Dr. Rosinha: Irã, o Iraque anunciado?

Tempo de leitura: 3 min

por Dr. Rosinha, no Congresso Em Foco

Há momentos de nossa vida que guardamos como se fossem fotografias. Ficam armazenados na caixa da nossa memória e, quando menos se espera, são lembrados.

Na solidão de uma leitura, de um debate ou de uma visita, abrimos a caixa para, solitariamente, revisitá-las. Ao ler que Hans Blix pediu o fim das ameaças contra o Irã, abri minha “caixa” de fotografias da visita que fiz ao Iraque, entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2003, pouco mais de um mês antes do início da invasão do país pelos Estados Unidos. Rapidamente passaram pela minha memória algumas fotografias de Bagdá:

1) Nos bares e restaurantes não se vendia nenhum tipo de bebida alcoólica. Portanto, não havia o alarido de bêbados ou “animados” pelo álcool em nenhum desses locais, e muito menos nas ruas.

2) Na rua, parei diante de um vendedor de frutas. Observava as frutas da região, frescas ou secas, que vendia. Sem emitir nenhuma palavra (não falo inglês e tampouco árabe), o homem estendeu-me um punhado de pistaches para eu comer.

3) Em outra ocasião, fiquei admirando um homem fazendo pão: com um forno de tijolos aquecido, ele estava enrolando a massa para, em seguida, com uma técnica própria, afiná-la e depois grudá-la no teto do forno. Pelo alto aquecimento do forno e pela textura (muito fina) da massa, o pão assava em menos de um minuto. Terminou de fazê-lo, recolheu-o e estendeu o braço oferecendo-me o pão.

4) Na frente de uma mesquita, havia uma sala com cerca de 20 homens sentados no chão. Todos com tesouras, agulhas, remendos, botões, etc., consertavam roupas. Cena nunca vista por mim. Querendo fazer uma foto, me fiz entender que era do Brasil. Antes de consentir sobre a foto, um deles gritou “Ronaldo” e outro, “Flamengo” (por que logo Flamengo?). Fiz a foto, mas a cena não me sai da memória.

5) Reunião com os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica, cujo ex-chefe foi Hans Blix. Esta reunião ocorreu no Hotel Canal, que sofreu um atentado em agosto de 2003, matando o brasileiro Sérgio Vieira Mello, funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta reunião, foi-nos dito com todas as letras: o Iraque não possuía armas de destruição massiva.

6) Em Bagdá, as crianças brincavam, corriam, frequentavam as escolas, olhavam para a minha barba e riam. As mais ousadas se aproximavam, passavam a mão na barba e corriam, rindo. Homens e mulheres andavam normalmente pelas ruas.

7) No centro de imprensa de Bagdá, jornalistas do mundo todo e parlamentares europeus e brasileiros assistíamos à exposição feita na sede da ONU por Colin Powell, então secretário de Estado dos EUA. Nosso objetivo era ouvir o militar norte-americano dizer onde o Iraque armazenava (escondia) as armas de destruição em massa. Após a sua fala, iríamos até o local. Na exposição, porém, ele não indicou local algum.

Hoje, me encho de interrogações.

1) Que fim levaram aquele vendedor de frutas que me presenteou com um punhado de pistaches e o que me deu o pão? Continuam vendendo frutas e assando pães? Esses homens são felizes como eram antes da invasão norteamericana? Que dores carregarão para sempre?

2) Quantos daqueles costureiros continuam vivos, conhecendo os jogadores brasileiros e torcendo pelos times do Brasil?

3) As crianças que riram ou passaram as mãozinhas na minha barba continuam vivas? Estão órfãs? As que sobreviveram, que lembranças carregarão para sempre?

