Gleisi diz a Wall Street que PT apoia reforma da Previdência, mas não a de Temer

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

A senadora Gleisi Hoffmann mandou um recado a Wall Street, em entrevista à Bloomberg: o PT apoia a reforma da Previdência, mas não a proposta pelo governo Temer.

Segundo a Bloomberg, a senadora se mostrou cética quanto a necessidade de mudar a idade mínima para a aposentadoria.

Dentro do partido, o senador Paulo Paim (PT-RS) não é voz isolada ao dizer que a reforma é desnecessária: a Seguridade Social, como demonstrou CPI promovida por ele, é superavitária, desde que os governos de turno não desviem recursos para cobrir outras rubricas.

Gelisi disse que se Lula for eleito trabalhará para desfazer a reforma trabalhista e o teto nos gastos com Saúde e Educação, duas propostas adotadas pelo governo Temer.

Porém, Gleisi avisou aos investidores: “Não entrem em pânico, Lula não é um radical”.

A presidenta do PT disse que o ex-presidente é essencialmente um mediador e está trabalhando em uma nova versão da Carta aos Brasileiros, que pavimentou a ascensão de Lula ao Planalto com a promessa de jogar o jogo do mercado.

Ao longo de seus dois mandatos, Lula importou para dentro do governo as principais disputas políticas e fez contínuos movimentos pendulares para agradar ora a este, ora àquele extremo do pêndulo.

Mas o pêndulo, é importante registrar, ficou circunscrito ao espaço que poupava o topo da pirâmide de perdas ou de novos encargos.

Agora, interlocutores de Lula à esquerda tem dito que é impossível repetir a tática eleitoral de 2002 e agradar a gregos e troianos, como no passado.

O ganha-ganha estaria comprometido pelas novas circunstâncias da economia internacional.

O coordenador do MTST, Guilherme Boulos, avalia uma candidatura presidencial pelo PSOL que romperia com a conciliação de classes, marca essencial do lulismo.

Lula, no entanto, não parece disposto a abandonar o centro do tabuleiro político, que é onde se ganham as eleições no Brasil — do PSD ao MDB.

Por isso a sinalização do ex-presidente, por exemplo, em direção ao dissidente — de Temer — Renan Calheiros, criticada recentemente pelo deputado Marcelo Freixo, do PSOL.

“Todos ganharam sob Lula, inclusive o sistema financeiro”, disse Gleisi durante a entrevista.

Leia também:

Cristiane Brandão: Freud e a sentença de Moro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Mau indicativo. Parece que o PT não quer tentar mudar a herança cultural colonizada nacional. Vai continuar a senda de subserviencia prestando contas aos States e sua principal fonte de penetração nos estados para enfraquecimento da soberania dos povos, a tal Wall Street.
Uma pena viver num país que necessite dar explicações a outro sobre sua conduta, sua politica, como se tivessemos que seguir ao comando de um país estrangeiro hierarquicamente superior, que por nossa propria irresponsabilidade e fraqueza moral, passa a deter o poder de determinar o que poder ser bom ou ruim, para eles. Até quando vamos nos comportar como moleques diante de um lider de molecagens?

Bovino

Se houver eleição, Rui Costa Pimenta presidente.

Nelson

Oba! De volta ao governo, o PT vai, finalmente, reformar a Previdência para garantir a cada brasileira e brasileiro seu direito, inalienável, a uma aposentadoria digna, a verdadeira jubilação?

É esta proposta do PT e de Lula. Se é, tem todo o meu apoio. Se não é, eu digo que tá começando mal a coisa.

Lembremos que, em 2003, pouco depois de ter assumido, a presidência, Lula encaminhou ao Congresso uma proposta de reforma castradora de direitos ao invés daquela sempre debatida pelos movimentos sociais que universalizava a aposentadoria digna.

Muitos e muitas militantes de carteirinha, mais do que isso, de fé, do PT começaram a desacorçoar. E as concessões ao grande capital só aumentariam com a omissão total do governo na questão dos transgênicos – deixou a coisa rolar à solta – com a transposição do São Francisco, a TV digital, hidrelétricas na Amazônia e por aí afora.

Um grande conjunto de desvios que levou muita gente a desembarcar do partido. Vários nomes de peso saltaram fora já em 2003, quando da apresentação da reforma da Previdência castradora de direitos.

Mark Twain

Gleisi Fanfarrona! Trolando a Bloomberg, muito bom! xD

Edgar Rocha

É… meu voto e o de muitos que esperam uma postura mais firme não parecem ter a menor importância. Vale menos que o apoio do PCC, pelo jeito. A quantidade de grana, de emprego gerado, de renda para a classe média puxadora de carros e assaltante de bancos, as enormes quantias que sustentam o lucro de bancos em paraísos fiscais lavadores de dinheiro sujo, fora o enorme poder de fogo… tudo isto faz das organizações não tão paralelas do país grupos plenamente cooptáveis no jogo político quanto Wallstreet, o tea party, ou a bancada ruralista. O peso político é medido pela força corporativa. São estas que dão as cartas e o PCC é uma enorme corporação internacional. É a lógica.
As definições de utopia foram atualizadas: tudo que for bom e ideal é impossível. Utopia = conto de fadas.

    Mark Twain

    O seu voto. Fale por si.

    Edgar Rocha

    É claro que falo por mim! Deixo a Gleisi falar por você.

Fernando

Lula provou que o capitalismo pode dar certo.

Mau Rufino

Então ta né

Deixe seu comentário

Leia também