Éverton Pelegrini: O (hipotético) palanque de Mercadante

Tempo de leitura: 2 min

Éverton Pelegrini

Em relação ao segundo turno em São Paulo:

Se confirmado algumas tendencias, a candidatura do Mercadante no segundo turno pode ter uma turbinada jamais alcançada pela oposição aos tucanos em São Paulo.

A vitória de Dilma no primeiro turno, assim como a vitória em primeiro turno de Tarso Genro no RS, Cid Gomes no Ceará (somado a força e peso politico de seu irmão Ciro), Eduardo Campos em Pernambuco (de lavada), Jaques Wagner na Bahia, Cabral no Rio, Agnelo no DF e do Netinho e Marta para o Senado por SP (mais a força de Eduardo Suplicy, atual Senador, que tem boa aceitação até entre a classe média paulista) somados ao apoio de Celso Russomano e Paulo Skaff (também candidatos ao governo paulista) formam um palanque fortíssimo para o Mercadante. Ainda contando com o peso e popularidade do presidente Lula. Imaginem todos eles envolvidos na candidatura do Mercadante.

Outro peso bom para o Mercadante são os 12 prefeitos que o PT tem na Região Metropolitana de São Paulo de um total de 39 cidades (algumas cidades de grande peso: Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo). Com a ajuda também de prefitos da base aliada e agora também com o PMDB paulista que está pulando fora da campanha do Serra. Alguém já viu o PMDB ser oposição? Acredito que até o PMDB está farejando uma virada do Mercadante. Considere ainda a péssima avaliação que o prefeito Kassab (DEM) tem dos paulistanos e sua imagem associada aos tucanos.

Alckmin poderia ter o apoio de Aécio, mas isso é pouco provável. Aécio Neves estará totalmente empenhado em eleger Anastasia em Minas no segundo turno. Sem contar que o que Aécio menos deseja é que o PSDB paulista se mantenha forte. Até mesmo porque o tucano mineiro não é muito bem visto aqui em SP. Eu mesmo tenho um colega tucano que odeia o Aécio Neves, fala uns absurdos contra o mineiro.

Mas acredito que um diferencial para o Mercadante seria conseguir trazer Marina Silva para seu palanque. Marina está com uma penetração forte entre os jovens da classe média paulista (apesar do PV paulista aparentemente ser uma filial tucana).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fernando

Se houver 2ºturno em SP, o circo vai pegar fogo. Dilma eleita, 20 governadores da base aliada que provavelmente estarão eleitos, 58 senadores, meu irmão? Esse pessoal todo no horário eleitoral paulista, vai ser um "arrastão" que pegará SP de assalto, ou melhor, dizendo: Fazendo um veemente convite aos paulistas a participarem dessa "Orquestra" chamada Brasil, cujo maestro maior Lula prepara para uma turnê, por mais quatro anos. Será que SP ia desafinar do resto do Brasil? Se houver 2º turno, eu duvido. Imagina? Esse pessoal todo, inclusive, o Cabral governador do RJ, todos os dias até o 30 de outubro fazendo o convite ao povo de São Paulo, com certeza será aceito.

SergioRDG

Galera, sou paulista, mas estou há muitos anos fora do Estado. Meu primeiro voto foi orgulhosamente para a Telma, que ganhou em Santos no mesmo ano que a Erundina em SP. Em Santos, naquela época, o governo do PT trouxe um alento, fez coisas bem legais, limpou as praias, criou orçamento participativo, urbanizou os morros, criou um dos mais modernos sistemas de saúde mental do país, enfim, recuperou a perdida autoestima do povo santista, colocou a cidade novamente no mapa das cidades de vanguarda do País, como sempre foi. Apesar disso, hoje em dia o santista – e o paulistano e o paulista – não vota em PT nem que a vaca tussa. É a típica classe média: quando está atolado na m…, aceita a ajuda de qualquer um. Mas é só se ver liberto, finge que não conhece e não quer ser visto mais com esse tipo de gentinha "malcheirosa". Sabe como é, né? Então, é isso o que ocorre e, mesmo não querendo desanimar, é o que eu acho que fatalmente vai ocorrer de novo. Mas vamos, não sou derrotista. Eleição se ganha na urna, na hora. Então tem é que continuar a luta até o último minuto pra tentar virar o jogo.

