Estadão: Haddad quer disputar evangélicos com Russomano

Tempo de leitura: 2 min

Haddad reage a Russomanno e vai atrás de eleitorado evangélico

PT discute mudança de estratégia para tentar estabelecer diálogo direto com religiosos; pesquisa Ibope indica que 42% dos paulistanos que escolhiam petistas declaram hoje voto no PRB

09 de setembro de 2012 | 22h 39


Adriana Carranca, no Estadão

SÃO PAULO – A consolidação de Celso Russomanno junto ao eleitorado evangélico, reforçada pelas recentes ações da campanha do PRB em parceria com a Igreja Universal e com um setor da Assembleia de Deus, já preocupa o comitê do candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que prepara agora um plano para tentar falar diretamente a esse público.

Uma em cada cinco pessoas que tradicionalmente votam no PT é evangélica. Entre esses eleitores, segundo o último Ibope, 42% declaram voto em Russomanno, líder nas pesquisas.

A coordenação da campanha já discutiu a inclusão de temas caros aos evangélicos, como a regularização dos prédios dos templos, na pauta de Haddad. Hoje o comitê deve voltar a se reunir para definir se os programas de TV vão ou não abordar a questão.

De acordo com Marcos Ribeiro, que coordena o setor inter-religioso do partido, o candidato petista terá um estande para fazer propaganda eleitoral na Expo Cristã, que reunirá líderes religiosos e fiéis das diferentes igrejas pentecostais no centro de eventos do Anhembi, na zona norte, de 25 a 30 de setembro.

A campanha também pretende, diz ele, realizar um encontro entre Haddad e o Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Estado, composto por dirigentes de diferentes denominações das igrejas pentecostais, incluindo a Assembleia de Deus e a Universal.

A falta de uma estratégia até agora para atrair o eleitorado evangélico, concentrado em áreas periféricas onde o PT tem historicamente boa votação, é vista como um erro por uma ala do partido. “A demanda das igrejas já está no plano de governo de Haddad, mas a campanha optou por não deixar isso mais claro nos programas eleitorais. Foi um erro. Agora isso vai ter de ser falado”, afirma Ribeiro.

Assim como o candidato do PRB, José Serra (PSDB), que divide tecnicamente o segundo lugar nas pesquisas com Haddad, tem dedicado parte da agenda a compromissos religiosos.

Ele tem o apoio de parte da Assembleia de Deus e tenta conquistar agora a Renascer em Cristo – a igreja ainda não decidiu se dará oficialmente seu apoio ao tucano ou a Russomanno.

A aposta do PT era de que Haddad atrairia os votos dispersos na medida em que o candidato petista se tornasse um rosto mais conhecido com a veiculação do horário eleitoral gratuito.

Haddad tem mais que o triplo do tempo de TV de Russomanno. Após duas semanas de programas, o Ibope apontou crescimento do petista de 9% para 16%. O resultado ainda está abaixo dos tradicionais 30% obtidos pelo partido na capital paulista.

“Sempre votei no PT. Sempre, toda vida, sabe?”, diz a diarista Bernadete de Souza, 37 anos, enterrando a mão no ar, polegar grudado no indicador, como que para dar ênfase à sua fala. “Mas a gente nunca teve chance de votar em um dos nossos, né, minha filha? Então meu voto hoje é para o Russomanno”. Moradora do Grajaú, na zona sul, um histórico reduto do eleitorado petista, ela frequenta às quartas, sextas e domingos os cultos da Assembleia de Deus.

Leia também:

Vladimir Safatle: A perda de hegemonia da esquerda

Conceição Lemes: O projeto que despertou polêmica no horário eleitoral de SP

Marilena Chauí: O mundo da classe média “ruiu”

André Singer: Neoliberalismo no Brasil é retardatário

Vladimir Safatle: O conservadorismo filho bastardo do lulismo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio Passos

Infelizmente, neste jogo eleitoral, o resultado é muito ruim para a esquerda… mesmo que ganhe as eleições.

A classe média conservadora transborda em preconceito racial e de classe.

Creio que os evangélicos, pela sua origem na massa pobre, tem menos preconceito racial e de classe.

