Sobre o debate na RedeTV!

Tempo de leitura: 2 min

Os ponteiros do Ibope, em São Paulo, marcaram mais ou menos 3 pontos no início do debate entre os presidenciáveis, na RedeTV!

É uma audiência baixa, especialmente às 21h30m de domingo.

Ou seja, a repercussão do debate será bastante baixa junto ao grande eleitorado, se os números se mantiverem assim.

Três pontos equivalem a cerca de 240 mil domicílios na Grande São Paulo.

*****

A audiência do debate na RedeTV! subiu para 4.1 pontos no terceiro bloco.

Equivale a cerca de 320 mil domicílios na Grande São Paulo.

Grosseiramente, muito grosseiramente, 1.200.000 pessoas na região metropolitana.

*****

Minha avaliação do debate (Azenha):

Equilíbrio entre os candidatos. Pelo formato, engessado, era difícil mesmo ter um nocaute. Marina tem tudo para ser a maior beneficiária da troca de acusações entre José Serra e Dilma Rousseff. Serra foi muito mal no começo e foi melhor no fim, especialmente na despedida. Mas ficou claro que acusou o golpe de ter sido chamado de “caluniador”, já que na entrevista subsequente ao debate tentou remoer (ao lado da mulher, Monica, que deve ter dado uma dura nele a esse respeito) a questão da Receita Federal. O problema de Serra é que ele é muito cerebral e tenta encaixar ideias complexas em 30 segundos. A resposta mais patética dele foi aquela sobre o Lula, em que não disse nada. O tucano foi interrompido muitas vezes pela campainha. Dilma Rousseff teve um debate muito superior ao da Band. Mostrou que não vai apanhar quieta e que sabe se defender. Acertou dois “zingers” marcantes: Serra, caluniador (apesar da dificuldade em dizer caluniador); Serra, dono da verdade (em que Dilma se colocou como o Vietnã diante dos Estados Unidos). Mas, no fim, quando falava do neto, era de se esperar Dilma sorridente e relaxada. Foi sua maior falha. A média de audiência deve ficar entre 3 e 4 pontos.

PS: Esqueci de dizer que Dilma, finalmente, pronunciou “Fernando Henrique“. Essas duas palavrinhas, combinadas, causam comoção no povão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ray

seu serra, sei q Deus não dará asas a cobra por isso, espero q vc vá cantar em outra freguesia!!!!!! Com essa hipocresia d q vai aumentar o salário minimo p/ 600 reais kkkkkkkk! se ficou 8 anos sem dar aumento d salários aos funcionários público do estado d sp, gente este serra é a reencaenação de judas escariote, não deixem se enganar, ele é literalmente a favor das privatizações, assim como vendeu o banco NOSSA CAIXA, ele vai vender a PETROBRÁS, CAIXA ECONIMICA FEDERAL, BANCO DO BRASIL E TUDO QUE FOR NOSSO ou seja, tudo q pertencer ao governo será leiloado por esse judas

martinez

Na minha opinião José Serra esta mais preocupado em atacar o PT, com criticas palavras infundadas como por exemplo ele disse que o pt ta ensinando a Dilma a governar, falando que a infra-estrutura do Brasil parou, sendo que o PAC mostra o crescimento do Brasil é possivel melhorandoa infra-estrutura do país.

monge scéptico

Meu ponto de vista. Rapidinho; a DILMA não bateu boca. Defendeu posições,
canhestramente, atacadas por serrote. Foi ele mesmo que estabeleceu, o que
chamam "bate boca", porque ele é baixa barraco natural. Para arrefecer os âni-
mos do zé(ele tem muitos) ela jogou água fria, prá ele encolher, com lhe é pró-
-prio. Foi assim que vi.

Jairo_Beraldo

Este debate foi ridículo. Até Plínio, um homem velho, que deveria ser ponderado, entrou na onda do Serra.

Carlos

Marina sabe das acusações – repito: acusações – contra integrantes do PV que dirigiram órgãos ambientais nos estados?
Acusações – repito: acusações! – de vendas, facilitações na emissão de licenças ambientais e coisas adjacentes…
Marina distingue acusação e denúncia?

paulo Bueno

a campanha em SP,não impolga o MERCADANTE tá abandonado
ando pelo centro de SP e não vejo um banner,nem um adesivo da campanha do MERCADANTE ,nem em lojas nem nos carros
e na zona norte e LESTE onde se concentra o maior numero de eleitores não existe campanha lá cadê os militantes?
hoje o PT paga algumas pessoas que simplesmente pega os panfletos e joga nas ruas ninguém distribui de porta em porta de mão em mão pague materias em jornais de grande circulçaõ e fale sobre os pedagios e sobre a aprovação automatica. gente vamos agir falta 3 semanas pras eleições.
pessoal contrate mulheres coloque nas portas das escolas peça voto fale que o mercadante vai acabar com a aprovação continuada ,vai doar uniformes, etç vamos a luta vamos esforçar um pouco mais .

ou vocês já jogaram a toalha
acorda PT
ainda dá
vamos lutar.
acorde DIlMA com os ataques da VEJA e da FOLHA esta eleição não tá ganha não heim
abra o OLHO

paulo Bueno

senhores
acho que a campanha da DILMA está muito fria vocês precisam mostrar na TV o desemprego e as privatizações do tempo do SERRA e FHC onde eu moro ningém vai votar na DILMA por causa daquela montagem que circula via e-mail que a DILMA foi guerilheira e matou muita gente . isso tá ganhando todo o estado de SP,algo precisa ser feito
será que não existe no PT ninguém que sabe montar uma apresentação em power point montrando o que aconteceu no governo FHC SERRA ?

Fernando

Na minha opinião o Plínio foi o melhor. É o único que discute os verdadeiros "gargalos" do Brasil, a saber:
-A dobradinha PT-Meirelles(tucano) no Bolsa-Banqueiro.
-A concentração de terra que é maior hj do que em 1920 (segundo o IBGE). A "canetada" do Lula que faria a Reforma Agrária não veio.
-Os mais de 50.000 homicídios anuais, em especial da população jovem, pobre e negra.
E por aí afora.
Lula sentou no colo do PMDB, conquistou popularidade, mas os petistas choram pq "não há correlação de forças" para políticas decentes para o povo.
P-E-L-E-G-O-S!!!!

    Carlos

    Pela idade e vivência, Plínio tinha e tem a obrigação de dominar tudo o que se refere à Petrobrás, mas a resposta dele à pergunta da Dilma sobre plataformas e indústria naval foi risível.
    A "canetada" seria assinar MP ou decreto-lei?

    LuisCPPrudente

    Na minha opinião o Plínio quis se apresentar com palhaçadas e agiu dessa maneira o tempo todo, disse que era pegadinha em alguns momentos e não deu importância para informações relevantes, disse que ele não era igual aos outros, que os outros representavam a burguesia e ele não.

    Acho que o Plínio perdeu a oportunidade de atacar o Serra, o principal inimigo, por isto errou feio ao considerar a Dilma tão inimiga quanto o Serra.

    O PSOL vestiu aquela roupagem do PT de 1982-1985, dizendo que só o PSOL presta, os demais não prestam. Só o PSOL tem condições de resolver, os demais não querem resolver. Só o PSOL é ético, os demais são imorais. Somente o programa de governo do PSOL era decente, os demais eram indecentes.

