Janio de Freitas: Moro se acha juiz também do sentido das palavras, e o STF se curva de novo

Tempo de leitura: 2 min

dilma, lula e stf
Dilma e Lula não tentaram obstruir Lava Jato

Janio de Freitas, na Folha de S. Paulo, 18/08/2016

O juiz Sergio Moro proclamou sua competência –no sentido de poder, direito– para julgar Lula e outros por obstrução à Justiça, em especial à sua Lava Jato, na pretendida e frustrada nomeação do ex-presidente para o ministério de Dilma.

Ninguém duvida, Deus nos livre, da competência reconhecida ao jovem juiz para mandar prender, engaiolar pelo tempo que quiser, acusar do que queira, julgar, condenar, dar liberdade a criminosos delatores, seja quem for o seu alvo. Competência a que o Supremo Tribunal Federal se curva mais uma vez, autorizando o inquérito contra Lula e Dilma.

Já que seria fútil lembrar outros respeitos devidos, talvez se possa ao menos mencionar um respeito modesto e, ainda por cima, desvalorizado. É o respeito à palavra, a essa pecinha generosa da linguagem em que nos desentendemos.

Dilma e Lula não fizeram e não tentaram fazer obstrução à Justiça, nem sequer à Lava Jato. Obstruir, aplicada ao caso, seria obstar impedimentos, totais ou parciais, efêmeros ou definitivos, à efetivação de procedimentos judiciais. Mas ministros não desfrutam de imunidade. Por lei, bem entendido, que não faltam outros caminhos –estes, fora do alcance de Lula, Dilma e qualquer petista.

Se nomeado ministro, inquéritos e possíveis julgamentos de Lula não seriam evitados nem sustados em seu decorrer. Apenas subiriam de instância no Judiciário, passando a tramitar no Supremo Tribunal Federal. Não mais na mesa, nas gavetas e nas celas do juiz Sergio Moro em sua primeira instância.

Para cima ou, como no mensalão do PSDB mineiro, para baixo, a mudança de instância é um direito das defesas, muito comum. E procedimento previsto nas normas dos processos em geral. Atribuir obstrução a Dilma e Lula por ato que mudaria a instância de eventual processo é, para dizer o mínimo, alegação sem fundamento. Inverídica.

A menos que as palavras e seu sentido também já estejam na competência do juiz Sergio Moro.

O SUTIL

Já em seu primeiro mandato, o presidente uruguaio Tabaré Vasquez projetou sobre o seu governo uma aura de dignidade. Não se duvide da irritação que lhe causou, como descrita pelo chanceler Nin Novoa, o que chamou de “tentativa de compra” do Uruguai por José Serra –acordos comerciais pelo veto uruguaio à Venezuela na presidência temporária do Mercosul.

Ou seja, no melhor da sua habilidade diplomática, José Serra quis aplicar ao Uruguai, combinados, dois métodos por ele conhecidos: o “é dando que se recebe”, do seu tempo de congressista, e o praticado pelas empreiteiras.

Os bons do Itamaraty começam a se desesperar.

AMARELOU

Antes da abertura da Olimpíada, Michel Temer vangloriou-se numerosas vezes: “Eu não tenho medo de vaias”. Foi e foi vaiado como convinha.

Agora, pediu a Rodrigo Maia, presidente da Câmara, para representá-lo no encerramento dos jogos: está com medo das vaias, que o abalaram na abertura. Será no próximo domingo, dia de folga de Rodrigo Maia nas trapaças para proteger seu aliado Eduardo Cunha, protelando-lhe a cassação na tentativa de afinal salvá-lo. Com a ajuda de Michel Temer.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

É que a degradação sempre ou quase sempre foi o carro-chefe…

rose do nascimento

Só não vê quem ñ quer. Está bem claro que esse menino com cara de bravo, sergio moro, ñ quer ver DILMA e nem LULA como presidentes do Brasil. Foi no governo dêles que a Policia Federal teve mais visibilidade. A corrupção ñ foi jogada debaixo do tapete. Conforme seus discursos ” combaterei a corrupção na carne, doa a quem doer”, e isso foi feito. Gostaria de saber porque o Aécio Neves e o Anastasia ñ são investigados??? Em resumo; essa turma tem mefo do Lula voltar em 2018.

