Gustavo Ferroni: Ambientalismo ou greenwashing?

Tempo de leitura: 2 min

Do leitor Gustavo Ferroni:

Me considero um eleitor ligado às questões ambientais e sociais. Votei na Dilma, mas acho que a Marina pode ter um papel relevante, inclusive do ponto de vista da esquerda.

Ela poderia, por exemplo, exigir um compromisso público de que a Dilma não aprovará as mudanças nefastas propostas no código ambiental pelo relatório do Aldo Rebelo. Também poderia conseguir uma revisão de Belo Monte, talvez não total, mas ao menos no sentido de incluir bem mais compensações ambientais e sociais. Ela também poderia atacar a questão dos transgênicos mudando a CTNbio para o Ministério do Meio Ambiente,alterando sua composição,  aumentando a transparência das suas decisões e funcionamento. Solicitar a revisão da lei das cavernas, e etc. Ela poderia inclusive conseguir uma alteração na política energética (Pano Nacional de Energia 2030), diminuindo a presença das termoelétricas e focando em formas alternativas e também mais em PCHs do que em grande obras faraônicas. Poderia também pedir a revisão do Plano Amazônia Sustentável (o do Mangabeira que foi a gota d’água pra saída dela) incluindo uma nova MP alterando dispositivos da antiga MP 458 (MP da grilagem e do Dantas).

Enfim, a negociação com a Marina poderia ser ótima, as possibilidades de ajustes e mudanças são muitas. O problema é que a candidatura da Marina também é de conciliação, ela se afastou de movimentos sociais e setores mais radicais do movimento ambientalista. Propostas mais contundentes como estas não estão em seu programa de governo, que trata do tema em apenas diretrizes e alinhamentos gerais.

Neste sentido, a negociação que a Marina fizer pode inclusive prejudicar, e muito, a bandeira “socioambiental”. Imaginemos que ela feche um acordo com Dilma ou Serra, e que quem ela apoiar ganhe. Ora, se esse acordo for programático apenas em linhas gerais e inclua só cargos (ministérios, agências e autarquias) o risco é que o rótulo de “verde” seja aplicado a tal governo sem que este de fato o seja. Sem que este governo mude qualquer postura e/ou crie mais mecanismos institucionais para ampliar a proteção as populações vulneráveis e ao meio ambiente.

A Marina pode ter potencial de alavancar a agenda socioambiental, ou pode ter o potencial de atrasá-la reduzindo esta a chavões típicos da responsabilidade empresarial que são conhecidos como  “greenwashing”, isto é, a inclusão de termos e conceitos no discurso e não no comportamento dos candidatos. Considerando sua trajetória como ministra do Meio Ambiente não creio que ela tenha uma boa capacidade de negociação por isso advogo publicamente para que ela se mantenha neutra, pois assim teremos a segurança de que ela ao menos não irá prejudicar ainda mais a nossa agenda.

Um abraço,
Gustavo Ferroni


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Os Blogs Sujos Hoje: Marina, Anita e a Grife Idealismo « O Bicho Preguiça

[…] no Vi o Mundo, acho, que vi  primeira tradução do inglês «greenwashing» — uma campanha publicitária associando uma empresa ou produto com valores verdes […]

francisco.latorre

marina é esse tal greenwashing encarnado.

greenwashing. dá pra traduzir como verdismo de fachada?..

ou será eco-hipocrisia?

natura.. câmara amerikana de comércio.. instituto ethos.

ecocapitalismo madeinusa.

..

    Mariana Parra

    Juro que não é porque eu trabalho no Instituto Ethos, mas de fato, nosso trabalho tá longe de fazer greenwashing. Se você diz isso é porque nao conhece o trabalho que o Ethos realiza, nao conhece mesmo! você pode fazer uma crítica sim, a esse movimento que o Ethos faz parte, mas o trabalho do Ethos em si não é greenwashing. Se pra você o Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo é Greenwashing, você não conhece esse Pacto. Se você acha que a publicação Perfil Racial e de Genero das 500 maiores empresas do Brasil é greenwashing, vc também nao conhece a publicação http://www.ethos.org.br/_Internethos/Documents/Pe… enfim pra dar apenas alguns exemplos. é bom ter base antes de difamar as organizações por aí!

    francisco.latorre

    qual difamação?..

    ethos faz trabalho de vitrine.

    relações públicas.

    claro que alguma coisa presta.

    mas a essência é rp. pra polir imagem.

    é só ver os dirigentes.