    Pelo visto este PSOL vai disputar muitas coisas com o PSTU, o PCO e outros grupos que sairam do próprio PT. O PSOL vai ter a mesma grandeza de um PSTU e de um PCO!!!!

    Certo está o governador de Pernambuco que disse que é necessário formar uma frente de esquerda para ajudar a Dilma a governar o país. No entanto, a exclusividade da verdade que partidos como o PSOL, o PSTU e o PCO tem, impedem estres grupinhos façam parte desta frente de esquerda e que continuem a ser grupinhos por muito tempo.

    O PT só cresceu, depois de ter percebido que, além dele, havia outros partidos que também lutavam pelas melhorias sociais e que mesmo num partido fisiológico como o PMDB, há pessoas nacionalistas e honestas que podemos conversar para ajudar a governar.

    Não sou petista, não sou peemedebista, sou simpatizante do PCdoB (que durante muitos anos foi considerado um partido burguês pelo PT, mas que hoje é considerado um aliado essencial na luta pela ampliação dos direitos sociais).

francisco.latorre

começam a cevar o futuro.. futuro do pretérito.. novadireita.

ridícula novadireita verdista ongueira.. 'pos-ideologia'..

marina e seus eco-boys.. verdismo empresário. tem até câmara de comércio amerikana na jogada.

marina rockefeller.. biografia que vai tão fácil não era biografia. era mitologia. disney. pobre chico mendes.

outra.. perguntem o que pensam da verde laranja os ex-companheiros dos movimentos sociais.

novadireita madeinusa. não vai colar.

ex-império perde todas.

outro século. não tem nome ainda.

mas não é mais o século amerikano.

não mesmo.

..

    Paulo Cavalcanti

    Caro Luiz,

    Não é preciso ser petista para se lembrar, que durante a ditadura militar, enquanto Serra "fugiu vestido de mulher" – para não ser reconhecido, e ficou confortavelmente no exílio, sabe Deus custeado por quem. Dilma nunca saiu daqui, foi presa, torturada, humilhada, e não arredou pé.

    O cara, além de falastrão, é cagão!!!

Luiz

Dá para ver que só petista postou comentários neste site, é uma pena mas vocês estão cegos, esqueceram que há uma inflação neste país e que só os banqueiros ganharam dinheiro neste governo e que o dinheiro meu e de vocês foi para o Fidel, o Chavez, o Evo e os africanos, tusdo para o seu Lula ter uma fazer bonito para inglês ver.
Se esqueceram das estradas que foram mal e porcamente recapadas, se vê que vocês não prestam atençaõ em nada!!!
Vamos de Serra sim, que é a melhor opção, que tem cultura e sempre lutou de forma limpa e honesta para este povo tão esquecido como o nosso.

    Ronaldo

    Você é paulista?

    luiz reis

    É óbvio que é uma ironia… não é possível alguém tão obtuso!!!
    Xará, você é o professor Hariovaldo, não?

    Jose Gesy

    Alô Azenha e amigos;
    Se alguém tiver aquele vídeo onde o carequinha jura por tudo, que se eleito não deixará a prefeitura de sumpaulo para se candidatar ao governo do estado, disponibiliza por gentileza…
    Quero mostrar para alguns e acabar de vez com a empáfia daquele sujeito que finge ser um cidadão integro.
    Abraços;
    JGesy

    Carlos

    Desgarrou-se da turma, Luiz?
    Errou o endereço.

    Bury

    Hahahaha… Um Serrista veio até aqui para falar de "estradas"… Hahaha, esqueceu de falar que as deles estão lindamente recapadas porque paga trocentos pedágios para ir e quatrocentos para voltar… Hahahaha, e depois são os petistas que "não prestam atençaõ (sic) em nada", hahahaha… Chega, que já tou com dor de barriga de tanto rir.

    marlucio esteves

    eu fico impressionado como ainda tem gente que defende psdb ,, gente este partido e perigoso para nossas economias, duvido que na epoca de F.H C POBRE TINHA SEU CARRINHO , CONFORTO , acorda gente nao deixe serra entra na presidencia , presisamos continuar o trabalho de lula , psdb e destruidor…

Well Costa

Eu falo aqui para minha esposa em casa quando vejo a sra. verde falar, da vontade de dormir, muito apagada, so mesmo o PIG para apostar nela pra querer tirar votos de Dilma. Agora essa se os pobres tiverem vida digna se haverá recursos para todos…kkkkkkkkkkkkkkkk e isso veio de um jornalista, "durma com um baralho desse".

Aline

Segundo as bases populares aqui no Rio de Janeiro a palavra de ordem é "acabou-se a canja".
O povão perdeu a paciência diante das últimas do PIG e do Grande Caluniador Serra.
A ordem é eleger, em massa e criteriosamente, os candidatos da coligação que apoia Dilma, esclarecer a população sobre a covardia e as calúnias que estão armando contra a Dilma,divulgar os blogs de confiança e fazer a Cadeia da Vitória – comunicação permanente, luta contínua e disputa voto a voto.
Para Dilma, foi estabelecida a meta dos 70%.Para Brizola Neto, um mínimo de 600 mil votos, Lindberg, o Senador mais votado.
Acabou-se a canja mesmo! Inimigo do povo é inimigo do povo e tem que ir pro sal eleitoral.
Segundo turno é coisa de otário, conversa da vendida verde.
E a democracia? A DA MAIORIA.

@LeoSanLou

Azenha, sou um pobre coitado, que entende nada de política. Como eleitor comum (aliás, não como eleitor como Serra come todo mundo), achei o desempenho de Marina fraco! Marina é política tarimbada!!! Não pode fazer pergunta nem considerações lendo caderninho (como, aliás, fez Dilma no debate da Band). Por isso, acredito que Marina saiu como entrou nesse debate

    Baixada Carioca

    Engano seu Leo. Marina foi quem mais ganhou espaço na mídia nesta semana. Basta replicar aquilo que o PIG escreveu pra ela dizer. É por isso que toda hora olhava no caderninho.

Dulce

"Esqueci de dizer que Dilma, finalmente, pronunciou “Fernando Henrique“. Essas duas palavrinhas, combinadas, causam comoção no povão."
"Comoção"? Não seria AVERSÃO ? Ah…tá bom….TERREMOTOS também causam comoção ;)

Em debate morno, Dilma rebate Serra: “não tente me desqualificar”

[…] Luiz Carlos Azenha fez uma avaliação concisa e sóbria  sobre o […]

BRAGA

azenha, a respeito da marina não concordo com voce. ela é uma dissimulada. vive criticando que a campanha esta uma baixaria, pois fala-se muito em dossie, vazamento etc.. e quando chega a vez dela perguntar a dilma qual é o questionamento dela? vazamento da receita. como é que pode depois ficar reclamando de baixaria. para mim essa sra vai sair da campanha muito menor do que entrou. ela demonstra uma inveja danada da dilma e uma mágoa incontrolavel com o PT.

    Maria Dirce

    concordo totalmente com vc, acrescentando que ela não trás nada de novo,bate na mesma tecla vive na sombra do chico mendes.

Fernando

Slogan pára a campanha de Serra em 2012:

Para vereador,
Serra caluniador

sergio

Serra: desesperado, sem idéia, vazio, caluniador, falso e acha que brasileiro otário. "todo mundo me conhece, e sabe que eu não caluniador". Depois desta frase o que dizer mais deste candidato.

