Eduardo e Rodrigo: Duas visões da conjuntura política

Tempo de leitura: 5 min

Cai Erenice Guerra

Lula e Dilma cedem; quem disse que a velha mídia não podia provocar estragos?

publicada quinta-feira, 16/09/2010 às 15:31

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

Para atacar o centro do poder e da coligação lulo-dilmista, a velha mídia se aliou a um empresário que já passou dez meses na cadeia.

Nassif explicou aqui quem é o empresário que serviu de “fonte” para a “Folha”, na nova denúncia a envolver o nome da (agora) ex-ministra Erenice Guerra. O tal empresário narra episódios ocorridos há meses e que, convenientemente, resssurgem agora – do nada – em plena reta final da eleição.

Acho normal que a imprensa vasculhe as relações de personagens próximos aos principais candidatos. É a tal função fiscalizadora do poder. O curioso é saber: por que a fiscalização é unilateral? Nos velhos jornais e revistas, nenhuma palavra sobre Ricardo Sérgio, sobre Preciado e tantos outros personagens próximos a Serra. Leandro Fortes escreveu aqui sobre o silêncio generalizado – na velha mídia – a respeito da denúncia que ele, Leandro, levou ás páginas da CartaCapital: mostroucomo a empresa de Verônica Serra, a Decidir, quebrou o sigilo de milhões de brasileiros.

Esse é o jogo. Sujo. Por isso, desde que Dilma passou Serra nas pesquisas, dedico-me a escrever aqui: calma, gente. Serra está em queda, a mídia já nao tem tanto poder. OK. Mas, juntos,  podem sim provocar estragos.  Meus argumentos estão num texto intitulado “Sobre fábulas e o menosprezo”.

Acabamos de ver comprovada minha tese. O governo Lula aceitou a pressão midiática, e Erenice se demitiu.

A “Folha” derrubou Erenice. Esse é  o fato. Um jornal que perdeu muita força, mas que hoje – como “produtor de conteúdo” para as edições do “JN” e para os programas de Serra na TV – ainda tem algum peso.

As pesquisas mostram que grande parte do eleitorado não muda o voto em Dilma por conta do escândalo. Isso é fato.

Outros fatos:

–  nas camadas médias, entre eleitores mais escolarizados e com renda mais alta, Dilma caiu sim após o bombardeio; se dependesse apenas desse segmento, a eleição iria pra segundo turno;

– nos setores populares e mais próximos do lulismo, a tática do escândalo não pega; o que poderia pegar é o terror religioso; e isso está em marcha, como escrevi aqui; nos últimos dias, tive relatos de gente que, no trabalho, já começou a ouvir de colegas (de origem humilde) que “o pastor pediu pra não votar na mulher do Lula, porque ela é a favor do aborto”.

Isso quer dizer o que? Por agora, os números indicam vitória no primeiro turno, e Serra ainda tem que pagar um preço alto por bater tanto: cresce a rejeição a ele. Isso é um “meio” problema. Para Serra forçar o segundo turno, basta que Dilma perca votos – mesmo que o tucano não os ganhe. Para isso, existe Marina Silva. Ela é claramente contra o aborto, evangélica, pode receber parte dos votos que Dilma venha a perder se a campanha do terror religioso prosperar.

Vamos aos números. No DataFolha (com resultado muito parecido ao do Sensus), Dilma tem 51%, Serra 27% e Marina 11%. Se calcularmos que Plinio e os nanicos cheguem a 1%, teríamos o seguinte quadro: Dilma 51% x Todos os outros 39%. Parece muito, mas não é. A diferença é de 12 pontos. Portanto, bastaria Serra tirar 6 pontos de Dilma, transferindo esse total para Marina, Plinio e para o próprio tucano.

Como?

Paulo Henrique Amorim já avisou que Onésimo vem aí. Quem é ele? O tal araponga que a turma do PT – em dado momento- teria tentado contactar (e contratar?). Onésimo conversou com a “Veja” essa semana.

Portanto, teremos nos próximos dias o seguinte quadro:

— governo ainda a sangrar pelo escândalo de Erenice e a saída da ministra;

— novas denúncias do consórcio “Veja”/”Folha”, que ganharão farto espaço no “JN”;

—  campanha terrorista  nas Igrejas.

Serra não precisa de muito pra forçar o segundo turno: basta que ele chegue a 29%, Marina suba para 15% e Dilma caia para 45%.

Impossível? Eu não acho. Tenho dito isso há 3 meses. Ainda mais porque parte do eleitorado dilmista pode ter dificuldades com a exigência de dois documentos para votar.