Luiz Carlos P. Oliveira

Se não fosse golpe, nosso judiciário (temos isso no Brasil?) já teria enquadrado o Moro. Mas a lei, aqui, só vale para os fracos, nunca contra os poderosos. Não nutro e nunca nutrirei simpatia por esse juiz seletivo.

Fernando Noruega

Passou despercebida ao colunista talvez a maior revelação feita pelo Moro nessa história: a de que ele se considera a própria Justiça. Ele e somente ele. Perdeu qualquer contato com a realidade, o menino.

FrancoAtirador

.
.
Pixulecos Judiciais

do Promotor Moro

Estão Murchando.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Por falar em TripleX da Mossack,

    o FBI vai investigar a Participação

    d@s Herdeir@s do Roberto Marinho

    na Obra Irregular da Paraty House

    para fins de Lavagem de Dinheiro.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
É com Imenso Pesar que o Frias Noticia na Folha de S.Paulo:

TRILEX DO GUARUJÁ NUNCA FOI DE LULA, diz Relatório da PF

A Polícia Federal concluiu o relatório a respeito da Operação Triplo X, fase da Lava Jato,

e indiciou Nelci Warken, dona de um tríplex no condomínio Solaris em Guarujá.

Também foram indiciados funcionários da Mossack Fonseca no Brasil.

No total, foram indiciadas sete pessoas.

Além de Nelci, estão na lista Maria Mercedes Quijano (chefe do escritório da Mossack no país),
os funcionários do escritório de advocacia panamenho Luís Fernando Hernandez Rivero,
Ricardo Honorio Neto, Renata Pereira Britto e Rodrigo Hernandez.

O empresário Ademir Auada também aparece.

O relatório foi tornado público pelo juiz federal Sergio Moro, da Lava Jato, nesta quinta-feira (18).

O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA E SEUS FAMILIARES NÃO FORAM INDICIADOS.
.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/08/1804661-pf-conclui-relatorio-e-indicia-dona-de-triplex-no-guaruja.shtml
.
.

abelardo

Estamos assistindo uma degradação acelerada de todo sistema judiciário brasileiro. Puxado pelo STF, MPF, TCU, e STJ todo o sistema judiciário brasileiro está caminhando para tornar-se uma pobre tiririca do brejo. Percebo que a antiga imagem de imparcialidade, de justiça, de ética, de civismo, de coragem e de moralidade se degrada desavergonhadamente e as denúncias estão quase diariamente nas páginas de jornais, no rádio, na tv e na internet. Parece que ministros, juízes e procuradores aliados com a PF incorporam um demônio a espalhar o horror e o terror contra a população menos favorecida. São os santinhos do pau oco, que mamam (faz séculos) nas tetas do governo, que usam e abusam das mordomias e do conforto que o cargo oferece, 24 horas por dia, a eles e toda família. Talvez isso explique porque os grandes corruptos, ladrões, sonegadores e bandidos da máfia do colarinho branco ficam bem longe das prisões, afinal a justiça não olha pro lado dos protegidos da mídia, e tão pouco tem coragem de enfrentar aqueles que já insinuaram a possibilidade de alguns juízes terem seus nomes revelados na lava jato e/ou em outras tramoias nacionais. Porém, não adianta ciscar pra lá e nem ciscar pra cá porque tudo vem a tona cedo ou tarde. Diz o ditado: “se quiser que ninguém saiba, não faça”, então se não forem descobertos logo logo, com certeza será em um breve e apropriado tempo.
Quem sabe teremos a satisfação de assistir malfeitores do judiciário fazendo as suas delações premiadas e premiados, em seguida, para prisões domiciliares acompanhados de suas respectivas tornozeleiras eletrônicas.

Mineirim

Ora, juízes já são também revisores de dicionários. Não viram a grosseria e arrogância daquela que presidirá o stf? É tão amante da língua portuguesa que vai suprimir a palavra presidenta dos dicionários. Ah, e deve mandar reescrever, também, as Memórias Póstumas de Brás Cubas. A ver se seria por decisão singular ou colegiada. E ai de quem não obedecer…

sergio paulo

Fico pasmo com a perseguição que a nossa justiça está fazendo contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. Isso vem reforçar a tese de que tudo é político como é o Impeachment da presidente. eles tem medo de que Lula seja candidato nas próximas eleições presidenciais.

