Hugo Cortez: PSB de Pernambuco sofre surra histórica. E agora?

Tempo de leitura: 2 min

Foto 2 maniefstacao Dilma

aécio em Pernambuco

Atos já prenunciavam vitória de Dilma em Pernambuco. Aécio teve 29,8% dos votos no Estado no segundo turno; no primeiro, apenas 5,9%

por Hugo Cortez, enviado por Urariano Mota

O PSB de PE só tem uma opção honrada quanto a quem apoiar neste segundo turno: Dilma.

Afinal, Eduardo só fez o que fez graças aos governos Lula e Dilma. E seu avô Miguel Arraes sempre defendeu a unidade das forças de esquerda, democráticas e populares. Uma opção por Aécio, que teve apenas 5,9% dos votos do estado no primeiro turno, soará como torpe traição ao espírito progressista do povo pernambucano e custará politicamente caríssimo no futuro.

O PSB pernambucano beneficiou-se amplamente do clima econômico e político favorável que foi criado pelos governos Lula e Dilma no país, em especial no Nordeste, para derrotar em 2006 e 2010 as forças conservadoras locais. Em 2010, sua vitória foi esmagadora, com Eduardo obtendo mais de 80% dos votos válidos.

É no mínimo inusitado, episódio único na política estadual, ver agora o vencido, exangue, prostrado em terra, contaminar, dominar e cooptar o vencedor levando-o a trair as forças que o levaram à vitória!

É verdadeiro non sense ver Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho, Renata Campos, Tadeu Alencar e cia., saídos de mais uma campanha vitoriosa, arriarem bandeiras históricas do seu partido, esquecerem o legado dos seus antigos líderes – como Pelópidas, Fernando Lyra e Miguel Arraes – e capitularem ideologicamente ante os seus antes adversários renhidos Democratas, PSDB, PPS e, inclusive, Jarbas Vasconcelos!

O PSB pernambucano, caso opte por Aécio, estará traindo as expectativas do seu eleitor do primeiro turno, jogando fora toda sua credibilidade e prestígio político-moral, demonstrando  rarefação ideológica, distanciamento da tradição partidária, um apego leviano e oportunista a vantagens momentâneas, e se credenciando para receber, no tempo devido (que pode já começar neste segundo turno!), o troco cruel do povo pernambucano! O tempo passa mais rápido do que a ingratidão leviana pode conceber.

Hugo Cortez é sociólogo, militante do PCdoB, e um cidadão que une o conhecimento do jazz ao amor pelo Sport Club do Recife.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

eliel bezerra filho

Em meio há uma tragédia de uma DERROTA esmagadora/governador em exercício, e o eleito, senadores, prefeitos e que em sua maioria cooptados, políticos de vários segmentos(cooptados), teremos dias nebulosos no governo do Estado, conforme alguns informativos muito discreto,tendo em vista que toda imprensa lamentavelmente ficou a troco de soldo. Nesses informativos é que o Sr. Eduardo Campos, antes de sair descapitalizou e onerou bastante o Estado, no sentido de alavancar sua candidatura, com isso o seu sucessor pouco ou quase nada fez(com mais de seis meses no governo,João Lira Neto) investir e manter a máquina estatal vai ser uma tarefa difícil para o seu sucessor, caso não recorra as “ajudas” do governo federal, teremos uma administração medíocre e puramente protocolar.
Muitos dos que apoiaram em pouco tempo estarão em confronto devido ao saco de “gatos” criado e é bom Saber que o Governador eleito é um técnico e não um político e tem como principal missão unir as mais esdrúxula composição política formada e como também atender os pleitos de cargos no governo estadual e para encerrar não esquecer que em 2016, temos eleições para prefeito onde adversários consagrados vão se enfrentarem e ao mesmo tempo pertencem a mesma aliança/esdrúxula.
E com a morte de Eduardo também é aberta a vaga de uma nova liderança ou a volta de uma antiga.

Eduardo

É triste a constatação! Mas tudo resulta da ambição que Eduardo Campos conteve enquanto vivo o avô e enquanto Lula não o tornou popular! Infantil, cheio de talco no bumbum, Campos cuspiu na história e nos seus mestres! Falaram mais alto seus piores sentimentos! Fica agora uma história de ambição liberta e morta!