Plinio: me decepcionou, parece mais um fanfarrão. Fazendo o papel da direita igualzinho a Marina. Podemos até concordar que o governo Lula não fez tudo, mas daí passar a impressão que não fez nada e muita distância.

Marina: já não tenho mais palavras para definir minha frustração com ela. Só fica a alcunha de traíra do movimento.

Dilma: só precisava se mostrar firme, como se mostrou, não escorregar, como não escorregou, ser firme, como foi quando necessário.

Bianca

Azenha
(fora de pauta) Desde ontem estou tentando acessar seu blog, do PH, dos amigos do presidente lula e estes são redirecionados a outros sites (inclusive o do presidente lula é redirecionado a um site pornográfico). Vc sabe de algo? Está havendo um ataque??
Abraços

    Ronald

    Está havendo um ataque em seu computador …rsrsrs

EDUARDO

Bons tiros da Dilma no Serra: Caluniador, Dono da Verdade, Não eh melhor do que ninguem, Fernando Henrique.

Plinio conseguiu achar uma catadora de papel doida q critica o bolsa familia

Marina não pensa nada a não ser meio ambiente: Marina par ministra do meio ambiente

Serra pirou com as estocadas da Dilma e se enrolou todo na explicação que ja sabia da quebra de sigilo de Veronica em Janeiro de 2010 ao ter falado com Lula, Lo Prete deveria ter perguntado a Serra sobre a denuncia da Carta Capital quanto a exposição dos sigilos de 20 milhões de brasileiros feita pela firma da filha Veronica atraves da firma Decidir.com em sociedade com Veronica Dantas irmã de Daniel Dantas

Armando do Prado

Todos ruins e repetitivos. Dilma foi a menos ruim, extamente, por perder várias oportunidades de levar Serra a nocaute. A assessoria de Dilma precisa alertá-la para tratar das barbaridades aqui em SP, governado pelo tucanos e por Serra. Incêncios em favelas, alagamentos, PCC, escolas destruídas, etc. Material não falta. Por exemplo, qdo. Serra falou que o Brasil está queimando por culpa do governo federal deveria ser lembrado das queimas de favelas e vidas aqui em SP, sem ação dos governos demotucanos.

    Marcos C. Campos

    Isto ela deixa pro Mercadante no segundo turno da eleição para governador de SP, pois afinal Alckmin e Serra são do mesmo partido.

Escrevinhador

[…] Luiz Carlos Azenha fez uma avaliação concisa e sóbria  sobre o […]

wagner itiuba

Azenha, desde cedo estou procurando um jornalista que fizesse uma avaliação isenta como a que acabei de ler.
Assisti ao debate todinho e tive a mesma impressão.
Mas, assustei-me quando começaram as avaliações nos principais veículos de comunicação, hoje pela manhã!
Ainda bem que temos a internet, pois se não, garanto que veríamos novamente as famosas "edições", assim como fizeram no JN, naquela época sombria.
Temo muito pelos dias que virão, por favor, se puder, continue nessa linha editorial, pois, embora corramos o risco de parecer pró-Dilma, livraremos o país das mão dos demo-tucanos.

mariazinha

Talvez a atitude maneira de D. DILMA seja devido a que todos sabem que o batedor não leva vantagem, em nenhuma ocasião; não é isto que o telespectador quer ouvir. Lembro-me do Cristovam que, com razão, bateu sem dó em roriz em um debate. No dia seguinte passou a cair nas pesquisas e perdeu o bonde da eleição, apesar de ser o melhor candidato.
Acho que D. DILMA foi perfeita e, com elegância e voz suave, deu cacetada em todos os seus adversários. Aquela frase para o chirico que ele não é dono da verdade, foi fatal. Dizer que não quer ficar conhecida como difamadora, foi no estômago, para nocautear.

Stéfano Fonseca

Olha, eu não assisti o debate, mas o meu comentário é sobre certas atitudes que tenho visto de partidários do PT. O que eu não entendo é, como uma pessoa que lutou durante tanto tempo junto ao partido, tem uma das biografias mais respeitadas do mundo pode ser desqualificada simplesmente por ter saído do Partido. Eu não sou ligado ao PV, nem nada, na verdade nem vou votar na Marina, mas o que é preciso entender é que agora ela está em outro partido político e está fazendo a função dela de concorrente ao cargo de presidente. Se fosse para ela ficar defendendo o PT ou concordando com tudo ela não precisaria ter saído.
Essa história de que existe um partido dono da verdade e que todos os que não concordam com ele são direitistas ou reacionários é muito perigosa. Vivemos em uma democracia e o respeito às diferenças, principalmente de opinião, é fundamental.

Sem extremismos, galera!!!!

    José Ruiz

    Política não é brincadeira, não é um joguinho onde o bonito é mostrar o "fair play" e aplaudir o outro porque, "ora essa, ele tem todo o direito de brincar também". Decisões políticas afetam as vidas de milhares de pessoas. Políticos ferram as pessoas por ação ou omissão. A Marina saiu do PT para entrar no PV. O que significa isso? É apenas mais um partido concorrente? Não é não. O PV é antro de malandros, partido fisiológico que carrega a bandeira da defesa do meio ambiente e se coliga com o Blairo Maggi no MT – o Motoserra de Ouro, segundo o Greenpace, se coliga com o César Maia no Rio, com o Arruda no DF, com o Serra em São Paulo… entre dezenas de outros exemplos… uma legenda de aluguel como vários outros partidos que temos por aí… A Marina jogou toda a sua história no lixo… e tem mais é que ser criticada sim… o que ela está fazendo agora é trabalhar para eleger um monte de malandro (na minha opinião) à reboque, além de se deixar usar pela direita, que contava com ela para levar essas eleições para o segundo turno… no final das contas, Marina está trabalhando para eleger José Luiz Penna, e coisas do gênero… o que isso vai contribuir para o país??

    Vladimir Kotler

    Considero Marina muito pior que Serra. Afinal Serra optou pela direita há muito tempo, e todos sabemos disso. Já Marina foi no mínimo aproveitadora, pois sabe muito bem que optando por uma posição anti Lula seus recursos de campanha fluiram muito mais fácil.

    claudia

    E as coligações que o PT fez com o PMDP especialmente no estado do Pará beijando a mão de Jader barbalho para eleger uma das piores governadoras que já tives, um grande embuste.
    Me poupe, mas todos parecem que tem um pé na lama, incluisve o PT que agora beija a mão do Color de Mello.
    todos são nojentos, são feitos da mesma carne!

    Ronaldo

    não é porque o pv é o pv que a marina deixou de ser a marina. alguém que brigou ao lado de chico mendes pelos direitos do povo acreano não pode ser o que acusam ela, de falsa, aproveitadora, invejosa. se ela fosse, teria se filiado a algum partido alinhado às igrejas protestantes e se aproveitado da fé do povo. mas ele nem levantou essa questão. então ela é ética. só não voto nela porque não sinto firmeza nas propostas econômicas dela. para ter desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente seria preciso reforma agrária, e isso é muito complexo ainda no brasil. o mundo ainda não é perfeito. mas tudo caminha para o equilíbrio.

