Demóstenes: “Eu utilizei o avião, não o ministro Gilmar Mendes”

Tempo de leitura: 2 min

Nathalia Passarinho e Iara Lemos, do G1, em Brasília

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) negou nesta terça-feira (29) que tenha viajado a Berlim com o ministro do Supremo Tribunal Federal  Gilmar Mendesno mesmo avião e com despesas pagas pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Segundo reportagem da revista “Veja”, a viagem de Gilmar Mendes a Berlim teria sido usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pressionar o ministro a adiar o julgamento do mensalão.

Em depoimento no Conselho de Ética do Senado, onde é investigado por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de ter usado o mandato em favor de Cachoeira, Demóstenes afirmou que Gilmar Mendes tinha uma viagem de trabalho em Granada, enquanto ele estava em Praga.

Os dois, de acordo com o senador, marcaram de se encontrar em Berlim porque Mendes tem uma filha que mora na cidade.”Evidentemente, ele não estava conosco em Berlim, não tinha razão nenhuma para isso. O avião era de São Paulo para cá e eu utilizei o avião, não o ministro Gilmar Mendes. Eu espero que esta história fique esclarecida”, disse Demóstenes.

O senador Demóstenes Torres afirmou ainda que utilizou “diversos” aviões de amigos e empresários em Goiás, mas não avião de Cachoeira. “Utilizei diversos aviões em Goiás. Não do senhor Carlos Cachoeira, porque ele não tinha avião. Eu utilizei avião de amigos e empresários de Goiás”, diz.

Demóstenes negou que tenha utilizado aviões da empresa Delta – também citada por envolvimento com o grupo de Cachoeira -, mas afirma que pegou carona com o ex-diretor da Delta Centro-Oeste Cláudio Abreu, que aparece em diversas gravações com o bicheiro. “Uma vez eu peguei uma carona com o Claudio Abreu, num avião que me levou até Goiania”.

Suposta pressãoO episódio da suposta pressão de Lula a Mendes foi revelado na edição deste final de semana da revista “Veja”, que relata um encontro no último dia 26 de abril entre Lula e Mendes.

Segundo a publicação, Lula ofereceu “blindagem” na CPI e mencionou uma viagem do ministro a Berlim em que teria se encontrado com o senador Demóstenes, supostamente paga pelo bicheiro.

No encontro, Lula teria afirmado a Mendes: “É inconveniente julgar esse processo [do mensalão] agora”. Segundo a reportagem, o ex-presidente também disse a Mendes que detém o controle da CPI do Cachoeira, que apura a ligação do bicheiro com políticos e autoridades, e que o ministro do STF não precisaria se preocupar com eventuais investigações que o envolvessem.

Cachoeira foi preso em fevereiro pela Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás.Durante a conversa, afirma “Veja”, Lula perguntou a Mendes sobre a “viagem a Berlim”.

De acordo com a publicação, a referência diz respeito a boatos de que o ministro teria viajado para a Alemanha com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), com despesas pagas e em um avião cedido por Cachoeira.

Leia também:

Maierovitch: Gilmar Mendes pode ter cometido crime contra a honra de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eléia

E o vôo de volta, de São Paulo para Brasília? O que foi dito sobre esse trecho?

Jurandir Alecio

O gilmar Mendes tá parecendo um macaco: pulando de galho em galho.
Ora LULA lhe pressiona diretamente (Veja), ora “não foi bem dessa forma” (Globo). Passa um tempinho e volta a dizer que foi sim do jeito que ele tinha desmentido anteriormente. Passa mais um tempinho e já não acusa LULA de pressioná-lo e sim de ser uma central de boatos contra ele e que esses boatos são produzidos por bandidos e gangsters. A única vez que falou a verdade, pois os “boatos” são os grampos da PF, autorizados pela justiça, que realmente são registros de falas de bandidos e gangsters da organização criminosa do Cachoeira, com a qual há indícios de seu comprometimento.

Altamiro Borges: O ventilador de Demóstenes « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Demóstenes: “Eu utilizei o avião, não o ministro Gilmar Mendes” […]

Serrote

Não acredito que o ministro tenha viajado de carona no avião do Cachoeira para a Alemanha ou de volta. Como ele mesmo tocou no assunto e o trouxe para o meio da confusão, com certeza tem provas do contrário. Com isso, pode tentar desacreditar qualquer fato novo que apareça. O foco deve ser outro, talvez a ação da CELG ou algum outro tipo de intervenção do senador Demóstenes a favor do Cachoeira. Há também a questão do lobby do amianto, na qual não se tem tocado. Esse negócio está com cara de diversionismo, a explosão de um balão de ar, produzindo apenas barulho.

