Janio de Freitas: Havelange e Teixeira, Parlashopping e 46 tucanos desmascarados de vez

Tempo de leitura: 3 min

havelange, ricardo teixeira e carlos sampaio

João Havelange, Ricardo Teixeira e Carlos Sampaio

Caras do Brasil

Da arquibancada ao poder econômico, o maior por aqui, Havelange e Teixeira faziam uma síntese perfeita do país

JANIO DE FREITAS, na Folha de S. Paulo, sugerido por FrancoAtirador

Muito mais do que mostrar o que tem sido a cúpula do futebol no mundo, o escândalo da Fifa mostra ao mundo o que é o Brasil. Como se ainda fosse necessário fazê-lo.

A Fifa, que recebe aqui o tratamento apropriado para os covis, baniu dos seus quadros, há muito tempo, os ilustres brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira, seu ex-presidente e o ex-conselheiro por ela declarados catadores de suborno e de outros modos de corrupção. Nem depois disso a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público (o Federal e o do Rio) foram capazes de dar aos dois as consequências da lei. Ambos enriquecidos, muito antes de chegarem aos balcões internacionais, aqui mesmo na CBD/CBF.

A aparência é de que Ricardo Teixeira tratou de escapar para Miami. Mas não o fez, de fato, senão para as delícias de que desfruta em sua mansão. Os vários processos que ainda tem no Brasil jamais o incomodaram, tal como os anteriores. Havelange tornou sua velhice suportável em um dos prédios magníficos de São Conrado. A rejeição da Fifa não chegou ao prestígio social de ambos.

Da arquibancada ao poder econômico, que é o maior poder por aqui, Havelange e Ricardo Teixeira faziam uma síntese perfeita e discreta do Brasil. José Maria Marin, o mau discípulo, escancarou. Já se percebe que as autoridades brasileiras sentem necessidade de adotar iniciativas. Deve ser o melhor que pode acontecer a Marin.

PARLASHOPPING

Eduardo Cunha providenciou a inclusão, na medida provisória 668 sobre alíquotas do PIS-Pasep, da construção do shopping do Congresso. O Senado seguiu a Câmara e aprovou toda a MP. Mas Eduardo Cunha fica irritado quando essa sua obsessão é chamada de shopping e, pior ainda, já apelidada de parlashopping.

No entanto, é só isso mesmo. Uma obra que, sem ter projeto, já tem o custo calculado em R$ 1 bilhão, com gabinetes desnecessários e amplos como desejado pelos deputados, e lojas, lojas e mais lojas.

Duas imoralidades em uma: o contrabando do shopping na MP e a sua aprovação pela Câmara e pelo Senado, que aprovam, sob o falso nome de ajuste, medidas perversamente prejudiciais aos assalariados, aos aposentados, à Educação e à Saúde.

Diante da indignação que a presença e aprovação do shopping causou em alguns senadores, e prevenindo reação forte (que não houve) da imprensa, Renan Calheiros recorreu ao seu experiente escapismo: “Isso é da autonomia da Câmara”.

Não é verdade. Tanto que foi à votação do Senado. Onde Renan Calheiros contribuiu para o truque de votar a MP perto do prazo em que caducaria: se feita alteração no Senado, deveria voltar à apreciação pela Câmara, e ocorreria a extinção do prazo.

Em seu exaltado discurso contra o golpe do shopping e contra o próprio, disse o senador Jader Barbalho que “só falta uma medida provisória que inclua a construção de um motel”. Não haverá, talvez, porque é desnecessária: para a mesma finalidade são usados os gabinetes.

SEM MÁSCARA

Na hora da verdade, o chão do plenário da Câmara ficou repleto de máscaras de bem-intencionado. O PSDB e seu líder, Carlos Sampaio, deixaram cair 46 de uma vez com esses votos pela permanência do dinheiro de empresas para financiar candidatos –a velha causa da corrupção mais devastadora.

Entre as propostas de “reforma” ainda a serem votadas, uma pretende estapafúrdia redução da idade mínima para senador: de 35 para 29 anos. Só podia ser coisa de má-fé, mas o que seria? A repórter Júnia Gama descobriu.

Não lhe bastando prestar-se ao serviço de substituir o relator Marcelo Castro, destituído por não fazer o relatório como desejado por Eduardo Cunha, o deputado Rodrigo Maia se dispôs a outro serviço deplorável.

Como não chegará aos 35 anos para candidatar-se ao Senado nas próximas eleições, o milionário deputado paraibano Wilson Filho conseguiu que Rodrigo Maia proponha, como relator, a redução da idade mínima de governadores e seus vices, de 30 para 29. E no bolo inclua os senadores.

Rodrigo Maia (de Cesar Maia) é o apagado líder do fosco DEM. Deve ter recebido uma quantidade grande de argumentos para servir ao petebista paraibano.

Leia também:

Representação a Janot pede apuração de denúncias CBF, extensão da investigação à FPF e à offshore da Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sala Fério

O bom dessa sanha estadunidense de processar corruptos (para atingir e prejudicar o mundial da Rússia, verdade seja dita) é que quem achava que casa em Miami era refúgio seguro agora já deve estar em dúvida ou vendendo …

Laura

Perderam totalmente a vergonha. Criaturas pequenas. Vergonha brasileira essa câmara e senado. Eduardo Cunha e Calheiros, suspeitos na lava jato, estão tentando destruir o país. Rodrigo Maia sempre no mal caminho. Que expliquem a aquisição dos valiosos apartamentos de São Conrado.