    José Ruiz

    Ronaldo, eu não posso discutir quem é a Marina, sob o ponto de vista pessoal, até porque isso não me diz respeito. O que me interessa é quem é a Marina sob o ponto de vista político, e ela mudou muito. E não foi a única: O Serra já foi presidente da UNE, o Roberto Freire era do partidão… ora essa, as pessoas mudam, sim, quando mudam de time… Por outro lado, o conceito de ético é muito relativo e não pode ser o único parâmetro de avaliação de um político. O Enéas era ético. Hitler também… e daí? O que importa é para que time você está jogando, e a Marina encabeça um time de péssima qualidade. Vitória da Marina significa vitória dessas pessoas… o fato dela estar no PV faz uma enooorrme diferença… A defesa do desenvolvimento sustentável da Marina é mentirosa. O desenvolvimento sustentável é baseado em 4 premissas: economicamente viável, ecologicamente correto, culturalmente aceito e socialmente justo. SOCIALMENTE JUSTO. Não existe desenvolvimento sustentável fora do socialismo, ou que não esteja, pelo menos, muito próximo. Falar de desenvolvimento sustentável em um partido de direita é estelionato eleitoral. É ecologia de mauricinho… NÃO É POR OUTRA RAZÃO que a candidatura da Marina só atrai a classe média conservadora…

sergio

Serra foi patético, as próximas pesquisas indicarão isso, ou seja a eleição já está decidida com ou sem baixarias e no primeiro turno.

Vicente

O Plínio, infelizmente, faz o papel de bufão da corte.

José Tadeu

Prezado Azenha;

Em minha opinião o Plinio (provecto) e a Marina (traira) mostraram finalmente de que lado estão. Cospem no prato que comeram.

O Plinio, coitado, querendo ser engraçado, com a maior intimidade com o Zé e cobrando duramante a Dilma. Felizmente a Dilma colocou uma no velhinho. "eu não tenho que fazer nenhum compromisso com você, meu compromisso é com o povo brasileiro" e mesmo assim ele não se emenda.

A Marina traira da mesma forma fala fala e não diz nada. Ela demonstrou toda sua magoa em não ser a preferida do PT. Falou falou que era imprescindível apresentar propostas, e na pergunta à Dilma levanta a bola da tal quebra de sigilo. E no final suplica por um segundo turno. O Marina que coisa feia.

sds

José Tadeu

Rodrigo Ferrari

Sobre José Serra, creio que ele estava raivoso demais. Passou a impressão de ser um destemperado que não sabe perder. Aquele trapaceiro de desenho animado, que recorre a todo tipo de armação para garantir a vitória, mas que acaba o episódio sempre bufando de ódio. Apesar do nervosismo em dados momentos, Dilma aparentou estar mais segura de si. Achei positivo ela não ter questionado Serra. Ela não teria nada a ganhar, engalfinhando-se com um cão raivoso. Ela apenas ficou na dela, aguardando que os adversários partissem para cima dela. E partiram. Creio que esse foi o ponto mais positivo de Dilma no debate. Em todos os blocos (exceto naqueles em que as perguntas eram feitas pelas relações públicas do PSDB), ela foi o alvo predileto dos debatedores. Com isso, teve a chance de falar mais. Alguém dirá que ela se enrolou em certas respostas. É fato, porém não foi a única a fazê-lo – vide Plínio de Arruda Sampaio, que apesar de ser um homem extremamente articulado, embananou-se por completo para falar de algo corriqueiro como a história das plataformas de petróleo que a Petrobrás compraria em Cingapura, nos tempos de FHC.

Rodrigo Ferrari

Azenha, discordo de sua avaliação. Marina foi a mais apagada de todos os debatedores. Quando ela falava, eu tinha vontade de mudar de canal ou ir dormir. Ela se perdia a toda hora com o cronômetro (creio que não acertou uma única vez) e não era capaz de emocianar ninguém. Chega a ser estranho que uma pessoa com uma trajetória de vida tão rica de história possa ser tão desprovida de carisma, ainda mais quando faz campanha focada em um assunto da moda (a ecologia, que só no Oscar já rendeu uma penca de estatuetas a realizadores de talento duvidoso).

    Ronald

    Concordo! Mudei de canal aguardando alguns segundos e retornava pra tentar ver esse troço chato que é debate atualmente.

Marcia

gastaria de saber pq não publicam meus comentáios, pois faço coro com todos aqui, a favor de Dilma, precisa de pagar assinatura? Sou leitora assidua e gostaria de tb expor minhas opiniões. Chateou….

    Marcos C. Campos

    Calma Marcia , ninguém é perfeito … Já tive comentários perdidos por aí também …

Azedim

Vocês perceberam uma pergunta de uma jornalista lá da Foia?

Foi mais ou menos assim: "Se os pobres consumirem como desejam, haverá recursos? não podem prejudicar o meio-ambiente?"

Isso mostra como pensam nossas elites burras: que o planeta não aguenta todo mundo vivendo decentemente, por isso justifica-se a existência de pobres e ricos.

Quanta ignorância.

Marcia

Apesar de achar que a Dilma foi bem no debate, ela poderia ter enquadrado o Zé Caluniador em algumas questões que foram jogadas e não comprovadas pelo PIG e até mesmo do desgoverno dos tucanos em SP. Eu fiquei muito revoltada num momento em que Serra a atacou juntamente com o PT sobre a tal quebra de sigilo, Dilma pediu direito de resposta e não foi consedido, depois deram-lhe um direito de resposta. Logo em seguida Serra voltou á carga nos ataques, como era tréplica dele, Dilma pediu novamente direito de resposta e foi-lhe negado! Qual o objetivo deste debates realizados por essa imprensa desesperada, senão somente para tentar derrubar e ferir a honra de uma candidata que tem o maior apoio popular, passando por cima da vontade popular, tá chamando o povo de idiota! Pensa que não percebemos o que está acontecendo, Os tempos mudaram… pra melhor é claro!

luiz antonio

Assisti todo o debate, tendo sentido também que Dona Dilma deixou passar bela chance de atacar o Zé Chirico, como por exemplo no penúltimo bloco, enfim na derradeira chance de "levá-lo às cordas", citando por exemplo os seguidos incendios nas favelas paulistanas, apenas para mostrar a ele que em questão de DEFESA CIVIL, ele não tem nada de que se vangloriar.
Outro aspecto que me impressionou bastante pela absurda parcialidade dos organizadores diz respeito aos "direitos de resposta", pois entendi que Dona Dilma teve que pedir 2 pra conseguir levar 1, apesar de agredida desde o início pelo Zé Pedágio, enquanto para ele, nem bem ela acabara de chamá-lo de "caluniador", quase que concedem o direito de resposta antes do respectivo pedido.
Acho também que Dona Dilma perdeu excelente oportunidade de demonstrar o oportunismo eleitoreiro do adversário, relembrando-o da entrevista ao SBT, cerca de 2 anos atrás, quando tratou a suposta quebra de sigilo fiscal dele mesmo, de sua família, e até do Presidente Lula, como algo corriqueiro e sem qualquer importancia.