    ..

    não desmereço o esforço dos funcionários. de quem tenta fazer o que pode.

    ruim é que o bjetivo mesmo é vender imagem.

    ecocapitalismo caridoso. consciente. cidadão. culpado mas contrito.

    reforça o padrão privilégio-caridade.

    e tira da pauta a discussão direito-dever.

    não precisa caridade não.

    precisa cumprir. os deveres.

    e respeitar. os direitos.

    ..

Colin Brayton

O Greenpeace tem um projeto nesse sentido, onde navegantes avaliam a autenticidade de campanhas de propaganda "verde".
http://www.stopgreenwash.org/coal

Não tem muita atividade, parece.

francisco.latorre

verdismo fake.

o legítimo.

existe outro?..

não conheço.

quem souber de outro.. me apresente.

..

    nina

    concordo…é um verdismo fake….os aliados de hoje da Marina são a Natura
    e o americano Cameron "a Amazônia é de todos"…..socorro!

Teco

Achei interessante seu comentário, pois concordo e acredito que esta leitura da iniciativa de Marina também foi feita por muitos eleitores e está sendo feito pela cúpula do PT.
Acho que parte das suas inquietações Marina respondeu hoje quando disse que não busca acordos pragmáticos.
Mas discordo quando diz que ela não tem poder de negociação, visto que ela saiu do ministério. A saída dela do governo foi
necessária, pois havia um choque de concepções. Quando Lula convidou Marina para MMA queria um ministério forte e articulado, no entanto quando governo buscou realizar sua "política de infraestrutura" este mesmo ministério forte percebeu que as ações não era tão articuladas assim e essa constatação podia ser percebida na guerra de forças entre o MMA e os demais ministérios.

Anaximandro

Outra coisa que não concordo é com essa história de falar com a Marina ou com o PV para ter acesso aos eleitores. Eleitor não tem dono. A Dilma tem que falar diretamente ao eleitor, esclarecer sua posição sobre o aborto, sobre a questão ambiental, sobre a baixaria na campanha do primeiro turno. Dar nome aos bois. O eleitor não é ingênuo, ele entende a má política, até por ver constantemente nas eleições municipais. Vai saber diferenciar a Dilma do Serra.
Além disso, se a Marina e o PV estivessem preocupados com a questão ambiental eles não iam esperar 15 dias para resolver quem apoiar. Até porque eles já sabiam que se tivesse segundo turno, seria entre Dilma e Serra. Essa dúvida só mostra que eles não têm comprometimento com o futuro do Brasil.

Anaximandro

Acho um equívoco enxergar na Marina uma candidata ambientalista. O partido verde, no Brasil, funciona como soldado de reserva do neoliberalismo. Um eventual governo do PV/PSDB seria muito mais danoso ao meio ambiente que um governo PT/PCdoB/PSB/PMDB.

carmen silvia

continuando.Esse modelo criminaliza o ser humano genéricamente,os homens são culpados pelas desgraças ambientais, não conseguem ou não os interessa enxergar que históricamente a degradação ambiental esteve intimamente associada a degradação da qualidade de vida daqueles que ficaram fora de todos os avanços matériais conseguidos a custa da predação, restando a esses as terras exauridas,a água minguada e suja,o ar irrespirável,as doenças oriundas da falta de saneamento,da falta de acesso a saúde digna que ainda não chegou aos pontos mais distantes desse pais continente.É inadimissível uma pessoa se dizer preocupada com os destinos do planeta e não entenderem que a questão ambiental,não se trata apenas de uma questão de fé,ou seja não depende exclusivamente de uma crença individual num modelo de mundo,trata-se de jogo de interesses muito poderosos e que não basta apenas mudar meus hábitos mais comezinhos tais como usar sacola de pano,garrafas retornáveis,detergentes bio degradáveis,esse problema é mais amplo,requer coragem para o embate ,requer consciência crítica,requer conhecimento e empenho cotidiano

carmen silvia

Acredito que uma parte considerável dos que se auto denominam ambientalistas possuem um excesso de boa vontade que não se equilibra com a realidade,é muita literatura em constraste com o distanciamento da realidade em campo, majoritariamente possuem uma cultura urbana totalmente descolada da realidade das novas necessidades demandadas por aqueles que ainda sobrevivem de suas atividades familiares na roça,que fique bem entendido roça e não agronegócio que é uma outra gaveta nesse embate.Percebo que em alguns existe mais o temor do que possa vir a acontecer com o que efetivamente aconteçe.Esse minha visão se aplica aos realmente sérios e preocupados mas que a meu ver padecem ainda dessas digamos, debilidades.Existe, quase em contraponto ao ambientalista comprometido,um outro modelo que se enquadra no estilo "ecologista de granja",cresceu artificialmente com doses cavalares de ração e não tem compromisso com um elemento fundamental dentro do sistema qual seja o ser humano.

ivete frança

NEUTRALIDADE!???? Neste momento?? caramba!!! q santa idiotice… isso significa estar do lado dos poderosos…
IVETE FRANÇA- Niteroi

Josnei Di Carlo

Enfim, para os socioambientalistas, Marina é uma ex-Marina.

monge scéptico

greenwashing!!