O governo Lula não enfrentou o PIG durante 8 anos. Franklin Martins teve um papel importante, democratizando em parte o acesso às verbas públicas de publicidade. O PIG chiou, a grana agora vai para mais jornais, não só a velha turma. Isso foi feito.

Mas e o trabalho político e pedagógico de mostrar o que é essa velha mídia? Lula poderia ter travado  esse combate. Não o fez. Tentou ganhar no gogó. Em parte teve sucesso, mas mesmo assim precisou encarar segundo turno em 2006 – graças a 15 dias de bombardeio, numa eleição que parecia ganha.

E se agora vierem mais 15 dias de bombardeio, como em 2006? Vocês acham impossível virar 6 pontos percentuais? O guru indiano, os pastores e padres de direita, os Civita, o Ali Kamel, a família Marinho e o Serra. Nem eu. Lamento estar em péssima compania.

Como enfrentar esse quadro? Com resposta política dos movimentos sociais. O ato público covocado pelo Barão de Itararé é só um exemplo. Mas falta o ator principal entrar em campo: Lula precisa vir a público e peitar a velha mídia.

Não o fez durante 8 anos. Fará isso agora em 15 dias? O futuro da eleição pode passar por aí.

E, para concluri: mesmo que Dilma vença no primeiro turno, terá que pagar um preço altíssimo pelo fato de Lula não ter usado sua força para enfrentar esse complexo midiático – transformado em partido politico. Dilma iniciaria o governo já na defensiva. Encurralada pela velha mídia, e sem o apelo da mística lulista.

Um quadro político complicado. Mesmo que os números das pesquisas e da economia, hoje, apontem o contrário.

*****

Eu confio no povo brasileiro

Posted by eduguim on 17/09/10

Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Muita gente sensata e preparada discordará deste blogueiro quando diz que mantém uma fé inabalável na democracia. Mais do que um sistema em si, no qual a vontade da maioria prevalece, o que produz de melhor é o aprendizado democrático.

A democracia deixou de ser praticada neste país durante mais de duas décadas. Em 1989, quando voltamos a exercitá-la, a nova geração de um país de jovens ainda teria que aprender a lidar com essa direita midiática que continua tentando lhe tenta conduzir a vontade eleitoral.

Duas décadas depois, porém, o brasileiro adquiriu experiência democrática. Não se deixa mais enganar por ter aprendido a fazer perguntas a si mesmo que não faria quando do retorno do direito ao sufrágio universal em todos os níveis de governo.

O marco da evolução da experiência democrática de nosso povo nem é tão recente. Começou em 2002, com um ato de coragem que foi o de eleger presidente um homem que essa mesma imprensa disse, por décadas, que afundaria o país.

A escolha foi simples em 2006 e será ainda mais simples em 2010. Todos esperavam a sucessão de denúncias que cumpriu o script que a blogosfera deduziu e anunciou com grande antecedência.

Esse mesmo povo sabe ainda mais, que em um eventual governo de continuidade o bombardeio continuará tentando atrapalhar a administração do país, de forma que caminhe mal, o que criaria o ambiente para que as forças políticas de sabotagem retomassem o poder.

Enganam-se os que subestimam o povo brasileiro – e, por mais que tentem se mostrar conformados com o rumo da decisão eleitoral deste povo, acreditam piamente na possibilidade de revertê-la.

Fracassarão. Continuo dizendo que a sociedade brasileira não aceita mais campanhas eleitorais como a que José Serra e seu aparato de propaganda extra-oficial deram, novamente, ao país. E como não aceita, dará esse recado nas urnas de forma clara, dentro de 16 dias.

Os devaneios sobre comprometer o novo governo desde o início, tampouco se transformarão em realidade. Este povo sustentará esse governo enquanto ele se mantiver no rumo traçado por Lula.

