Dilma veta 12 artigos do Código Florestal e derruba anistia a desmatadores

Tempo de leitura: < 1 min

 do Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff vetou 12 artigos do Código Florestal e realizou 32 modificações com o objetivo de não permitir anistia a desmatadores, impedir a redução da área de proteção ambiental e evitar insegurança jurídica.

Segundo o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, os vetos e as alterações que serão feitas por meio de Medida Provisória serão publicados na edição desta segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.

“Temos confiança na qualidade do que está sendo proposto. A discussão que fazemos agora e que vamos levar aos parlamentares são as questões, os elementos que levaram à adoção dessa MP. Essa discussão nos traz muita confiança. O foco claro é atender o pequeno produtor”, explicou.

Segunda a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os vetos e modificações foram feitos com base nas seguintes premissas: preservação das florestas e dos biomas brasileiros, produção agrícola sustentável e atendimento à questão social sem prejudicar o meio ambiente.

Ainda de acordo com a ministra, não haverá anistia para desmatadores, tal como previa o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. De acordo com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, todos os agricultores “terão que contribuir” para recomposição das áreas de preservação permanente (APPs).

O governo decidiu ainda fazer um escalonamento das faixas de recuperação das APPs de acordo com o tamanho da propriedade.

Leia também:

Elenita Malta Pereira: Os agrotóxicos e a reportagem-marketing

A contaminação dos alimentos que você consome

Valmir Assunção: Esta base aliada vale a pena?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cientista Débora Calheiros denuncia omissão da Embrapa na discussão do Código Florestal e censura a pesquisadores « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Dilma veta 12 artigos do Código Florestal e derruba anistia a desmatadores […]

Túlio Muniz: O “suicidado” político « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Dilma veta 12 artigos do Código Florestal e derruba anistia a desmatadores […]

maria edith ferrarezi

A Presidenta fez o que tinha de ser feito.Nem tanto ao mar nem tanto a terra.Meio termo para a irritante Kátia Abreu se esquentar .O que mais me constrange é ver os deputados participar dessa curriola e dizer que estão defendendo o povo.Que povo eles defendem?os extraterrestres? Agora que estão tentando tirar o paletó diminuam também o número de vereadores e parlamentares.Não precisam de tantos para não fazerem nada.E que o mandato também seja por duas eleições,senão acostumam a ficar no ócio e a aposentadoria seja por tempo de serviço, 35 anos e não oito e a aposentadoria o teto do INSS .Ai te garanto,eles iam trabalhar com afinco em prol do povo.Agora com esse montão de gente só dá conversa fiada,

    Jotace

    Cara Maria Edith Ferrarezi,

    São sábias tuas palavras sobre os nossos parlamentares que, associados aos ‘ruralistas’, traem os grandes interesses do povo. No que tange à nossa Presidente, sua ação foi admirável, corajosa, mas creio entretanto, que ela fez o que podia, não exatamente tudo que devia. Pois o Código Florestal, como foi apresentado pelos nossos‘representantes’ era pra ser vetado integralmente. Agora, mais um desafio para Dilma com a vinda do rei-matador de elefantes. Decerto que ele traz na bagagem suas medalhas de latão, disposto a pregá-las no peito de muitos brasileiros em troca de favores ‘especiais’. Entre outros, pressões do governo brasileiro contra a patriótica ação da Presidente da Argentina por haver expropriado a YPF e, muito especialmente, para que o Brasil seja ainda mais sangrado do que já é, em benefício das empresas piratas espanholas. Cordial abraço, Jotace

abolicionista

Parabenizo a presidenta pelos vetos, mas gostaria de ver uma análise mais detalhada do que foi vetado e do que passou. Não sou especialista em leis, mas já ouvi boatos de que, por exemplo, o veto à anistia, não terá efeito. Mas boatos sempre os há aos montes. Alguém sabe alguma coisa concreta a respeito?

Helio Filho

Calma, Cicero…
Uma queixa de cada vez – assim ninguem tem paciencia pra ler.
Ta pior que discurso de Heloisa Helena

Gilberto

To sentindo falta da opinião do viomundo, sobre o veto e as alterações… Azenha, Canceição…

Dário

ONDE ESTARÁ MARINA SILVA?

Marina, mulher, dez repórteres da Rede Globo procuram por você há três meses para lhe ouvir sobre o Código Florestal, e nada.

A Folha, o jornal O Globo, o Estadão (em suma, todo o PIG) arregimentaram dezenas de profissionais qualificados para lhe encontrar e lhe entrevistar, e nada.

Até os arapongas do Carlinhos Cachoeira (CC) andaram lhe procurando, mas sem sucesso.

A Veja escolheu o seu melhor jornalista investiagativo, o Policarpo Júnior, ou o Pole, amigo íntimo do CC, para lhe procurar e entrevistar. Nadica de nada.

Dizem até que a Kátia Abreu queria lhe convencer a dar uma bronca na Dilma para que ela nada vetasse do Código Florestal aprovado pelo Congresso, mas cadê você?

E o pior é que já estão chamando a Dilma Rousseff de Dilma Floresta. Que absurdo, não é verdade?

Apareça, Marina, que a próxima eleição para PresidentA da República é em 2014 e eu sei que você não vai querer ficar de fora, vai?

Ou será que a grande mídia tupiniquim, de tão “preocupada” com o meio ambiente, está lhe boicotando? Mas por que a mídia faria isto?

Ou será que eu sou o único brasileiro preocupado com a sua saúde política?

Um beijo e apareça pelo menos no dia do meu aniversário, em 30 de setembro.