José C. Filho

Cidade campeã de votos para Dilma: 93,5% dos votos válidos, no Maranhão, pequena cidade do interior que não lembro o nome. Cidade campeã em votos válidos para Aécio Neves: 91,7% – Pasmem – Miami – Flórida. Portanto os derrotados que parem de chororó; não precisa dividir nosso País, os insatisfeitos podem livremente mudarem-se para o 28º estado do Brasil: Flórida, EUA.

Roberto

Sim e não, vocês estão levando ao extremo as palavras do lixo tucano como se o povo não tivesse vontade própria ou um passado histórico que justifica essas posturas.

A fala de FHC teve peso sim, mais até que no Sul-Sudeste que era o alvo dele (alavancar o Aécio nessas regiões), mas o povo não ignorou que o Lula teve peso central no reparo de retaliações históricas que o estado sempre sofreu (por sua postura revolucionária, perdeu até parte do território por isso) e que Dilma é sua candidata e continuidade deste governo.

O que causou confusão foi o voto do primeiro turno movido pelo emocionalismo/irracionalidade incitado pela Globo canonizando o “coronel” Campos (de diabo rejeitado virou “santo”, até a traição política da viúva e adesão à campanha de Dilma pelo povo, quando a ficha caiu), e não votaram num tucano, votaram numa candidatura confusa que não soava como ruptura porque o Lula nunca bateu pesado no Campos (se é que bateu quando deveria ter detonando ele pela traição).

Passado o emocionalismo do primeiro turno veio à razão, e aí um abraço pros traidores de Pernambuco e do povo brasileiro: foram rechaçados e trucidados nas urnas.

Ao PSDB traíra de PE restou um horizonte sombrio pois podem cair em 2016 na eleição do Recife o que é meio caminho pro governo do estado, e finalmente a derrocada em 2018 com o fim político do PSB em Pernambuco já que não possui mais lideranças (a última foi Eduardo Campos, os atuais políticos do PSB de PE são só meros fantoches, sem carisma algum e desenvoltura).

Wildner Arcanjo

Além do mais, nunca desconfiei dos Pernambucanos. Como sempre, e como fazem até hoje, coisa que em alguns estados do nordeste ainda estamos aprendendo a fazer, eles cuidam e protegem os deles, em todas as esferas. Nada como preferir um político da terra, o que é uma opção aceitável e que deve ser respeitada. Pena que houve o evento fatídico… Mas não se enganem, Pernambucanos, nordestinos, já há muito tempo, não votam com o buxo…

Wildner Arcanjo

Vocês acham que o povo das terras por onde passaram os pés de Antônio Conselheiro, deixariam o povo mais pobre sofrer com mais 4 anos de governo PSDB? O nordeste, já a algum tempo, acordou para a força política que tem e ela não vem de seus coronéis. Vem de seu povo!

FrancoAtirador

.
.
O QUE HOUVE COM O PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB)?

1) O PSB, que antes já era um balaio de gatos com diversas tendências internas

ideologicamente conflitantes, fato que neste aspecto não o difere dos demais,

começou a fracassar, quando Campos arrogantemente abriu dissidência e rompeu

com o Governo do PT/PMDB, subestimando a capacidade de DILMA VANA no Nordeste.

Por outro lado, Eduardo não conseguiu se firmar como alternativa de oposição,

porque apresentou-se como candidato da terceira via, mas com proposta de continuidade,

pois o ex-Governador de Pernambuco, por experiência própria em campanhas anteriores,

sabia perfeitamente que, ali, confrontar radicalmente o ex-Presidente LULA

seria como ferir de morte cada um dos nordestinos, que sentiu na própria pele

o preconceito e o desprezo do PSDB nos (des)governos de Fernando Henrique

e depois testemunhou o desenvolvimento regional deslanchar nos Governos do PT.

Em breve, História irá revelar, por intermédio de depoimentos, quem o PSB

apoiaria em eventual Segundo Turno, PSDB ou Partido dos Trabalhadores,

se não houvesse ocorrido aquele fatal acidente aério, tragédia que abateu

o ex-Governador Eduardo Campos, em pleno vôo da candidatura presidencial…
.
.

    Wildner Arcanjo

    Não haveria segundo turno. Pode escrever isso em sua análise. Tudo o que aconteceu só aconteceu porque houve o fatídico evento… Cada vez mais acho que não houve acidente e sim sabotagem. Afinal de contas, em política, nada acontece por acaso.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado Wildner.

