Em vídeo, professores, mães e alunos dizem que PL da Previdência de Doria é confisco; assista

Tempo de leitura: 2 min

Professores, comunidade escolar e o “não vai ter arrego!”que toma as ruas!

por Camila Condini,  página da Panamérica Filmes no Facebook 

A cidade de São Paulo vem acompanhando, desde o começo de Março, a articulação do funcionalismo público municipal frente à aprovação do Projeto de Lei que altera as regras da previdência municipal de SP, a chamada PL 621/2016.

Dentre o conjunto de categorias mobilizadas, os professores das escolas municipais ganharam visibilidade em decorrência de sua articulação, organização e alcance de suas ações.

Além das diversas assembleias que realizaram, um grupo de professores montou acampamento na frente da Câmara de Vereadores da cidade, chamando a atenção para a causa defendida: a retirada do projeto.

A potência dessa organização e o número de participantes tomando as ruas da cidade só vem aumentando, desde o começo de Março o que vemos é um movimento orgânico, articulado, unificado em torno de uma única pauta, que foi capaz de somar diversas categorias, juntando em torno de 100 mil pessoas em uma das últimas assembléias.

A ideia desse vídeo nasceu durante uma roda de conversa entre os professores grevistas e as mães, pais, alunas e alunos da EMEF Desembargador Amorim Lima (veja PS do Viomundo), na última segunda feira, dia 19/03/2018.

Ao longo da conversa, foi identificada, pelos presentes, a necessidade de um material que pudesse responder aos ataques mentirosos de grupos que tentam deslegitimar tanto a greve, quanto o próprio projeto de lei, e que estão sendo divulgados pelas redes sociais.

Dessa forma, parte da comunidade escolar, que apoia o movimento, e um grupo dos professores que estão em greve, ajudaram na produção desse vídeo, que tenta contar de forma clara o que é o projeto de lei e o que ele traz de retrocesso e perdas de direitos.

Ficha Técnica
Imagens e Edição
Barbara Morais
Marcelo Eme
Produção
Camila Condini
Enzo Bineli
Participantes por ordem de aparição 
Enzo Bineli | estudante
Talita Jacobelis | mãe
Amanda Piovezan | professora
Lia Aleixo | professora
Cristina Morales | professora
Wesley Vieira | professor
Tatiana Borin | professora
Fernanda Salles | mãe
Anna Cecília Simões | professora
Ana Musidora | mãe
Glória Ferreira | mãe
Cleide Portis | professora
Diógenes Sales | pai
Amanda Gabriela Amparo | mãe
Ingrid Vitória Souza | estudante
Emily Souza | estudante
Otto Morais | estudante

PS do Viomundo: A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Desembargador Amorim Lima fica na Vila Gomes, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Leia também:

Em Passo Fundo, milícias rurais apedrejam ônibus da caravana de Lula

Mulheres do PT agredidas por extremistas de direita em Cruz Alta (RS)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Não perco uma oportunidade de admoestar a classe merdia paulista, essa que compra, banca e vivem nas teorias da bilionaria familia Marinho, rsrsrs, essa classe merdia que caminha para descer de nivel social, rsrsrs. Vcs merecem. Mas o ruim é que vcs levam de roldão a parte do Brasil que não tem nada com isso, a que já tem vida dificil desde nascença. E vcs fazem isso só por que vcs tem Miami? É muita sacanagem, gente insensivel.

    Lucas Gomes Moreira

    VC vem ali falar isso? Eh serio? VC ta de sacanagem? Deve ser alguem que tem dinheiro pra dar e doar, pq se VC n sabe, essa lei pode acarretar em demissão de funcionários públicos por si próprios, e se isso acontecer vai só decair esse Brasil, se VC n se importa com impostos abusivos, só pode ser rico, q tem de tudo na vida e n tem q ralar todos os dias cada vez mais para receber cada vez menos, outra prova de q eh riquinho eh q chama de classe “mérdia”, pra desprezar outra classe social, VC n pertence a ela, ou seja, ou VC eh pobre ou rico.

Joanna Buarke

Parabéns aos professores, alunos, alunas, pais, mães e demais lutadores e lutadoras por esta causa mais do que justa!
Como pode essa coisa que se diz prefeito e que já está se preparando para abandonar o cargo, de passagem pela prefeitura só para prejudicar os servidores. Fiquei chocada quando isso virou prefeito!

Deixe seu comentário

Leia também