Emanuel Cancella: Precisamos desmistificar a máxima de que a esquerda só se une na cadeia

Tempo de leitura: 3 min

lula e brizola em 1998

O petista Lula e o pedetista Brizola, candidatos a presidente e vice na mesma chapa, durante a campanha eleitoral  de 1998. Foto: Memorial da Democracia

O esquerdismo derrotou a esquerda nas eleições municipais

por Emanuel Cancella, em seu blog

A esquerda foi a grande derrotada nas eleições municipais de 2016. PT, PSOL, PCO, PC do B e PCB encolheram. O que faz parte do processo democrático.

Eu particularmente votei no Rio, no primeiro turno, em Jandira, e, no segundo turno, em Marcelo Freixo.

Freixo, entre outros companheiros do PSOL, faz parte da reserva moral do nosso parlamento.

Mas tem algo no ar que precisa ser dito e escrito, que foi o grande ataque das esquerdas ao PT, em alguns momentos fazendo coro com a mídia, principalmente a Globo, a Veja, o DEM, o PSDB e outros direitistas.

Chegaram a pedir a prisão de Lula. Sonhavam os esquerdistas em herdar o espólio do PT.

Ledo engano: tivemos um número gigante de votos brancos e nulos, que acabou favorecendo a direita, como em São Paulo; contra o prefeito petista Fernando Haddad, esses votos deram a vitória ao tucano Dória, no primeiro turno.

Os companheiros esquerdistas sabem que a direita tirou Dilma do governo e quer prender Lula, num verdadeiro atentado à nossa legislação vigente, não devido a seus erros, mas devido a seus acertos.

Eles querem acabar com o PT por conta da opção pelos pobres, principalmente pelo Minha Casa Minha vida, Fies, Prouni, Programa de Cotas, Mais Médicos, Bolsa Família e o Bolsa Esporte, etc.

Aliás, a PEC 241 destrói toda essa malha de proteção social que foi construída nos governos do PT.

E, mesmo tendo consciência de tudo isso, muitos dos esquerdistas se calaram no ataque ao PT e alguns fizeram até coro com a direita.

E o PSOL, em que eu e minha família votamos, caso ganhasse, iria governar com quem?

Como seria a relação com a Câmara dos Vereadores, isolado e com meia dúzia de vereadores?

Brizola e Lula, chegaram ao poder e governaram através do governo de coalizão. Brizola fez aliança com Collor para construir Cieps e a Linha Vermelha, favorecendo assim os mais pobres.

A direita tinha ódio de Brizola, mas nunca conseguiram provar nada contra ele.

A Globo destruiu — com farsas e mentiras — Brizola que também tinha a opção pelos pobres e agora quer destruir Lula e o PT.

Lula governou com os partidos conservadores, mas conseguiu tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU e livrou também 40 milhões de brasileiros da miséria.

Botou milhões de meninos e meninas das favelas nas universidades, alguns foram estudar no exterior.

Na Petrobrás, Lula desmontou a bomba de efeito retardado de FHC, elevou o efetivo de funcionários de 33 mil para 85 mil; retomou a indústria naval destruída por FHC. E o principal, em seu governo, desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal.

Tudo isso está sendo destruído e companheiros esquerdistas infelizmente têm a coragem de afirmar que Lula foi igual ou pior que FHC.

Dizem os esquerdistas que nunca os banqueiros ganharam tanto! Mas não dizem que, nos governos do PT, mais de oitenta por cento das categorias de trabalhadores tiveram ganho real de salário, segundo o Dieese.

O salário mínimo, cujo o desafio era chegar aos cem dólares, chegou aos trezentos. E o nível de desemprego era insignificante, chegando a se falar em pleno emprego.

De qualquer forma, a derrota pode ser prenúncio de vitórias, desde que façamos autocrítica de nossos erros. E não é só o PT que errou! Lembrando que Lula perdeu três eleições e só na quarta chegou ao governo.

Precisamos também desmistificar a máxima de que a esquerda só se une na cadeia.

No mais, parabéns ao PSOL que assustou a burguesia; nunca vi tantos jovens em torno de uma candidatura. Viva o socialismo e como dizia Che Guevara até a vitória, sempre!

Emanuel Cancella, OAB/RJ 75 300, é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

Leia também:

Boaventura Santos: O que mais custa a aceitar é a participação do Judiciário no golpe


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Armando

Necessário que o PT reconheça seus gravíssimos erros (desde a Carta ao Povo Brasileiro).
E a ausência desse reconhecimento e a guinada recente da presidenta Dilma após eleição foram os cenários que geraram as críticas de parte da esquerda (como o próprio PSOL).
Com todo respeito, penso não ser prudente desejar reestabelecer um novo laço e responsabilizar os que conseguiram se manter como opção da esquerda (por não estarem fazendo esse movimento e não terem feito no momento crítico recente), sem essa posição pública de culpabilidade do PT, viu Sr. Cancella. Esse deveria ser o primeiro movimento do PT para um aceno à novas parcerias.
E isto não tem nada relacionado com o reconhecimento dos avanços na gestão Lula, repetidos sempre agora como ‘mantra’ para reaproximação. O afastamento entre os partidos de esquerda está relacionado com os erros pelo não feito e pelo feito que demonstraram discursos e práticas prejudiciais à garantia dos direitos e da real cidadania.
O discurso da ‘real necessidade’ de um gestor em ter que construir a tal da ‘estabilidade política’ com os outros partidos como apresentado no texto (na situação de Freixo ter vencido no Rio), não pode estar relacionado à práticas que desmontam um plano de administração transformado em plano de governo pelo referendo eleitoral.
Leio o texto como uma perspectiva e não como ‘derradeiras letras em estado de finitude’.
Ao vermos os intensos debates na câmara claramente percebemos que a bancada do PT (fora raras aves) se acovardou. O PT precisa resolver se deseja Lula como líder, se compreende maior espaço para Humberto Campos e Lindberg, ou para Haddad ou se espera o “paulista” (mais um desse ‘país’) Mercadante como reanimadores de coletivos de trabalhadores (incluindo os intelectuais). Boa caminhada a todos.

Serjão

O PT caindo de tanta porrada de todos os lados e a esquerda, com raras exceções, colaborando com a direita. Não é mesmo, Luciana Genro?
Se o PSOL quiser ser algo mais do que o que já é, repense essa moça, e mais alguns!

FrancoAtirador

.
.
É Verdade. A Esquerda Não se Une Nem Na Cadeia.

Veja o Zé Dirceu Apodrecendo na Solitária do Moro.
.
.

    Lukas

    Lula não o visitou nenhuma vez.

Deixe seu comentário

Leia também