Manifesto pede punição aos torturadores citados pela Comissão da Verdade

Tempo de leitura: 6 min

dilma chora 1

Emocionada, Dilma interrompeu por cerca de um minuto seu discurso na cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto

Dilma e Comissão da Verdade

Para ler a íntegra do relatório e conhecer os 377 denunciados por crimes contra a Humanidade, clique aqui

Dilma chora ao receber relatório final da Comissão da Verdade

Para a presidente da República, documento estimula ‘reconciliação do país’. Relatório foi entregue nesta quarta em cerimônia no Palácio do Planalto.

Nathalia Passarinho, Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, ao fazer referência aos que perderam parentes e amigos no combate à ditadura.

Ex-presa política, a chefe do Executivo afirmou em seu discurso que o documento elaborado ao longo de dois anos e sete meses ajuda o Brasil a “se reconciliar consigo mesmo” após os anos de ditadura militar.

“Estou certa de que os trabalhos produzidos pela comissão resultam do esforço pela procura da verdade, respeito da verdade histórica e estímulo da reconciliação do país consigo mesmo, por meio da verdade e do conhecimento”, afirmou.

A Comissão da Verdade entregou a Dilma o relatório final sobre as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, especialmente na ditadura militar, de 1964 a 1985. A divulgação ocorre na data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O documento lista os responsáveis pela repressão política, além de 434 vítimas dos crimes cometidos. Há ainda a relação dos locais onde ocorriam as sessões de interrogatórios forçados, prisões ilegais e desaparecimentos forçados. A íntegra dos três volumes, com mais de 2 mil páginas, será disponibilizada às 11h no site oficial da comissão.

Para Dilma, as novas gerações e aqueles que perderam familiares e amigos mereciam saber a verdade sobre os acontecimentos que marcaram o período da ditadura militar. A presidente destacou ainda que o acesso à informação é necessária para pacificar o país e evitar mágoas.

“Esperamos que esse relatório contribua para que fantasmas do passado doloroso e triste não possam mais se proteger das sombras do silêncio e da omissão. A ignorância do passado não pacifica.”

Recomendações da comissão

Em discurso, o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, disse que o relatório recomenda a criação de um órgão público para dar seguimento aos trabalhos iniciados pelo colegiado, inclusive com investigações que possam identificar mais vítimas da ditadura militar. “Certo que o rol de vítimas do relatório não é definitivo”, disse.

Dallari afirmou ainda ter a convicção de que as violências cometidas no período da ditadura militar não voltarão a ocorrer. “Cumprimos o que a lei determinou. Em meu nome pessoal [e dos demais integrantes da comissão] oferecemos a vossa excelência e ao país este relatório, com a firme convicção de que os fatos nele descritos não se repetirão nunca mais”, afirmou.

Ao fazer agradecimentos, Dallari afirmou que o ministro da Defesa, Celso Amorim, soube dialogar, apesar das resistências entre militares aos trabalhos da comissão. “Aqui quero fazer um registro especial ao relacionamento que houve com o Ministério da Defesa, em que pese as circunstâncias difíceis, em nenhum momento deixou de haver um diálogo respeitoso e relacionamento institucional entre entes do estado brasileiro.”

Relatório

O relatório é composto de três volumes e dividido em 18 capítulos. O primeiro descreve os fatos principais da ditadura, desde o contexto histórico que antecedeu o golpe militar de 1964, passa pela criação dos órgãos de repressão, as ações de repressão no exterior (como a Operação Condor, de colaboração com ditaduras latino-americanas), além dos métodos usados na repressão aos opositores do regime.

Há ainda um capítulo sobre a atuação do Judiciário, outro sobre a guerrilha do Araguaia (iniciativa de luta armada a partir do campo no Norte do país), além da relação de locais onde ocorreram as violações e a lista de responsáveis indiretos e diretos pela implantação, manutenção e prática sistemática de torturas, homicídios e prisões ilegais. Uma última parte contém as conclusões e recomendações.

O segundo volume traz estudos elaborados por equipes coordenadas pelos membros da comissão sobre diversos grupos que sofreram ou colaboraram com a repressão. Há, por exemplo, capítulo dedicados aos militares perseguidos ou a empresários que ajudaram na perseguição. Há também textos referentes à perseguição contra operários, camponeses, universitários, religiosos, homossexuais, além de um sobre os grupos armados de oposição.

O terceiro e último volume conta a história de cada um dos 434 mortos e desaparecidos identificados pelo grupo, bem como as circunstâncias que os levaram à morte. Os relatos mostram o sofrimento por que passaram e fazem reverência à oposição que fizeram ao regime de exceção

*****

Nota Pública: Pela punição dos torturadores da Ditadura Militar

As organizações políticas se manifestam para expressar a importância do dia 10 de dezembro de 2014 que marca um esforço concentrado de 2 anos na luta por memória e verdade.

Autoridades, movimentos sociais e entidades de diretos humanos colaboraram nas investigações das violações cometidas pelo Estado brasileiro durante o período da ditadura militar.

Depois de observarmos o atraso ideológico de uma gente que sai às ruas pedindo intervenção militar, constatamos que vivemos em um período de polarização da luta social, e nos colocamos diametralmente opostos a estes sujeitos. Somos favoráveis ao aprofundamento radical da democracia em nosso país.

