Ibope: Dilma tem 43% contra 15% de Aécio e 7% de Campos

Tempo de leitura: 2 min

Dilma mantém liderança nas intenções de voto, aponta Ibope

Do UOL, em São Paulo
20/03/201418h16

A presidente Dilma Rousseff (PT) mantém 43% das intenções de voto na primeira pesquisa realizada pelo Ibope em 2014. É a mesma taxa obtida no levantamento anterior do instituto, realizado em novembro.

O senador Aécio Neves (PSDB) variou de 14% para 15%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficou estável com 7%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20) no blog Radar Político, do jornal O Estado de S.Paulo. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 17 de março. A marge de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00031/2014.

De acordo com o blog, em um cenário com a inclusão de cinco pré-candidatos “nanicos”, Dilma fica com 40%, contra 13% de Aécio e 6% de Campos.

Somados, os adversários da presidente teriam 23% das intenções de voto, o que seria insuficiente para impedir a vitória de Dilma ainda no primeiro turno.

Testando hipóteses de segundo turno, o Ibope mostra que Dilma venceria Aécio por 47% a 20%. Contra Campos, Dilma seria eleita com 47% ante 16% do governador pernambucano.

Marina Silva

Segundo o Radar Político, o Ibope testou cenários em que Marina Silva aparece como candidata do PSB no lugar de Campos.

No primeiro turno, Dilma lidera com 41%, frente a 14% de Aécio e 12% de Marina. Em um eventual segundo turno, Dilma venceria com 45%, ante 21% da ex-ministra do Meio Ambiente.

PS do Viomundo: O povo especula, especula, especula… Vai ver, não era nada daquilo. Deu no Valor (abaixo) e imediatamente começou a especulação de que os investidores queriam isso ou aquilo, de que os empresários estavam reforçando o “volta, Lula”… Curiosamente, tudo é sempre baseado em fontes não identificadas. Pode ser tanto o dono da mercearia da esquina quanto o dono do Google, não faz diferença: amanhã tem mais boato na capa do jornal.

Leia também:

Ministra diz ao Viomundo que estudos provam que Bolsa Família não é Bolsa Preguiça


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandro Rodrigues

Eu por mais que ache a Dilma fraquinha vou votar de novo nela. Mais pelo PT, único partido que tem um projeto para o Brasil, do que por ela mesma (por quem não tenho a menor simpatia)…

Agora eu sinceramente, pela primeira vez, acho que existe sim grandes possibilidades dela perder no segundo turno. Ela é fraca, não sabe se comunicar, é temperamental.

Até suas qualidades, ser exigente e não ceder a chantagem dos fisiológicos, se apagam diante de uma equipe ministerial fraca (pior até que do FHC!).

Espero que esteja errado. Meu voto ela terá, mas penso comigo: seria mesmo absurdo planejar um “Volta Lula”? Somos uma democracia, em algum momento a direita canalha vai voltar ao poder, mas os alicerces das politicas sociais e de desenvolvimento soberano ainda não estão consolidados, e precisamos de pelo menos outra década com o PT para terminar essa obra. Não sei se Dilma tem capacidade pra isso…

Insisto: “Volta Lula?”, por que não?

Marat

Prezados, não se esqueçam: Amanhã (22/03/2014) a contramarcha! Lembrem-se que em 1964 as esquerdas dormiram… Vamos todos lá. Se precisar lutar, matar ou morrer, estarei ali!!!
Abraços!

Sagarana

Os especuladores se deram mal mas os manipuladores estão livre, leves e mais ricos ainda. Vão brindar com Cheval Blanc, da adega do Barão Albert.
Agora corre para vender que vai cair mais!