A vitória de 3 de outubro não será de um partido ou de um candidato – ou candidata. Será de um povo que chegou ao início deste século compreendendo um fato crucial, o de que a política pode mudar a sua vida. Eu confio em nosso povo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mauro

O povo está evoluindo politicamente sim, mas acreditar que o povo já tem consciência política o suficiente para não ser influenciado pelos meios de informação é ingenuidade. Talvez hoje em dia de um quarto a um terço dos eleitores saberiam fazê-lo perfeitamente, mas a grande maioria que é quem no final das contas decide a eleição não possui nem ideologia partidária nem consciência de classes portanto não saberia discernir entre um fato e um factóide. Acredito sim no poder da imprensa, mas creio que eles estão tão longe do povo que já não sabem mais o que realmente interessa ao povo. Sinceramente quem nunca teve nada na vida e agora está tendo direito a ter alguma coisinha não vai se preocupar com a privacidade da filha do Serra, ela que se comporte direito e mantenha suas privacidades bem guardadas pois o povão vai se preocupar em não perder o que conseguiu agora se a velha mídia acertar no factóide e convencer o povão de que a Dilma iria ser contra tudo o que o Lula fez aí sim o povão iria mudar de voto. Acho que no futuro governo se deve ter uma relação diferente com a mídia e reduzir as verbas do governo federal e de todas as empresas e autarquias destinadas às grandes organizações e dirigir tudo para os pequenos grupos e para a internet , universalizar a Banda Larga e tentar criar um canal de TV do governo federal que consiga abranger todo território nacional e veicule uma programação interessante e competitiva.

@conflitomental

O Rodrigo já pode relaxar, com Lula fora do poder e sem as obrgiações e formalidade de um chefe de Estado espero que ele use sua influência junto ao povo brasileiro para travar (e vencer) um debate sobre a posição dos tradicionais grupos de mídia do país durante se governo, defendo o governo DIlma e a si mesmo. Tal ação foi prometida por ele há alguns meses atrás, resta esperar 2011 como o ano em que a tradicional mídia continuará oferecendo pescoço e a sociedade (bloguosfera, organizações de esquerda e todos os prejudicados por factóides) daremos a corda.
O Lula pode abrir o alçapão hehehe

E os Porões da privataria? Vejo um ótimo 2011 para o Brasil.

Leonardo Câmara

O Rodirgo tá sendo pessimista demais, a Erenice saiu para se defender, não foi porque o governo pressionou. Mas é compreensível o temor dele.

Repito o que digo há dois anos: vai ser no primeiro turno e de lavada.

E a enxurrada qeu vai lavar as sujeiras do Serra vai levar a reboque a mídia velha, que sairá desse episódio totalmente desmoralizada.

    Maurício Gil

    Leonardo,
    E o que você me diz dessa exigência de documento com foto, além do título?
    Isso vai causar um estrago danado, tem gente do PT preocupadíssima com isto, deixaram para
    analisar agora! Eu já venho dizendo há meses em diversos "blogs sujos": que se faça uma campanha de
    esclarecimento, o povão não sabe nada sobre este fato.
    Agora acho que é meio tarde, não se consegue uma RG de uma hora para a outra.

Nilva

Quanto à Marina, eu sempre disse que acho pior ir com ela que com o Serra. Reforcei que pra ser Presidente a experiência deve ser em cargos executivos e que isto a Dilma tem de sobra, que ela somente nunca disputou eleições.
Bom, vou ver se até o dia 03 de outubro o convenço a votar na Dilma. Ah, ele falou também que o Lula deveria falar na TV o que está acontecendo e eu expliquei a tentativa de golpe na Venezuela, porque o Chaves fechou aquele canal , sobre a Ley de los Medios, das mídias que ajudaram a ditadura e forma ajudadas por ela, da ficha falsa, do garoto do MEP. Ele ficou boquiaberto..kkkk muita informação junta..kkkkk
Esta questão da Marina me incomoda muito pois já ouvi duas pessoas que eram Dilma migrarem pra Marina. Ele pode até votar na Marina, mas começará a prestar mais atenção em como o PIG opera. Valeu o papo.
abs.
Nilva

Nilva

…cont… eu entrei aqui e mostrei pra ele que o JN não mostrou o Dutra, que o Serra corta cabeça dos jornalistas, da corrupção no RS, da arapongagem, da liberdade de expressão e fui falando e mostrando tudo. Ele ficou sem saída, passado. Ficou mudo. Daí falou que ia votar no Alckmin porque o Merca não fez nada por S.Paulo e faltou nas votações, que o Alckmin ia dar casas pra pessoas com até dois SM. Expliquei que ele era líder do governo, que as votações eram acordo de lideranças e só por aclamação, tintin por tintin. Ele faklou que não sabia que era assim. Expliquei também o boicote ao minha casa, minha vida em Sampa Ou seja, dentro das minhas parcas condições, expliquei tudo com muita paciência. Daí ele falou que tinha pensado em votar na Dilma porque ela ia ganhar de todo jeito mas, depois do que aconteceu, vai votar na Marina. E acrescentou que se ela for para o segundo turno, ela ganha. Mas pelo menos ele ficou sabendo o que acontece nos bastidores da tentativa de golpe. Me agradeceu por ter explicado um monte de coisa para ele. Muito legal.
…continua…

