Globo comprou entrevistas de Neymar, que tinha direito de editar textos da emissora sobre ele, diz a Folha

Tempo de leitura: 4 min

Neymar já estava vendido. Para o Barcelona e, mais tarde, para a Globo

Da Redação

A Globo pagou por entrevistas de Neymar durante a Copa de 2014, num contrato que vigorou pelo menos até 2015, revelam os repórteres Alex Sabino e Diego Garcia, na Folha.

“O contrato citado não existe mais. Firmado em 2014, referia-se a participações especiais de Neymar em programas e em campanhas da emissora, bem como ao uso de conteúdos audiovisuais produzidos pelo jogador”, diz a nota em que a emissora confirmou o contrato.

Nem a Globo, nem Neymar quiseram revelar os valores.

O jornal informa que “teve acesso a documentos anexados a um processo de 6.342 páginas, que está em sigilo na Justiça e tem empresas do pai de Neymar como rés”.

O assessor Eduardo Musa é um dos que trabalhavam para Neymar.

“Após deixar a função de assessor, ele entrou na Justiça do Trabalho contra a Neymar Sports e Marketing S/S Ltda e a N&N Consultoria Esportiva Empresarial Ltda, que têm os pais do atacante como sócios. O caso foi encerrado após o acerto de um acordo, com pagamento de R$ 3 milhões ao ex-assessor”, diz o texto.

Em junho de 2014, segundo a Folha, “Neymar recebeu o apresentador Luciano Huck em sua casa, em Barcelona, na véspera da Copa do Mundo. Em julho, participou do Fantástico, com Tadeu Schmidt e Renata Vasconcellos”.

Durante e depois da Copa, o esquema continuou.

Numa conversa que aparece nas mensagens trocadas entre o estafe do jogador, segundo o diário conservador paulistano “o pai de Neymar se queixa da edição de entrevista do filho ao Fantástico logo após o Mundial”.

Foi logo depois do 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, em Belo Horizonte, partida da qual Neymar não participou.

“Tinha sido garantido que a entrevista seria gravada e, caso algum assunto, pergunta ou resposta não fosse adequada, poderia solicitar que fosse excluída”, diz o texto da reclamação.

“Auxiliares do atleta reclamavam a diretores de conteúdo de veículos ligados ao Grupo Globo. Documentos no processo também mostram envio de textos sobre o jogador para que os gestores de sua carreira avaliassem antes da publicação”, narra o jornal.

Nem a Globo, nem Neymar responderam a perguntas da Folha a respeito deste papel de “editor”.

Vencido o contrato, as coisas mudaram completamente.

Neymar foi criticado por Galvão Bueno durante os Jogos Olímpicos do Rio, quando a seleção brasileira penou nas primeiras partidas.

“Após conquistar a medalha de ouro no Maracanã, Neymar foi até as câmeras da emissora e afirmou: Vão ter que me engolir, sem responder a nenhum jornalista na sequência. Após a Olimpíada do Rio, a primeira entrevista exclusiva do atleta foi para a Record, principal concorrente da Globo na TV aberta, concedida ao humorista Fábio Porchat. O jogador rejeitou participação na Globo e não compareceu mais aos principais programas da emissora”, diz a reportagem.

Neymar voltou a ser criticado recentemente, por Casagrande, depois de sumir na partida em que o francês PSG foi batido pelo Real Madrid por 3 a 1.

“O pai de Neymar fez postagem no Instagram falando em abutres e relembrando também o episódio olímpico com Galvão e a Globo. Não conseguiram nas Olimpíadas do Rio, mas ficaram ali, aguardando a primeira oportunidade, para trazer seu mau agouro, escreveu o pai e empresário do atacante da seleção brasileira”, descreve a Folha de S. Paulo.

Neymar está envolvido em uma série de situações nebulosas. Quando ainda era do Santos, jogou a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona já contratado pelo clube espanhol, que venceu por 4 a 0 com exibição pífia do craque santista.

No episódio mais recente, a Prefeitura de São Vicente, no litoral paulista, cobra R$ 1,9 milhão de empresa de Neymar pelo não pagamento de ISS sobre a venda do jogador para o Barcelona. Advogados de Neymar dizem que a cobrança é indevida.

CRÍTICAS FEITAS DEPOIS DE VENCIDO O CONTRATO

As milhões de pessoas que estão em casa têm direito, sim, de ouvir. O seu ídolo, o seu jogador, aquele que joga com a camisa da Seleção Brasileira. É feio, muito feio. Não é profissional, não é ético e não é correto, sair de campo o time inteiro e se negar a falar. Alguém tinha que assumir e falar. Galvão Bueno, sobre Neymar, depois do empate do Brasil com o Iraque nos Jogos Olímpicos do Rio, quando o atleta saiu de campo sem dar entrevista.

O futebol é coletivo. Os times não têm que procurar um cara que tenha o perfil do Neymar. O Neymar é que tem que ter o perfil do time. O Santos do Pelé, apesar de ter outros jogadores geniais ao lado dele…

O Pelé, com toda a genialidade dele, descia alguns degraus para fazer parte do coletivo. Não ficava parado no degrau dele forçando para que os outros chegassem até ele. O Neymar ainda não tem a genialidade, o tamanho de um Maradona, de um Messi, de um Cristiano Ronaldo que a equipe pode esperar ele resolver. Não é assim.

Os brasileiros se iludem com isso. Me incomoda a maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa ficarem passando a mão (na cabeça) do Neymar. Ele já demonstrou diversas vezes comportamentos fora do coletivo, mimado, colocando até em risco a equipe.

Ontem (quarta-feira), ele levou um amarelo no primeiro tempo. Se ele faz mais uma falta ou cava uma, o juiz coloca ele para fora. O que seria desastroso. Isso pode acontecer em uma Copa do Mundo (…)

Estamos criando um monstro, ao invés de corrigir o monstro para ele virar gênio. Não estamos colaborando com o Neymar. Casagrande, sobre Neymar, em programa da SporTV, depois de o Real Madrid bater o PSG por 3 a 1, pela Copa dos Campeões.

Leia também:

PSOL pede renúncia de Pezão e eleições antecipadas no Rio


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Fernandes

Tendenciosa,sempre tendenciosa,manipuladora sempre manipuladora,golpista sempre golpista.

Patrícia de Oliveira Cardoso

Não é culpa do Neymar, afinal ele votou no Aécio!

Muito estranho o 7X1, foi para desanimar o povo brasileiro e impulsionar os ataques contra a presidenta Dilma!

Globo lixo!

Por mais Sócrates!

Paulo Nogueira

Tudo que parte dessa emissora é nebuloso e deve ser observado com desconfiança.

Deixe seu comentário

Leia também