Se não houve politização na eleição para presidente… imaginem se haverá debate sério na eleição de prefeito.

O PT quer ganhar as eleições.
O compromisso é com a vitória eleitoral e não com princípios que excluem alianças e acordos com setores conservadores.

É de lascar…

Mesmo assim penso que é dever de todo progressista votar e defender Haddad contra a direita que vai de Russomano no segundo turno.

Gunter Zibell

A conta é a seguinte: para obter 2,5% (42% de 20% de 30%) vai-se abrir mão dos 5% de Soninha, 1% de Giannazi e mais aqueles que votarão em Serra e Chalita e não endossam discurso muito religioso.

    Fabio Passos

    Errado.

    A aposta do PT é que se Haddad conquistar a mesma identificação que Russomano goza hoje entre os evangélicos, ainda terá maior preferência entre aqueles que rejeitam a religião se miscuindo na política.

    A aposta é lógica e razoável.

    “… e mais aqueles que votarão em Serra e Chalita e não endossam discurso muito religioso.”
    Já isto foi uma piada, não é? rsrs

Hélio Pereira

Hoje vi uma entrevista de Celso Russomano se dizendo Católico Fervoroso numa clara demonstração que vai tentar “ganhar” os seguidores do Padre Marcelo para sua causa!
Acho lamentável que problemas e interesses Religiosos sejam colocados acima dos interesses da maioria da População de SAMPA!
Deus não precisa de Templos Suntuosos,de Abatimento de Impostos,isenção de IPTU ou de qualquer outra benesse do Poder Público,quem precisa ser beneficiado pelo Poder Público é o Cidadão que trabalha o dia inteiro e sofre num Transporte de péssima Qualidade,ou vê parentes e amigos sofrendo por falta de atendimento médico,vê suas crianças sem creches e sem Escolas decentes!

Dialética

Russomano, tem suas razões. Tem sua vontade e merece concorrer. O problema é que para o povo ele é Messias. Ele é consequencia por exemplo dos problemas que o povo tem com telefones.A maioria dos usuários pobres de telefones desregulados e que estressam as pessoas está em S. Paulo. A maioria das pessoas pobres lesadas pelos cartões de crédito está em S. Paulo. A maioria das pessoas que sofrem e sabem que os governos não vão melhorar suas vidas… está em S. Paulo. E quem não se lembra do Lucas no mundo da lua, em que a empregada namorava o radialista? russomano é o mocinho que “resolve”. Estamos todos abandonados e durante o ano passado eu ouvi isso de minhas amigas que queriam criticar Dilma, achando que ela é responsável pelo abandono federal e estadual. A uma delas eu tive que explicar que o Procon é estadual. Ela tomou um susto.É assim que funciona.

Porco Rosso

Sugiro ao Haddad assinar um termo se comprometendo a não fazer propaganda de opção sexual nas escolas municipais.

Além disso, ele ainda pode dar umas secretarias para alguns bispos.

Ou mesmo as subprefeituras! Que tal? Saem os PMs, entram os bispos.

Caio

É mas tem que falar para a “Bernadete de Souza, 37 anos”, (se é que essa entrevista realmente foi feita, até porque, inventar entrevistados é um matéria do primeiro ano das faculdades de jornalismo!) que o Russomano é católico! Mano do céu, não sei se tenho raiva ou pena dos jornalistas!

alexandre silva

Isso é bem feito porque o Haddad vive agora criticando o Russomanno por causa dos apoios das igrejas, vai ter que correr atrás, até porque tem petista de todas as religiões.

Na verdade tudo esta errado na campanha do homem imposto pelo lula, ele ainda esta com sorte que por enquanto só apareceu os apoios das igrejas para Russomano, por na hora que a baixaria correr solta e começar a temas polêmicos que assustam o PT, ai o Haddad vai perder mais.

Por isso que acho injusto criticar Russomanno, em nenhum momento ele usou os dogmas,as ideologias da igreja para conquistar esses apoios. O PT erra e feio quando o ataca.

Discutir a cidade? Só uma candidata reuniria essa condição: Marta Suplicy e a igreja não teria essa força toda.

abolicionista

A única igreja que ilumina é aquela que pega fogo.