Baixada Carioca

Cheguei a conclusão de que o PIG sai vitorioso se tiver segundo turno entre Dilma e o tucano, mas o desespero mesmo está no governo de Sampa. Não querem perder os milionários contratos que tem por lá.

V

Marina? Palanque? Do Mercadante?
Não acredito. Seria uma surpresa.
Tá mais para tentar conseguir um cargo de secretária do meio ambiente do Alckmin, que não vai levar.

Samira

Até as pedras de São Paulo sabem que São Paulo ta uma M…. a educação , a segurança, a saúde , as enchentes, o saneamento básico, o transporte público,a moradia popular a alta dos pedágios. Enfim ta tudo ruim e todo ano a gente acha que não pode piorar mais, mas os tucanos e o DEM dão um jeito Espantosamente meus espertos conterraneos não associam esses fatos ao "trabalho" dos tucanos nos últimos 16 anos. Parece que tem gente que pensa é tudo culpa de Deus sob a influência do PT. E olha que mesmo falando, mostrando os fatos ainda é dificil conseguir mudar votos de paulistas! Quem sabe dessa vez? Tenho esperanças….

Laura

Marina é oportunista, simplesmente. Se for oportuno, apoia Mercadante, se for oportuno ataca Dilma. É , sim, pobre de espírito.

    francisco.latorre

    marina vai pela agenda rockefeller.

    ..

Ananda

E vai rolar a festa, vai rolar, o povo paulista mandou avisar…Azenha incendiando o palanque de São Paulo. Estou adorando.
Também acho que o cenário está ótimo para o Mercadante, inclusive no que diz respeito (agora me senti a Dilma falando) à militância de esquerda, que tem se fortalecido em São Paulo. Quanto à trazer Marina para seu palanque, acho difícil que ela tope, e ainda mais difícil imaginar a compatibilização de PT com PV. O tempo dirá.

Mauro

Olha que Deus mantenha a Marina e o ex-secretário Feldman longe de Mercadante, eles são sangue-sugas e traíras e sempre estiveram coligados ao PSDB desde a sua fundação, se for para o segundo turno o Alckmim está perdido pois ele tem o costume de ter menos votos no segundo turno que no primeiro KKKK, lembram de 2006? O Russomano tem o defeito de pertencer ao partido do Maluf que deveria se aposentar para não prejudicar o PP (ex-PDS), eu até gosto do Russomano (mas não votaria nele) mas acho que devido à sua proximidade com o Maluf ele pode prejudicar mais que ajudar. O único partido que agrega mesmo é o PMDB que possui uma força inexplicável no interior e seus eleitores são heterogêneos mas não costumam seguir as indicações dos seus políticos, já Lula se engajando de corpo e alma na disputa é uma força muito consistente. Mas acredito mesmo que o projeto do PT deveria ser identificar onde está a fonte do anti-petismo em São Paulo e tentar mudar esse quadro e sua imagem junto aos eleitores paulistas que são claramente anti-petistas. Isso mudou muito com o governo Lula mas ainda é forte em São Paulo, lembro quando da fundação o índice de rejeição batia em mais de 40% e hoje está no mesmo nível dos outros mas isso não está se revertendo em possibilidade de votar em um candidato do PT, talvez o fato de em São Paulo as coligações serem diferentes tenha influência na hora do voto. O PMDB fez falta ao PT em São Paulo, mas o quercismo parece estar com os dias contados e isso pode favorecer o PT no futuro.

    Éverton Pelegrini

    Mauro, concordo com o que você disse sobre o PMDB. Mas em relação ao Russomano, não acredito que ele prejudique mais do que ajude não. O Russomano não faz campanha com a sua imagem associada ao Maluf. Sua imagem é muito mais ligada ao seu programa de TV em defesa do consumidor/cidadão. Ele já foi até questionado por jornalistas porque não mostra o Maluf em sua propaganda. Ele pode ajudar sim o Mercadante, tem em torno de 10% de intenção de votos.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

O PV e uma piada aqui em Sampa!Legenda de aluguel!Alias, la em Maua tinha um que era do PV.Pelo que sei , a unica coisa verde que ele gostava e das notas de dolares…

    Baixada Carioca

    Mas parece que foi em Sampa onde Marina mais cresceu na pesquisa datafolha.

SérgioFerraz

E pensar que o nosso Estado de SP já foi a locomotiva do Brasil.
Por onde os tucanos passam fica tudo em terra arrasada.
Uma administração medíocre, sem grandes melhorias, sem projetos impactantes, sem participação popular, só mais do mesmo.

