Estudantes da UFPE explicam confronto com fãs de Olavo de Carvalho

Tempo de leitura: 5 min

NOTA DO COMITÊ DE LUTA CONTRA O GOLPE DA UFPE ACERCA DOS FATOS DO DIA 27/10

1 – Há alguns dias, cartazes no campus da UFPE divulgaram que, no dia 27 de outubro, seria exibido o filme “O Jardim das Aflições”, dirigido por Josias Teófilo e baseado na obra do astrólogo Olavo de Carvalho.

2 – Cientes da afronta que a exibição do filme representava aos estudantes – visto que Olavo de Carvalho é uma figura que atrai neonazistas, simpatizantes de Bolsonaro, intervencionistas e todo o tipo de facção de extrema-direita -, os membros do Comitê de Luta Contra o Golpe da UFPE optaram por realizar uma atividade paralela no mesmo horário.

3 – A atividade proposta pelo Comitê de Luta Contra o Golpe foi chamado de “Cine-debate: abaixo a ditadura militar!”. Na programação do evento, constava uma plenária, prevista para ocorrer entre 16h e 17h, a exibição de um documentário, previsto para ocorrer entre 17h e 18h, e um debate, previsto para ocorrer entre 18h e 20h.

4 – O documentário destacado foi “Porque lutamos! Resistência à ditadura militar”, de Fernanda Ikedo. O local escolhido para o evento foi o estacionamento do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. A atividade foi devidamente protocolada junto à Reitoria da Universidade.

5 – A notícia de que faríamos o evento irritou os interessados em assistir “O Jardim das Aflições”, bem como o diretor do filme e os fãs de Olavo de Carvalho. Assim, essas pessoas passaram a ridicularizar o evento e espalhar calúnias e ameaças.

6 – Diante da reação dessas pessoas, o Comitê de Luta Contra o Golpe da UFPE e o Partido da Causa Operária (partido responsável por impulsionar os diversos comitês de luta contra o golpe que existem no país) utilizaram, respectivamente, sua página no Facebook e sua imprensa online para explicar o intuito do evento, desmascarar as intimidações e afirmar que não permitiríamos que nosso evento fosse boicotado pelos que assim pretendiam.

7 – Como resposta, os interessados em assistir “O Jardim das Aflições”, bem como o diretor do filme e os fãs de Olavo de Carvalho divulgaram textos caluniosos alegando que o PCO estaria incitando ataques contra o diretor e o produtor do filme e incentivando pessoas a arrancarem os cartazes que divulgavam o filme “O Jardim das Aflições”. Replicamos que isso era uma calúnia, pois em nenhum momento incitamos ataques, boicotes ou censuras, mas que reiterávamos nossa posição diante do fascismo: se fôssemos provocados, reagiríamos com toda a força da união dos estudantes.

8 – As pessoas que tinham interesse em se deslocar para o auditório em que seria exibido o filme “O Jardim das Aflições” o fizeram sem qualquer problema. Nem o Comitê de Luta Contra o Golpe nem os estudantes que estavam em nossa atividade intimidaram ou agrediram os interessados no filme.

9 – Por outro lado, em nossa atividade, que foi realizada em um espaço aberto, circulavam livremente skinheads, neonazistas e pessoas com camisas exaltando Bolsonaro. Ressaltamos que nenhuma dessas pessoas foi ver o filme, nem sequer eram estudantes da UFPE. Além disso, parte dessas pessoas estavam portando armas brancas, como soco-inglês. Esse fato evidencia que havia um grupo contratado na UFPE apenas para intimidar os estudantes que queriam promover o cine-debate. Em outras palavras, uma milícia fascista.

10 – Durante a nossa atividade, vários membros dessa milícia fascista ficaram no estacionamento, filmando e observando a atividade. Embora tenhamos entendido isso como uma afronta, nenhuma resposta foi dada às provocações.

11 – Após 16h30, quando nossa atividade já reunia mais de 200 estudantes, durante a fala de uma companheira do Levante Popular da Juventude, o grito “nazistas, fascistas, não passarão” foi bradado por todos os estudantes que estavam no estacionamento. Logo depois, um skinhead cruzou o estacionamento, tentando provocar os participantes da atividade. Nesse momento, um militante do PCO encarou o skinhead e exigiu que ele saísse daquele local, uma vez que o Comitê de Luta Contra o Golpe da UFPE já havia reservado o espaço para uma atividade antifascista e que ele tinha toda a liberdade para ir para o auditório. O skinhead voltou para seu lugar e não houve conflito.