Well Costa

No dia 26/09 vai ter o ultimo debate na tv dos presidenciáveis na Record, espero que Dilma se municie, e fale algumas verdades para o sr. serrote, cale logo a boca dele de vez e vá para o dia 03 ja sabendo o seu lugar desde o inicio a essa campanha, e para Marina filhote de encubadora em desenvolvimento do PIG, gostaria sim que ela ficasse em 2º lugar só pra mostrar ao sr. serrote que o povo não é bobo.

pedro – bahia

Concordo com Paulo Cavalcanti e não entendo a timidez da candidata Dilma, embora julgue que o desempenho de um debate não define eleição.
Porém temas como mensalão mineiro de 98, cujo principal envolvido o tucano Eduardo Azeredo, o super faturamento das ambulàncias com Serra no Ministério da Saúde, omensalão do DF, cujo principal acusado e já afastado governador, era o preferido de Serra para ser Vice, não poderiam ficar de fora.
Outra coisa – Ao falar dos aliados envolvidos no Amapa, seria interessante ela dizer que a Políci Federal como se vê, tem liberdade e autonomia para agir, independente de filiação e apoio político. Lembrar que ele Serra e Alkimim continua defendendo e fazendo propaganda para acusados em Rondônia.

Orlando Filomeno

De um modo geral acho que debates não mudam tendências a não ser que alguém apresente uma bomba, tipo Collor. Como quem deveria apresentar a "bomba" não apresentou, tudo fica como está. A Dilma se saiu bem, soube se defender sem ser grosseira e sem devolver ataques. É preciso sempre ter em mente que o povo brasileiro é emotivo e já demonstrou que não gosta de ataques. Me decepcionei com a Marina, fez o papel de coadjuvante do Serra. Sempre que lhe cabia uma pergunta, perguntava para a Dilma sobre a corrupção. E depois ficou repetindo que trabalha em cima de propostas. É uma mentirosa e não tem programa algum. Será que ela não percebeu que se ela pede 2 turno o inimigo dela é o Serra? E o Serra então, não terminou uma pergunta, não entendeu a pergunta da repórter sobre Lula. Patético.

José Ruiz

Eu assisti rapidamente o debate (um bloco e meio) o suficiente para ver Dilma segura, firme, eloquente, e o Serra nervoso. A conversa do Serra é tensa… A Dilma o colocou no bolso quando disse que ele não tinha o direito de desqualifica-la, que ao contrário do que imaginava, ele não era melhor do que os outros… foi um tapa na cara… algo do tipo “quem você pensa que é??”… O Plínio pagou o maior mico: perguntado sobre a importância da produção nacional de plataformas e navios, ao invés da importação – como era feito no governo FHC, disse desconhecer o assunto, como se aquilo fosse um detalhe burocrático (chamaria um ministro para responder). Mostrou ser um fanfarrão e jogou por terra o pouco de admiração que eu tinha por ele… A Marina, bem a Marina eu nem ouvi, e nem faz diferença…

luís nascimento

O pior de tudo pra Marina é explicar porquê até no Acre, onde todo mundo a conhece – conforme ela própria anuncia -, a candidatura dele não decola.

    Daniel

    Dela. Candidatura dela.

Zé Cabudo

Tem que lembrar também que (pasmem!) existe audiência fora de SP e, hoje, a pós-audiência é potencializada pelo Youtube. Portanto, os espectadores serão muito mais que esse 1,2milhão.

Jandira Gonçalves

Honestamente? Dilma brilhou serenamente, enuanto Madre Teresa de Calcutá se esganiu com ar de santa. Serra, ah coitado! Perdeu pontos. Na certa.

Leonardo Câmara

Sinceramente, discordo. A Marina me pareceu meio tonta, despreparada e intelectualmente limitada. Ela errava o tempo das falas toda hora. Era a única que lia respostas prontas de ante das câmeras. Muito fraca. Para mim não é uma opção de voto e nunca será.

Quanto ao Serra, fiquei surpreso com o despreparo da campanha. Não sabia controlar o tempo das falas. Só repetia obviedades e realmente não parece ter uma idéia própria. Só repetia chavões e atacava a Dilma.

Quanto ao Plínio, falar o quê? Vive com a cabeça no mundo da Lua. Não saber das plataformas de petróleo? Faça-me o favor…

Já a Dilma tem de parar de cair nessa esparrela de denuncismo. Ela deve desmascarar essa farsa com elegância dizendo que lamenta que em um momento tão sublime como esse em que devemos pensar no país que queremos para nosso filhos e netos as pessoa percam tempo com esse denuncismo eleitoral de baixo nível.

Mas tem de dizer isso no início da resposta. Finalmente concluir que o que for caso de polícia, a polícia que resolva e que eles são os maiores interessados nisso.

pedro

Pesando a responsabilidade sobre a Dilma, que foi a mais atacada e exigida como líder nas pesquisas ela foi muito bem no debate.

A Marina ficou totalmente perdida, assim como o Serra e o Plínio.

Ricardo Pereira

Modestamente essa é minha avaliação do debate da Rede TV: Definitivamente Dilma não se sai bem nos debates. Mas sua grande vantagem é que os demais candidatos são péssimos!!! Marina (a eco-capitalista-assembleista, como diria o Plínio, com discurso repetitivo e subjetivo sobre meio-ambiente, lembra muito o Cristovão Buarque e sua fala uníssona pela Educação. O problema é que para o grande eleitorado, meio-ambiente ainda não é sua maior preocupação. Plínio saiu de uma postura cômica e até capaz de fazer alguma diferença, como se viu no debate da Band, para um comportamento patético. Isso ficou evidente quando da pergunta de Dilma sobre as compras da Petrobrás. Plínio não conseguiu entender que se trata da nacionalização da produção e tecnologia do petróleo (que tanto seu partido diz defender!). Tratou a pergunta como uma pegadinha (recordam na infeliz participação do Garotinho num debate com Lula?). Agora o Serra. Nervoso (aparentemente até mais que Dilma), continua sem objetividade. Um discurso sem sentido. Na resposta sobre o Lula (quem mandou aquela jornalista fazer esse tipo de pergunta? que atrevimento!) se enrolou, se enrolou, e apenas se enrolou; não disse nada, porque não tinha nada a dizer. Em não dizer nada, revelou que o uso da imagem do presidente no seu programa foi aproveitador, um oportunismo sem oportunidade. Não se pode colar na imagem de quem não quer colar em você. FHC que o diga. Quanto a Dilma, reparei que trocou o "eu acho" pelo "eu considero". Até na primeira resposta ela disse mais ou menos assim: "eu considero importante cumprimentar…" Isso dito em todas as respostas dói nos ouvidos. Mas em se tratando de conteúdo, sem dúvida Dilma ganha. Destaco os seguintes momentos de Dilma: 1) Na réplica à pergunta que fez ao Plínio (descontraída, falou que a intenção era "levantar a bola" do Plínio, só que ele, limitado, não entendeu. Perdeu a oportunidade de falar bem sobre assunto sério). 2) Quando citou expressamente o governo de Fernando Henrique; 3) E, sem dúvida, o melhor momento de todos, quando disse que o Serra não é melhor que ninguém. Pra mim esse foi o momento de luz da Dilma ontem.

Carlos.

Eu sou capaz de apostar que o bate-boca futebolísitco entre Flávio Prado, Chico Lang & Cia deram mais IBOPE.

