João Goulart volta a Brasília: Nossa singela homenagem

Tempo de leitura: 3 min

Paulo Grazioli, no Facebook, pergunta sobre a cena da chegada dos restos mortais de Jango a Brasília: cadê o FHC?

Banditismo

Editorial publicado na Folha de S. Paulo, em 22 de setembro de 1971

Por Octavio Frias de Oliveira

A sanha assassina do terrorismo voltou-se contra nós.

Dois carros deste jornal, quando procediam ontem à rotineira entrega de nossas edições, foram assaltados, incendiados e parcialmente destruídos por um bando de criminosos, que afirmaram estar assim agindo em “represália” a noticias e comentários estampados em nossas paginas.

Que noticias e que comentários? Os relativos ao desbaratamento das organizações terroristas, e especialmente à morte recente de um de seus mais notórios cabeças, o ex-capitão Lamarca.

Nada temos a acrescentar ou a tirar ao que publicamos.

Não distinguimos o terrorismo do banditismo. Não há causa que justifique assaltos, assassínios e seqüestros, muitos deles praticados com requintes de crueldade.

Quanto aos terroristas, não podemos deixar de caracterizá-los como marginais. O pior tipo de marginais: os que se marginalizam por vontade própria. Os que procuram disfarçar sua marginalidade sob o rotulo de idealismo político. Os que não hesitaram, pelo exemplo e pelo aliciamento, em lançar na perdição muitos jovens, iludidos, estes sim, na sua ingenuidade ou no seu idealismo.

Desmoralizadas e desarticuladas, as organizações subversivas encontram-se nos estertores da agonia.

Da opinião pública, o terror só recebe repudio. É tão visceralmente contrario às nossas tradições, à nossa formação e à nossa índole, que suas ações são energicamente repelidas pelos brasileiros e por todos quantos vivem neste país.

As ameaças e os ataques do terrorismo não alterarão a nossa linha de conduta.

Como o pior cego é o que não quer ver, o pior do terrorismo é não compreender que no Brasil não há lugar para ele. Nunca houve.

E de maneira especial não há hoje, quando um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social — realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama.

O Brasil de nossos dias é um país que deseja e precisa permanecer em paz, para que possa continuar a progredir. Um país onde o ódio não viceja, nem há condições para que a violência crie raízes.

Um país, enfim, de onde a subversão – que se alimenta do ódio e cultiva a violência – está sendo definitivamente erradicada, com o decidido apoio do povo e da Imprensa, que reflete os sentimentos deste. Essa mesma Imprensa que os remanescentes do terror querem golpear.

Porque, na verdade, procurando atingir-nos, a subversão visa atingir não apenas este jornal, mas toda a Imprensa deste país, que a desmascara e denuncia seus crimes.

PS do Viomundo: O que a Folha não disse é que os “terroristas” protestavam contra o fato do jornal emprestar seus carros de entrega para as tocaias da ditadura.

*****

Veja também:

Jogadores em campo por melhores condições de trabalho


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

"Prisão é início da perseguição à toda a esquerda" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] João Goulart volta a Brasília: Nossa singela homenagem […]

STF decreta a prisão de Zé Dirceu, Genoino e Pizzolato – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] João Goulart volta a Brasília: Nossa singela homenagem […]

Genoino: "Considero-me preso político" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] João Goulart volta a Brasília: Nossa singela homenagem […]

Hell Back

Mais uma vez o STF que deveria zelar pela Constituição, é o primeiro a usurpá-la.

FrancoAtirador

.
.
14/11/2013

Hoje voltamos todos a Brasília

Por Flávio Aguiar, na Carta Maior

Hoje voltamos todos a Brasília

Com os despojos do nosso eterno presidente

Seremos recebidos todos com as honras e as cicatrizes

De um futuro que não houve

E de um passado que não passa

Hoje voltamos todos a Brasília

Para cantarmos tudo o que não cantamos

Arrepanhar as almas penadas que ficaram dentro de nós

As dos que se foram antes do tempo

E a nossa que aos pedaços com eles também se foi

Hoje voltamos todos a Brasília

Levamos em nossos olhos

Os olhares dos que ficaram para trás

Mas deixaram suas marcas em nossas retinas

E levamos junto os olhos de nossos filhos, de nossos netos

Com a esperança de que eles não vejam o que vimos

O futuro ser roubado de gerações inteiras

Hoje voltamos todos a Brasília

Com o peso do que perdemos no coração

E as asas

E as asas

E as asas

Batendo nas vidraças

Passando pelas grades

Ruflando na escuridão

Entre as estrelas…

(http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Hoje-voltamos-todos-a-Brasilia/29540)
.
.