    Renato

    Ainda é, segundo o IBGE, 33,9% do PIB é Paulista, triplo do segundo colocado.

José Silva

Acrescento aí o apoio de Sindicatos e Centrais Sindicais, vai ser lindo demais!!!

janeswilliam

Aqui em Campinas contamos com o apoio EXPRESSO e TOTAL do nosso prefeito Dr. Hélio (PDT). Mal posso imaginar o que Dilma+Mercadante+Marta+Netinho+Suplicy+Hélio pode significar para a nossa cidade, todos falando a mesma língua!!!!!!!

    Scan

    Faço minhas suas palavras: o que o Dr. Hélio tá ajudando e se empenhando na campanha, não é brincadeira.
    E o homem é bom de palanque e voto!
    E bom prefeito…

Eduardo

Minas termina no Primeiro Turno! Não há chance de ter segundo turno.

    Cecília

    Claro que haverá segundo turno em Minas!!! E isso apesar da graaaaaana que o governador anastasia está gastando. É um horror. Em Juiz de Fora há propaganda maciça de tucano. É muito dinheiro. Mas os de Juiz de Fora sabem qual a situação da, por exemplo, secretaria de estado da educação em nossa cidade: caindo, literalmente, aos pedaços. Tenho certeza que juizforano não é bobo e não vota em anastasia. Nem em tucano.

    francisco.latorre

    minas vai ser o último reduto do colonial-entreguismo?..

    nem cruzeirense merece.

    ..

    dukrai

    repetindo, porque estou ficando véi e cansado.
    véi, aqui em Minas só tem Hélio de Costas e PosteAsia, o resto dá uns 2%, então qualquer um dos dois vai ganhar no primeiro turno, a não ser que dê empate ou a diferença entre os dois seja menor de 2%.

janeswilliam

VAMO LÁ MERCADANTE, VAMO VIRÁ ESSE JOGO PÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ruypenalva

Se houver segundo turno em São Paulo Alckmin pode mudar o nome para Alcool Em Mim

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal!

O PMDB prefere estar no Governo e não ser o Governo. (espero que dê para entender o que disse) É muito melhor apoiar um partido, ter cargos no Governo, Ministérios do que ser o Partido central do Governo e virar a vidraça da oposição. O Alckimin para mim tem uma imagem um pouco maquiada demais. O Mercadante se fosse mais calejado para estas disputas para cargos do Executivo teria ótimas chances de vencer. O grande perdedor politicamente foi o Ciro Gomes que ganharia a eleição em São Paulo caso fosse um pouco mais visionário! Ele é jovem e faria um trampolim para daqui 8 anos substituir a DILMA em Brasília. Estaria num Estado mais forte que o Aécio, com apoio do Governo Federal e de um cabo eleitoral forte: o Presidente LULA! Infelizmente o CIRO é muito imediatista… E o Mercadante continuaria no Senado se candidatando no lugar do Netinho!

Maria Dirce

O comício hoje em São Paulo foi demais totalmente lotado o povo embaixo de chuva,não sei como postar foto aqui senão colocaria pra vcs .

    Baixada Carioca

    Mas no TT os tucanos diziam que o comício estava esvaziado por causa da chuva e não passavam de 5 mil pessoas no local.

José Carlos Gomes

É exatamente esse o grande medo da oposição, grande mídia incluída, pois a eleição presidencial já está definida há muito tempo.
Nesse hipotético palanque, acrescentaria a possível presença do ganhador do Nobel da Paz 2010. O vencedor é anunciado em meados de outubro. Adivinhem quem é forte candidado ao prêmio?

    Klaus

    Como vc sabe que Lula é forte candidato? Procure saber como é escolhido o Nobel da Paz.

    Fabricio

    E como é Klaus? Conte para que a gente possa saber.

    Klaus

    Fabrício, abaixo o link.
    http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/nominati

    FrancoAtirador

    O José Carlos Gomes não fez menção ao nome de ninguém!
    Portanto o inconsciente traiu o nosso amigo aí de cima.
    Ele também acha que o LULA é forte candidato e está se fazendo de salame.

    Klaus

    Vc tá certo, podia ser o Mercadante, né? e pra petista existe algo antes ou depopis de Lula?

    macmonteiro

    Não sei mais o que pensar desse prêmio, depois que premiaram Barack, o Bárbaro…
    http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va

    Mario Adriano

    É anunciado no dia 05 de outubro…

    Scan

    José Carlos, o Klaus tem razão. Esta sua afirmação não pode ser comprovada. Dá uma olhada no site do Nobel.

