Rodrigo Vianna: A força simbólica do ato com Dilma e Lula na PUC

Tempo de leitura: 4 min

Desde a sacada do Tuca, da PUC, no bairro de Perdizes, São Paulo, do Muda Mais e da leitora MC

A FORÇA SIMBÓLICA NO ATO COM DILMA E LULA NA PUC DE SÃO PAULO

por Rodrigo Vianna, em seu blog

Desde a campanha de 89 que não se via um ato político com tamanha carga de emoção em São Paulo. Os paulistas que votam no PT (e também aqueles que, apesar de não gostarem tanto do PT, resolveram reagir à onda de ódio e conservadorismo que tomou conta das ruas) foram nesta segunda-feira, 20 de outubro para o TUCA – histórico teatro da PUC-SP, no bairro de Perdizes.

O TUCA tem um caráter simbólico. E o PT, há tempos, se descuidara das batalhas simbólicas. O TUCA foi palco de manifestações contra a ditadura, foi palco de atos em defesa dos Direitos Humanos. Portanto, se há um lugar onde os paulistas podem se reunir pra dizer “Basta” à onda conservadora, este lugar é o teatro da PUC.

O PT previa um ato pra 500 ou 800 pessoas, em que Dilma receberia apoio de intelectuais e artistas. Aconteceu algo incrível: apareceu tanta gente, que o auditório ficou lotado e se improvisou um comício do lado de fora – que fechou a rua Monte Alegre.

Em frente ao belo prédio, com suas arcadas históricas, misturavam-se duas ou três gerações: antigos militantes com bandeiras vermelhas, jovens indignados com o tom autoritário e cheio de ódio da campanha tucana, e também o pessoal de 40 ou 50 anos – que lembra bem o que foi a campanha de 89.

No telão, a turma que estava do lado de fora conseguiu acompanhar o ato que rolava lá dentro. Um ato amplo, com gente do PT, do PSOL, PCdoB, PSB, além de intelectuais e artistas que estão acima de filiações partidárias (como o escritor Raduan Nassar), e até ex-tucanos (Bresser Pereira).

Bresser, aliás, fez um discurso firme, deixando claro que o centro da disputa não é (nunca foi!) corrupção, mas o embate entre ricos e pobres. “Precisou do Bresser, um ex-tucano, pra trazer a luta de classes de volta à campanha petista” – brincou um amigo jornalista.

Gilberto Maringoni, que foi candidato a governador pelo PSOL em São Paulo, mostrou que o partido amadurece e tende a ganhar cada vez mais espaço com uma postura crítica – mas não suicida. Maringoni ironizou o discurso da “alternância de poder” feito pelo PSDB e pela elite conservadora: “Somos favoráveis à alternância de poder. Eles governaram quinhentos anos. Nos próximos quinhentos, portanto, governaremos nós”.

O “nós” a que se refere Maringoni não é o PSOL, nem o PT. Mas o povo – organizado em partidos de esquerda, em sindicatos, e também em novos coletivos que trazem a juventude da periferia para a disputa.

Logo, chegaram Dilma e Lula (que vinham de outro ato emocionante e carregado de apelo simbólico – na periferia da zona leste paulistana). Brinquei com um amigo: “bem que a Dilma agora podia aparecer nesse balcão do TUCA, virado pro lado de fora onde está o povo…”. O amigo respondeu: “seria bonito, ia parecer Dom Pedro no dia do Fico”. Muita gente pensou a mesma coisa, e começaram os gritos: “Dilma na janela!”

Mas a essa altura, 10 horas da noite, só havia o telão. As falas lá dentro, no palco do Teatro, foram incendiando a militância que seguia firme do lado de fora – apesar da chuva fina que (finalmente!) caía sobre São Paulo. Vieram os discursos do prefeito Fernando Haddad, de Roberto Amaral (o presidente do PSB que foi alijado da direção partidária porque se negou a alugar, para o tucanato, a histórica legenda socialista), e Marta Suplicy…

Vieram os manifestos de artistas e professores – lidos por Sergio Mamberti. E surgiram também depoimentos gravados em vídeo: Dalmo Dallari (o antigo jurista que defende os Direitos Humanos) e Chico Buarque.