Oliveira

Conclusão do debate:
Plínio: Radical e vazio
Marina: Marionete e dissimulada
Serra: Desesperado e sem propostas
Dilma: Tecnocrata social

Paulo Cavalcanti

Azenha, (esclareço que sou petista, fundador),

Vou ser bem franco e objetivo: Caso fosse um eleitor mediano, que estivesse na frente da TV, me pautando pelo debate, para definir meu voto, com certeza eu iria anular meu voto. Explico: Todas as oportunidades que Dilma teve de fazer pergunta ao Serra, ela refugou (eu perdí o 1º bloco) – me perdoe se ela fez, eu não ví. Não creio que candidato que por estar bem nas pesquisas, precise de esquivar de confronto. Aliás, quem está bem na pesquisa, é quem está mais confortável em deixar adversários em desconforto. Não precisa ser "provocação gratúita".

Por exemplo, quando Serra falou de estruturar as "defesas civís" – em caso de grandes catástrofes – Dilma deveria ter lembrado a ele, o papel que ele e o governo do estado desempenharam na tragédia de São Luiz do Paraitinga – seria um puta estocada, pois eles nada fizeram lá, a não ser um visitinha furreca, para a imprensa registrar.

Eu daria uma nota 3 aos debatedores.

    João Maria

    Paulo,

    Você se incrimina ao dizer que é petista fundador.

    "Não creio que candidato que por estar bem nas pesquisas, precise de esquivar de confronto"

    Como pode esquiar-se de um confronto em um debate de 3 contra 1?

    Não dá para ser um petista fundador com olhos e ouvidos de demotucano.

    Messias Macedo

    Respeitando a avaliação do Paulo Cavalcanti, gostaria de encaminhar elementos para reflexão: creio que a candidata Dilma Brasileira Rousseff adotou uma estratégia correta e elegante, ou seja, enquadrou o leviano caluniador, representante pré-derrotado da vez da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL! Dilma colocou o (S)erra no merecido lugar dele: o de secundário, o papel de protagonista coadjuvante da eleição presidencial! Foi prazeroso ver a sapiente Dilma colocar, deliberadamente, o (S)erra para escanteio! Mesmo porque o limbo da história sabe acolher os seus lídimos súditos!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    O_Brasileiro

    Se a Dilma tivesse perguntado para o Serra, este teria mais tempo para falar, mais exposição.
    Como já disse o Azenha em outro post, as campanhas eleitorais são ditadas pelos marqueteiros, e só um muito infantila aumentaria a exposição do adversário, ainda mais lhe dando chances de defesa…
    O do Serra não o orientou sobre isso porque tem sido incompetente desde o ano passado, quando já devia ter orientado Serra a admitir sua intenção de se candidatar a presidente! E no restante de sua campanha, então, o marqueteiro do Serra tem sido lastimável!
    Os tucano-demos e o PiG são estúpidos! Quanto mais bateram no Lula, mais lhe deram exposição, e mais importante e forte o Lula ficou! Tiveram 7 anos e meio para aprender, e não aprenderam!!!

    Baixada Carioca

    Este é o problema Dilma a meu ver. Tempo. Capacidade de sintetizar um pensamento.

    Baixada Carioca

    Tô fazendo um esforço dos diabos pra ver se te entendo (só porque disse que é petista, esse papo de fundador é piegas pra cacete!). Eu também condeno o excesso de gentileza da Dilma. Tem hora que ela pode dar uma porradinha, sem baixar o nível, e não o faz. Talvez você tenha razão por dizer que aquele debate não seria o suficiente para fazer um indeciso optar por um dos candidatos, mas tem todo um histórico que os sustentam, portanto, ali seria apenas para verificar a capacidade do candidato diante de uma pressão. E nesse quesito, Dilma foi muito bem. Plínio, que no primeiro foi muito bom, escorregou na sua arrogância desta vez.

Pedro Luiz Paredes

Todo mundo ta careca de saber desde o começo da pré campanha que a Marina ia ficar em terceiro mesmo, isso não muda exceto força maior(muito maior).
Acho que os debates até agora mesmo os que em tese podem parecer desfavoráveis a Dilma ainda são favoráveis a ela pela simples exposição. O que esta em jogo não é o que ela diz e nem vai ser pelo visto, ninguém concorda com o que um ou outro diz. A verdade é que na hora de pensar em quem vai votar o cidadão comum, que decide eleição, vai por na balança inevitavelmente a fase em que esta vivendo.
Como diz o PHA, desta vez com razão, se trata de Lula x FHC.

    Bonifa

    Nestes debates, o telespectador fica olhando para a cara dos debatedores, mas não escuta o que dizem. Pela cara eles decidem quem ganhou o debate. É isso.

anita-mg

Assisti a todo o debate e DILMA FOI PERFEITA: mostrou o conteúdo de seu programa, rebateu críticas com inteligência e sorriu para Marina mesmo quando estava apanhando grosseiramente.. Serra não disse nada de aproveitável com essa história ridícula de dossiês. O mais grave foi acusar Pimentel. Seguindo a técnica do PIG, acusou em tom solene de nada contra nada. Segundo ele, ""Pimentel levou dados de sua filha até a campanha do PT"". Fiquei me perguntando, levar dados já coletados é crime? No mais, nada sobre eleição e propostas ele disse. Marina falou? Não lembro dela. Plínio foi engraçado e radical como sempre.

    Bonifa

    Plínio foi radical, engraçado e ostentou altivamente, mais uma vez, a proverbial alienação sobre a realidade brasileira que tão bem caracteriza os acadêmicos paulistas.

    mariazinha

    Exatamente como penso.
    D. DILMA não tem que atacar ninguém, nem falar mal de ações. Tem que ser serena e estocar com elegância, como fez magistralmente. O núcleo da campanha é que deve divulgar a incompetência do chirico. Por falar, Marina, hem? Que traíra de marca maior!

Gerson Carneiro

Eu só acho que há fatos que deveriam ser usados para questionar o Serra, por exemplo quando ele bate na tecla do saneamento e habitação, questioná-lo sobre a situação do jardim Romano que vimos no final do ano passado e início desse ano; questioná-lo sobre os incendios nas favelas; questioná-los sobre o porquê que SP não aderiu ao Minha Casa Minha Vida; sobre a relação do Serra com os professores, policiais civis e servidores públicos no geral; sobre a maior greve do judiciário paulista; quando ele diz que "o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo", lembrá-lo que SP tem os pedágios mais caros do mundo; lembrá-lo do afundamento da plataforma P-36…

A Dilma precisa ser mais direta. Não é partir para a baixaria, é desmascará-lo com fatos; questioná-lo. Tem que usar essas coisas, perde oportunidade. Garanto que se esses fatos fossem de autoria do PT ele viria com tudo pra cima. Não consigo entender isso: a Dilma tem material de sobra pra explorar mas não explora. Tem que abondanoar um pouco essa postura de Irmã Dulce. Não tem que passar a mão na cabeça do Serra.

    Bonifa

    Gersão, outra coisa não, mas para fazer o mal, Serra se prepara dia e noite, principalmente noite. De cada um destes cabeludos problemas pontuais ele já estudou minuciosamente uma maneira de rapidamente fazer do limão uma limonada, auxiliado pelo gongo do debate. É preciso muita astúcia para se aproximar desta onça acuada. É preciso açular os cachorros por trás, e depois esperar de joelhos para espetá-la na ponta da zagúa.