    Jotace

    Difícil encontrá-la, caro Dário. Foi enfeiticida pelo mapinguari que a transformou num bacurau, o pássaro da noite, como castigo por aquela candidatura inviável pra retirar votos de Dilma. Por isso foi punida pelo Senhor das Florestas que as deu a Dilma para cuidá-las. Abraços, Jotace

Paulo Chacon

Os ruralistas e suas motoserras já estão ameaçando com desabastecimento e aumento nos preços dos alimentos. Estes demotucanalhas são um perigo para a sociedade brasileira.Vamos continuar destruindo eles nas urnas.
Os esquerdóides(esquerda debilóide /PSOL/PSTU) vão continuar latindo mas não vale a pena chutar cachorro morto , até porque eles não representam nada e ninguém.

    Cícero

    O Pallocci é que faz bonito né campeão?

Antônio

NYSIA, AGORA DILMA FLORESTA.

Perdi o Telejornal da Band, mas vou ver a indignação da turma do agronegócio, na voz do Joelmir Beting, no Bandnews. Será que o editorial vai ser em tom de ameaça?

E a Marina Silva, quando vai se pronunciar ao lado de Kátia Abreu, a neurótica?

Ficarei atento às manchetes dos jornais internacionais. Não perderei por nada as repercussões sobre este feito extraordinário da mulher mais corajosa que este país já conheceu.

Muito mais corajosa do que a Nysia Floresta, a sufragista. No Rio Grande do Norte tem uma cidade que fica a cerca de 70 km de Natal com este nome: Nysia Floresta.
Por que não chamamos a nossa Presidenta de Dilma Floresta?

    Gersier

    Eu já estava ficando paranóico por acreditar que só eu via o quanto a bandeirantes defende grileiros e desmatadores.Dia desses usou pequenos agricultores que fazem o plantio de suas hortaliças nas margens de pequenos córregos pra fazer o terrorismo do “desabastecimento” tendo como pano de fundo a elevação de preços e consequentemente,inflação.

Serrote

O blog do Edu está novamente bloqueado? Não consigo acessá-lo.

Luís CPPrudente

Espero que os vetos que a presidenta Dilma fez no Código que atendia os latifundiários sejam suficientes para proteger (pelo menos na lei) as florestas e matas ciliares.

Dessa forma os órgãos ambientais têm base legal para multar os latifundiários que devastam florestas e destoem matas ciliares e rios.

Fabio

Parabens a Presidenta pelo bom senso e espirito público.
Agora a Globo vai falar que foi uma ‘Globete’ Camila Pitanga que
pediu e ela acatou, quer apostar quanto?

    Willian

    Uai, a globete e os progressetes não lideravam o movimento “Veta tudo, Dilma!? Parabéns, Dilma! por que?

João Vargas

Taí uma resposta a altura da nossa Presidenta ao grupelho de ruralistas do congresso. O país é muito maior do que uma meia dúzia de latifundiários e especuladores rurais. Nossos filhos e netos agradecem.

    Gersier

    E os mequeterepes desmatadores dizem que vão até o STF contra os vetos da Dilma.Não pensam no Brasil,só em seus bolsos.Não pensam nos ribeirinhos que vivem à beira de córregos e rios menores,só em seus bolsos.Não pensam na geração futura,só no que pode cair nos seus bolsos, agora.E acreditem,o PIG os defende mas faz o maior auê sobre Belo Monte.À frente a bandeirantes,filha rejeitada do PIG.Será porque hem?

Jáder

Valeu, Dilma. Calou a boca da esquerda raivosa que queria ver você em maus lençóis. Garanto que assim mesmo irão criticar, mas é latido de cachorro em festa de Carnaval.

    Marcelo

    Raiva eu tenho é de quem não cuida da natureza em nome do de$senvolvimento!!!

    Cícero

    Esse Jáder é barabalho!
    Ô ceguinho, a Dilma deu foi as costas pro povo, olha aí greve geral dos SPF’s, o ano passado fiquei mais de cem dias em greve! Ela que se deita nos lençóis promíscuos do PMDB. A esquerda não está raivosa. está furiosa com esse carnaval nos cofres públicos, onde a figura do banqueiro é representada pelo rei momo!!

    Gersier

    Então quer dizer que o programa Carinhoso é uma miragem.O aumento do valor do Bolsa Família é uma miragem.A queda dos juros é uma miragem.O corte de impostos na linha branca,em produtos eletrônicos como computadores e televisores e agora para as montadoras de veículos é uma miragem.
    Quá,tô achando que vc tambem é uma miragem.

    Cícero

    Geiser para mim, é corruptela de Cachoeira.
    Garoto e a privatização da previdência dos servidores públicos? É miragem também? E a aliança com Sergio Cabral, o bandido mais procurado do RJ? Você consegue ver? E o tucano na comissão da verdade? que quer investigar os dois lados? E a privatização dos aeroportos? e a veja e a globo que vivem ferrando o povo Brasileiro e os demais Latino-Americanos e ela não faz nada. e ainda por cima dá entrevista! E Natal cidade da copa que não tem futebol mas tem turismo sexual? Já viu isso? O PT é um partido de centro. Palavras do seu capo José Dirceu. O Brasil está muito atrasado em relação a América Latina. Dilma deu as costas pro povo sim, judicializou a nossa greve, numa atitude truculenta de seu secretario Duvanier Paiva (que pagou com a vida por não acreditar no SUS) Aumento do bolsa família, queda dos juros isso tudo era obrigação, assim como as re-estatizações que ela jamais fará, não tem pulso. Se ela subir no palanque do Eduardo Paes o povo do RJ um de seus principais colégios eleitorais se voltará contra ela. É bom ela começar a escutar os servidores públicos. O pior cego é aquele que não quer ver.

Deixe seu comentário

Leia também