Lula, como presidente do Brasil, visualizando a possibilidade de outra guerra, tentou um acordo tríplice (Brasil, Irã e Turquia) sobre o uso de energia nuclear pelo Irã. Foi duramente criticado pelos insensatos de direita (PSDB, DEM e PPS, aliados a setores da mídia) do Brasil e pelos interessados nas guerras, como EUA e Israel.

Cerca de dois anos depois da tentativa feita por Lula, Hans Blix dá o alerta e propõe uma solução negociada. Espera ele que uma reunião entre iranianos e representantes do P5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) desmobilize a sanha guerreira de Israel e dos EUA. Entende Blix que é possível “sentar e sonhar com grandes soluções”.

Na questão do Iraque, os EUA não ouviram Hans Blix. EUA e Israel irão ouvi-lo agora? Tenho dúvidas, pois ambos são movidos economicamente pela guerra e, como donos absolutos da razão, preferem movimentar a economia interna a poupar vidas inocentes, como sempre fizeram e fazem.

Será o Irã, agora, o Iraque anunciado por Hans Blix e pelos homens e mulheres de bom senso?

Dr. Rosinha é  médico, com especialização em Pediatria, Saúde Pública e Medicina do Trabalho, destacou-se como líder sindical antes de se eleger vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados, pelo PT do Paraná.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dr. Rosinha: O triste legado de Portugal a Angola « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Pepe Escobar: Escrevendo o roteiro das guerras pornôDr. Rosinha: Irã, o Iraque anunciado? […]

Outro Antonio

O Irã, se for atacado, não será como aconteceu no Iraque, que foi destruído e teve milhões de crianças, jovens, mulheres, homens e idosos mortos pelos ianques satânicos e democratas. Irã vai resistir e mandar para o saco muitos equipamentos e vidas israelenses e ianques. Assim sendo, os ianques não vão se meter a besta. Eles não estão em posição para isso. No Iraque não se pode dizer que eles ganharam a guerra. Não ganharam e não conseguiram saquear todo o petróleo que queriam. Mas mataram milhões de iraquianos, norteamericanos, além de deixarem outros milhares de ianques completamente doidos varrido.

    Pedro

    Na linha dos "doidos varridos" parece que morreu mais soldado americano por suicídio do que em "combate". Esses doentes, os americanos, querem se curar matando gente. O que estão fazendo nem pode ser chamado de guerra. É puro genocídio e destruição de povos. O Pentágono é tão nazista quanto os alemães. Temos que nos organizar para impedir que esses nazistas acabem com a espécie humana. Acuados pela história, aí incluindo a crise capitalista atual, pretendem se vingar do mundo com a destruição.

Bonifa

Homs caiu. O exército sírio tomou por terra a cidade. Esta cidade síria não mais poderá ser uma nova Bengazi, como esperavam alguns analistas.

    Douglaskridi

    Bonifa minha familia que mora em Hamidya (Homs) aproveitou a cobertura do exército para sair de lá… Forám para Damasco… Que notícias vc tem Homs agora? Pois como eles não estão mais lá, não sabemos…

    Luca K

    Oi Douglas. As últimas notícias(1 de março) dão conta de que Homs parece estar quase totalmente(ou totalmente) em poder do exercito sírio. Os relatos nos informam que a maioria dos insurgentes que lutava no distrito de Baba Amro ou se rendeu ou fugiu. Aparentemente ainda ocorrem alguns combates de menor intensidade neste distrito.
    Abs

    Douglaskridi

    Obrigado Luka!! Espero que isso termine logo…
    Abraços

Marat

Os EEUU cometem várias e várias atrocidades pelo mundo. Uma hora o dinheiro vai acabar, ai eu vou querer ver a fila enorme de países tirarem sua casquinha! Isso não vai demorar muito, pois esses beligerantes, assassinos e terroristas estão se debilitando a cada dia mais um pouco!