    Marta

    Texto muito bonito. Parabéns.

Pedro Henrique Florêncio

Esses veículos ainda transitam por aí?

Só pra saber…

Lucas Gomes

black blocs em 1971 “vandalizando” os carros da Folha. “Chamem o Choque, chamem o Choque”, diriam as vozes do atual espírito petista.

    AEVER NÉSCIO

    Não acredito que os Black Bloc’s, se estivessem presentes àquela quadra da história recente do Brasil se apresentassem para dar a cara a tapas. Falta-lhes coragem , hoje. Desconfio que não a teriam ontem.

Inês Nassif: STF age como oposição; réus do mensalão condenados antes do julgamento – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] João Goulart volta a Brasília: Nossa singela homenagem […]

lauro c. l. oliveira

Irônico o STF consumar extrema vilania contra homens de bem como Genoino e Dirceu quando a nação brasileira resgata a dignidade de seu presidente João Gulart. O futuro conhecerá esta data como o Dia da Infâmia do STF. A rede globo escreve seu nome mais uma vez na história.

João do Sertão

VIVA JANGO, ABAIXO A DIREITA NAZI-FASCISTA GOLPISTA BRASILEIRA JUNTO COM A SUA IMPRENSA GOLPISTA: GLOBO, FOLHA, ESTADÃO, VEJA….

luiz pinheiro

É extremamente irônico – e trágico – que um brasileiro da dimensão de José Genoíno esteja sendo injustiçado no momento preciso em que o Brasil presta contas à memória de João Goulart, ex-presidente deposto pela conjura anti nacional e anti popular de 1964. Assim como a Jango, a História há de fazer justiça a Genoíno. Não podemos saber quando, mas certamente um dia – espero o mais breve – a trama midiática diabólica da sua condenação será exumada. Genoíno foi um exemplo de parlamentar – atuante, negociador, sábio, altivo na defesa dos compromissos políticos fundamentais, a começar pela libertação do povo brasileiro e pela dignidade da pessoa humana. Neste momento em que hienas riem ganindo, com goles dos mais escorchantes vinhos escorrendo por entre seus dentes sujos de carniça humana, deixo aqui esta homenagem a José Genoíno, deputado que conheci, e que, posso atestar, está entre os poucos políticos que colocaram os interesses do Brasil e do povo brasileiro acima de qualquer veleidade pessoal.

Seu Zé

Nada mudou. São os mesmos que dão as cartas hoje, cometem seguidos crimes e ainda são aplaudidos…

francisco.latorre

tá na hora.

de fazer uma wikibiografia não autorizada.

do querido. otavinho.

..

Fabio Passos

Este é o PiG.
Bandidos que apoiam a tortura e o assassinato de cidadãos brasileiros.

Luís Carlos

Folha e Globo, junto com outras da mesma espécie, deixaram claro o apoio que deram ao regime violento, autoritário, ditatorial, e assassino que envolveu o Brasil em trevas por mais de duas décadas. Globo e Folha deram apoio ao golpe civil-militar que depôs presidente legitamente eleito pelo povo brasileiro e empossado, mas ao qual a elite da qual Folha e Globo fazem parte odiavam e não toleravam. A absoluta intolerância à vontade popular faz destes representantes da pior fase da história política nacional, representantes da violência oficial e da exploração popular. Fizeram parte do golpe que traiu o Brasil e depôs presidente que morreu em exílio. Deveriam ter vergonha na cara, mas seria esperar demais de quem dissimula e mente osntesivamente para garantir seus interesses inconfessáveis. Grandes sonegadores, adversários mortais da cidadania e da democracia real e participativa.

francisco.latorre

jango dirceu genoíno.

justiça. é injustiça.

..

Jose Mario HRP

Sensacional, 08 militares carregando o caixão de Jango, homenageado com o hino nacional e a indefectivel marcha fúnebre!
Parabens Jango, Parabens Dilma e minhas homenagens a viúvas e seus filhos!
Faltava essa página em nossa história!
O BRASIL está melhor hoje!

    Fernando

    Ficou melhor! Foi bom viver para ver isso!

Rosinete – Recife

Eles (os Frias, os Marinhos, etc) é quem são os verdadeiros marginais e terroristas.

Hipócritas!

Aproveito para parabenizar o excelente jornalista Luiz Carlos Azenha pelo premio Esso recebido, pela série de reportagens sobre os filhos dos torturados pela ditadura.

Luís CPPrudente

Pior tipo de marginais: famiglia Frias e famiglia Marinho?

Deixe seu comentário

Leia também