12 – Por volta das 17h, teve início a exibição do nosso documentário. Mais uma vez, um membro da milícia fascista veio provocar os estudantes, pregando cartazes de Olavo de Carvalho no espaço onde estávamos realizando a atividade. Nesse momento, os organizadores do cine-debate o cercaram, arrancaram o cartaz e deram 10 segundos para ele sair do local. Irritado, ele saiu e chutou parte da estrutura montada pelo Comitê de Luta Contra o Golpe da UFPE para a realização do evento, chegando a quebrar uma cadeira. Em seguida, saiu correndo.

13 – Por volta das 17h30, quando tivemos a informação de que a exibição do filme “O Jardim das Aflições” já havia terminado, interrompemos a exibição do nosso filme e discutimos com os estudantes a necessidade de se formar uma comissão de segurança para garantir que a milícia fascista não tentasse interromper nossa atividade pela força. A partir daí, organizamos uma “corrente humana” na porta do prédio.

14 – Por causa do clima tenso no estacionamento, a diretora do CFCH abriu a porta traseira do centro, buscando evitar qualquer confronto direto. No entanto, embora muitas pessoas tivessem saído, a milícia fascista permaneceu e começou a fazer ameaças aos estudantes. A orientação que demos foi a de que os estudantes permanecessem na corrente de segurança, protegendo os participantes de nossa atividade, enquanto designamos uma outra comissão para desmontar rapidamente a estrutura montada para o cine-debate. Afinal de contas, como um conflito direto parecia inevitável, decidimos guardar as cadeiras, mesas, retroprojetor, notebook e outros materiais.

15 – Embora em nenhum momento tenhamos incitado nenhum estudante a atacar a milícia fascista, orientamos para que a corrente de segurança fosse fortalecida e que, caso fôssemos atacados, iríamos responder com a força da união dos estudantes. Por uma questão de estratégia espacial, transformamos a corrente em um enorme bloco de estudantes, que ocupou o corredor do CFCH e se impôs diante da ameaça da milícia fascista.

16 – Durante algum tempo, a milícia fascista continuou provocando. Os estudantes, no entanto, respondiam com gritos de “nazistas, fascistas, não passarão”. No entanto, o conflito entre os estudantes e a milícia fascista foi inevitável. Um segurança do CFCH, por sua vez, se posicionou claramente ao lado da milícia fascista, na medida em que estava tentando conter os estudantes. Lembramos aqui que o servidor deveria, acima de tudo, zelar pela segurança dos estudantes – e não pela segurança de um grupo externo contratado para bater neles.

17 – Quando iniciado o confronto, destacamos três companheiros para finalizar o desmonte da estrutura e nos juntamos e convocamos todos os demais estudantes para se unirem e expulsar da Universidade a milícia fascista pela força.

18 – O conflito, que não durou muito, foi extremamente vitorioso para os estudantes. A milícia fascista inteira foi expulsa e saiu correndo, temendo a força dos estudantes unidos.

COMITÊ DE LUTA CONTRA O GOLPE DA UFPE

Leia também:

No Nordeste, Lula atinge 57% em pesquisa eleitoral


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marco

É esquerdista? Então é tudo mentira, simples!

João paulo

Eu queria provas de todas essas alegações. Nem uma foto? Nem um vídeo comprobatório? Mostra pra gente por favor. Mas imagens que aparecem do confronto não é possível identificar ninguém como skinhead. Por favor nos mostre.

marcelo batista

não da pra esperar nada mais dos bolsominions , que violencia e baderna.

Sant’Anna

Quando aparece a palavra fascista mais de três vezes em um texto do século XXI, pode parar de ler que não há credibilidade.

    Djijo

    E comunista, que caiu junto com a queda do muro de Berlin, é o que mais aparece embora sem mais existir de fato, né? Agora, fascista está em todos os países, e é a mídia hegemônica, da própria oligarquia que documenta e mostra.

Jaime Gois

Nunca vi racinha tão asquerosa como essa militância vermelha!