Nilva

Meu prédio está em eforma e semana passada conversei com alguns pedreiros. Tenho andado com a camiseta da Dilma e o metre-de-obras falou, sai fora, não voto nesta mulher, voto no erra. Tentei argumentar mas ele não quis ouvir. Hoje começou a parte interna dos apês e, quando ele chegou eu estava no Nassif, daí ele falou: você viu, a Dilma e aquela outra pediram 5 milhões pra campanha, eu falei que não era bem assim e ele disse que ouviu os caras falando nos jornais. Bom, então o chamei e comecei a mostrar as reportagens, falei que o Serra comprou a mídia, mostrei vídeos, a Carta Capital das Verônicas, os desmentidos, que o cara era um bandido, que era armação do Serra, que o PT era o partido com menosdeputados condenados etc. Ele ficou passado e perguntou porque o PT não denuncia….continua…

francisco.latorre

spot da dilma..

..

desespêro não ganha jogo. nem eleição.

eles podem apelar.

mas dilma vai seguir em frente.

..

joão santana. sabe o que faz.

lula. gênio. vai arrasar. estraçalhar.

assistam. apreciem. curtam o espetáculo.

craque. inesquecível. único.

história ao vivo.

..

Go Oliveria

Sei não viu? Esuitou achando os sabujos que gravitam em torno da CBN muito sorridentes…

Clarindo

As duas visões não são antagônicas!!! O povo não é mais bobo e tem maturidade para encarar isso. Porém, é preciso mostrar isso através da mobilização. Que o grande general é Lula, não há dúvida! Ele precisa mobilizar essa nossa vontade, mexer com nosso brio e fazer concreta, em ações, a nossa maturidade construida!!!

dukrai

a oscilação a favor de Serra se deu na faixa de renda superior e é muito pequena para promover uma mudança do quadro.
a Dilma está oscilando de 56% a 51% e o quadro nos estados é muito favorável para a situação.
o sangue nos olhos da mídia e a boca espumando de ódio causou uma baixa, isto é simbólico mas não vai ter significado político, a estratégia de Lula sempre foi esvaziar a força do ataque com recuos táticos.
isto significa que um escândalo acabou e a mídia vai inventar outro. o golpe religioso vai botar o Crivela e a Record de um lado e a Marina Cara de Pau de outro. em vez de ganhar, a oposição pode até perder votos e enlamear de vez a biografia da verdolenga.

monge scéptico

acredito! sou crédulo e estúpido por natureza ………………….
a associação com criminosos, pode ser bem mais comum, ao PIG do que podemos enxergar
quanto levou rubnei?

José Maria Pimenta

Concordo com o Eduardo. Nosso povo já tem experiência com essa pseudo-elite estelionatária e irá decidir a eleição no primeiro turno

francisco.latorre

pro rodrigo..

discordo do viés brizolista na história.. o mesmo que alega que jango caiu por não resistir.

o próprio brizola neto.. o legítimo.. reconhece que lula faz o que deve dentro da conjuntura.

imaginar que se fosse de outro jeito etc.. ora.. se fosse diferente talvez não chegássemos até aqui.

quem falha mesmo são os jornalistas.. que vendem a mãe e entregam.

os poucos que reagem perdem tempo justificando os colegas comprometidos.. com os argumentos de sempre.. família etc.. dignos de guardas de campo de concentração.. ou apenas criticam os medalhões.

se não é possível fazer jornalismo honesto.. que não façam.. vendam pipoca. dirijam taxi.

mais.. se lula fosse pra cima antes da hora.. terminaria como brizola. querendo e não tendo.

fácil falar. a responsa é com lula. que não pode errar.

lula vai pra cima sim. na hora certa. como vem acontecendo. não é?..

mais.. o viés noioso-negativo só dá idéías pro outro lado..

..

pro eduardo..

o povo não é bobo. e lula já provou isso.

mas o preconceito dos bem-pensantes bem-nascidos não aceita.

emancipou-se o povo. viva.

..