    Sim, tudo parecia que seria resolvido logo

    e Dilma liquidaria a fatura, já no 1º Turno.

    Mas há mais coisas entre os Abutres e o Poder

    do que possa imaginar nossa vã Futurologia.
    .
    .

    Wildner Arcanjo

    Não é futurologia, vamos aos fatos concretos:

    1- Eduardo Campos só era conhecido politicamente em Pernambuco, portanto, só levava vantagem neste estado e por isso tinha entre 15% dos votos;

    2- Ninguém no Brasil vota no Vice-Presidente, desde que existe eleição, nesta republiqueta de bananas;

    3- A rejeição de Aécio Neves sempre foi um problema e ele nunca teve boa relação com o seu Estado (Minas Gerais). Ele também, pelos problemas, pessoais e administrativos era uma pessoa fácil de se desconstruir no embate das posições (e isso conta muito na hora da decisão por parte do eleitorado);

    4- Todas as pesquisas eleitorais davam como certo vitória de Dilma no 1o. turno e se não houvesse um fato bombástico (houve?), não tinha como haver uma reviravolta nas eleições que justificasse a “flexibilidade” dos números (sejam eles a maior ou e menor) das pesquisas quase que diuturnas (outra invenção deste pleito eleitoral para o Mundo Moderno). Haja o malabarismo matemático e estatístico que os “institutos de pesquisa” tiveram que inventar para justificar os dados que puseram à mesa até o final das eleições;

    A grande verdade é que tudo foi premeditado para tentar induzir o eleitorado indeciso a votar na candidatura do PSDB, ou de votar no primeiro turno no PSB e no segundo turno tentar migrar para o PSDB estes votos mas eles não contavam com 3 coisas básicas que ocorreram:

    1- O número alto de abstenções, em torno de 20%. As pessoas indecisas simplesmente optaram em não votar. Isto se viu pelo número muito reduzido de votos brancos ou nulos;

    2- O desempenho excepcional do PT, enquanto candidatura a presidência, nos estados do Norte e Nordeste. Muito por parte das políticas voltadas para este estado e, sobretudo pelas políticas de acesso à internet que foram desenvolvidas nos últimos 8 anos;

    3- O péssimo desempenho do candidato do PSDB em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O que denota que hoje, a mídia tradicional já perde o espaço como única fonte de informação para as massas;

    É isso, nada de bruxaria, cabalística ou futurologia. Simplesmente a análise política e social dos fatos e números, baseados no nosso histórico político e social (como o brasileiro tem memória curta…). A História tenta sempre se repetir, cabe aos entes mudar os fatos para que eles reflitam uma ou outra realidade. Neste ponto o PT, e seus aliados, foram muito mais eficientes do que o PSDB. Simples (porém não tanto) assim.

Douglas

A diferença é que Pernambuco voto inteligente já que água falta faz tempo.

vladimir lacerda

Pobre FHC de triste memória. Calado é um filósofo desculpem sociólogo.

Bacellar

O partido que poderia ter se firmado como terceira via agora paga o preço de suas péssimas escolhas políticas…Pena.

Urbano

Hoje é o dia para dizerem: e agora? A gente vai fazer o quê, já que estamos sem pai nem mãe?

maria nadiê rodrigues

Só me entra na cabeça que essa virada do povo pernambucano do primeiro turno para o segundo, confiando maciçamente em Dilma, só pode ter sido pelo depoimento infeliz de FHC, que Lula, maior líder político de todos os tempos, decidiu, ao intensificar-se a campanha da candidata nesse estado, usar as palavras de FHC como do ódio e desprezo pelos nordestinos.

    L@!r M@r+e5

    E não foram palavras de desprezo aos nordestinos? Vai dizer que esse não é o pensamento dos paulistas?

    Roberto

    Maria, sim e não. É temerário levar a sério ao extremo as palavras do sociólogo vendilhão tucano como se o povo não tivesse vontade própria ou um passado histórico que justifique essas posturas.

    A fala de FHC teve peso sim, mais até que no Sul-Sudeste que era o alvo dele (alavancar o Aécio nessas regiões), mas o povo não ignorou que o Lula teve peso central no reparo de retaliações históricas que o estado sempre sofreu (por sua postura revolucionária, perdeu até parte do território por isso) e que Dilma é sua candidata e continuidade deste governo. Sem Lula, Suape jamais teria saído do papel (sido terminado), a FIAT vindo pra PE, a refinaria e o Estaleiro Atlântico Sul.

