Dulci detona o Zé

Tempo de leitura: 2 min

Do ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República:

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, atacou ontem o governo Lula por promover a participação social na elaboração, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas.

Ao fazer esses ataques, Serra defende o retorno de uma concepção elitista de democracia, na qual a população não tem o direito de ser ouvida nas decisões de governo.

A Constituição Federal assegura aos cidadãos brasileiros a participação efetiva na formulação de políticas, na gestão administrativa e na prestação de serviços.

As conferências de políticas públicas, que não são novidade da vida brasileira, já que existem desde a década de 1940, constituem um dos principais instrumentos de participação social.

A partir de 2003, a participação social passou a ser adotada como método democrático de gestão. Ao contrário do que disse o candidato, desde então foram realizadas 73 conferências sobre os mais diversos temas – educação, saúde, cultura, juventude, meio ambiente, segurança pública, ciência e tecnologia, direitos das mulheres, dos indígenas, das pessoas com deficiência, entre outras -, das quais participaram cerca de cinco milhões de pessoas, nas etapas municipais, estaduais e nacional, garantindo a representação dos mais diversos segmentos da sociedade brasileira.

Muitas propostas aprovadas nessas conferências foram encaminhadas ao Congresso Nacional; outras contribuíram para a criação ou aperfeiçoamento de programas e ações de governo, trazendo benefícios concretos para a população.

Foram criados ainda 19 conselhos nacionais de políticas públicas e reformulados outros 15, com o objetivo de ampliar a representação da sociedade civil. Além disso, foram instituídas diversas Mesas de Diálogo para debater, entre outros temas, o aumento real do salário mínimo e a política de financiamento da agricultura familiar.

As acusações descabidas do candidato Serra contra a participação social desconsideram a trajetória de lutas e conquistas da sociedade civil brasileira e a sua contribuição para o enriquecimento da democracia representativa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

paulo rafael pizarro

Agora não dá pra ele dizer que não é o responsável pelo enredo de sua campanha desastrosa, como fez no governo de SP quando acontecia alguma m….

Helio Jacinto

O negocio do Serra é se reunir entre quatro paredes com representantes de meia dúzia de Famílias que detém o monopólio dos meios de comunicação no Brasil.
Democracia pro Serra é servir os donos da Midia.

jbmartins

As acusações descabidas do candidato Serra contra a participação social desconsideram a trajetória de lutas e conquistas da sociedade civil brasileira e a sua contribuição para o enriquecimento da democracia representativa.
Um candidato oco, sem rumo, sem projeto, sem identidade, mentiroso, usurpador de ideias alheias, não merece credito.

SérgioFerraz

Quem diria, que decepção, o partido do candidato, que tem a palavra democracia no nome, é contra ouvir o povo nas tomadas de decisões.

fichacorrida

O candidato "mais preparado" está nesse trololó todo. Imago que o seria disso tudo se não fosse. É só Serra abrir a boca que os napoleões de hospício fazem mesa redonda…

Antonio Carlos

Se brincar a Marina passa o Zé Trololo antes do dia 3 de outubro.

Well Costa

Olhem só o que o Roberto Mensalão Jefferson disse: Até o aliado Roberto Jefferson (PTB), criticou a iniciativa, também pelo Twitter e postou que “perder uma eleição e decorrência da disputa. O que não podemos perder é a identidade.” Esse risco seria maior ainda, segundo o ex-deputado, em um contexto em que Lula entra em evidência e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é escondido, kkkkkkkkkkkkkkkk…falou pouco e disse tudo. Na integra "http://www.cartacapital.com.br/politica/pt-decide-processar-serra-por-usar-lula-em-propaganda-na-tv"

    ValmontRS

    Zé Ferra está mau mesmo. Levando chinelada até da mosca do cocô do cavalo do bandido… Que decadência!

william porto

Acho que Serra está apenas estribuchando, inclusive além de Serra Palin, pode se transformar em Serra Pinóquio. E vai cair mais, a garantia disso é ter um coordenador como o Severino Sérgio Estelita Guerra. Dá-lhe Lula!

Leonardo

Se colunistas que escrevem nas colunas dos jornais, os que falam nas rádios e televisão, se não fizessem censura da verdade, o candidato Serra so estaria com os 4% dos votos.

beattrice

Vale a pena lembrar que a simples palavrinha "PRÉVIAS" no PSDB é considerada de baixo calão.
Quem duvida pergunte ao jovem Neves, das Minas Gerais.

LUCIO FLAVIO

Está provado que esta demotucanalha tem asco de povo. Como diz o prof. Hari Prado, os homens bons, brancos e de olhos azuis pensam que são donos exclusivos do Brasil e, que o zé povinho deve continuar sendo seu escravo. Aliás, naquela piada da favela cenográfica, deve ter a mão da "cheirosa" Cantanhêde. Esta monstra deve ter defumado todo o ambiente e os artistas com perfume de Gardênia. Viva o Lula. Dá-lhes DILMA, Pau neles…
LUCIO FLAVIO LAUTENSCHLAGER
Santa Maria – Cidade Cultura – RS. – BRASILZÃÃÃÃÃOOOO.

Deixe seu comentário

Leia também