistas e autoridades, como Gilmar Mendes, o ministro que alertou para o risco de o “o bolivarianismo” adentrar o Brasil.

Ao alvejar Dilma, os congressistas tiraram não só da presidenta, mas da Presidência, a possibilidade de exercer um direito previsto na Constituição. Tal mudança de regras está dentro da legalidade, mas feita com a bola rolando só pode ser percebida como uma interferência ilegítima, que deixa no ar um indício golpista.

Para a sociedade e o mundo exterior, é uma demonstração de como ainda é falha a democracia brasileira. A estabilidade da Constituição, uma característica fundamental das democracias consolidadas, ficou submetida à perversa conjuntura política atual, numa demonstração de que a Câmara, sob a presidência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não tem qualquer tipo de compromisso com as instituições.

Não há dúvidas de que o superpresidencialismo brasileiro precisa ser contido, mas, no que diz respeito à composição do STF, os mecanismos para isso estão postos na Constituição. Cabe à presidência indicar os ministros do Supremo, mas é papel do Senado sabatiná-los e, se for o caso, rejeitar a nomeação. Não há no Senado o costume de exercer independência e rejeitar indicados que tornem o Supremo parcial ou partidário. Se fosse este o caso, talvez o STF não teria hoje um ex-advogado do PT de saberes jurídicos questionáveis ou um ministro que só desistiu de se filiar ao PSDB de Mato Grosso quando recebeu garantias de ser indicado ao Supremo.

Dilma e o PT perderam na noite de terça-feira, mas perdeu também a credibilidade do regime democrático brasileiro.

Leia também:

Os motivos para o desespero da oposição


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pascoal do Vale

A verdade nua e crua: Eduardo Cunha continua a tripudiar em cima do PT, em cima de Lula, em cima de Dilma etc. Lula e Rui Falcão queriam posar de defensores intransigentes dos trabalhadores e pregavam, como sempre, uma mentira deslavada: o governo petista edita a MP 665 que afeta a classe trabalhadora, e os dois vão para a TV dizer que são os paladinos da referida classe. Coube a Cunha enquadrar os dois e mostrar a hipocrisia de ambos. Os deputados petistas não puderam, então, posar eles próprios de defensores dos trabalhadores em público, e esfaqueá-los pelas costas na votação secreta da medida. Falcão e Lula enfiaram o rabinho no meio das pernas, e foram pedir colo. É duro de engolir, mas é Cunha quem manda no pedaço.

    Almir

    Espere só quando o PL 4330 finalmente começar a render frutos para o patrão. Voto tem consequências. Quem mandou votar na direita? Ah. foi a rede globo… Então prepare o lombo, escravo!!!

abolicionista

Mais uma derrota da Dilma? Bom, parece que a tal governabilidade vai de vento em popa, não?

FrancoAtirador

.
.
Fiquem Tranqüil@s.
Em 2030, o Gilmar
devolve o Processo.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    MAIS 5 ANOS DE ESTABILIDADE [FINANCEIRA]
    .
    Gilmar Mendes diz que PEC da Bengala dá ‘estabilidade’ ao Supremo
    .
    “Em relação ao Supremo Tribunal Federal, é extremamente positivo. Veja que nós vamos manter essa composição e vamos evitar sobressaltos.
    Vamos manter Celso [de Mello], Marco Aurélio, Teori [Zavascki], [Ricardo] Lewandowski, ministra Rosa Weber. Em suma, nomes importantes do tribunal, uma certa estabilidade.
    Acho que é bom para o Brasil”, afirmou, antes de entrar para sessão de julgamento na Corte.
    .
    http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/05/gilmar-mendes-diz-que-pec-da-bengala-da-estabilidade-ao-supremo.html

Alisson

O PMDB tá açoitando com força…hehehe

    Museusp Batista

    Mostrando a sua verdadeira cara que sempre teve o cuidado de ocultar e, assim, cavando a própria sepultura.

Valdeci Elias

O tiro vai sair pela culatra. O ministro escolhido por Dilma e os outros que serão por Lula, vão ficar mais 5 anos. Vamos torcer que Lula aprenda a escolher ministro do supremo, porque os do primeiro e segundo mandado foram uma tragédia.

lulipe

Parabéns à Câmara evitou a bolivarianização do STF.

    abolicionista

    Esse relincha com força. Mas quem paga a conta?