Ted Tarantula

considerando o que ela vai passar nos próximos 4 anos se vencer..aposto que está fazendo promessas para..perder.

anac

Calma. Não podemos cantar vitoria antes do tempo.
No desespero eles já estão acionando o PiG para o uso da bala de prata.
O Ibope e a primeira “bala de prata” de 2014:
http://www.blogdacidadania.com.br/2014/03/o-ibope-e-a-primeira-bala-de-
prata-de-2014/
“Vendo que, mais uma vez, não dará para usar punhos de renda com um candidato petista à sucessão presidencial, a mídia volta a ser o que foi em 2006 e em 2010 e tirou do armário a sua metralhadora de balas de prata.

Observação: para quem não sabe, os escândalos pré-eleitorais que a mídia dispara contra candidatos a presidente petistas em anos eleitorais são chamados de “balas de prata”, aquelas capazes de matar lobisomens, que podem fazer o que balas comuns não conseguem.

As balas de prata em 2010, por exemplo, foram muitas. A principal foi a criminalização precoce da então substituta de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra. Ela teria permitido que um filho seu fizesse lobby usando o cargo da mãe.

A eleição passou e Erenice, que em 2010 perdeu o cargo e foi tratada como irremediável criminosa, foi absolvida. E ficou o dito pelo não dito.

O caso da refinaria em Pasadena, no Texas, que a Petrobrás comprou em 2006 com o aval de Dilma – ela era presidente do Conselho de Administração da empresa –, é, portanto, a primeira bala de prata de 2014 – outras virão.

Pela terceira eleição presidencial consecutiva, a oposição midiática tentará criminalizar o (a) petista da vez para tentar vencê-lo (a).”

    Hell Back

    “Pela terceira eleição presidencial consecutiva,(…)”
    Não seria “Pela QUARTA eleição presidencial consecutiva,(…)”

CNunes

As ações das estatais subiram pq tinha caído…

Fernando

Agora é torcer pra seleção ganhar a Copa.

Se a competição foi um sucesso pro Felipão e pra FIFA, ninguém tira o segundo mandato.

    Vinicius Garcia

    Mesmo com a perda da copa, seguramente a Dilma ganha, esse argumento (de que a copa favorece) é o usado pelos ‘não vai ter copa’.

    anac

    Ganhar a Copa, no máximo, será a cereja do bolo

Julio Silveira

Vou dizer uma coisa para vocês, infelizmente as figuras que aparecem como candidatos ao cargo maior da republica são de dar dó. Só por isso a Dilma quase certamente vai levar no primeiro turno. Essas tristes figuras que competem contra ela a cidadania está careca de conhecer e sabem que pouco podem esperar deles, menos ainda confiar para representá-los. Acredito que a fraqueza deles e não a força da Dilma seja o fator principal para esse índice. São os outros que demonstram, já de algum tempo, sua total falta de sintonia e cumplicidade com a cidadania, alguns que não compreendem a necessidade de uma vida exemplar para postular o cargo, sequer deveriam poder estar lá.

    Zimbro

    Verdade. Gostei quando Dilma foi ao Nordeste e recusou o banho de mar. Disse que estava trabalhando. Jamais apareceu um boato sobre gastos de Dilma, claro que procuram falhas nas contas do gabinete, de dia e de noite. Isso tem um peso enorme. Num momento em que a corrupção virou capim, ela é a novidade.

Euler

A direita golpista, que organiza os boatos e chantagens de fora para dentro (via CIA, até chegar ao tucanato) trabalha com alguns cenários. Um deles, talvez o principal, o de tentar minar a reeleição da Dilma, com os conhecidos atos de terrorismo midiático, que se sucedem diariamente. As pesquisas, neste caso, e nesta altura, funcionam como forma de distrair ou desviar a atenção para coisas secundárias.

Um outro cenário é o de enfraquecer a candidata a tal ponto que, ao vencer o pleito, a presidenta faça um tal nível de concessões que dificilmente conseguirá fazer as mudanças necessárias em favor dos de baixo.