Gerson Carneiro

Havia vislumbrado esse cenário, como vislumbro a utopia de ter Dilma na presidência e Lula no Governo de São Paulo para consertar de vez esse Estado, incluindo o fim da farra das concessionárias de pedágio promovida pelo PSDB.

dukrai

véi, aqui em Minas só tem Hélio de Costas e PosteAsia, o resto dá uns 2%, então qualquer um dos dois vai ganhar no primeiro turno, a não ser que dê empate ou a diferença entre os dois seja menor de 2%.

Caio Higa

Ó o Batatão com post no sítio do Azenha!!!!

Klaus

1º Anastasia vence no primeiro turno. Se o crescimento de Mercadante pode levar a eleição paulista para o segundo turno, porque o de Anastasia não pode decidir a eleição mineira no primeiro turno. Sei, porque vocês não querem.

2º Aqueles elencados como palanque forte mais atrapalham que ajudam Mercadante. Só LULA pode eleger Mercadante. O resto, é o resto, é o resto, é o resto.

3º Marina não é a linha auxiliar do PSDB no Rio e em São Paulo? Ou é, e ela não apoiará Mercadante, ou não é e falam isto aqui apenas para demonizá-la. Escolham!

4º Concordo que Aécio não quer um PSDB paulista forte, pois Alckimin será seu adversário mais forte pelo controle do partido, mas terá que se engajar na campanha de alguma forma.

    Roberto Locatelli

    O PV apoia Kassab em São Paulo. Apoia um prefeito que adora cimentar praças e áreas verdes. Só isso basta para mostrar que o PV é linha auxiliar dos demotucanos.

    Só que o PV é, também, oportunista. Ao perceber que muitos jovens de classe média simpatizantes do PV votam em Mercadante, o partido pode apoiá-lo no segundo turno para manter esses jovens sob sua influência.

    Anastasia não ganha no primeiro turno. É o que dizem as pesquisas.

    Klaus

    Há dois candidatos em Minas. Um dos dois ganha no primeiro turno. Anastasia só cresce, Helio Costa só cai.

Grandmagno

Boa análise. Creio que o mais importante para Mercadante é realmente ir para o segundo turno. Uma vez alcançado este objetivo, a conjunção de forças a apoiá-lo certamente podem conseguir uma reviravolta histórica no estado de São Paulo. Que assim seja! Saudações a todos!

paulo chacon

Este é o cenário dos sonhos de todos os paulistas que não aguentam mais estes demotucanalhas.Eu e minha esposa somos professores da rede estadual. Entendeu porque precisamos que este sonho se torne realidade?

    Klaus

    Se TODOS os paulista nao aguentam mais os demotucanhalhas, quem está dando a dianteira a Alckmim? Mineiros, cearenses ou acreanos?

sergio

Seria bom demais!

francisco.latorre

mercadante leva essa.

com lula e dilma.

marina?.. tá sonhando..

..

Glecio_Tavares

http://www.youtube.com/user/GlecioTavares?feature

Olha a farra na prefeitura de São Paulo. Com Geraldo aqui a gastança para os ricos vai continuar.
#VoudeMercadante

paulo chacon

Este é o cenário dos sonhos de quem já não aguenta mais estes tucanalhas em São Paulo.Eu e minha esposa somos professores da rede estadual paulista. Entendeu porque precisamos tornar este sonho ,realidade?
,

Beto Crispim – BH

Hum, vamos ter pure de chuchu.

H. C. Paes

Conto de fadas, embora seja bom sonhar.
Mesmo que haja segundo turno em São Paulo, os votos de Russomano, de direita, vão para Alckmin naturalmente.
Não haverá segundo turno em Minas, Anastasia levará de primeira. (Mas é verdade que Aécio quererá ver Alckmin enterrado, é mais fácil encampar o PSDB que sobrar do que se dar o trabalho de fundar novo partido.)
Meu palpite é que, salvo voto casadíssimo, Netinho ou Marta deverá perder a vaga para Aloysio, que está subindo vigorosamente.

Nilton

Minas não terá 2 turnos… só há dois candidatos viáveis… quem ganhar no 1 turno será vitorioso…

Deixe seu comentário

Leia também