    Isso serve pra sepultar o discurso dos coxinhas de “votaram por bolsa família”, votamos pelo bolsa estaleiro/FIAT e Suape (ironizando esse discurso ridículo, primário e raso desses reaças toscos).

    O que causou confusão foi o voto do primeiro turno movido pelo emocionalismo/irracionalidade incitado pela Globo canonizando o “coronel” Campos (de diabo rejeitado virou “santo”, até a traição política da viúva e adesão à campanha de Dilma pelo povo, quando a ficha caiu), e não votaram num tucano, votaram numa candidatura confusa que não soava como ruptura porque o Lula nunca bateu pesado no Campos (se é que bateu quando deveria ter detonado ele pela traição).

    Passado o emocionalismo do primeiro turno com a morte de Campos, veio à razão, e aí um abraço pros traidores de Pernambuco e do povo brasileiro: foram rechaçados e trucidados nas urnas.

    Ao PSB traíra de PE restou um horizonte sombrio pois podem cair em 2016 na eleição do Recife o que é meio caminho pro governo do estado (a Região Metropolitana do Recife abrange quase 4,5 milhões de habitantes, metade da população do estado se concentra nessa faixa litorânea e da zona da mata, há vazios demográficos ao oeste de Pernambuco), e finalmente a derrocada em 2018 com o fim político do PSB em Pernambuco já que não possui mais lideranças (a última foi Eduardo Campos). Os atuais políticos do PSB de PE são só meros fantoches, sem carisma algum, tato político, preparo e desenvoltura.

    O primeiro, Geraldo Júlio (um tucaninho enrustido) foi eleito pra prefeito do Recife ainda na Lua de Mel do Lula com o Campos, é um sujeito inexpressivo discursando. O segundo, o Paulo Câmara, atual governador eleito, é pior ainda, fantoche total de Campos (citava ele em todo discurso da campanha pois não tem conteúdo pra fazer um discurso próprio), sofreu um massacre no debate com o opositor no Plim-Plim mas por conta da onda emocional capitaneada pela viúva e por aquela Dissimulada do Acre (Marina Silva), conseguiu levar.

    Em Pernambuco há essas votações malucas, quando o povo cisma derruba o cara nas urnas sem pena. Derrubaram até Arraes por conta dos erros do netinho dele (Campos) com o caso dos precatórios e a quebra do estado boicotado por FHC e ACM (o odiador de Pernambuco).

    Roberto

    Aliás, essa questão do “Nordeste” como “ente homogêneo” é algo que tem mais significado fora dos estados da região (em SP ou Rio) do que internamente, mas é um assunto longo, fica pra outra ocasião (a criação do “Nordeste”, o que foi mitificado pela mídia e literatura durante e depois do Estado Novo de Vargas).

    O Lula é uma figura nacional, acima de regiões, e sim, a imagem dele tem um forte apelo na região e principalmente em Pernambuco, mas só pra ilustrar a coisa, a figura de Campos tinha pouco ou nenhum apelo nos estados vizinhos pois ele era visto como “coisa de pernambucano”, e a gente tem uma certa fama de “prepotência e arrogância” que às vezes é injusta e outras vezes não. Eu diria que a fama vem por conta da cabeça erguida e do orgulho pela terra, mas isso não implica em desprezo pelos demais estados ou algo parecido embora tenham uns imbecis (como há em todos os estados) daqui de PE que repetem esse mau comportamento que a gente está condenando aqui, mas não são algo significativo e é encarado mais como algo folclórico.

    O FHC é que é o sociólogo separatista. Eu acho que o FHC foi conduzido à presidência do país pra rachar o Brasil, sucatear as forças armadas, num projeto neocolonialista dos EUA pro Brasil e pra Am. Latina inteira, o Aécio era a continuação disso e o PSDB continua sendo a continuidade desse projeto, mais enfraquecido e tendo que fazer concessões mesmo que negue. FHC é o indivíduo que mais fez mal à democracia brasileira, a figura nefasta dele é comparável com algumas mazelas da ditadura militar e sem exagero, considero ele pior que alguns presidentes militares, independente de estarmos numa democracia e meu profundo desprezo e aversão à ditadura militar brasileira. Minha comparação dele com os milicos é pra mostrar o quanto mal faz e fez esse indivíduo ao país.

Deixe seu comentário

Leia também