Gilberto Maringoni: Lula promete retomada em 2018, com Meirelles, com tudo

Tempo de leitura: 3 min

HAMLET REVISITADO: “SER E NÃO SER”

por Gilberto Maringoni, no Facebook

Lula está brilhando em sua passagem pelo nordeste. As cenas do ex-presidente com o povo são impressionantes.

Ataca sem dó a situação. “O país não precisa ser a merda que é”, diz, em linguagem clara para todos.

Não tivemos em nossa História outra liderança com tamanha capacidade de interlocução com os de baixo. Nem mesmo Getúlio.

Lula fura todas as bolhas e parece galvanizar uma vontade coletiva dos que perderam a esperança, numa espécie de retomada de um fio condutor da Nação consigo mesma.

Desesperançados e desesperados se ligam em sua pessoa, na busca de incertos “bons tempos” existentes no imaginário coletivo e no diferencial do que é a hecatombe do governo Temer com seus anos no Planalto.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente joga um bolão naquilo em que é insuperável. Estica a corda de um lado e alivia de outro.

Em entrevista ao programa de rádio de Mário Kertèsz, na manhã de sexta (18), saiu-se com esta:

“Eu conheço bem o Meirelles. É um homem de mercado. Quando o Meirelles aceitou ser meu ministro, presidente do Banco Central, ele tinha sido o deputado federal mais votado pelo PSDB de Goiás. Eu o convenci (…) e devo muita gratidão ao Meirelles. Muita. Pela lealdade com que ele se comportou quando trabalhou comigo. (…) Acho que o Meirelles teria contribuído para a Dilma”.

Trata-se de lulismo na veia. Repetiu de viva voz o que faz na desde a “Carta aos Brasileiros”, de 2002, ao prometer mudança aos de baixo e manutenção das regras aos de cima.

Entre duas opções contraditórias, Lula escolhe ambas e espera para ver que bicho vai dar, azeitando tudo com sua incomparável habilidade. Se fosse Hamlet, não se enrolaria no “Ser ou não ser”. Adotaria as duas opções.

O ex-presidente não parece fazer as duas falas no mesmo comprimento de onda. Para o grande público, joga para cima a autoestima popular, numa quadra de desconstrução da Nação. É fulgurante..

A entrevista para Mario Kertèsz, por sua vez, embute outra lógica: a métrica para eternos acordos e redução de danos, feitos para audiência com endereço definido e restrito. É simplismo dizer que ele tem um discurso para cada plateia.

O ex-metalúrgico se move em baliza institucional estreita, premido pela perspectiva de condenação judicial e pela possibilidade real de vencer em 2018, se a disputa for minimamente limpa . E isso o leva a emitir a dupla mensagem no meio do fogo contrário. Declara guerra e iça a bandeira branca ao mesmo tempo.

Uma nova gestão petista periga ser mais rebaixada em enfrentamentos do que o mandato 2003-07. Isso não acontecerá apenas pela vontade do ex-mandatário, mas porque a correlação de forças é pior e porque as classes dominantes estão unificadas, ao contrário do que ocorreu há 15 anos.

Mesmo assim, o grande capital não o engole em condições normais de temperatura e pressão. Alguém com sua impressionante legitimidade pode um dia ser incontrolável.

O diferencial real e concreto em Lula é sua campanha. Até agora e por maior que seja seu esforço, nenhuma fração burguesa significativa tem a perspectiva de se somar à sua pregação.

Reportagens devastadoras nos noticiários televisivos, manchetes de jornais e revistas e obscuros magistrados loucos por aparecer, tudo pesa contra.

É a materialização de uma maior agressividade do capital em tempos de crise, num novo ciclo de acumulação e concentração no plano global.

Por isso são inúteis os apelos de Lula por uma frente amplíssima, que envolva os miseráveis e a alta finança, como aponta seu aceno a Meirelles, sua cria.

Juntar as críticas aos dois comportamentos do petista — a pregação para amplas camadas populares com sua tentativa de atrair o grande capital — num único canal funciona para nós, em nossas bolhas.

Para Lula e para suas crescente plateias, parecem ser mundos diversos.

Denunciar seu comportamento como “traição de classe” ou coisa que o valha é para lá de inócuo. Lula já mostrou: não pretende realizar transformação social alguma, mas buscar acordos sem luta.

Está avisando para quem quiser entender. Seu intento é claro e é bobagem reclamar disso.

Embora muita gente tenha fórmulas mais eficientes na cabeça, quem atrai multidões e rompe bolhas é ele.

Resta ver se sua tática é chamar o golpismo — pois Meirelles representa o coração da ruptura de 2016 — para um chá com torradas surtirá efeito em tempos de depressão profunda, cenário muito pior do que a crise de 2002.

Leia também:

Requião dá parecer pelo corte de salários de senadores, deputados e vereadores


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

Meirelles NEVER !!!!!

Lula tem diversas opções de escolha e não pode cair mais nesta armadilha de aliança de classes( abaixar as calças para o mercado).

Lula agora só faz sentido para fazer a vontade do povo – limpar a Constituição de todas as misérias de Temer e seus capangas. voltar ao que era e ampliar as conquistas sociais. O Fim dos 20 anos de trevas do Morcegão golpista !!!!

    RONALD

    Fora Morcegão golpista e leve junto o Chuck idoso contigo !!!!!!!!!!!!!!!!

Gil Teixeira

texto eivado de mágoas. Não difere muito do que leio dos coxinhas amestrados. bem coisa de quem cospe no prato que comeu. o único psolista que teria meu voto, caso fosse de meu estado, seria Jean Willis, talvez a única cabeça sensata do partido.

Evando Peixoto

Esse texto de Maringoni tem uma seria deficiência. Quase uma desonestidade intelectual. Sua base argumentativa parte de interpretação errada de algo dito por Lula. Vi a entrevista dada pelo ex-presidente a Mário Kertèsz, em Salvador. O que Lula diz a respeito de Meireles é circunscrito ao momento da definição do ministro da Fazenda para o segundo mandato de Dilma. Ele fala da sua preferência e da sugestão que fizera, sem êxito junto à então presidenta reeleita. Justificou sua preferência por Meirelles naquele momento, mas suas referências elogiosas não autoriza a projeção das mesma para o contexto atual e, tampouco, para o da composição de equipe em eventual volta ao governo.

Roberto Weber

Curto e grosso: se não conseguirmos com o proselitismo de Lula, só nos restará a luta sangrenta.

Ramon

Muito adequado o texto e lamentável, a posição de Lula, em relação ao rentista Meirelles. Espero que as previsões de Maringoni não se concretizem.

Luiz Carlos P. Oliveira

A diferença entre um grande estadista e um politiqueiro qualquer, como o Dória, o Aécio e o Temer é que um líder não precisa chamar ninguém de vagabundo e de ladrão para conquistar o eleitorado. Lula é o único capaz de unir as esquerdas no Brasil.

    Lucia helena

    Mas desde que esse estadista nao tenha acabado com uma nacao. Menos rapaz muito menos. Vc tem certeza que esta vivendo aqui no brasil.

Deixe seu comentário

Leia também