Bertold

O PV ainda vai convocar uma "convenção" para para daqui a 15 dias para "decidir" a sua posição no segundo turno. É muita preocupação da parte deles para com o Brasil, vocês não acham?. Até lá todos os seus próceres, excetuando Marina que ainda não se posicionou, já declaram abertamente que vão apoiar Serra. Enquanto isso, o bom mocismo petista fica perdendo tempo com uma conversa sem futuro com o PV ou Marina. O PV já deu a entender que não vai apoiar Dilma, já Marina, agora evangélica pentecostal está com a razão e a lucidez política comprometida pelo fervor religioso. É melhor Dilma ir em frente com a campanha, se dirigindo diretamente aos eleitores que se iludiram com a terceira via.

Bonifa

O artigo é muito bem intencionado, mas nnão acredito que a Marina esteja interessada nesse diálogo. Seu partido já fechou com o Serra lá atrás (vide episódio de sondagem do Protógenes para vice da Marina, contanto que ele atacasse o presidente Lula) e ela agora está escravizada aos compromissos de campanha, que incluem também toda a sua exposição na mídia.

daniel

Serra vetou as sacolas biodegradáveis em 2007: http://blog.ecoinformacao.com/2007/07/30/projeto-

Verde mesmo só o Incrível Hulk!

Baixada Carioca

Rever Belo Monte? Por que? Se essa é a sua opinião, a minha é diferente. Acho que Belo Monte é um baita projeto que vai alavancar o progresso da Região. E isso com uma responsabilidade ambiental já estudada e prevista no projeto. O governo Lula foi o que mais combateu o desmatamento e o que mais contribui para diminuir a emissão de CO².
Eu não entendo tanto assim das questões ambientais, mas me preocupa esses caras que tem água tratada, luz, TV, gás, carro na garagem e todo o luxo que o sudeste proporciona com o seu estado desenvolvido ficar dizendo que não se pode fazer nada lá na Região Amazônica que provoque algum impacto porque vai prejudicar a vida. Ora, convenhamos. Aqui no Rio temos o Rio Guandu que recebe água transpositada do Paraíba do Sul e está "doente" como mostra esse fragmento abaixo:

A vazão bombeada do Rio Paraíba do Sul para o Guandu, atualmente menor do que o normal equivale a mil litros por habitante, a cada dia. Muito mais do que seria necessário para abastecer toda a população (cada um de nós consome, em média, cerca de 200 litros por dia). Isto é, o volume diário retirado do Paraíba é cerca de cinco vezes o que seria estritamente necessário. Enquanto isto, o estoque de água nos reservatórios localizados nas cabeceiras do Paraíba do Sul, em território paulista, está em cerca de 14% do volume máximo (estaria vazio, não fosse a ação preventiva <a href="http://(http://baixadacarioca.wordpress.com/2010/09/20/o-chico-zona-sul-e-o-velho-guandu/)

” target=”_blank”>(http://baixadacarioca.wordpress.com/2010/09/20/o-chico-zona-sul-e-o-velho-guandu/)

O Tietê em São Paulo é esse esgotão que todo mundo conhece e sempre que enche deixa a comunidade do Jardim Romano assustada. E esses ambientalistas não dizem porra nenhuma!
Para mim, Marina é tucana. Sirkis é tucano. Gabeira é tucano. Verde é quem defende desenvolvimento igual em todas as regiões e para todas as pessoas. Verde é quem defende a vida com comida no prato de todos e todas. De barriga cheia aqui falando do miserável de lá é mole.

    Bonifa

    Aquela região de Altamira é já por demais devastada. Desmatada. Controlada por grileiros e invasores ricos. Fazendeiros patrulham as estradas e não deixam os moradores sequer se deslocarem sem permissão. Não deixam pescar, como se os rios fossem deles. Os índios são apenas suportados, mas não têm direito a nada. Em suma, falta lá a presença do Estado. Com Belomonte, chegará lá o ensino técnico. Chegará a polícia. Chegará a carteira assinada. Chegará o emprego formal. Chegará a Justiça. Talvez uma Universidade. Quem é de São Paulo e fala dessa região sem lá ter ido, está falando sobre o que não tem idéia alguma do que seja.

