Fidel,1973: EUA dialogarão com Cuba quando tiverem presidente negro e o papa for latino-americano

Tempo de leitura: 2 min

Fidel Castro Ruz, President of the Council of State and of the C

Fidel durante discurso na ONU. Foto:Reprodução/ONU

“Estados Unidos vão dialogar com Cuba quando tiverem um presidente negro e o Papa for latino-americano”, disse o líder cubano em um encontro com jornalistas relatado pelo jornal argentino Clarín.

Por Redação da Forum 

Uma reportagem do jornal argentino Clarín, publicada nesta quinta-feira (23) mostra que o líder cubano Fidel Castro fez, inadvertidamente, uma previsão certeira em um encontro com jornalistas ocorrido em 1973.

O jornalista britânico Brian Davis perguntou a Fidel, que retornava de uma visita feita ao Vietnã, pouco depois de encerrada a guerra deste país com os Estados Unidos: “Quando o senhor acredita que poderão ser restabelecidas as relações entre Cuba e Estados Unidos, dois países tão distantes apesar da proximidade geográfica?”.

A resposta de Fidel veio por meio de uma olhar fixo e  dada em alto e bom som, para que todos os jornalistas presentes pudessem ouvi-la. “Os Estados Unidos virão dialogar conosco quando tiverem um presidente negro e houver no mundo um Papa latino-americano.”

A fala irônica do presidente de Cuba queria demonstrar que, na verdade, o reatamento de laços estava muito distante. Afinal, àquela altura era inimaginável que os EUA viessem a eleger um presidente negro e os pontífices da igreja católica eram, invariavelmente, italianos com trajetória apostólica em Roma.

Por conta da resposta inusitada, muitos profissionais da comunicação riram, como conta o jornalista argentino Pedro Jorge Solans. Ele resgatou a história em uma recente viagem feita a Cuba, enquanto fazia uma matéria acerca da reaproximação diplomática entre o país caribenho e os norte-americanos.  A reportagem original foi publicada no El Diario de Carlos Paz.

Leia também:

Patrick Mariano: PF caminha para ser  nova PIDE; ingovernável, seletiva e que desrespeita direitos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

j. cordeiro

Tem “coxinha” querendo botar água na fervura, alegando que não se comprova a afirmação de Fidel ao jornalista Brian Davis. Fizeram busca na internet e não encontraram nada (são intelectuais via internet). Se têm dúvidas por quê não procuram o Brian Davis (o inglês) ou até o Eduardo de la Torre, que se disse presente ao evento? Coxinha é sempre coxinha. E isto acontece com eles quando, usando a concepção de Nelson Rodrigues, o tarugo que lhe é enviado de baixo para cima incomoda os intestinos.

    Alexandre

    Um sujeito com diarréia verbal que discursava por horas a fio durante décadas vai acabar estatisticamente falando um absurdo que acaba acontecendo tem muito lixo dele disponível para ser pesquisado e comparado com qq coisa no presente

FrancoAtirador

.
.
“Maior Batalha da Esquerda na América Latina é Contra Golpe Midiático”
.
Ignacio Ramonet
.
(http://www.brasildefato.com.br/node/32490)
.
.

Edgar Rocha

Internet, internet… Passaram-se tantos anos e a narrativa heroica continua a mesma. Desde a Ilíada, a Odisseia, o Antigo Testamento, o Novo Testamento, o Alcorão, etc. etc. etc…
Faz parte da psiquê humana. O que foi dito não é mentira. Não do ponto de vista épico. Não existe mentira neste estilo literário. Existe simbolismo, verdades irrefutáveis tratadas de forma poética. É isto! Quem contou este causo, só fez poesia. Pra mim está bom. Há tempos não se pode mais fazer apologia a factualidade. Que o diga a CIA.

Lukas

O embargo à Cuba terminará quando o Galo for Campeão Brasileiro.

Dedos cruzados, está próximo.

Urbano

A percepção aguçada costuma acompanhar os inteligentes, independentemente da veracidade ou não desse caso citado.

Lukas

Se a história fosse de um jornalista brasileiro, ele se chamaria José da Silva…rs

Nem para inventar um nome menos genérico…

    Carlos Fuentes

    Chegou pra mim por facebook, um post comprtailhado por um amigo jornalista.

Lukas

“Uma pequena frase atribuída ao ex-presidente de Cuba Fidel Castro tem circulado nos últimos dias em jornais da região e provocado intensos debates na Internet. Em 1973, ele teria dito que a reaproximação entre a ilha e os Estados Unidos só aconteceria quando houvesse um “Papa sul-americano e um presidente negro em Washington”.

Segundo alguns jornais da América Latina, Fidel teria feito essa afirmação em uma coletiva de imprensa naquele ano, respondendo a uma pergunta do suposto jornalista britânico Bryan Davies, após retornar de uma viagem ao Vietnã.

No entanto, ainda não foi encontrada nenhuma fonte que tenha falado sobre a tal declaração antes do anúncio da retomada das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro de 2014.

Além disso, desde o início da reaproximação, circula uma montagem que mostra uma conversa fictícia entre Fidel e Che Guevara.

“Fidel, conseguiremos um dia restabelecer relações diplomáticas com os ianques?”, pergunta o guerrilheiro. “Só quando o presidente norte-americano for negro e o Papa, argentino, como você”, responde o ex-líder cubano. O diálogo imaginário foi utilizado por diversos jornais satíricos e bastante reproduzido por páginas de humor. (ANSA)

Carlos Fuentes

Cuidado que parece que não é bem assim

http://laagenda.buenosaires.gob.ar/post/124865764185/cultura-pop-la-profecia-de-fidel-de

Carlos Fuentes

Parece que não é real, que vem de uma meme:
http://laagenda.buenosaires.gob.ar/post/124865764185/cultura-pop-la-profecia-de-fidel-de

    Lukas

    Não sei você, Carlos, mas eu gastei 05 segundos para descobrir que esta história era furada.

    Não dá para alegar que é falta de tempo para investigar.

    Ou coloquem na coluna de HUMOR.

FrancoAtirador

.
.
A Crônica do jornalista argentino Pedro Jorge Solans:
.
(http://www.eldiariodecarlospaz.com/mundo/2015/3/10/cuba-atraviesa-tiempos-cambios-bloqueo-9988.html)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Estados Unidos vendrá a dialogar con nosotros
    cuando tenga un Presidente negro
    y haya en el mundo un Papa latinoamericano”
    .
    FIDEL CASTRO
    1973
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também