Juntamente com este segundo cenário está o trabalho pela eleição de maioria de deputados e senadores e governadores da oposição golpista, reduzindo a base de apoio ao governo no congresso. As forças mais à esquerda devem estar atentas para estes cenários, procurando garantir a vitória da presidenta Dilma no primeiro turno, com um programa mínimo de reformas e com uma grande bancada de deputados e senadores em apoio a este programa, para evitar as chantagens habituais dos PMDBs e afins.

Mais do que nunca, o Brasil pode assumir um papel determinante na América Latina e no cenário mundial. Sobretudo em clima de golpismo na Venezuela e em meio à derrota do Ocidente (EUA e países ricos da Europa) nas investidas na Ucrânia.

    alvaro

    O problema para a oposição é bem mais grave do que a direita tenta fazer parecer. Se não, vejamos: 1) Além da Dilma seguir favorita para a Presidência da República, o governador Alkimin corre o risco de ver sua reeleição literalmente “escorrer” pelos seus dedos (não por acaso, ontem a Globo no JN foi obrigada a montar uma verdadeira operação de guerra para tentar salvar a imagem do tucano, responsável pela maior aflição dos paulistas hoje – a falta d’água) ; 2) Um outro problema é a eleição em MInas Gerais, cujo favorito nas pesquisas continua sendo o petista Fernando Pimentel, ou seja, a direita não poderá se descuidar dessa eleição estadual também; 3) Para completar, no Rio de Janeiro, a direita vai ser obrigada a apoiar o vice-governador Pezão, cujo maior cabo eleitoral é o governador Cabral, principal alvo das manifestações de junho do ano passado (haja contorcionismo manipulatório). Fora o fato de que Tarso Genro e Agnelo Queirós são fortes candidatos à reeleição no RS e no DF. Em resumo, serão muitas frentes de batalha…

    Sagarana

    Análise precisa… Precisa se conectar com a realidade!

    Marcos F. L.

    Isso mesmo, além de tentar limpar a barra do Alckmin pelo secadão de cantareira vão ter que atacar a Dilma, Padilha e Pimentel.

augusto2

**oi maria maria: tenho o mesmo problema que voce no controle remoto á noite.
**Mas deu pra ver e tá na cara que a PLIMplim optou por nova estratégia: interestadualizar e desestadualizar a CACA da seca paulista. Idem com a pestilencia do Trensalao tucano.

Atn isto tira qlqr duvida que restasse:o centro,o pivot e nucleo , a ultima trincheira de força tucanoide é SP. A tarefa da militancia é sacá-los de lá.

>**sampa: + 32% de crimes Jan x Jan anterior, + Pcc, ++ trens e metro parando por defeitos todo o dia e muito MENOS água.

FrancoAtirador

.
.
ESPONTÂNEA
Na modalidade espontânea da pesquisa
(em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor
em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista
de possíveis candidatos),
o nome mais mencionado foi o de Dilma Rousseff (23%),
seguido de Lula (7%),
Aécio Neves (6%),
Eduardo Campos (3%),
José Serra (2%),
Marina Silva (2%),
outros (1%),
brancos e nulos (18%)
e não sabem/não responderam (37%).

ESTIMULADA

DETALHE

No CENÁRIO 1 (o mais provável para outubro/2014)

o candidato do PSC do Feliciano (Pastor Everaldo)

têm o triplo da preferência do candidato do PSoL.

Comparando os dois cenários (1 e 2, no quadro acima)

observa-se também que 1/3 do percentual obtido pelo PSC

vêm de eleitores que têm preferência por Marina Silva.
.
.
(http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/dilma-tem-40-e-venceria-eleicao-no-1-turno-indica-pesquisa-ibope.html)
.
.

Romanelli

O que LULA nos deu, DILMA tomou, essa é a verdade.

..agora, a grande questão : temos saída ?

Com LULA o BRASIL experimentou, depois de décadas, a volta da auto estima. Com DILMA, sobreveio a melancolia.