    Almir

    Eu quero ver a cara dos coxinhas quando estiverem trabalhando 5 horas a mais, pra ganhar 40% a menos. Nem férias (imagina licença-maternidade?) não vão poder mais tirar, por medo de perder o lugar pra outro terceirizado “mais em conta”. Isso não te pertence mais. Quem mandou votar na direita? Ah, foi a rede globo… Então prepare o lombo, futuros escravos!!!

Messias Franca de Macedo

… O governo da presidente Dilma Rousseff “está andando e cagando” para a PEC da Bengala!
As consequências concretas estão por vir!
No bojo da isonomia dos servidores do serviço público!
Federais, estaduais e municipais!
‘Capiche’?!
E a merda vai cair no colo de quem?
Dos que ontem comemoraram uma ‘Vitória de Pirro’!
Se é que já pararam para pensar!

RESCALDO: a bilirrubina do ódio figadal é uma merda!

NOTA FÚNEBRE: ah beócios sacripantas da [eterna] oPósição ao Brasil!

    Messias Franca de Macedo

    “NUMDISSEMOS”?!

    ############################

    Serra propõe estender PEC da Bengala para todo o funcionalismo público

    GABRIELA GUERREIRO
    DE BRASÍLIA

    06/05/2015 21h02

    O senador José Serra (PSDB-MG) quer estender os efeitos da chamada PEC da Bengala para todos os servidores públicos da União, Estados, municípios, autarquias e fundações. Pela proposta do tucano, a elevação da idade da aposentadoria obrigatória de 70 para 75 anos passaria a valer para todo o funcionalismo público.
    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/05/1625736-serra-propoe-estender-pec-da-bengala-para-todo-o-funcionalismo-publico.shtml

Marco Sousa

Um excelente texto, parabéns!.

Entretanto, INFELIZMENTE, sou obrigado a repetir um refrão (chula, mas simples e direto, com uma verdade inquestionável): A CULPA É DOO POVO!. Cada “povo” tem o governo que merece!.

    Museusp Batista

    Não se pode por a culpa no povo pelas suas más escolhas se o direito da formação de candidaturas foi deliberadamente deslocado para a classe dominante por meio do financiamento corruptor das campanhas, e, principalmente, se não lhe é dado o direito ao acesso a informações plurais de fontes imparciais e respeitáveis. A sua afirmação revela ignorância que não podemos atribuir ao povo, em geral, porquê está adstrita a uma parcela escravagista pequena da nossa boa sociedade, muito bem conhecida e diagnosticada pela professora Marilena Chaui. A nova classe dos paneleiros de panelas de grife e cheias de iguarias finas. Já não se faz mais panelaços como antigamente. A CMM (Classe Média Maiami) desmoralizou essa modalidade de protesto.

mineiro

gente esse governo morto dessa mulher vem perdendo a quatro anos , desde que entrou essa morta viva no governo a direita , o pig e o judiciario vem nadando de braçada. e agora o congresso e o senado. com partido bundao covarde, conivente e sem coragem para lutar , o que nos vamos ver d’agora para frente é isso e mais um pouco. sinceramente eu nao estou vendo saida para o brasil , porque esse congresso facista eleito pelo povo facista vai acabar com a democracia de uma vez por todas , se nada for feita. ate agora direita ta dando de 1000 a zero na esquerda. afinal de contas existem mesmo esquerda no brasil? porque ate agora eu nao estou nenhuma. ou ta borrando nas calças de medo tambem. o que eu estou lutar de verdade no brasil e ta mostrando isso , é os professores do pr , o resto é conversa fiada.

Luiz Mauro

Ah vamos parar de chorar por favor. A Dilma não tem credibilidade para reclamar deste tema especifico, ela demorou uma eternidade para substituir o Barbosa, e tambem para substituir ministros do STJ. Ficar neste jogo politico é cansativo, não é toda decisao da camara que é absurda, foi feito um jogo de classes como sempre é feito neste país. E a dilma deve ter tido um alivio porque nao vai indicar mais ninguem.

E digo mais, mais juizes serao indicados, por mais que esta pec aumenta mais 5 anos, ninguem quer ficar no tribunal tanto assim, e nem saude para isto eles tem. Entao vamos parar de choradeira, por favor.

José Carlos Vieira Filho

Com o espetáculo circense a que estamos assistindo alguém ainda pode falar de democracia no País?

Francisco

Uma pergunta sincera de um eleitor de Dilma: Dilma ainda manda em quê?

    Museusp Batista

    No Congresso ela não manda, nunca mandou e não deve mandar nunca. Nem por isso aquela casa deveria transformar-se nessa esculhambação. Não é preciso fazer exegese da CF 88 para entender isso.

