Francisco Luís: O que está de fato em jogo no impeachment de Dilma

Tempo de leitura: 3 min

impeachment

Impeachment da Dilma: o que de fato está em jogo?

por Francisco Luís, especial para o Viomundo

Para além do “fla-flu partidário” e dos jogos de poder, o que está em jogo efetivamente na abertura de impeachment da presidenta Dilma Rousseff?

É isso que nós temos de nos perguntar. Neste momento, mais do que belas palavras e discursos devemos ver as práticas dos atores políticos.

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, é, de fato, a síntese de parte do parlamento brasileiro. Age acima de tudo e de todos para preservar seus esquemas de poder e interesses econômicos, no mínimo, suspeitos, e o Brasil que se dane.

A dita oposição se vale de tudo para rasgar a Constituição e tomar o poder por meio de um golpe, cassando o mandato da presidenta Dilma.  O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pretende ainda afastar  o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), por ele ter assinado decretos da chamada “pedalada fiscal”.

Estamos no terceiro turno da eleição de 2014,  quando o  ‘menino mimado” Aécio Neves perdeu e, desde então, não aceita a derrota.

Todos nós sabemos que boa parte da crise econômica se deve à crise política e à ação de uma oposição que quer o poder a qualquer custo, mesmo que esse custo esteja destruindo o Brasil.

Desse modo, ouso dizer que o grande responsável pela crise econômica é a própria oposição, que caminha para o quanto pior, melhor. Devemos lembrar que este mesmo time já havia feito ao desencadear a chamada “guerra de expectativas” para quebrar a economia brasileira, com o apoio entusiasmado de setores da mídia.

Dilma, ao fazer o “ajuste fiscal” e trair a sua base social, também contribuiu para este quadro.

Mas os erros de Dilma não podem ser usados para passar por cima da Constituição e destruir o Brasil. Temos lado. E sempre escreverei em defesa do Estado de Direito, ainda mais em tempos em que o fascismo se assanha para conquistar o poder.

Não deixa de ser sintomático que Cunha pediu o impedimento da presidenta no momento em que poderia ser preso e que o governo conseguiria refazer sua base política, diminuindo, assim, a crise política e, consequentemente, a crise econômica no ano que vem.

Cunha preparou uma série de ilegalidades para dar continuidade a esse processo, como uma votação totalmente ilegal e secreta, como reconhece o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O vice-presidente  Michel Temer não deveria ter se exposto e participado desta trama golpista. A pior marca para um político é ser traidor.  Que outros políticos poderão confiar na palavra de um traidor?

Dito isso, vamos ao que interessa aos pobres e oprimidos, ou seja, o que seria um governo desses golpistas.

Primeiro, aprovação da terceirização total da mão de obra e a precarização máxima do trabalho.

Segundo, fim do sistema de partilha no petróleo e a perda de R$ 360 bilhões para a Educação e outro tanto para a  Saúde.

Terceiro, derrubar direitos duramente conquistados pelas minorias. Por exemplo,  o projeto que, na prática, retira o direito ao aborto legal para mulheres estupradas, condenando-as de um filho fruto da violência. Nesta área, a pauta conservadora seria aplicada com toda a força e ameaçaria vários avanços duramente conquistados.

Por isso, os que amam a democracia e não querem retrocesso só tem um caminho: a luta contra aqueles que não sabem perder uma eleição e desrespeitam diariamente a democracia.

O Estado de Direito é uma conquista que demorou mais de vinte anos para ser alcançada. Devemos defendê-lo contra pessoas que insistem em ganhar no grito e não no voto. Por isso, devemos espalhar pelas redes sociais a palavra de ordem:  “menos Cunha, mais direitos”.