    Gerson Carneiro

    Onça que nada…. isso aí é um Cerdocyon thous.

    keko

    Gerson, acho que Dilma está guardando essas perguntas para os debates da Globo e Record, que terão muito mais udiência

    Gerson Carneiro

    Tomara.

    Claudio W.

    Concordo, "atacar" expondo fatos, realizações e não-realizacões é um modo contundente, sem baixaria. E convenhamos, se começar a questionar as ações do Serra no governo do estado de SP, ajudaria até a candidatura de Mercadante.

Marat

Ela mencionou o nome do finado FHC? Cuidado isso traz azar – rsrsrs. Batamos na madeira três vezes.

Márcia Aranha

Estas duas últimas semanas praticamente sacramentaram a eleição presidencial. Tem um antigo ditado que diz que "Toda vez que você usa sua autoridade, perde um pouco dela"…

Isso vale também para a tal da "bala de prata". Já queimaram duas… a baixa credibilidade que tinham, vai ficando cada vez menor, menor… até sumir.

Ronaldo Caetano

O que mais me diverte é saber que Serra e sua midiazinha golpista, diziam que Dilma começaria a derreter quando ela aparecesse sozinha, sem o Lula…

Como alguém pode doar para a campanha de um candidato que pensa tão errado como o Serra?

Joaquim Aragão

Realmente, Minas está onde sempre esteve… Dêem uma olhada no http://www.em.com.br e analisem como o jornal não está nem aí para os escândalos que renderam as manchetes nos outros. No máximo é o Anastasia invocando JK (quanta originalidade…) E se for verdade de que o EM é órgão oficioso do Aécio, avaliem o muro sobre o qual ele deve estar majestosamente sentado….

Barbosa

Azenha, discordo quando vc diz que Serra é "cerebral". Na boa, nunca vi um político tão vazio, incapaz de expor uma única idéia para o eleitorado. Ele não fala coisa com coisa. No mais, vale destacar que esse pessoal do "PIG" é muito cara-de-pau mesmo. A Folha/SP fez uma “enquete”, no site, logo após o debate da RedeTv. A Dilma tava ganhando de lavada, até por volta da meia-noite e meia (Dilma 49 X 39 Serra). De repente, no calar da madrugada, quando os internautas estavam a contar carneirinhos em suas respectivas camas… eis que acontece o inesperado: Serrinha vira o placar!!! (Dilma 43 X 45 Serra) Kkkkkkk. Deve ser a tal “virada” de que ele tanto fala. É tudo muito bisonho. Não sei se é pra rir ou chorar. Já tô com dó desse cara. Pense numa figura medíocre. Se permitir passar por um coisa dessa. Sinceramente… A nota dele é zero em orgulho, respeito a si próprio e auto-estima.

    nina

    Concordo com vc….ando procurando o "cérebro" do Serra e tá difícil de encontrar.
    Ele é o de sempre, aplica-se bem "plus ça change plus c'est la même chose"….
    Gostaria que os debates fossem sobre os programas de governo.Como saber o que
    a Marina pretende fazer caso eleita?Muda a capital para a Amazônia? E O Serra?
    Se não fizerem perguntas sobre políticas públicas à Dilma como saber o que ela pensa?
    Você não tem que gostar dela, achá-la a rainha da simpatia, tem que descobrir a que veio
    e o que pretende fazer além de dar continuidade ao que está dando certo….como diria minha
    avó, "dá uma canseira essa gente!"
    Toda vez é a mesma coisa,acusações e baixaria.É abusar da paciência dos eleitores.
    Por isso desligo a TV quando sei dos debates.Aliás o que é mesmo a Rede TV?

Geraldo

Do grupo de 25 eleitores indecisos (começou — acabou):
Dilma (4 — 10) << Quem + SUBIU!
Serra (4 — 3) << CAIU!!!!!
Marina (3 — 7)
Plínio (0 — 4)
Indecisos (14 — 1)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/797760-grupo-d

Cícero

De um modo geral, Dilma se saiu bem no debate deste domingo.. Serra ficou na 'mesmice', o mesmo blá blá blá de sempre.

Lamentável foi a postura da Marina: extremamente falsa, covarde e traiçoeira. No Acre, sua terra natal, ela está em 3º lugar nas pesquisas de intenção de votos. Quem a conhece de perto, afirma que ela é fingida e dissimulada. Ultimamente ela vem atacando a Dilma, apoiando as acusações do Serra contra Dilma. Esse comportamento da Marina, às vésperas das eleições, é estranho… Muito estranho! Será que está ganhando algum dinheiro do PIG com isso?

    fariajos

    Cícero, não é esta a impressão que ela está passando para o eleitorado. Na minha opinião e vendo análises estatístcas, dá pra concluir que Marina está mesmo tirando votos de Serra. Não porque seja "igual" ao Serra, mas justamente por ser diferente, passar uma imagem mais leal e mais equilibrada. Ou seja, resumindo, Marina está amealhando uma boa percentagem de votos do centro, que antes eram quase todos do Serra, e está empurrando o PSDB/DEM ainda mais para a direita, isolando-os. Isso é excelente para todos nós. Ter uma oposição ao centro, mais leal e equilibrada, é fundamental para a democracia. PSDB/DEM queimaram a ficha: eles não estão perdendo a batalha contra o governo (esta, já estava perdida). Estão é perdendo a batalha pela manutenção do centro do eleitorado. E, nisso, Marina tem papel fundamental. O DEM já está pensando em acabar, pra vc ter uma idéia.

    Cícero

    Fariajos, ainda não havia analisado a postura da Marina sob esse ângulo; mas agora, à luz do seu brilhante raciocínio, convenco-me de que é isso mesmo: avanços, embora mínimos, da Marina, representam, de um modo geral, declínio na posição do Serra. Valeu! Agora é bola pra frente e Dilma presidente.

    Carlos

    Ao falar do "sigilo", ela endossa a cusação dos tucanos.
    Discurso verde-udenista o dela, que deve a carreira política ao PT, ao qual não entregou o mandato.
    Interessnate… Mídia não lembra – "esquceu – das acusações contra o marido dela, recorrentes em 2009.

mariazinha

Eu adorei D. Dilma; foi perfeita. Deu estocadas em todos com leveza e elegância. Uma dama. Não deixou ninguém sem resposta bem dada pois entende de todos os assuntos. Sem sombra de dúvida nosso LULA tinha razão qdo. disse que nos surpreenderíamos com ELA.
DILMAIS!

    keko

    Para que gastar tudo o que se tem numa debate numa emissora cujo programa de maior audiência é o Penico na TV?

    Luanay

    keko, esse debate do qual você está falando está sendo debatido aqui, inclusive por você, repercutido nos jornais, nos outros blogs, no twitter, na TV. A audiência pode ser pequena na hora, mas é amplificada por todos os outros meios de comunicação.

    Carlos

    No assunto "sigilo", Dilma deveria ser mais objetiva: o melhor que todos devemos fazer é aguardar as conclusões da Receita e da Polícia Federal.

Geysa Guimarães

Carlos A. Gomes:

Pena você não ter aguentado mais um pouco, para ver o nocaute do entrevistado – um capacitadíssimo sociológo, Antônio Almeida – no des-jornalista Teles. Disse que não havia como comparar porque no México são 70 anos de BRi (acho que é esse o partido), e aqui, apenas 8.
Esse Teles, além de sérias dificuldades para verbalizar – condição sine qua non a quem se apresenta na telinha – deveria estudar um pouco sobre o assunto e nos poupar de abobrinhas.