Quando este último falou, a multidão veio abaixo. A entrada de Chico na campanha teve um papel que talvez nem ele compreenda. Uma sensação de que – apesar dos erros e concessões em 12 anos de poder – algo se mantem vivo no fio da história que liga esse PT da Dilma às velhas lutas em defesa da Democracia nos anos 60 e 70.

Nesse sentido, Chico Buarque é um símbolo só comparável a Lula na esquerda brasileira.

Aí chegou a hora das últimas falas. Lula pediu que se enfrente o preconceito. Incendiou a militância. E Dilma fez um de seus melhores discursos nessa campanha. Firme, feliz.

O interessante é que os dois parecem se completar. Se Lula simboliza que os pobres e deserdados podem governar (e que o Estado brasileiro não deve ser um clube de defesa dos interesses da velha elite), Dilma coloca em pauta um tema que o PT jamais tratou com a devida importância: a defesa do interesse nacional.

Dilma mostrou – de forma tranquila, sem ódio – que o PSDB tem um projeto de apequenar o Brasil. Lembrou os ataques ao Brasil nas manifestações contra a Copa (sim, ali o que se pretendia era rebaixar a auto-estima do povo brasileiro, procurando convencê-lo de que seríamos um povo incapaz de receber evento tão grandioso), lembrou a incapacidade dos adversários de pensarem no Brasil como uma potência autônoma.

Dilma mostrou clareza, grandeza e calma. Muita calma.

Quando o ato terminou, já passava de 11 da noite. E aí veio a surpresa: Dilma foi – sim – pra janela, para o balcão do Teatro voltado pra rua.

No improviso, sem microfone, travou um diálogo com a multidão, usando gestos e sorrisos. Parecia sentir a energia que vinha da rua. Dilma, uma senhora já perto dos 70 anos (xingada na abertura da Copa, atacada de forma arrogante nos debates e na imprensa), exibiu alegria e altivez.

Foram dez minutos, sem microfone, sem marqueteiro. O povo cantava, e Dilma respondia – sem palavras. Agarrada às grades do pequeno balcão, pulava e erguia o punho cerrado para o alto. Não era o punho do ódio. Mas o punho de quem sabe bem o lado que representa.

Dilma não é uma oradora nata, não tem o apelo popular de um Lula. Mas nessa campanha ela virou líder. O ato no TUCA pode ter sido o momento a marcar essa passagem. Dilma passa a ser menos a “gerente” e muito mais a “liderança política” que comanda um projeto de mudança iniciado há 12 anos.

Dilma traz ao PT uma pitada de Vargas e Brizola, de trabalhismo e de defesa do interesse nacional. E o PT (com apoio da militância popular, não necessariamente petista) finalmente parece ter incorporado Dilma não como a “continuadora da obra de Lula”, mas como uma liderança que se afirma por si. Na luta concreta.

Uma liderança que – na reta final, nessa segunda-feira de garoa fina em São Paulo – pulava feito menina no ritmo da rua, pendurada no histórico balcão da PUC de São Paulo. Dilma ficou maior.

Leia também:

Em Belo Horizonte, Lula chama Aécio de filhinho de papai


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rodrigo

Obrigado Rodrigo Vianna.

Rodrigo

Estou com a Dilma, 13.

Ass: Rodrigo Mathias.

Abraços.

francisco.latorre

mentira. é gambiarra.

precária periclitante.

tende ao colapso.

e colapsa. inexoravelmente.

..

dilma. é treze.

..

FrancoAtirador

.
.
“Tucano é das meias verdades.

Do ‎NãoVaiTerCopa‬, do País anfitrião
sem aeroportos, mobilidade ou segurança.

E é da amnésia do dia seguinte à ‪#‎CopaDasCopas‬.

Tucano é contra o investimento planejado
e deixa o País às escuras
e sem água na torneira.
Que seca depois da eleição.

Tucanos inventam a tal empregabilidade
e condenam 11 milhões e 400 mil ao desemprego.
E ainda defendem menos trabalho e renda.

Tucano planta inflação para colher juros.
E brinca com o mercado de ações, especulando,
de forma completamente irresponsável.

Tucanos vêem o Brasil como uma catástrofe.

Pensam o País pequeno e querem entregar a Nação
gratuitamente para as grandes potências.”

!!! DILMA VANA (13) !!!

(https://www.facebook.com/video.php?v=780030782050515)
.
.