 Leia também:

A República sequestrada por um chantagista 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luiz dos Santos

Golpe? Porque? Existem provas graves de que o governo se endividou alem do permitido por lei para se reeleger. Estamos todos esperando uma explica’cao do porque isso aconteceu. Sabia-se que o problema estava se accelerando em 2013!!!!! Qual o intuito de se manter o pre’co da gasoline sem aumento por 4 anos? Porque baixar na marra o pre’co da energia se j’a sabiamos que a seca era grave?

Mário SF Alves

“Mas os erros de Dilma não podem ser usados para passar por cima da Constituição e destruir o Brasil. Temos lado. E sempre escreverei em defesa do Estado de Direito, ainda mais em tempos em que o fascismo se assanha para conquistar o poder.”
____________________________________
É isso. Aos golpistas , inocentes úteis ou não, prepostos de interesses alienígenas ou não, nada melhor do que provar de seu próprio veneno. E para isso, nada melhor do que aspergir-lhes uma uma superdose de Democracia. Só a luz da História para sanear o Brasil contra esse carnaval de micróbios vende-pátria!

Nilson

Para mim, está mais do que claro que tentar a retirada de Dilma a qualquer custo, com a oposição cheia de larápios se aliando a um dos maiores ladrões da república, que como diz Ciro Gomes, “ESTÁ METIDO EM TUDO É QUANTO”, tratá-se apenas de tentar tomar o poder para que de alguma maneira se acabe com as investigações sobre corrupção, porque por mais que queiram os “investigadores federais”, já não conseguem mais desviar dos partidos de oposição em suas buscas.
Investem contra o PT, e pelo caminho esbarram sempre num PSDB, num DEM entre outros que também estão metidos até o último fio de cabelo naquilo que é ruim para a nação, chamada de corrupção, e o pior desde sempre!!!
É só vermos o “ilibado” FHC ter que dar desculpas sobre as delações de Cervero, que o trazemde corpo e alma para o centro da corrupção. E o que ele diz:
Se existia esse tipo de coisa em seu mandato, não era coisa organizada.
Faz me rir FHC!!!
Onde está o MORO nessa hora???
E ainda acham que querem tirar a presidenta simplesmente pela presidência. Está mais do que claro que se a coisa continuar não sobrará nem juízes para julgar o que vem acontecendo. è só ver a situação de Janot, tem um caminhão de provas contra Cunha e Aécio, e não faz nada por que???

FrancoAtirador

.
.
A DITADURA DA REDE JABACULÊ DE COMUNICAÇÃO
.
FamíGlia Saad, da Rede Jabáculê do Golpe FasciPaulista
.
das Grandes Corporações de AgroNegócio e Mineração,
.
demitirá toda a Equipe de Reportagem do Novo CQC
.
e retirará do Ar o do Programa de TV do Grupo Band.
.
(https://youtu.be/cv9R3h8BqrI)
(https://youtu.be/3fpYf2qjqjU)
.
(http://gente.ig.com.br/2015-12-09/demissoes-no-cqc-pegaram-todos-de-surpresa-diz-dan-stulbach.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
COLIGAÇÃO PMDB/PSDB: UMA PONTE PARA FUKUYAMA
.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u29838.shtml)
(http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2014/11/pos-fukuyama)
.
.

    Mário SF Alves

    Acertou em cheio, prezado Franco. É disso que se trata a tal ponte. Parabéns.

FrancoAtirador

.
.
COLIGAÇÃO PMDB/PSDB: UMA PONTE PARA FUKUYAMA
.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u29838.shtml)
(http://oglobo.globo.com/opiniao/pos-fukuyama-13996979)
.
.

Urbano

No tocante ao jogo rasteiro, vem a ser o excesso de mau caratismo dos que fazem a oposição ao Brasil. O pior ficará para o futuro, à proporção que vai crescendo a população de herdeiros desse mesmo mal. E nem é de causar admiração, pois o que há atualmente de herdeiros de banditismo atuando ao lado ou não do seu guru ascendente, e isso nas mais diversas atividades humanas…

FrancoAtirador

.
.
(https://twitter.com/djairgalvao)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também