Mesmo condenado, Lula lidera em todos os cenários e tem potencial de transferência de votos de 44%; veja a íntegra

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

A Folha, em manchete de primeira página, tirou Lula do páreo (Sem Lula, Bolsonaro lidera, diz em parte o título principal). Mas não, ainda, da pesquisa.

E, mesmo condenado em segunda instância e correndo o risco de ser preso nos próximos dias, o ex-presidente manteve a liderança em todos os cenários da mais recente pesquisa Datafolha, feita depois da decisão do TRF-4 que aumentou a pena de Lula para 12 anos e 1 mês de prisão.

A taxa de rejeição de Lula manteve-se praticamente a mesma. Era de 39% em novembro e agora é de 40%, oscilando dentro da margem de erro de 2% da pesquisa. Em 2002, Lula foi eleito com 33% de rejeição.

Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB, continuou patinando na pesquisa. Num eventual segundo turno com Ciro Gomes, por exemplo, hoje teria 34% contra 32% do pedetista.

O tucano não atinge 10% dos votos em nenhum cenário de primeiro turno, o que alguns aliados disseram seria a marca necessária para apostar nele em 2018.

Sem Lula, Jair Bolsonaro lidera, seguido por Marina Silva.

O candidato direitista parou de crescer, destaca a Folha, o que pode ser apenas cabotinismo (o jornal fez denúncias contra o candidato) ou um desejo do jornal para abrir espaço a um candidato “novo”.

O núcleo duro de apoio a Lula é de 31%, aqueles que se Lula não for candidato migrariam para Brancos e Nulos. Marina receberia 15% e Ciro 14% em caso de Lula desistir agora.

O potencial de transferência de votos do ex-presidente é de 44%, o que sugere que a eleição de 2018 passa necessariamente por Lula, ainda que ele não figure na urna eleitoral.

O PT diz que Lula será candidato mesmo preso. Ele pode registrar sua candidatura em agosto, independentemente de qualquer decisão da Justiça comum. Pode concorrer sub judice. Se o PT trocar de candidato faltando mais de 20 dias para o primeiro turno, a foto de Lula permanece na urna eletrônica.

Se o ex-presidente vencer no primeiro turno e tiver a candidatura impugnada, uma nova eleição teria de ser convocada.

Leia também:

Gleisi faz humor com decisão de Moro sobre triplex


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João Lourenço

Meninos,a coisa acabou !! Vocês querem o que ,enterrar a esquerda inteira com o cadáver Lula que arrastou o PT também?Acordem e comecem a achar saídas mais honrosa para uma luta e com uma esquerda forte.Ficar lambendo um cadáver não esta certo ,perdem um tempo danado e se mostram amadores .ACORDEMMMM

lulipe

Quer dizer que pesquisa do outrora “Data Falha” agora é confiável??

Bel

Se o Bolsonaro ganhar, corre o riso de a Globo perder a concessão?
Apoiou a ditadura… Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

    Bovino

    Quem cassa concessões é o Senado Federal, composto por donos de afiliadas. Se Bolsonaro ganhar, a Globo o domestica em um FHC em 6 meses, ou mete um impítima.

Julio Silveira

Com todas as minhas diferenças politicas com o Lula, votaria nele até como um voto de protesto contra o que se instalou no Brasil do golpe dos cafagestes. E não sendo possivel votar nele, por conta dessa treta feita de parceria entre judiciario e grupos corruptos da politica, será quem ele indicar. Mesmo que seja alguem sem nenhuma identificação com meus principios ideologicos. Esse vai ser minha contribuição contra o golpe, espero que ele não me venha com alguem paz e amor com essa estrutura viciada que foi sendo construida no Brasil como a mafia.

Deixe seu comentário

Leia também