Willer

Fiquei emocionado ao ler a matéria, também queria muito estar lá. De qualquer forma, com muita vibração, quero fazer de cada dia uma batalha, para convencer indecisos e tirar votos do adversário.

Fabio Hideki

A verdade vai vencer a mentira.
E a alegria vai vencer o ódio.

luciana s

Sim, de fato quem esteve lá constatou que a avassaladora truculência anti-petismo é mesmo uma resposta desesperada diante da potência de coesão política que há na militância do PT. Ontem no Tuca era uma multidão amistosa, alegre, interessada em estar junto, discutir política, cantar, celebrar o curso da vida. Essa é a força que temos, e quem não vive solidária e francamente não consegue nem começar a entender do que é feita.

FrancoAtirador

.
.
Excelente a Cobertura da Agência Carta Maior

sobre este Grande Evento de Confraternização

de toda a Esquerda Democrática em São Paulo:

(http://www.cartamaior.com.br)
.
.
! PELA DEMOCRACIA CONTRA O FASCISMO !

!!! DILMA VANA = 13 !!!

!!! EM TODOS OS TURNOS !!!
.
.

Fabio Passos

A disputa é entre o povo pobre e trabalhador x “elite” branca e rica.

É dever de todo cidadão brasileiro lutar para impedir o retrocesso econômico, político e social que aécio neve representa.

Dá-lhe Presidenta Dilma!

Viva Lula!
Viva Leonel Brizola!

Cidadã brasilis

Emocionante! Sinto-me completamente representada por DILMA. Ela é, juntamente com LULA, o resgate da política como o lugar para se pensar o coletivo. Este ato, tão voluntário, é como uma desforra dada aos energúmenos paulistas da abertura da copa. Lavei minha’lma! DILMA 2014! Sem medo de continuar a ser mais feliz!

Renan Costa

Bela lembrança do velho Brizola, um homem que amava seu país e o povo, e que certamente estaria feliz nesse momento. Dilma 13!

Benedito

Rodrigo Vianna lavando a alma dos petistas e esquerdistas históricos da cidade de São Paulo, tão maltratada pelo conservadorismo de seus prefeitos e de sua imprensa elitista e reaça. Obrigado pelo texto, Rodrigo!

jaime silva

Que pena não estar lá. Em todo caso, alguns amigos que lá estiveram saíram do ato com uma certeza: o clima é de uma grande e convincente vitória da democracia no próximo domingo. Em ano de Copa, contra tudo e contra todos, Dilma tem se mostrado uma craque quando tem de entrar em campo para enfrentar um playboy perna-de-pau e autoritário. Gol de placa do PT e das pessoas que lutam por um país melhor para todos, e não apenas para uma minoria. Até a vitória final!!

    baader

    pois é, não estávamos lá, tampouco os organizadores/marqueteiros? não têm imagem ou som, porque, se não, improvisada mesmo foi a falha imperdoável destes…e olha que o mar não tá prá peixe. não podemos nos considerar vencedores ainda…

francisco.latorre

não tem jeito. mesmo.

cresça. bobão.

..

    francisco.latorre

    ops.

    essa era pro leo v.

    carinhosamente.

    ..

    Leo V

    É triste, mas ler uns comentários conservadores de neopetistas na internet sobre demandas sociais, e com o mesmo ódio e falta de argumentos que tem dado o tom dos eleitores engajados do PSDB, dá um desânimo…
    Se depender da inteligência de muito governista para conseguir voto, Dilma não será reeleita.

    francisco.latorre

    compreenda.

    imposto único tarifa zero inflação zero.

    captou?.. simples demais. infantil. primário.

    ..

    o mundo. é mais complexo.

    ..

    Leo V

    Impossível captar. Vc não argumenta.

    O Brasil é um dos poucos países do mundoem que as universidades públicas são gratuitas.

    Se assim não fosse, os neopetistas conservadores iriam dizer que quem luta por universidade gratuita é infantil.