Sempre sem fazendo de vítima…

Lukas

Que se matem!

Eduardo Müller

Essa matéria é seria? Aqueles estudantes vermelhos foram desmoralizados, pois nem em maioria sairam bem sucedidos em seu ato de agressão, sei bem quem eles consideram fascistas, todos com opiniões as quais discordam, esses “antifascista” parecem muito o que dizem combater.

    Eduardo Müller

    * “antifascistas”

lulipe

Essa é a candura dos esquerdopatas, pessoas que não pregam o ódio, aversas à violência e intransigência, isso é coisa da direita…Pessoas tolerantes que respeitam o diferente, a intolerância é coisa de fascista. Hipocrisia pouca é bobagem!!!

    Nelson

    Tu não tens vergonha de escrever isto, Lulipe? A carta do comitê dos estudantes da YFPE é clara, límpida, e tu vens com afirmações que nada têm a ver com o texto. É má fé pura.

    Argumentos como os teus, Lulipe, têm espaço cativo, têm garantia de sucesso, nos órgãos do PIG, da mídia hegemônica, essa mídia que posa de defensora intransigente da liberdade de expressão e da democracia, mas que se vendeu por completo ao grande capital.

    Como já escrevi neste mesmo blog, essa mídia tão podre quanto a classe política. Se não for mais.

Wellington Simon

O problema dos movimentos de ambos os extremos que discutem os rumos do país é que enublados pela violência gerada por este momento de crise de representatividade, esquece que a pessoa que está ao seu lado é um ser humano e que necessita dos mesmo sistemas de regulamentação da sociedade “governo” e que independe de quem chegue lá vamos continuar convivendo com as mesma pessoas e com os mesmos problemas que são locais e que não desgruda do ambiente social de que vive, nessa cortina de fumaça quem se beneficia são pessoas inescrupulosas que usam da total falta de discurso construtivo e se apoderam dessa polarização e a utilizam para entrar no poder e continuar com essa corrupção que assola nosso país, parem reflitam enquanto vocês brigam nas suas localidades Brasília e o Brasil é saqueado!!!!

    alvaro braz maciel

    Desde quando fascistas discutem os rumos do país ?

W_Luiz

Mas vergonhoso que o ato, é a tentativa de explicar. Sempre pregando a democracia com atitude antidemocrática. Essa geração de “estudantes” que não produzem um trabalho científico relevante, destacam-se pelo uso de drogas e a promiscuidade.

    Couto

    A generalização é perigosa e sempre comete injustiça. Sou professor universitário desde 1970, e não vejo essa degeneração.

    Edinho

    O cara que vai de soco inglês na universidade com certeza está contribuindo muito para a ciência brasileira. E por falar em promiscuidade, é possível ser mais promíscuo do que vender o cérebro pra um guru que foi se refugiar em outro país e chama seus seguidores de bando de idiotas?

Bernardo

Nenhuma novidade….

Mimimimimi tinham racistas, nazistas nos ameaçando mas não conseguimos filmar no iPhone para provar nosso ponto, pois não temos como filmar o que não aconteceu e pessoas que não estavam lá.

E depois disso fomos democraticamente agredir as pessoas que pensam diferente de nós, que estavam com os nazistas inexistentes e não quiseram respeitar nossa ilusão de que unicórnios existem e o comunismo deu certo e distribuiu riqueza.

Vamos continuar mentindo e gastando dinheiro público para não nos formar no tempo previsto e não produzir nada que seja útil para a sociedade.

    Paulo Ricardo

    Parabéns

Jobert

Bom eu cheguei a ler um dos comentários dizendo que os “facistas neonazistas” atacaram primeiro.
Pessoal, convido qualquer pessoa, seja de esquerda, direita, norte, sul, centro a ver VÍDEOS, IMAGENS SOBRE O OCORRIDO e tire suas próprias conclusões.
Pense se está realmente do lado certo da prosperidade, do desenvolvimento, da democracia. Seja crítico, uma boa pessoa, um bom cidadão e se pergunte: qual legado eu quero deixar para meus filhos e netos?
#Politilize-se

Pedro Lemus

os pessoal de esquerda tem que começar a treinar defesa pessoal, fazer exercício físico (eu faço musculação, jogo basquete e ando de bike de vez em quando) e, principalmente, aprender a utilizar armas. Pq a tendência é de confronto com os fascistas, que inclusive andam com skinhead de tira colo.
a tendência hj é a violência, não o dialogo, se for pra apanhar ou morrer, pelo menos tem que levar um deles pro inferno.