Carlos Ramalho

Lula e Dilma têm de ir juntos à cerimônia de encerramento das Olimpíadas para explicitar golpe em curso no Brasil #LulaDilmaNasOlimpíadas

Messias Franca de Macedo

GEDDEL SAI DE AVIÃO AOS GRITOS DE GOLPISTA NA BAHIA
https://www.facebook.com/Brasil247/videos/1269347706451567/

Messias Franca de Macedo

“Temer promoverá uma guerra civil congelando gastos púbicos por 20 anos”, alerta Requião
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=NYrqOiQtMUI

Lindolfo Maia

Na existe GOLPE! Falácia de Ptistas desesperados!

Messias Franca de Macedo

É GOLPE!
TODO MUNDO SABE, INCLUSIVE O STF!

***

É golpe de estado e quem diz é o STF, por Diogo Costa

QUI, 18/08/2016 – 16:03

(…)

FONTE [LÍMPIDA]: http://jornalggn.com.br/blog/diogo-costa/e-golpe-de-estado-e-quem-diz-e-o-stf-por-diogo-costa

J. Arcanjo

Mesmo sem ir a cerimonia de encerramento das olimpiadas o interino temer vai ser homenagiado com milhares de cartazes contra ele e um grande coro ja esta progamado para dizer ao mundo o Que estao tentanto fazer aqui no pais.
No entanto quem esta escalado para representalo e o rodrigo maia que tambem vai receber um grande coro Que ja esta ensaido.

Luiz Rodrigues

Gente!
Ajude nesta campanha!
Vamos ajudar ao Juiz Moro, lá de Curitiba a encontrar a mulher do Cunha!
Se alguém vê lá por aí, esconda a carteira e chame a polícia

    Conceição Lemes

    Luiz, vc está lançando a campanha aqui? Ou ela já existe? abs

FrancoAtirador

.
.
Presidente Mercenário, Aproveitador e Golpista da OAB

vem agora dizer, pela Globo, com toda a Cara-de-Pau,

que declaração de Gilmar “Não é Postura de Magistrado”.
.
https://twitter.com/DCM_online/status/766310686339334144
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-08/gilmar-mendes-diz-que-lei-da-ficha-limpa-foi-feita-por-bebados
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Gilmar Mendes, Ministro do STF e Presidente do TSE,

    é a Prova Concreta de que a Imparcialidade dos Juízes

    foi uma Piada de Bêbados em Reunião num Prostíbulo.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    No Mérito

    Ontem (17/8), o STF decidiu que, em Caso de Omissão do Poder Legislativo,
    o parecer emitido pelo Tribunal de Contas Não Gera a Inelegibilidade
    prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990
    (com a redação dada pela Lei da Ficha Limpa).

    Portanto, de acordo com essa Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF),
    um Acórdão de Tribunal de Contas, sem que seja Votado pelo Parlamento,
    não torna Inelegível o Detentor de Mandato Eletivo do Poder Executivo.

    Questiona-se, então:

    A Presidente da República Eleita póde ser Cassada, assim, pelo Congresso,
    apenas com Base num Parecer do Tribunal de Contas da União (TCU)
    que não foi Submetido ao Crivo de Votação do Poder Legislativo Federal?
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Peritos do INSS já estão cumprindo as Ordens de MiShell Temer

determinando a Suspensão de Auxílios-Doença e Aposentadorias
.
.

Luiz

Enquanto isso: onde estão os paneleiros??? somos todos cunha??? safados. Cúmplices de criminosos.

FrancoAtirador

.
.
Esse Inquérito é só um Factóide Judicial

para Véspera da Consumação do Golpe.
.
.

Sidnei Brito

Há uma questão estapafúrdia que parece estar fugindo da percepção do topo dos operadores do direito do País, ou, pior, nos julgam idiotas demais para perceber.
Ao afirmar que Lula quis obstruir a Justiça ao aceitar cargo de ministro, ficando, assim, à mercê do STF e da PGR, o que se pretende sugerir é que Moro e os procuradores do Paraná são muito mais rigorosos do que os ministros do STF e do que o Procurador-Geral da República. Trata-se, em princípio, de, no mínimo, desrespeito com essas instâncias superiores.
Epa, mas peraí… Quem pediu a abertura do inquérito foi o próprio Janot e foi rapidamente aceita pelo ministro Teori. Não quero acreditar que estão passando recibo da desrespeitosa interpretação de Moro. Desconfio que acham mesmo que a gente é que não é capaz de entender essa sutileza.

Deixe seu comentário

Leia também