    Fabio Passos

    rsrs
    Não conhecia essa. Muito engraçada.

    De qualquer forma, creio que os códigos moralistas das igrejas evangélicas, acabam modificando, de fato, o comportamento de cidadãos que estavam associados ao crime, dependentes de alcool e outras drogas, que praticavam violência contra a própria família…

    Em terra onde reina a miséria, o abandono e o caos, onde não há Estado e tampouco Governo e nem ao menos organizações políticas discutindo ética e soluções concretas para escapar desta sina… quem tem códigos moralistas de conduta é rei.

Rodrigo Leme

Dessa vez o PT não pode contar com as benesses da Record em desconstruir seus adversários políticos…se muito, sairão umas matérias repercutindo o livro do Amaury pra detonar o Serra e só. Contra o Russomanno o PT q se vire, rs.

    augusto2

    benesses, meu caro?
    para descontruir os tucanos?
    e as do bispo guarulhento eram benesses?
    que NOME voce dá para as cinco mil assinaturas multiplicadas por tres ou quatro para publicaçoes da Editora abril feitas por Ze serra, com data, numero e contrato mostrados no D.O.E?

laura

Vai aqui a sugestão dessa discussão e matéria:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tucano-fala-mais-de-governador-do-que-haddad-de-lula-,927916,0.htm
O que interessa mais nela, para mim, é a questão do linguajar e a comunicação popular, digamos, do Russomano.
a propaganda do HADDAD é meio fake, um pouco prepotente(EU sou o novo). e o linguajar, professoral.
Digo isso de cadeira, meus alunos de uma universidade federal do nordeste NAO ENTENDEM o conteudo de uma palestra de difusão cultural com linguajar medianamente universitário.
Imagine o publico da periferia e mesmo boa parte da classe média de São Paulo!
tem que falar mais emocionalmente, mais diretamente para vc, vc e vc, não para o ente abstrato da fala academica, o eu racional do iluminismo. Mas para cada um, que aspira e sonha com algo e espera uma palavra de esperança.
isso o Lula fazia cvom maestria. O HADDAD, político hábil e de futuro, precisa ainda falar para as massas.
De outro lado, a Dilma que fala mal, caiu no gosto da classe média. Minha prima, classe média alta de São Paulo, PSDB no geral,’DETESTA O LULA E JOSÉ DIRCEU”, mas GOSTA da Dilma. Vá lá saber! deve ser a imagem de mulher conservadora que ela tem, com brincos e tailleurs.Não sabe em quem votar. Não quer o Serra, jamais o Russomano, e sabe de podres do Chalita(segundo ela), porque trabalhou com educação em SP.
enfim, além da despolitização em que vive a população brasileira hoje, a ainda questões televisivas de campanha a acertar. Vale a pena ler o Marcos Coimbra postado por aqui.Diz muito. Deus me livre desse Russomano,não dá. Algo tem que ser feito. será que os paulistanos depois de Kassab, elegem OUTRO KASSAB?

    Cibele

    Preocupação imensa, Laura. O lado bom é que, se ele ganhar, vai ter muita piada pronta por aqui. A gente vai rir muito. Ainda que seja pra não chorar.

    francisco.latorre

    russomanno.

    não é mano.

    é junior.

    serra junior.

    ..

Ana Cruzzeli

Oh, Bernadete de Souza, Russomanno é uma fraude religiosa menina e na vida primeiro a obrigação depois a devoção assim está escrito no livro sagrado.

É, mas eu entendo, quem não tem nada, o templo acaba sendo lugar seguro. A religião ainda é o opio do oprimido, então o Haddad está corretissimo. Enquanto não vem a libertação das mentes oprimidas os templos são a salvação e a religiosidade para muitos é o pão que alimenta até o corpo.

Essa é a São Paulo deixada pelos sucessivos governos de direita. Uma população que tem na religião apego primeiro e único.