Silas Mó Lá Craia

Não vai rolar um panelaçozinho?

Felipe Souza

Eu gostaria de perguntar a qualquer “revoltado online” ou a outros, se a construção do tal shopping não os faz se envergonharem diante do papelão de serem recebidos pelo idealizador da obra.
A esses, um recado: ou começam a fazer política de forma crítica, ou a crítica engolirá essa política de mentirinha.

Gerson Carneiro

“quantidade grande de argumentos” hahahaha… essa foi ótima.

FrancoAtirador

.
.
A Corrupção Privada Cresce Como Um Câncer
.
(http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FEconomia%2FA-corrupcao-privada-cresce-como-um-cancer%2F7%2F33619)
.
.

Leo

Para começar, o que tem a ver Carlos Sampaio com Ricardo Teixeira e Avellange? Chamada maldosa essa da notícia, hein?
.
O caso do novo prédio para o Congresso nem merece comentários. É, no mínimo, lamentável. É constrangedor, inconveniente, imoral, etc.
.
Quanto aos ajustes fiscais, percebam que, depois da gastança e corrupção desmedidas, não havia outro caminho a seguir. A não ser que a Situação queira ver a própria Situação se afundando! Os ajustes são necessários e as classes média, baixa e miseráveis pagarão a conta. Só faltou o pedido de desculpas de Dilma, que contou uma estória durante a campanha de 2014.
.
Quanto ao financiamento de campanha, senhores, por favor! Se existe corrupção com o dinheiro de pessoas que visam ao lucro, o que políticos fariam com o dinheiro público de campanha!? Será que só existe inocente por aqui? Financiamento público de campanha é outro ralo por onde o nosso dinheiro sumirá. E mais: de acordo com a atual proporcionalidade, seria bem capaz de que a atual Situação se perpetue no poder, pois ela ganharia mais recursos e, portanto, distorceria a competitividade do escrutínio.
.
Abraços.

Liberal

Certo, e quem foi mesmo que acertou a Copa de 2014?

FrancoAtirador

.
.
Partidos à Venda no Shopping do Cunha:
.
PSDB
Alfredo Kaefer PR Sim
Antonio Carlos Mendes Thame SP Sim
Antonio Imbassahy BA Sim
Arthur Virgílio Bisneto AM Sim
Betinho Gomes PE Sim
Bonifácio de Andrada MG Sim
Bruna Furlan SP Sim
Bruno Araújo PE Sim
Bruno Covas SP Sim
Caio Narcio MG Sim
Carlos Sampaio SP Sim
Célio Silveira GO Sim
Daniel Coelho PE Sim
Delegado Waldir GO Sim
Domingos Sávio MG Sim
Eduardo Barbosa MG Sim
Eduardo Cury SP Sim
Fábio Sousa GO Sim
Geovania de Sá SC Sim
Giuseppe Vecci GO Sim
Izalci DF Sim
João Campos GO Sim
João Castelo MA Sim
João Gualberto BA Sim
João Paulo Papa SP Sim
Jutahy Junior BA Sim
Luiz Carlos Hauly PR Sim
Mara Gabrilli SP Sim
Marco Tebaldi SC Sim
Marcus Pestana MG Sim
Miguel Haddad SP Sim
Nelson Marchezan Junior RS Sim
Nilson Leitão MT Sim
Nilson Pinto PA Sim
Otavio Leite RJ Sim
Paulo Abi-Ackel MG Sim
Pedro Cunha Lima PB Sim
Ricardo Tripoli SP Sim
Rocha AC Sim
Rodrigo de Castro MG Sim
Rogério Marinho RN Sim
Rossoni PR Sim
Shéridan RR Sim
Silvio Torres SP Sim
Vanderlei Macris SP Sim
Vitor Lippi SP Sim
Total PSDB: 46
.
DEM
Alberto Fraga DF Sim
Alexandre Leite SP Sim
Carlos Melles MG Sim
Claudio Cajado BA Sim
Efraim Filho PB Sim
Eli Côrrea Filho SP Sim
Elmar Nascimento BA Sim
Felipe Maia RN Sim
Hélio Leite PA Sim
Jorge Tadeu Mudalen SP Sim
José Carlos Aleluia BA Sim
Mandetta MS Sim
Marcelo Aguiar SP Sim
Mendonça Filho PE Sim
Misael Varella MG Sim
Moroni Torgan CE Sim
Pauderney Avelino AM Sim
Paulo Azi BA Sim
Professora Dorinha Seabra Rezende TO Sim
Rodrigo Maia RJ Sim
Total DEM: 20
.
Conheça os demais políticos em Oferta no CunhaShopping:
.
http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6358&numLegislatura=55&codCasa=1&numSessaoLegislativa=1&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=128&indTipoSessao=E&tipo=partido

José Carlos Vieira Filho

“Nem depois disso a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público (o Federal e o do Rio) foram capazes de dar aos dois as consequências da lei”
Nem foram nem serão, uma vez que, junto ao judiciário, são sócios do empreendimento. Minoritários, como os jagunços de outrora, mas sócios.

Deixe seu comentário

Leia também