antonio b filho

Por curiosidade zoológica, tenho acompanhado a cobertura da Fox TV das primárias republicanas nos EUA. São pelo menos 20 horas por dia de pregação da guerra, pesadas críticas e ironias ao pres. Obama, defesa de princípios religiosos fundamentalistas, e uma louvação nojenta a todo e qualquer militar (nenhum deles estupra, nenhum mata inocentes, nenhum profana livros sagrados, nenhum urina em cadáveres…): são todos heróis defendendo a Liberdade na "América".
Lembro-me bem do episódio citado pelo dr. Rosinha neste comovente texto, o do gen. Collin Powell, sob juramento, mostrando slides do que seriam as instalações de armas químicas no Iraque. Era tudo mentira! O mesmo estão fazendo agora contra o Irã. Estão preparando o clima para "justificar" um ataque de Israel-EUA (armaram até uma história de que Israel não avisará os EUA antes de atacar – uma jogada para isentar o império, como se Israel fizesse algo sem pedir licença aos seus financiadores).
Os EUA e Israel não fazem Diplomacia: mostram sua força, especialmente contra povos e países militarmente fracos (Iraque, depois de 12 anos de bloqueio econômico, a Palestina que não pode importar nem cimento, nem medicamentos, nem alimentos).

JOSE DANTAS

Tendo petróleo é assim. Ou por bem ou por mal.

souza

irã e iraque são realidades bem diferentes.

    Miguel

    mais exatamente em que pontos, senhor especialista em historia e politica do oriente medio?

Oxaguiam

Infelizmente, Dr. Rosinha, Lula não é mais Presidente do Brasil e a nossa política externa tornou a se alinhar aos que destruiram o Iraque, Vietnã, Afeganistão, Líbia, Coréia, Laos, Camboja, etc. Esta semana, contra toda a América Latina e os BRICS, "votamos" a favor de mais sanções contra a Síria, repetindo nosso comportamento em relação ao Irã e à Líbia, virando as costas para os nossos melhores e maiores parceiros políticos e econômicos em nome de uma subserviência provinciana e histórica.
"Pena" que Dr. Rosinha seja um digno representante do PT (aquele da militância e não o da "governabilidade) no Congresso. Antes fosse do PMDB ou do PSD do Kassab (quem sabe até do DEM), pois talvez tivesse mais chance de ser ouvido pelo Governo, mais preocupado em "compor" com os adversários de momento que respeitar os aliados de sempre.

Ary

Saudades da URSS (que falta que ela faz!). E pensar que sua extinção foi saudada por muitas correntes e partidos de esquerda (agora, sim, os trabalhadores assumirão o poder!).

Alexei_Alves

Belíssimo texto…. Como é bom ler de vez em quando textos de jornalistas que olham para um povo estrangeiro com empatia e coração aberto. Se houvessem mais jornalistas assim, as guerras seriam menos frequentes.

    Jotage

    Alexei
    O Dr. Rosinha é médico e político. Daqueles que esperavamos que todos os políticos fossem para podermos nos orgulhar deles.

Vivian

Maravilhoso.E ainda assim,os EUA e cúmplices exigem que se imite sua democracia de armas,bêbados,assassinos,egoistas.Na minha visão,os que andam armados e atacam quem eles dizem,supostamente andam armados,são os verdadeiros delinquentes.Essa hipocrisia de apoiar o mais forte e nunca o mais justo,essa imbecilidade e selvageria,há que acabar.Uma pena que esses organismos sociais como ONU,OEA,OTAN …falem a língiua dos delinquentes.

Bonifa

Infelizmente a situação agora é pior. Naquele tempo, davam-se ao trabalho de mentir, mentir para seus próprios cidadãos. Agora, o caradurismo ultrapassou esta etapa. Vão à guerra porque querem, sem dar satisfações a ninguém. Já não contam com o patriotismo interno. A terceirização mercenária os fez dispensar este incômodo. Em suma, estão loucos.

Artur Coelho

Este homem é um orgulho para nós paranaenses.
Apesar de ter perdido a confiança no PT, acredito em alguns de seus representantes. E um destes é o Dr. Rosinha.