    Ana Cruzzeli

    Complementando
    As mulheres devem perceber no candidato a realização da vida mundana, tais como :
    1- Creches publicas ( crianças na escola ou nas creches sobra mais tempo para dedicar ao senhor)
    2- Escolas
    3- Emprego ( mais dinheiro para o dizimo ou outras oferendas)
    4- Moradia ( programas como MINHA CASA MINHA VIDA,pode-se sempre fazer novenas e grupos de leitura do livro sagrado se a casa for maior e já mobiliada, não é mesmo?)
    5- Enchente ( nesse quesito parece que Deus está castigando ¨dilmais¨, mas é pura birra , para não dizer outra coisa, de homens ¨religiosos¨ como o Serra em não fazer os tais piscinões).
    6- Lazer ( afinal depois da missa de domingo pode-se reunir os irmãos para uma churrascada e continuar falando do belo sermão do padre ou do pastor,não é mesmo?)

    Até agora o Russomanno não falou dessas coisinhas,será POR QUÊ? Ah, porque ele é um FRAUDE RELIGIOSA? Oh duvida cruel…

    Acho sim que aconteceu um grave erro, a militância graciosa foi largada de lado e deve ser recomposta. Aqui em Brasilia aconteceu isso nesse 2010 e em SP também vem acontecendo. Nessa eleição estão percebendo que a propaganda na televisão é muito importante na largada e na chegada e nesse questão o Haddad deu um ¨show¨, mas para quebrar o nucleo duro do conservadorismo o trabalho ainda tem que ser nas ruas, nas esquinas:
    1- Conversando com as mulheres e falando de suas necessidade
    2- Falando com os jovens e seus sonhos de uma São Paulo mais justa
    3- Falando aos homens e suas necessidades de empregos mais dignos

    Sim, Haddad e sua legião de homens e mulheres vão ter que sair às ruas até as vésperas da eleição para explicar tim tim por tim tim a diferença entre ele e o Serra I e Serra II( Russomanno), a vingança contra a patuléia nunca morre.

    Com relação a essa matéria do Estadão, o Russomanno é da igreja sim, mas volto a dizer Lula é uma religião e ele é religioso também, a religiosidade faz parte do homem, não se pode negar.

    Cibele

    Parabéns, Ana, adorei.

J. Alberto

Então as comunidades religiosas vão decidir essa eleição? Parece que sim. É ridículo? É. Se não o fosse, bastaria reescrever a bíblia como programa de governo para resolver os problemas da cidade.

Como foi que chegamos a esse ponto? Simples. Com os movimentos sociais e as idelogias políticas mantendo baixa penetração nas classes urbanas, as igrejas tornaram-se o mais forte fator aglutinador de pessoas no presente momento (pelo menos em São Paulo).

Aí fica fácil, né? O problema é que, diferente da igreja católica dos anos 70/80 (só para citar como um breve exemplo), as instituições religiosas não abraçam mais qualquer bandeira social ou política. Atualmente trabalham basicamente a moral humana. O estilo de vida individualista que predomina na cidade, inclusive, tornou-se uma barreira para que quaisquer mobilizações encontrem grande adesão. Boa parte da população dificilmente enxerga valor prático nisso atualmente por este motivo (não posso dizer se apenas por isso).

Nesse contexto, falta a muitas pessoas a visão sistêmica da cidade. A mídia vende a propriedade privada como alicerce da vida em São Paulo. O que é público, ora, o governo que se vire. O máximo que se faz é reclamar. Mas falta compreender.

Concluindo, a religião hoje ocupa na cabeça das pessoas, nessa época de eleições, um espaço que deveria ser destinado ao entendimento da cidade por cada cidadão. É por isso que neste ano os paulistanos não votarão num modelo de gestor público, mas num modelo de liderança moral. Estão comprando pernil e levando mortadela. Aí fica difícil.

    Dialética

    Penetração? Não há maneira de penetrar. Só maneira de melhorar a vida dessa gente. Quanto mais miséria mais religião. Ou não foi sempre assim?

    J. Alberto

    Não necessariamente. O Brasil vive um contexto de aumento de renda da população e as igrejas evangélicas, ao mesmo tempo, se expandem. A expansão é mais visível na periferia sim, mas ao mesmo tempo essas pessoas da periferia estão aumentando seu poder de compra. Não é bem assim.

Vlad

Isso…mais rabo preso.

    francisco.latorre

    falou o rabo solto.

    ..

    Cibele

    Esse é o latorre.

Deixe seu comentário

Leia também