    CC.Brega.mim

    Concordo. Esse negócio de acreditar na virada de Serra quando nem ele mesmo acredita não tá com nada. A gente tem que espalhar a alegria da vitória, confiar nela. Nossa confiança será fundamental nesses momentos de baixaria multiplicada. Nós temos que dizer NÃO. E não nos sentirmos fracos ou impotentes.
    Somos potentes porque sabemos o que queremos.
    Somos seguros porque já não há como nos enganar.

    silas32

    Será o Benedito!
    Gente, depois da crise econômica de 2008/2009 se transformar em marolinha no Brasil, o PSDB (e a direita) passaram a ter, como objetivos principais, GARANTIR o governo de São Paulo e desgastar o quanto for possível o PT, para futuras investidas.
    A eleição para o executivo federal já estava (quase) garantida para o candidato do presidente com mais de 70% de aprovação!
    E é aqui em São Paulo que a mídia ainda se garante e garante o PSDB (ideológica e financeiramente).

Maria

Alexis tem razão. Não comprar jornal, não assistir a Globo. nem o SBT, nem Gazeta nem qualquer outra que exarcebe além da conta. Se fizermos isso durante uma semana somente os eleitores da Dilma convictos. Já vai ser um bom estrago. Normalmente, já não assisto nenhum noticiário da Globo e nem preciso porque as notícias correm nos blogs sobre os absurdos praticados,.Já Faço isso desde a eleição do Collor. Já que nós somos os sem mídia, levemos esse boicote a sério. Basta sair desses canais por uma semana. Isso pode ser um ato de cidadania em favor daquilo que acreditamos. Um Brasil mais justo! Azenha, espero que isso seja visto como um protesto legal de cidadania.

O_Brasileiro

Uma ressalva ao que disse o Vianna sobre a classe média. Talvez só os mais velhos da classe média paulista ainda sejam a maioria dos leitores da Folha e da Veja. Esses leitores já votam no Serra, e por isso as calúnias e difamações destes têm pouco efeito sobre a campanha!
Quanto à Globo, só os mais velhos e os mais pobres ainda passam algum tempo assistindo TV. Os mais velhos talvez já votem no Serra. Os mais pobres com ou sem denúncias vão votar na Dilma!
Quanto ao resto da classe média e da grande maioria dos pobres, se informam através da internet. E na rede a maioria é pró-Dilma!
Portanto, esse jogo sujo, como o Vianna mostrou, só vai servir para desmoralizar de vez a mídia golpista!

GeorgeLuckas

uma grande parcela do povo que não vê coerência entre o que a grande mídia diz e o que realmente acontece não será atingido por escândalos montados e factóides, mas ainda existem aqueles que se deixam influênciar…

e, por estes, devemos lutar para barrar a mentira dos meios da elite que serve à elite e diz o que ela quer escutar…
não falo em censura, é óbvio…mas uma regulação, uma regulamentação, se fazem necessárias…

os mesmos erros cometidos no passado não podem mais ser repetidos…

a grande mídia ataca com força…

a resposta do governo e a nossa, do povo, dos cidadãos, dos movimentos sociais, deve ter ainda mais força…

easonnascimento

São duas posições de dois grandes analistas políticos e defensores dos mesmos objetivos. Eduardo é mais otimista. Fico com a preocupação do Rodrigo, e concordo até porque insisto nesta tese de há muito, que Lula deve vir a TV para solicitar mais explicitamente o apoio do povo que o escuta e que o atende, alertando para o interesse da mídia em favorecer seu candidato, fazendo um denuncismo irresponsável, e de baixo nível. Lula deve dizer com clareza porque a mídia chegou a este ponto, movida que foi pelos seus próprios interesses comercias não atendidos neste governo e com medo evidente de que no futuro governo Dilma, não mamará nas tetas públicas como o fez no período FHC.
http://easonfn.wordpress.com

    Baixada Carioca

    Eu só penso que Lula tem feito isso nos comícios pelos Estados da Federação. Ontem foi uma porrada e tanto no PIG.

alexis

Peitar a mídia não é apenas um problema do Lula….é de todos nós.
Primeiro: parar de comprar na bancas (eu já fiz isso)
Segundo: Ganhar O Estado e a prefeitura de São Paulo, pois são esses governos que compram massivas quantidades de jornais e revistas do PIG para distribuir em escolas. As baterias devem ser dirigidas a apoiar o Mercadante e, em 2012, ganhar a prefeitura de SP.
Terceiro: manter Rio de Janeiro com as forças progressistas.
Quarto: Pedir ao Pimentel para ficar lá em Brasilia e permitir que o PT recupere a prefeitura de BH e logo, em 2014, sem o Hélio Costa (pelo amor de Deus), ganhar o governo de MG, e parar de apoiar o Estado de MInas e o Correio Brasiliense.

Deixe seu comentário

Leia também