    Fabio_Passos

    Somos dois.
    O Dr Rosinha é aquele PT antigo que não abria mão de defender os trabalhadores e que infelizmente não existe mais.

pperez

Ora,Ora Dr Rosinha, até parece que o Sr desconhece a candura do Tio Sam quando o assunto são os paises da ásia oriental que escondem nas entranhas das suas cavernas criminosos terroristas que põem o mundo ocidental em polvorosa.
Tio Sam não tem outros interesses que salvar o mundo da sanha maldita destes malfeitores.
Parece filme não é mesmo Deputado?

    Liz Vasconcellos

    O que esses países escondem nas entranhas é o petróleo.

NELSON NISENBAUM

O Irã não será invadido, terá apenas a sua capacidade nuclear modificada. Mas o Dr Rosinha silencia sobre as assertivas do Sr. Ahmedinejad quando a "varrer Israel do mapa" – o que varreria os palestinos junto – e sobre as absurdas leis religiosas que punem com a morte a simples mudança de fé de um cidadão.

    Miguel

    alias, e as absurdas leis religiosas do estado sionista que tornam os moradores nativos dali cidadaos de terceira classe, e qualquer europeu ou estadunidense que tenha seu "judaismo" asseverado por seu rabino, portador de todos os direitos que sao negados aos arabes?? o senhor tambem sempre silencia sobre isso.

    Alexei_Alves

    Ai ai ai…. quantas vezes vai ser necessário repetir?
    Ahmedinejad NUNCA falou em "varrer israel do mapa". Essa afirmação é totalmente falsa e mentirosa, e não vai ser porque a mentira é repetida mil vezes que ela se tornará verdade. Inúmeros tradutores e especialistas em cultura persa já confirmaram que a frase dita foi (e foi dita apenas uma única vez) "limpar israel das páginas do tempo" que é uma citação bastante poética que se refere ao fim POLÍTICO do estado de israel, e não sua destruição FÍSICA. Faça-se um favor e pesquise isso no google antes de ajudar a propagar esse tipo de mentira que só serve àqueles que querem a guerra, a morte e a destruição.

    Miguel

    alexei, escrevi uma resposta a este propagandista mal intencionado, mas talvez tenham considerado minha opiniao ofensiva, entao vou omitir a parte final.

    repeti pela enesima vez o que ele ja esta cansado de saber – que isso e' manipulacao da fala garantida pela ignorancia da lingua. ele finge nao saber porque o papel que cumpre com esses comentarios e' de difundir propaganda sionista, e tentar pautar o debate. cinico e intelectualmente desonesto. ele nao precisa pesquisar nada, cada vez que aparece repetindo essa propaganda enganosa uma duzia de respostas repetem a mesma coisa pra ele.

    Jotage

    Miguel
    Meu apoio à sua paciência em relação ao nauseabundo, fazendo o desmentido a cada vêz que a mentira é colocada.
    É realmente difícil manter a calma a cada vêz que nos insultam, mas Israel faz isto todo o tempo em relação aos palestinos.. Deve fazer parte da cultura deles.

    Marat

    Entre um líder DIZER que vai varrer do mapa, e outro líder, estúpido, grosseiro e assassino, varrer um país do mapa, há uma diferença (até de sangue) enorme… Se não entendeu, explico: Israel ESTÁ varrendo a Palestina do mapa!

    Luca K

    Nelson não se cansa nunca de repetir essa mentira deslavada sobre Ahmadinejad. Citando fala do falecido Khomeini, Ahmadinejad declarou:
    "O Iman(Khomeini) disse que este regime(sionista) ocupando Jerusalem tem que desaparecer da página do tempo."
    Em Persa:
    "Imam ghoft een rezhim-e (regime) ishghalgar-e qods(Jerusalem) bayad az safheh-ye ruzgar mahv shavad."