Edgar Rocha

333 deputados. É um número cabalístico, não? Não chega a ser uma besta inteira, mas já é meia. Calculem a quantidade de juízes partidarizados, mais a de empresários corruptores, mais de falsos esquerdistas que contemporizaram sobre princípios e lutas durante todo o governo petista, mais os jornalistas subservientes e acríticos e, com certeza, chegaremos à marca de 666. Uma marca pra cada cabeça da besta que, ao que me lembro do Apocalipse, são muitas.

Eu nem sabia que esta PEC estava em votação. Qual o nome dos 333 deputados? De que partido eram? Pera, pera! Deixa eu adivinhar…

Ainda não achei a lista, mas vejam isto:

“Dos partidos da base, o PMDB foi o que deu o maior apoio à PEC. Dos 66 deputados peemedebistas, somente quatro se posicionaram contra a proposta. Já no PSD, que tem o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, quatro deputados votaram não e outros dois se abstiveram. O PT, principal opositor da proposta, orientou o voto não, mas teve um petista, Odorico Monteiro (CE), que apoiou a matéria. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), absteve-se da votação. ”
http://www.fatoonline.com.br/conteudo/2557/camara-derrota-governo-ao-aprovar-segundo-turno-da-pec-da-bengala

Querem arrancar os cabelos mais um pouco? Leiam abaixo:

“Por conta da postura, o PT sofreu diversas críticas em plenário. “O PT ataca a própria base ao dizer que a votação é casuística”, disse Domingos Neto.”

Que coisa feia! Onde já se viu o PT atacar a própria base deste jeito! Isto é deslealdade, viu? Deus castiga.

    Museusp Batista

    E tem mais um agravante a acrescentar no seu raciocínio excelente sobre a “meia besta”! Está ai comprovada mais uma mentira do Lula. Ele disse que ali existiriam uns 300 picaretas. Está provado que ele mentiu e estava economizando picaretas quando fez essa afirmação.

Maria Ribeiro

Podem sair também por morte ou doença, não nos esqueçamos.

dinarte

Só esqueceram de tirar a prerrogativa da providência divina.

    Museusp Batista

    O único que está imune à “providencia divina”, salvadora da Marina Silva, aquela ecologista de bancos, é o Gilmar Mendes, porque, se ele desencarnar, tem o Merval Pereira a postos para continuar doutrinando por ele.

Paulo

Perdeu em termos, se é para indicar Barbosas & Fux da vida, é melhor não indicar ninguém. Acho que foi muito pior para o país do que para o governo ou para o PT. Com as indicações acertadas (e tardias) do Barroso, Zavascki e Fachin e a extensão do tempo do Lewandowski, a composição fica melhor que a do período “azul e amarelo” do mensalão. E aí, ao invés da Dilma indicar, a gente espera que o Lula acerte desta vez e faça suas indicações entre 2018-2022 – ou vão inventar uma nova extensão para 80 anos???

    Museusp Batista

    Uai! Vc já eliminou a reeleição até o 26?

Romanelli

com certeza ..é o GOLPISMO em ação ..reeleição, DESPROPORÇÃO entre cidadãos, mandato biônico prum senado inexplicável e sem função, partido sem projeto e político sem credibilidade, municípios imprestáveis e até CÂMARA sem cadeira em número suficiente..
.
..um 3o Poder de “iluminados nomeados intocáveis”, com direito a VITALICIDADE pra proteger seus confrades
.
..TUDO, tudo faz parte pra nos manter como estamos, devagar quase parando
.
Por isso digo, BRASIL, nem pra mim, nem pros meus filhos, quem sabe pros netos, ou quiça, bisnetos

    Almir

    Os servidores públicos federais, estaduais e municipais, de todos os poderes, pensam que estão “a salvo” da terceirização. ENGANO. Veja o que diz a Constituição: Art. “175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. “
    Repare bem: a prestação de serviços públicos pode ser feita diretamente (cargos públicos) OU “sob regime de concessão ou permissão” (olha a autorização pra terceirização aí, gente). Basta uma leizinha – o texto diz “na forma da lei”, para que a terceirização seja estendida ao setor público. Essa mesma lei pode também decretar a desnecessidade de cargos públicos (fim dos concursos), desnecessidade prevista no Art. 41, § 3º da CF.
    Quem mandou votar na direita? Ah, foi a rede globo… Então, prepare o lombo!!!

Deixe seu comentário

Leia também