SILOÉ-RJ

Pelo visto será a cassação mais barata do país.
Mesmo pagando o KAKÁ a peso de ouro e a DEUS COM O SEU SOFRIMENTO, mesmo com aquele discurso sentimentalóide apelativo, mesmo toda aquelas pastas de defesa bem elaboradas. Mesmo com toda a esperteza que lhe é peculiar.
O senador DEMÓSTENES TORRES não deixou de proferir a sua própria SENTENÇA, quando respondendo ao ilustre relator disse textualmente que: Quem pagava as contas do nex-tel era o CACHOEIRA.
Depois outro senador voltou a perguntar: …Como ele sendo um senador, um funcionário público, permitia que um contraventor lhe pagasse essas contas, ao que ele rspondeu:
Mas eram só uns 50 ou 40 reais. Não vejo nada demais nisso.
Sendo essa pergunta totalmente desvinculada dos grampos que ele insiste em dizer que foram ilegais. Não terá como escapar da CONDENAÇÃO.

    Atila

    Na mesma dotação o GM, quando disse ter viajado, por duas vezes, a Goiânia por conta do Demosthenes.
    Para ele isso era irrelevante.
    Para mim, não. Êh inaceitável..

Fabio Passos

Tudo esclarecido.
cachoeira arrumou voo pra um homonimo do demostenes torres, vejam só que coincidência, e o “gilmar” não é o gilmar mentes, mas o gilmar dantas.

E não aparece mais nenhum leitor de veja sequer prá defender a quadrilha.

A vergonha tá pesando nos militantes do PIG. rsrs

Rafael

Essa viagem de São Paulo a Brasília logo após chegarem os dois de Berlim precisa ser checada e esclarecida. Não dá pra confiar na apenas na palavra deles, que não bate com a gravada pela Polícia Federal. Se for comprovado que o Gilmar não usou o jatinho, tudo ótimo para todos, uma imoralidade a menos.
Mas como foi que o Gilmar veio para Brasília naquele dia? Dizia-se que não tinha mais vôos comerciais disponíveis. E a passagem? Ele disse que o STF pagou essa viagem…

Gilmar Mendes acusa: Lula é “central de divulgação” de informações sobre sua ida a Berlim « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia também: Demóstenes: “Eu utilizei o avião, não o ministro Gilmar Mendes” […]

João Da Silva

Detector de Mentiras demonstra que Gilmar mentiu muito na sua entrevista à Globo News.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/05/29/exame-de-voz-destaca-segmentos-frauduluentos-em-fala-do-ministro-gilmar-mendes.htm

joão33

verifica no passaporte deles , cacheira / gilmar / demostenes

carlos quintela

Claro, claro. O Gilmar veio no mesmo voo, mas veio em pé!

ALVARO GONDIM PIRES

GILMAR MENTE. CAPÍTULO 1: EM COLUIO COM A VEJA DIVULGA MATERIA DIZENDO QUE LULA O SUBORNOU. CAPITULO 2: DEPOIS QUE LULA E NELSON JOBIM DESMENTE O CANALHA ELE DÁ ENTREVISTA À GLOBO DIZENDO QUE NÃO FOI BEM ASSIM E QUE LULA NÃO O CHANTAGEOU. CAPITULO 3: APÓS FICAR ACUADO COM A REPERCUSSÃO DO CASO VOLTA A ATACAR LULA DIZENDO QUE ELE É A CENTRAL DE DIVULGAÇÃO DE BOATOS CONTRA ELE. UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, QUAIS BOATOS SÃO ESSES QUE NINGUÉM VIU, SERÁ AS ESCUTAS GRAVADAS PELA PF NAS OPERAÇÕES QUE PEGARAM CACHOEIRA, QUE ESTÃO POR SEREM DIVULGADAS?. “GILMAR MENTE” ESTÁ DESESPERADO, ELE VAI MORRER QAFOGADO NA CACHOEIRA DE MAOS DADAS COM AQUELE LIXO QUE CHAMAM DE REVISTA VEJA.

Panino Manino

Quem voou nas costas de quem?

Deixe seu comentário

Leia também