Com LULA a BOLSA, o valor das empresas e suas perspectivas foi reconhecido, com DILMA, tudo, TUDO tudo foi perdido.

Com LULA, no 1o mandato, tivemos promessas, metas, sonhos alimentados. Com DILMA vieram as estatísticas: Recorde de assassinatos, de drogados, de gastos com a COPA, das refinarias mais caras do PLANETA, das viagens com diárias nababescas.

Com LULA tinha-se a criatividade (o crédito interno, o BOLSA, o aumento real do SM) com Dilma, a letargia.

Com LULA vieram os planos, a AUTO SUFICIÊNCIA, com DILMA, voltou a dependência, as desculpas esfarrapadas por MAIS prazos, mais aditivos, mais cortes, mais descaminhos.

Com DILMA o PAC das ferro e hidrovias, os portos e aeroportos, a transposição por exemplo, empacaram, o cambio descarrilou, a industria atrofiou, as Contas Externas derreteram, as TARIFAS e preços administrados ficaram represados, distorcidos, guardando em si uma BOMBA de efeito retroativo.

Com LULA o povo foi às ruas, gritou, bradou, saudou seu líder. Com DILMA veio a revolta: aonde estavam a saúde, escola, a segurança, os transportes públicos e a infra prometidas ?

..ganharam EMPRESTADO o mais médicos, mas ainda sem hospitais nem remédios

Com LULA o país voltou a crescer, com DILMA, se contentou em permanecer.

NÃO, LULA não é santo, mas é LÍDER, e DILMA ? uma simples gerente.

Gerente que nem por suas 2 ou 3 promessas deu conta, como foi com o número de creches que ela prometia atender ..embora tenha se aninhado com MEIA CENTENA de ministérios, e pra que ?!

LULA não é nem foi santo, aliás, LONGE mesmo de ser perfeito, mas ele sabia como manter a esperança acesa, e DILMA, Dilma soube muito bem como apagá-la, uma a uma.

Claro, evidente que LULA tb deixou pra ela muita herança, e lambança, mas, mas assim como ele recebeu de THC 1 e 2 (*) Dilma não teve a competência, nem a sabedoria dum Luiz Inácio pra transformar os problemas em desafios, em esperança.

E agora isso, sequer o país consegue identificar uma liderança que sequer consiga se sobrepor a esta Dama que, nem começando um 2o mandato, já é dada como pato MANCO. Ela que logo de cara, tirados os que votarão em branco, dispõe de “incontáveis” 30% de apoio a lhe dar sustentação.

..difícil, vamos aguardar pra ver no que vai dar, mas..

mas enquanto isso eu ainda repito o que venho dizendo há anos, se não foi com LULA, agora só com os ETs.

(*) um país deprimido, o de THC, atolado em escândalos, desemprego, crises sem fim e passivos, com proteção social insignificante, mercado interno claudicante e contas externas descompensadas. Um país depreciado e desacreditado.

    Luiz Augusto Marcondes

    Parabéns, nem o mais fanático tucano conseguiria fazer melhor. Seu texto é uma perfeita peça de campanha eleitoral: para Aécios, Eduardos, randolfes, etc.

Demetrio

Interessante que a “colonista” cristina lobo, diz que 56% da população não se interessa por eleição, olhando rapidamente a soma dos 03 candidatos mais bem colocados, “DESMENTE” a “LOBO”, pois 43 + 15 + 7 = 62%, e esse percentual aumentaria se levasse em consideração os percentuais de todos os candidatos, eita “MENTIRA DESLEVADA” é por essa razão, que a midia vem perdendo audiencia e faturamento, hoje está dificil assistir aos noticiarios da tv, jornais impressos e revistas deixei de comprar há muito tempo, “POIS NÃO SOU TROUXA” de “COMPRAR” “MENTIRAS, CALUNIAS E DIFAMAÇÕES”, a unica revista que se pode aida ler, a a “CARTA CAPITAL”, pois ainda há imparcialidade, as demais, essa palavra não existe, ou nunca existiu, hoje, informo-me atraves do “BOLGS SUJOS”, é onde se vê a “VERDADEIRA INFORMAÇÃO”.