    Observem que como o Persa é uma lingua indo-européia, certas palavras guardam similaridade com outros idiomas indo-europeus. O termo "regime"(rezhim-e) tem pronúncia próxima ao portugues. Ahmadinejad se refere ao regime sionista e, na totalidade do discurso( que é bem mais longo), faz inclusive comparação
    com o desaparecimento da URSS que como todos sabem, não foi varrida do mapa. Aliás a palavra mapa sequer é usada.
    Toma vergonha na cara Nelson!

    Beto_W

    Eu e o Luca temos nossas desavenças e discordamos em muita coisa, mas dessa vez concordo plenamente com ele (e com o Marat, o Miguel e o Alexei). O problema é que o Nelson, assim como muita gente dentro e fora da comunidade judaica, acredita piamente na versão distorcida em que Ahmadinejad teria declarado que varreria Israel do mapa. Isso é graças a gente como Abe Foxman e sua patota, sempre distorcendo as coisas para dar a Israel uma "justificativa" para fazer o que quiser – e muita gente não questiona o que eles afirmam.

    Quanto às "absurdas leis religiosas" que o Nelson menciona, já discuti sobre o Irã outras vezes por aqui, e acho que existem países onde o fanatismo religioso é bem mais nocivo. E antes de falar do Irã, nós judeus devemos olhar para Israel com um pouco mais de frieza e espírito crítico e identificar a influência maléfica dos setores religiosos por lá, que andam ganhando cada vez mais espaço na política, e tentando impôr à população de maioria laica suas também absurdas leis religiosas.

    Infelizmente concordo com o Dr. Rosinha, acho que os EUA estão preparando o terreno para invadir o Irã. Se ainda tivéssemos um certo Amorim como Ministro das Relações Exteriores, o Brasil poderia se colocar como interlocutor e tentar uma nova rodada de negociações para evitar um conflito armado, estabelecendo assim uma merecida posição de destaque na diplomacia internacional…

    Luca K

    Oi Beto!
    Duvido muito q os EUA ataquem o Irã com uma invasão por terra como fizeram com Iraque e Afeganistão, o Pentágono já deixou claro q não pretende adotar essa via. Se não conseguem derrotar uma insurgência formada por 20 mil pastores de cabras mal armados no Afeganistao, uma invasão terrestre ao Irã seria um desastre. O ataque, se ocorrer, será aero naval. As defesas aéreas iranianas parecem ser particularmente frágeis e obsoletas. Por outro lado no estreito he hormuz a marinha americana poderá sofrer surpresas bem desagradáveis. Jogos de guerra feitos pelo pentagono terminaram com perdas severas. Mas a idéia seria mesmo um ataque aéreo massivo. "we'll bomb them back to the stone age". Vc viu os q os líderes sionistas em Israel estão propondo? Levar a fome à populaçao persa pra fazer o governo desistir do programa nuclear. Veja: "Suffocating sanctions could lead to a grave economic situation in Iran and to a shortage of food," the source said. "This would force the regime to consider whether the nuclear adventure is worthwhile, while the Persian people have nothing to eat and may rise up as was the case in Syria, Tunisia and other Arab states." http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4196885
    O que é obviamente proibido pelo art.54 da convençao de Genebra.
    []s

    Beto_W

    Luca, concordo com você, eles irão começar com "bombardeios humanitários", "guerra cirúrgica" e outras baboseiras cuja efetividade já vimos no Iraque, Afeganistão e afins. Mas uma hora terão de entrar por terra, e aí a coisa vai ficar feia.

    Quanto a impôr mais sanções, eu sempre digo que quem sofre com isso é o povo. E isso não vai fazer com que se rebelem contra o seu regime, mas sim com que o apóiem cada vez mais. É muita ingenuidade acreditar que o Irã fará como a Coréia do Norte.

Deixe seu comentário

Leia também