    Marco

    Eu espero q os 2 grupos de matem, é um favor pra humanidade.

Joaquim

Golpe? Que golpe?

    Nelson

    1 – No Natal de 2016, Temer entregou o campo de Lapa, no Pré-Sal, que pode render,no mínimo U$ 100 bilhões, por US 2,2 bilhões para a franesa Total.
    2- Em julho de 2016, o mesmo governo corrupto e golpista já tinha entregado o campo de Carcará por U$ 2,5 bilhões à estatal Norueguesa, Statoil, que tem petróleo para, no mínimo, U$ 20 bilhões
    3 – Pelo PLV 79/2016, o corrupto pretende entregar, doar, R$ 100 bilhões às pobrecitas telefônicas.
    4 – Pela MP 759, o corrupto propõe R$ 1 trilhão em isenções de impostos às petroleiras estrangeiras até 2040. Enquanto isso, trabalhadores e micro, pequenos e médios empresários brasileiros seguirão pagando impostos.
    5 – Pela mesma MP 795, o governo corrupto praticamente acaba com o limite imposto a essas petroleiras para compra de equipamentos no exterior. Por tabela, acaba também com grande parte da indústria brasileira do setor e junto com elas milhares de empregos para engenheiros, metalúrgicos e outros trabalhadores brasileiros.
    Acorda, senhor Joaquim. É possível que o senhor tenha algum parente ou amigo engenheiro ou metalúrgico que trabalhe numa indústria dessase que vai ficar “na rua da amargura”.
    7 – Tem ainda o congelamento dos gastos públicos por 20 anos – absurdo no mais elevado grau -, a caça aos direitos dos trabalhadores desferida pela “reforma” trabalhista e a terceirização sem limites.

    Bem, teria muito mais a lhe mostrar, senhor Joaquim,sobre o golpe que o senhor não quer ver, mas fico por aqui.

Myra

Agora não se pode mais assistir um filme de Olavo de Carvalho, que a pessoa é ameaçada pela esquerda!
A esquerda pode tentar justificar a atitude covarde que teve contra uma minoria que estava assistindo o filme de Olavo de Carvalho, mas não importa a justificativa que derem, nada justifica uma atitude covarde que é uma multidão enraivecida atacado um grupo de pessoas que estava em minoria!
A esquerda teve uma atitude covarde e desprezível!

Mk

“…interrompemos a exibição do nosso filme e discutimos com os estudantes a necessidade de se formar uma comissão de segurança para garantir que a milícia fascista não tentasse interromper nossa atividade pela força.”

Este trecho resume bem a falta de lógica e racionalidade que aflige estes jovens. Onde estão os pais dessas crianças para recoloca-los no lugar ? Na minha casa, se meu filho participa desse descalabro iria conhecer o que é, de verdade, repreensão e borrachada no lombo.

    Wellington Simon

    Tá explicado sua posição extremista e violenta “borrachada no lombo” não importa sua posição ideológica, pessoa violência o é sendo de direita ou esquerda pelas suas ações e suas palavras e a sua não nega em nada sua total instrução para a destruição do seu semelhante… Ame o próximo como a si mesmo!!!!

Wandson

O texto já começa tentando diminuir o filósofo Olavo de carvalho, realmente são pessoas que pregam a paz mas praticam a intolerância contra a divercidade de ideias. Não adianta chorar e esperneia muito menos partir para agressões, ganhem no debate de ideias.

    Carlos Valentin

    Fascistas sempre tentando desqualificar e se colocando como vitimas. Bem feito, golpistas reaças tem mais que apanhar mesmo!

    Nelson

    “O texto já começa tentando diminuir o filósofo Olavo de carvalho […]”

    É, sem dúvidas, uma vã tentativa, senhor Wandson. Me parece que o próprio filósofo já não deixa espaços para que alguém possa diminuí-lo ainda mais.

    Marco

    Diminuir ele ainda mais é impossível. A filosofia de botequim tem mais valor do que a dele.