Adriano Medeiros Costa

É como diz aquela frase feita: “Eu já sabia!”

fabio nogueira

Pessoal,está ótimo vamos comemora porém ainda faltam seis meses e ate,lá pode está por vim a famosa bala de prata. Esqueceram o que aconteceu nas duas ultimas eleições? Ambas foram para o segundo turno. E a bala de prata pode sair dentro da base aliada do governo.

Precisa dizer mais?

CARLOS

As pesquisas deixam claro que o povo brasileiro (principalmente os mais carentes) já sabe muito bem o que é bom para si,e, lógico, entre todos Dilma é, disparado, a melhor opção!

Marat

Outro dia, um amigo direitista (mas não radical) perguntou-me esta pérola: “Você ouviu dizer algo que a Dilma, se ganhar, fará que nem o Collor, e confiscará a poupança?”…
Tive de dizer bem sarcasticamente que isso é boato típico da turma do Serra, e que eles estão desesperados pela iminente derrota em primeiro turno!

Marat

Eta povo burro… O JN e o Jornal da Globo não se cansam de bater na Dilma. A veja, editada por Carlinhos Cachoeira não se cansa de publicar mentiras e embustes, a caquética Bandeirantes não se cansa de repetir ad eternum os mantras do liberalismo arcaico, o SBSteira, repleto de fascistas a todo instante insufla o golpe, e, como diriam os moradores dos Jardins-SP, o “povo não aprende mesmo”…

lulipe

E o prejuízo dado a Petrobrás, nenhuma palavrinha???

    Vinicius Garcia

    Para sua tristeza, não..

    Luiz Augusto Marcondes

    Por que você não se informa melhor?

    Avelino

    A que FHC deixou?! Essa o PT já superou e faz tempo.

hc

A globo desesperou e tentou levar o governo federal para o metrô de São Paulo. Hora de executar o DARF, FATALITY!

José X.

Chupa, Dudu.

J Souza

Isso é o que eles querem que vocês acreditem. Está EXCELENTE para os ricos com o PT no poder mantendo o cabresto nos trabalhadores…

    J Souza

    Que outro partido teria conseguido emperrar tão eficazmente a reforma agrária?

Maria Maria

Gostei muito de ver a pesquisa. Só não consegui ver se a Globo mostrou, porque teria que ver todo o jn e isso não consigo mais.

Gilson

Temos que tomar cuidado,o PIG vai tentar mudar o resultado por ocasião da Copa,vão bater até no pescoço.

DDD

Entre escolher o OK (Dilma) e o lixo para governar eu prefiro o OK

Francisco

O único modo de a oposição ameaçar Dilma seriamente era pegar o pedaço do Brasil que lhe coube nas últimas eleições (municípios ou estados) e governar bem, mostrar serviço.

O que algum governador do PSDB fez de espetacular? E do PSB? E do PMDB? Algum prefeito do PPS fez algo notável? Alguém propôs algum encaminhamento inovador, socialmente mais justo, relevante?

Lula (e os PACs) tornaram o brasileiro pragmático e quantificador.

Sem números, sem votos. Simples assim…

    Maria Thereza

    Tirando as maravilhas que fizeram quando foram governo (cerca de 500 anos), tem o mensalão tucano em MG, o trensalão em SP, aquela coisa maravilhosa da cracolândia, o apagão de água em SP, a revolta dos professores de MG, o helicóptero auto-suficiente. É pouco?
    E o jb já foi esquecido mesmo, não?

Sergio Silva

Não falarão da operação Lava Jato na Petrobrás?

Deixe seu comentário

Leia também