O relatório produzido pela Comissão Nacional da Verdade, assim como as recomendações ao Estado brasileiro, devem deflagrar um novo período de lutas aos movimentos sociais que atuam contra a impunidade com centralidade na luta pela Justiça.

Esse processo coloca em evidência a necessidade do Estado brasileiro, através da Presidência da República, executar a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que prevê a punição dos agentes de Estado responsáveis por crimes de tortura. Dessa forma, daria vazão à principal bandeira dos movimentos em luta pela justiça que é a superação da lei de anistia, possibilitando o fim da impunidade.

A dívida histórica do Estado brasileiro com a justiça ameaça a democracia sempre que o aparato repressivo atua com sua estrutura atrasada de uma polícia militarizada e com um método defasado que aterroriza a sociedade.

Existe uma relação intrínseca entre a impunidade dos torturadores, a violência policial e o sistema político vigente com o processo inacabado de democratização do país. A violência do Estado que perseguiu, torturou e matou centenas de militantes políticos é a mesma que hoje possui em sua estrutura os autos de resistência que é um dos instrumentos que tem justificado o extermínio da juventude pobre, em especial negra, nas periferias das grandes cidades.

O sistema político que sustentou a ditadura militar de 64 a 85 deu lugar a um modelo que bloqueia a participação social e não tem condições de operar as reformas necessárias para o país. Daí vem a necessidade de se fazer uma profunda reforma do sistema político que só acontecerá com pressão social por meio de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.

A execução da sentença da CIDH é o próximo passo na luta pela justiça, que viabilizará a punição dos torturadores e o fim da impunidade que assombra nosso presente de lutas pela emancipação nacional.

Assinam esta nota:

– Levante Popular da Juventude

– Artur Machado Scavone

– Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT

– Campanha “Por que o Senhor Atirou em mim?” – SP

– Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

– Central Unica dos Trabalhadores – CUT

– Celio Turino – historiador

– Coletivo Arrua

– Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER

– Coletivo Mudança

– Coletivo Quilombo

– Coletivo O Estopim

– Conceição de Oliveira – Blogueira

– Consulta Popular

– Douglas Belchior – Liderança do Movimento Negro

– Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

– Esquerda Popular Socialista – EPS

– Federação Única dos Petroleiros – FUP

– Fora do Eixo

– Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

– Heloisa Fernandes – Socióloga

– Jean Tible – Professor USP

– Juliana Cardoso – vereadora SP

– Juventude do PT – JPT

– Laymert Garcia dos Santos – Professor Titular (aposentado) UNICAMP

– Lincoln Secco – Professor do Departamento de História da USP

– Luiz Carlos Azenha – Jornalista e Blogueiro

– Marcha Mundial de Mulheres – MMM

– Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

– Midia Ninja

– Nabil Bonduki – vereador SP

– UNEAFRO

– Rede Ecumênica da Juventude – REJU

– Rodrigo Vianna – Jornalista e Blogueiro

– Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo

– Stella Senra – Professora Aposentada

Leia também:

PT repudia ataque de Bolsonaro a Maria do Rosário: Barbárie


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
**** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

****

*************.

* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Bacellar

Tem que punir. Não é revanchismo; é justiça.

Mancini

Faltou alguma coisa, Conceição, Azenha; melhor, faltou o principal. Marco Aurélio acha ‘imexível’, Emir Sader não! O tempo dirá, mas a História, NÃO!!! http://refazenda2010.blogspot.com.br/

    Mancini

    “Pelamordedeus”… A História não ESQUECERÁ!!!

Sueli

Tudo isso deve ser incluído na grade escolar. Devemos reescrever a verdadeira história do Brasil, a começar pela colonização.
Nossos jovens precisam saber dos acontecimento de maneira correta. Ditadura nunca mais.

Fabio Silva

Ao reportar o comentário da Presidenta, que disse que dizer a verdade não é revanchismo, numa crítica àqueles que atacam a comissão chamando-a de revanchista, o escroto estúpido do Sardenberg dá a entender que foi um recado da Presidenta para a esquerda, de que não deviam transformar a verdade em revanchismo. Cara, prefiro não escrever outros adjetivos para aquele…

Antonio Passos

Com o máximo respeito possível às lágrimas de Dilma, eu sinceramente gostaria que ela se emocionasse mais com o que está acontecendo HOJE em nosso país. A Comissão da Verdade não significa nada se não for capaz de ter seus efeitos sentidos em nossa sociedade, e não é isto que se vê. Temos um deputado federal, digno representante do lixo ditatorial, dizendo no congresso que estupraria uma colega se esta merecesse. A ditadura está aí, exercida pela mídia, que destrói o discernimento do povo brasileira através de intensa lavagem cerebral. E nem Ministro das Comunicações o novo governo ainda escolheu.

Maria de Fátima

Querida Presidenta Dilma,sinto o maior orgulho de ser mulher e ter como representante de nosso país uma mulher digna,lutadora e carinhosa com seu povo.Abraço-a com o mais profundo respeito pela sua luta em favor da liberdade do nosso Brasil.Somos Dilmais!

Deixe seu comentário

Leia também