    Tarifa zero no transporte foi experimentada na gestão Erundina da prefeitura de São Paulo. Projeto totalmente viável. Mas claro, tem que ter força política, criar um fundo etc. Sugiro a você procurar uns videos no youtube do Lucio Gregori disuctindo a proposta.
    O interessante é que em meio a junho de 2013, quando a proposta apareceu nos noticiários de TV e o Lucio Gregori foi chamado para entrevistas, não havia quem conseguisse argumentar contra a proposta diante dele, tamanha a racionalidade da ideia.

    francisco.latorre

    um. não precisa argumentar o óbvio.

    dois. quem não pula etc.. o original. veio da argentina. tá querendo autoria do que não fez?.. isso sim é aécio na veia. [ informação. vale um bifinho.

    três. neopetista conservador.. rótulo. besta bobinho simplista. acompanha bem o primarismo passe livre.

    última. as ‘manifestações’. ‘juvenis’.. sei. nazistas de curitiba. carecas do abc. patricinhas da paulista. sem esquecer a fiesp verdeamarela. ah.. tinha uns bobinhos de massa de manobra também. // curta aí seus mitos. jornadas de junho.. a direitona gostou.

    fora isso.. a idéia é simplória mesmo.. e impraticável. [ não. não vou explicar porque é impraticável. descubra por si. tente. os números são amiguinhos. ] passe livre. ri-sí-vel.

    mas o notável mesmo mesmo. e que incomoda. é a prepotência. ‘favor apoiar..’. juvenil adolescente.. mimado exigente. burguete. pouco educado.

    parece até que nunca fez a própria cama.

    ..

    se tiver alguém inteligente lendo..

    passe livre. transporte gratuito. pra que?..

    pra esgotar o estado.

    pensem.

    ..

    última última. mais que fazer. tchau.

    ..

    Leo V

    Tá certo, na visão da direita o que esgota o Estado são os programas e benefícios sociais, não os juros pagos da dívida pública, por exemplo.

    Você deveria votar no Aécio, creio que tem mais afinidade com seu pensamento.

    Agora, se vc me confirma que o PT pensa o mesmo que vc, que direitos sociais é esgotar o Estado, e que portando o Estado deve ser mínimo ao trabalhador e máximo ao capital, me avise que então é melhor eu votar nulo.

    francisco.latorre

    cara chato.

    e burro.

    ..

Narr

Sacanagem terem suspendido o comício no Rio. Uma multidão de veteranos das batalhas da esquerda já estava pronta pra ir.

Isabela

Lia e arrepiava…! É Dilma, é 13, é coração valente!!

Luciana

DILMAIS! :)

Leo V

O grito original é “quem não pula quer tarifa”, Dilma.

Favor apoiar a implementação de tarifa zero nos transportes.

    francisco.latorre

    não tem jeito. mesmo.

    tarifa zero. idéia infantil. primária mesmo.

    pior. tem quem goste.

    ..

    quer saber?.. cresça bobão. cresçam.

    ..

    Leo V

    Vc deveria votar no Aécio, sua falta de argumentos e ódio parecem bastante com o que temos visto dos aecistas.

    Aliás, o Viomundo por vezes já identificou bem o conservadorismo neopetista.

    Interessante esses petistas que são a favor de educação e saúde gratuita mas sobem nas tamancas quando se fala de transporte gratuito.

    Pio, a ideia veio de dentro do PT.

    francisco.latorre

    tente novamente.. não colou..

    ..

    Leo V

    E vc acha que dizer “cresça bobão” para quem é a favor de transporte público e gratuito cola?

    Diga isso para os 37 milhões de brasileiros excluídos do transporte.

    francisco.latorre

    eu disse pra você.

    burguete anarquete. mimado.

    ..

    o povo..

    o povo é outra história.

    o povo sabe.

    ..

    ‘v de vingança’?.. alan moore.. o ‘filósofo’?..

    sério que é por aí?..

    ..

    pelas tabelas. com burguete infantil.

    dá mais não. afe.

    ..

    Leo V

    Bastante patético esse monte de palavras que não formam argumento.
    Tente novamente para ver se alguém entende.

    francisco.latorre

    não entendeu?.. tá mal.

    burro chato e mal educado.

    pior. infantil. mimadinho.

    ..

    direita?.. direita é o #%*#%..

    você.. vote aécio.

    mais. ninguém dá a mínima pro seu voto.

    vote nulo aécio obama. divirta-se.

    ..

    só falta. negociar voto a essa altura.

    burguete. negocia tudo.

    ..

    vem com a gente.

    não vem?..

    azar seu.

    ..

    dilma. é treze.

    e o brasil. o mundo. vence mais uma.

    ..

Deixe seu comentário

Leia também