Diante de Moro, Damous elogia juiz Silvio Rocha: “Tem apego ao ordenamento jurídico e respeita os direitos e garantias fundamentais”; veja os vídeos

Tempo de leitura: 3 min

Moro em vários momentos na audiência pública realizada nesta quinta-feira (30/03). Fotos: Lula Marques/Agência PT

Petistas expõem ilegalidades de Moro, que acusa o golpe e reclama de “perguntas ofensivas”

do PT na Câmara, em 30/03/2017 

O juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento da Operação Lava-Jato, demonstrou incômodo e classificou de “perguntas ofensivas” as indagações feitas por deputados petistas em audiência pública na Câmara, nesta quinta-feira (30), na comissão que analisa o projeto de lei (PL 8045/2010) que altera vários dispositivos do Código de Processo Penal.

A audiência foi convocada especificamente para tratar de abusos de autoridade, mas o juiz paranaense não gostou de ouvir as críticas e questionamentos de parlamentares às ilegalidades — reconhecidas inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — que ele cometeu na condução da Lava-Jato.

Exceto os petistas, que apontaram várias ilegalidades de Moro, todos os parlamentares que se manifestaram na audiência se resumiram a fazer loas à postura do magistrado.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) citou a preocupação com a conduta isenta e não partidária do Judiciário.

“Nós não queremos inibir os juízes, mas queremos evitar que os juízes façam política partidária. O juiz pode fazer política: ele pode se afastar da Justiça e se candidatar”, disse Teixeira, citando o caso do ex-juiz Flávio Dino, que deixou a carreira na Justiça para disputar eleições e hoje é governador do Maranhão, após ter sido deputado federal.

Para ilustrar a partidarização de Moro, Teixeira lembrou a violação de sigilo telefônico da presidenta Dilma Rousseff em conversa com o ex-presidente Lula, considerada ilegal pelo ministro Teori Zavascki, do STF.

“Num contexto de um golpe parlamentar, vossa excelência estava querendo contribuir para a derrubada da presidenta Dilma Rousseff?”, perguntou Teixeira.

Já o deputado Wadih Damous (PT-RJ) elogiou o outro convidado da audiência, o juiz Silvio Rocha, da 10ª Vara Criminal do Tribunal da Justiça Federal de São Paulo, e o contrapôs ao “juiz-celebridade” do Paraná.

“O juiz Silvio Rocha ainda é um juiz que me lembra a expressão ‘há juízes em Berlim’. Ele é um dos muitos juízes que têm apego à Constituição, ao ordenamento jurídico e respeita os direitos e garantias fundamentais”, registrou Damous.

“O que se percebe hoje é um laboratório punitivista — e esses eflúvios vêm centralmente lá do Paraná — em que o nosso direito, os fundamentos do Estado democrático de Direito estão sendo simplesmente pulverizados em nome de um chamado ‘bem maior’, expressão que era muito utilizada nas câmaras de tortura do DOI-CODI”, acrescentou o deputado do Rio de Janeiro, que mencionou de forma negativa os “juízes-celebridades que vêm limpar o País”.

Censura – O último petista a se manifestar, o deputado Zé Geraldo (PT-PA), foi censurado pelo presidente da comissão, Danilo Forte (PSB-CE).

Antes de ter o microfone cortado, porém, Zé Geraldo manifestou suas críticas diretamente ao juiz Moro.

“Ninguém tem cometido mais abuso de autoridade do que você”, disse o parlamentar paraense.

Antes de sofrer pela segunda vez a censura de Danilo Forte, Zé Geraldo foi ainda mais duro.

“Se nesse País tivesse uma Justiça séria, o Sérgio Moro nem seria juiz mais”, apontou.


Em suas considerações finais, Moro disse que não responderia às “perguntas ofensivas”, mas foi contestado por Paulo Teixeira.

“Uma coisa são perguntas que incomodam, outra coisa são ofensas. As nossas foram perguntas que incomodam”, arrematou o petista.

Veja também:

Jandira: Aposentadoria das mulheres é 32% menor que a dos homens


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose fernandes

Um juiz com essas qualidades em qualquer lugar do mundo, ele seria condenado…,um juiz sustentado pela elite ,paparicado pela globo, pela abril, apoiado pelo STF,, com uma única finalidade prender o Presidente Lula.porque sabem que se ele se candidatar ele ganha pra mudar este País,isso que essa elite podre ,com o apoio desse juíz de merda tem medo,esse juiz apoiado pelo EUA.

João Lourenço

Podem chorar a vontade ,já esta mais do que certo que o “Homem Mais Honesto” do Brasil vai em cana .Afinal onde no meio dos que lambem o ladrão e que são da “imprensa verdadeira” até hoje não trouxeram nada provando como falsas as tais acusações ao Lula?Onde estão estes justiceiros da verdade?

Antônio Inácio de Lima

Os defensores que o justiceiro parcial encontra nas audiências dele no congresso, todos são devedores da justiça e por isso o defendem com medo dele.

Cleiton do Prado Pereira

Não foi uma boa ideia os petistas enfrentarem o Rei Moro Primeiro e Único. Ele não tem escrúpulos e é vingativo, autoritário e detesta verdades vinda de outros que não seja da Globo. Poderá descontar tudo que ouviu de verdades dos petistas no Lula. Basta retroceder um pouco na historia recente e ver o que ele fez com o Dirceu, com a cunhada do Vaccari, com o Vaccari, com o Palocci (italiano é o Serraglio), Ele vai com certeza descontar tudo que ouviu, no Lula.

zeca

Em um país serio , esse juiz
já estaria preso.

    Wesley

    E todos os petistas e pmbebistas!

    Wesley

    Eu sair deste pais de tanta vergonha, e fosse em outros paises todos politícos Brasileiros estariam na cadeia sem dó.
    Seja Brasileiro e não seja politico amigo!

Lukas

Quando interessa, vocês são tão legalistas. Nem parecem os mesmo que defendem o “direito acho na rua”, que vai além dos legalismos para fazer a verdadeira justiça.

    Giordano

    Que é isso brother, “direito achado nas ruas”, é aquele para orienta o legislador para legislar, atualizar o direito vigente distanciado da realidade. Pois, pois?

João Bovino

Pois é. O ex-delegado Protógenes foi condenado por vazar informações. E o “juiz” todo poderoso? Nada?

Mineiro

A o facista desgraçado se diz ofendido? E o que esse rato de esgoto asqueroso serviçal dos EUA está fazendo com os presos e fez com o Lula é o que então? Alguém tem que dizer pra esse lixo puxa saco que está do lado juiz facista isso , o que ele está fazendo com presos e destruindo o Brasil não é ofensa não desgraçado fdp. A hora que tem alguém de coragem pra peitar esse lixo facista e dizer as verdades ele dodói.

    Jose fernandes

    O Povo, só o povo pra derrubar esse canalha, e o canalha do temer .

Bacellar

Se me permitem o pitaco…Gosto dos mosaicos de foto, funciona bem em muitas ocasiões, mas em determinadas matérias uma imagem só estourada (nesse caso Moro abaixado…) impacta mais. Pitaco dado.

Quanto ao conteúdo é impressionante o caso Moro. Um agente, consciente ou não, dos interesses transnacionais, pago em forma de palestras superfaturadas para em arrepio da lei (adoro esse jargão “arrepio da lei”) destruir a economia e o sistema político brasileiro. Conduz um (i)legítimo volksgerichtshof tropical com a cumplicidade da Rede Gloebells e dos eternos inimputáveis; os bicudos neoliberais.

Deixe seu comentário

Leia também