Felipe

Interessante a maneira que o texto está feito em tópicos (por favor notem o cinismo) poderia ter sido escrito pelo meu filho de 3 anos.
Chamar um grupo de direita de milícia racista chega ao ponto do total desconhecimento da história e de como funcionou inclusive a esquerda em todo mundo.
Por favor parem de fumar maconha e vão estudar quem sabe ainda tenha esperança para vocês.

Arthur

Nenhuma surpresa. Os fascistas são especialistas em choramingar por terem sido atacados pelos “esquerdistas esquerdosos” enquanto estavam “pacificamente cuidando de suas vidas”, invertendo a verdade (eles sempre provocam e atacam primeiro) para aparecer de vítima.
Já passou da hora do pessoal das esquerdas andar com a camera ligada o tempo todo.

    Fernando

    Porque não começa a andar com câmeras ligadas então?
    Porque daí vocês estariam criando provas contra vocês mesmos, esse texto só mostra o desespero da esquerda onde o tempo todo se fala “milícia facista” “nazistas” “skin Head” “O Jardim das Aflições” “milícia facista” “nazistas” “skin Head” “O Jardim das Aflições” “racistas” “golpistas” “milícia facista” “nazistas” “skin Head” “O Jardim das Aflições” “milícia facista” “nazistas” “skin Head” “O Jardim das Aflições” “racistas” “golpistas”…
    Típico de esquerdistas Paulo Freirianos não sabem escrever, analfabetos funcionais…
    Ficam ocupando vaga nas universidades federais “dizendo” lutar pelos direitos dos pobres e oprimidos quando na realidade pessoas humildes não estão na universidade porque precisam escolher entre estudar ou se auto sustentar, um monte de alunos classe média com tênis Nike e ALL Star que lutam a favor da maconha, enchendo o rabo de maconha criando assim um abismo cada vez maior entre pessoas humildes e a classe média alta comunista, fudendo cada vez mais crianças que vão trabalhar de aviãozinho de traficantes, enquanto os filhos da puta entope o cú de maconha
    Maconha é natural? Cocaína também é uma planta que é tratado com Hidrocarbonetos, ou a heroina extraído da papoula… Logo todas essas drogas são naturais, discurso de vagabundo falar que maconha é uma planta medicinal… Quando essas mesmas drogas antes citadas tem usos medicinais… Não sou contra maconha sou contra pessoas inúteis que usam crianças para traficar, e vêem dar lição de moral sobre querer o bem das pessoas pobres vai a merda… Quer fumar maconha vai e planta não financiem a morte de pessoas inocentes que escolheram essa vida ao invés de estar na UFPE para não passarem necessidades…
    Não gosto do Olavo e nunca fui entusiasta das idéias do Messias, mais para o rumo que esse Brasil está seguindo não vejo outra pessoa se não o Bolsonaro para fuder toda essa merda que o PT fez durante esses anos
    E outra seus retardados golpista é o cacete bando de acéfalos, o Temer era vice da Dilma então vocês mesmos que colocaram ele lá, sempre compactuando com essa política merda e corrupta Brasileira de PT,PSDB… Cretinos

    Marco

    Ah, tá, vou acreditar nessas fake news e fanfics de esquerda sim, kkkkkkkkkk
    Skinhead em universidade e assistindo olavo de carvalho: coisas que nunca aconteceram em nenhum lugar.
    Vamos ver se a UFPE tem imagens pra mostrar, tomara que tenham filmado tudo.

Roque Jones

Justificando o injustificável. Se fosse pessoal criticando pacificamente um documentário elogiando as maravilhas da Coreia do Norte ou da “democracia” venezuelana os ‘argumentos” seriam os mesmos: há fascistas infiltrados, que foram tumultuar e não assistir o filme.

Sejam transparentes. Vocês não admitem o contraditório. Por acaso os marmanjos da UFPE são feitos de margarina e não podem ser confrontados com ideias totalmente opostas?

    Nelson

    “elogiando as maravilhas da Coreia do Norte ou da “democracia” venezuelana”.

    Se o senhor escreve coisas bem ao gosto do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, como é que eu vou poder dar algum crédito a seus argumentos?

    Como é que eu vou dar crédito a uma mente que mostra ter sofrido uma profunda lavagem cerebral?

Deixe seu comentário

Leia também