Gilberto Nascimento: Católicos tendem a rejeitar Marina no 2º turno

Tempo de leitura: 2 min

dilma e aéciomarina-silva-fala-ao-jornal-nacional

Entre católicos, até conservadores tendem a rejeitar Marina no segundo turno

Líderes da Igreja Católica devem apoiar no segundo turno a presidente Dilma Roussef (PT) ou anular o voto, caso realmente Marina (PSB) seja a outra concorrente

por Gilberto Nascimento, no Brasil Econômico

Líderes da Igreja Católica – que não costuma anunciar apoio oficial a candidatos à Presidência da República -, tendem a apoiar no segundo turno a presidente Dilma Roussef (PT) ou anular o voto, caso realmente Marina Silva (PSB) seja a outra concorrente. Especialistas avaliam que os grupos antipetistas na Igreja não deverão votar em Marina por ela ser evangélica.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a principal entidade da hierarquia católica no País, realizará hoje, em Aparecida (SP), debate com oito presidenciáveis. Temas como o aborto e o casamento gay deverão ser lembrados. Embora os católicos não assumam uma posição oficial, os chamados “progressistas” da Igreja votam normalmente em candidaturas mais à esquerda.

Desde os anos 1980 esses votos foram, principalmente, para o PT. Os “conservadores” tendem sempre a se opor ao PT e, nos últimos anos, optam pelo PSDB.

Na eleição de 2010, fizeram campanha contra Dilma, afirmando que ela defendia o aborto e o casamento gay. Hoje, grupos ligados à Pastoral da Juventude apoiam também o Psol.

Assim, no primeiro turno, correntes católicas votarão em Dilma, Aécio Neves e Luciana Genro. “No segundo turno, não acredito que o antipetismo seja tão forte o suficiente para arrastar o voto conservador para uma evangélica”, diz o professor de Teologia Manoel de Godoy, diretor do Instituto Santo Tomáz de Aquino (MG). “A opção antipetista não oferece segurança. Creio que esse grupo adotará a posição do mal menor, que é um princípio da Igreja e vem de São Tomáz de Aquino. Tenderão para a Dilma ou anularão”, diz.

Leia também:

Leonardo Boff, sobre Marina: “Pobres perderam uma aliada e os opulentos ganharam uma legitimadora”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rafael Quaresma

É o que??!
Católico votando em Dilma, apoiando o comunismo? Total incoerência!
É o mesmo que dizer que os nazistas apoiavam os gays e os judeus!
Na Igreja Católica, apoiar comunismo dá ex-comunhão!

    NELSON

    A verdade é que todas duas são comunistas, todas duas apoiam o aborto, então se as duas apoiam o aborto vamos votar em uma não evangelica.

vauto alves menes

Sou Católico, não sou Talibã, voto DILMA.

Fernando

É de uma incoerência, se eles realmente apoiarem a Dilma.

Marina tbm.

Mais correto seria anular.

    Rosi

    Então vote bem! Vote Dilma!!

Léo

Catolicos votarem em Marina, é querer levar para o governo dela o MALafaia e Marco FELiciano a tiracolo.

Luciano

A MANIPULAÇÃO NA MAIS NOVA PESQUISA IBOPE

Raciocínio elementar de um internauta, meu caro Watson:

“Quem diz que o governo é ótimo ou bom, vai votar na Dilma, com certeza. E dentre aqueles que dizem que o governo é regular, espera-se que pelos menos um quarto desse povo vote na Dilma.

Isto para não falar na pesquisa espontânea na qual Dilma aparece sempre em primeiro lugar, e para não falar também na opinião da maioria dos eleitores que acham que a Dilma ganhará a eleição.

É por isso que as pesquisas não me convencem”.

Agora, veja a avaliação do Ibope sobre a avaliação do governo:

“Avaliação do governo:

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 37% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 12, o índice era de 38%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 28%. Para 33%, o governo é “regular”. Os dois índices são os mesmos do levantamento anterior.”

Dentre os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, a Dilma não consegue nenhum voto, of course.

Agora, aplique a regra sugerida anteriormente: 37% dos eleitores que avaliam o governo como ótimo ou bom vão votar com a Dilma. E dos que dizem que o governo é regular (33%) , pelo menos uma quarto desse percentual (~8%) vão votar na Dilma. Some agora 37 + 8 e veja quanto temos. Em outras palavras, o que o Ibope está me dizendo é o seguinte: dos 33% dos eleitores que avaliam o governo como regular, ninguém, absolutamente ninguém, vai votar na Dilma. Isso é o maior absurdo que eu já li em toda a minha vida.

Agora, vamos para a manipulação dentro da margem de erro. Diz a pesquisa como resultado para o primeiro turno: Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando esta margem de erro e o fato de que o Ibope sempre manipula a pesquisa de maneira favorável aos seus candidatos preferidos, podemos fazer a seguinte leitura dos números acima: a Dilma teria entre 34 e 38 das intenções de voto, a Marina entre 28 e 32 e o Aécio entre 17 e 21. Considerando agora uma manipulação extremada, porém dentro da margem de erro, a Dilma estaria com pelo menos 38%, Marina no máximo com 28 e Aécio no máximo com 17 . A distância entre Dilma e Marina seria, portanto, de 10 pontos, bem próxima dos 9 pontos detectados pela pesquisa Vox Populi de ontem. Se a eleição fosse amanhã e os resultados dessem 38% (Dilma), 28% (Marina) e 17% (Aécio), o Ibope diria que esses números estariam rigorosamente dentro da margem de erro (e de fato estão), e que a pesquisa teria sido feita criteriosamente.

Por último, eu aconselho os eleitores que confiam 100% no Ibope que deem uma olhadinha neste vídeo sensacional: https://www.youtube.com/watch?v=d6C7-ndGFnc

Vlad

Só falta combinar com os russos.

    Wladimir

    Ótimo….

Hélio Pereira

Evangélicos ligados ao pensamento de Silas Malafaia,Pastor Everaldo e Marcos Feliciano já vem invadindo Igrejas Católicas,quebrando Imagens sacras e agredindo Fieis,imagina se Marina Silva que é submissa ao Pastor Silas Malafaia ganhar a eleição o que é que este pessoal não fara…

Deixe seu comentário

Leia também