Edmar

Gustavo, esses assuntos, código ambiental, união de gays e lébicas, abrangêncioa do direito a abortar, são questões que a sociedade é que vai decidir, através dos representantes que elegemos pro Congresso. O papel da DILMA será ADMINISTRAR, tentando beneficiar a todos mas principalmente aos nossos concidadãos mais desvalidos de renda, os impostos (IPI, I.RENDA, e outros) que pagamos nesses nosso afã consumista. No Brasil o Presidente não é ditador. Nós temos um CONGRESSO pra legislar o que queremos. O Presidente pode até vetar alguns pontos que julgue não aternder aos interesses da Nação. Mas o Congresso pode derrubar o veto, você sabe disso! Se for por um "compromisso" com a ecologia de mídia, já tem candidato comprometido: $erra. Você é formador de opinião, mas, desculpa, precisa antes ajustar as suas.

Úrsula

Excelente artigo. Assino embaixo. Sinceramente, acho que o PT não tinha que correr atrás da Marina. Só uma parte dos que votaram nela tem alguma preocupação com o verde. A maioria, é voto de protesto, voto em cima do muro, voto tiririca. Marina deve ser colocada no limbo, ou no limo, se preferir.

Paulo – Recife

Prá quem não tem preguiça de pensar seria interessante ler o Sirkis, hoje (06/10) na Folha.

    Baixada Carioca

    Sirkis, na Folha, não é pra ser lido, mas ignorado.

Nilva

"A Marina pode ter potencial de alavancar a agenda socioambiental, ou pode ter o potencial de atrasá-la reduzindo esta a chavões típicos da responsabilidade empresarial que são conhecidos como “greenwashing”, isto é, a inclusão de termos e conceitos no discurso e não no comportamento dos candidatos. Considerando sua trajetória como ministra do Meio Ambiente não creio que ela tenha uma boa capacidade de negociação por isso advogo publicamente para que ela se mantenha neutra, pois assim teremos a segurança de que ela ao menos não irá prejudicar ainda mais a nossa agenda."

Este parágrafo explica tudo.

francisco.latorre

ah..

isso só se marina fosse marina.

mas marina não é mais marina.

faz tempo.

..

CC.Brega.mim

acho um tremendo absurdo essa história de 15 dias em 30 para decidir.
então o partido não sabe, nunca discutiu o assunto?
ela vai acatar o que o partido decidir?
tá com cara de ter que pôr máscara de democracia em posição antidemocrática
vai apoiar o Serra explícita ou tacitamente
e desculpar-se pelo compromisso com o partido…
por isso o melhor é investir nos eleitores, da marina ou não.

    francisco.latorre

    esqueçam marina.

    em quinze dias.. ela some.

    factóide madeinusa.

    ..

zanuja

Belo Monte foi autorizado pela ministra Marina. Os transgênicos foi permitido pela Ministra Marina.

daniel

"Aliás, o que qualifica a Marina para ser porta voz das questões ambientais? O "verde" na sigla do seu partido?"

Ninguém sabe, mas o que importa? São 20 milhões de votos.

    Maria 1

    Desculpe, Daniel. Mas a preocupação ambiental não motivou votação tão expressiva. Apenas uma parte menor desse total tem a ver com esse apelo. Infelizmente, pelo que pude perceber no meu entorno, muitos migraram para a Marina assustados com o terror implantando por uma rede bem articulada de boatos em todo Brasil, que atacou moralmente a Dilma Roussef com infâmias inimagináveis. Esse fato, associado à campanha de setores das Igrejas católicas e evangélicas, fez com que a candidata do PV decolasse na reta final. Nesse momento, me entristece e preocupa a capacidade de influência exibida pelo fundamentalismo religioso em nosso povo e o uso abusivo da vilania como recurso eleitoral. Mais do que apoio ou neutralidade, irrelevantes ao meu ver, espero que Marina honre sua história condenando publicamente a sordidez vista nesta campanha, que tb pode vitimá-la no futuro.

Hugo

Gustavo, acho que a Marina só pode pedir comprometimento da Dilma em questões que ela tenha se comprometido. Certo? Aliás, o que qualifica a Marina para ser porta voz das questões ambientais? O "verde" na sigla do seu partido?

    Malu

    Concordo.

    Gerson

    Não seria o verde da Soninha ? Aquela grande ambientalista ?

    soninhaz

    mmmm…essa soninha não sou eu não, né???

    francisco.latorre

    verde palmeiras.

    do serra.

    ..

Deixe seu comentário

Leia também