    Walter Ferreira

    Eu vi.

    bissolijr

    PRI Partido Revolucionário Institucional, tb vi essa passagem. Aquelas múmias da Band só trazem comichões. Fica escancarada a opção dos atrasados dessa velha mídia. Não fosse eu insone, nunca veria aquele programinha panfletário. Pela regulamentação do cap,V da CF88!

Marcio H Silva

Eu fiquei com uma sensação que a Dilma só fica na defensiva, levando cacetada. Gostaria de ve-la atacar o Serra nos seus pontos fracos. Será que vai deixar os ataques para mais próximo da eleição, tipo nocaute no último assalto?
Ridículo foi o Plínio querer se apropriar da propriedade privada, poderia ser perguntado a ele como faria esta proposta na prática, e não saber nada das construções de estaleiros para a Petrobrás. E dizer em público que não conhecia do assunto, ridículo.
A vantagem da Dilma é que ela conhece todos os assuntos do atual governo.
E a Marina gaguejou quando perguntada sobre a baixa adesão de sua candidatura no acre.

    bissolijr

    Também acho que não se pode saber de tudo, como disse Plínio. Contudo ele "naufagou", pois Dilma (ou nós) esperava(mos) ouvir dele uma declaração nacionalista (no bom sentido) a respeito do fato. Hilário foi quando a Lo Prete fez o Zé gaguejar e se perder totalmente, expondo sua pequenez, escondendo sua raiva (afinal, não teria que ser "fogo amigo") e não responder.

Anderson

Falta a Dilma um pouco de humor e leveza. Porém, em várias ocasiões, respeitou bem o tempo. Interessante como os eleitores tendem a rejeitar quando o clima esquenta no debate, mas depois reclamam que o debate é morno.

Gleisson

Sabem,acompanho este site e o conversa afiada, percebi uma guerra pró-Dilma ou anti-Serra. Talvez eu esteja enganado ou no mundo da lua, mas o que a Dilma tem de melhor que Serra?? Não somente Serra, mas também os demais candidatos até porque vivemos uma pseudodemocracia. Enfim, porque tanta felicidade com a liderança da Dilma uma vez que tudo leva a crer que na realidade quem vai governar é o Lula, por trás das cortinas.

    keko

    A blogsfera tem o direito de apoiar o candidato que quiser.

    Quem não pode fazer isso são mídias televisivas e radiofônicas, visto que são concessões públicas.

    Próxima pergunta por favor.

    Gleisson

    Mas caro Keko, o que quero dizer, é que a impressão que fica, é que a blogsfera está apoiando Dilma, pura e simplesmente para confrontar o "PiG". Se realmente for, seria muita irresponsabilidade, pois querendo ou não, a blogsfera é uma potente formadora de opinião.

    Carlos A Gomes

    uai, pode ter certeza. Todos esses sites que você citou é pró-Dilma mesmo. Ninguém esconde isso aqui, pelo que eu saiba. Como a Carta Capital, que também já disse claramente que apóia a Dilma. Não vejo problema nisso. O problema é quando a grande imprensa dá uma de imparcial e adota a manipulação de informação sem deixar claro ou se declarar que é favor de tal candidato. Como fazem a veja, globo, estadão, folha e outros por aí e começar a plantar todo tipo de informações para manipular o leitor-eleitor..
    Não é muito melhor você entrar num lugar sabendo com quem realmente está conversando? Que te diz as coisas claramente, sem maquinações, manipulações, etc? É ou não é?

    keko

    A Globo não poderia fazer isso – a não ser o jornal, pois é mídia escrita

    Gleisson

    Obrigado pelo esclarecimento Carlos Gomes.

    Orlando

    Gleisson,
    Aqui no Rio tem uma rádio, a Band News FM Fluminense, que tem um programa matinal que conta com a participação de Ricardo Boechat, âncora do televisivo "Jornal da Band". Um dos quados do programa é com o José Simão, que faz graça com assuntos do cotidiano, inclusive sobre política. Dia destes, Simão fez piada com a origem búlgara da Dilma e todos no estúdio gargalharam até soluçar. Na sequência, José Simão engatou que difícil mesmo, mais dificil do que achar gato preto em quarto escuro, é encontrar um eleitor do Serra.
    Tudo isso se deu numa rádio, concessão pública, e demonstra com clareza o clima pró-Serra que predomina na grande mídia. Então não venha reclamar do território livre da Internet. Aqui, até simpatizantes do Serra, como você, podem se manifestar. Aliás, escreve um e-mail pro Simão, ele está procurando um Serrista.

    Maria

    clap,clap, clap!!! Ah, como amo essa blogosfera. Parabéns, Orlando! Sabia que nem ouço mais a band fm? Este Boechat é outro que devia levar a grande frase da Dilma: ""Não subestime ninguém, candidato. O senhor não é dono da verdade. O senhor não é melhor do que ninguém.”

    Gleisson

    Caríssimo Orlando, me perdoe se não fui claro. Não sou partidário do Serra muito menos da Dilma. O que eu não compreendia era a opção deste site, o que de fato foi esclarecida pelo sr. eu me refereria, a preferência,a confiança absurda numa candidata "criada em laboratório" e com o histórico dela. Quanto ao Serra, (repito: não sou Serrista) independente da mídia ter ou não preferência por ele, é um homem muito mais experiente. Votar na Dilma simplesmente para confrontar o "PiG" é de uma irresponsabilidade tamanha que coloca em jogo todo o futuro de um país. Embora não pareça, a Dilma, não é muito diferente do Serra aos olhos do "PiG" e da elite. Tudo bem, a prefência deles é o Serra, mas a Dilma ganhando vai dar no mesmo. Por isso eu disse "pseudodemocracia", os candidatos mais bem colocados são financiados pelo capital de mesma origem.

Carlos A Gomes

Tudo bem que eu peguei o programa em andamento, mas o Canal Livre com o Mitre na Bandeirantes, neste domingo, foi uma afronta à democracia e uma maquinação terrível contra a Dilma. Quase não assisto a esse programa por isso não sei os nomes dos jornalistas da mesa. Ele entrevistavam um especialista em política e a discussão girava em torno das eleições e do papel da oposição, leia-se PSDB e DEM. E todos os jornalista, todos, o Mitre, Antônio Teles (lembrei-me do nome) e outro, que não me lembro do nome, trataram de expor as suas preferência pelas opiniões (e, claro, a preferência era contra Dilma). O Teles chegou ao absurdo de cometer um ato falho. Isso mesmo. Ato falho, quando falava sobre o perigo de "mexicanização (sic)" do Brasil com uma provável vitória da Dilma. E completou dizendo que era um "alerta (sic)" que fazia. Foi quando ele se deu conta da palavra que ele havia dito e tentou remendar, para não demonstrar que estava ali fazendo campanha para o candidato da oposição.Um absurdo o que está acontecendo na imprensa. Como um cara que se diz jornalista, do qual se espera imparcialidade, está entrevistando alguém e de repente lança um "alerta"?

E o pior. Acho que o Fábio Panuzi, ops lembrei-me do outro jornalista, mais Mitre + Teles indagaram ao tal especialista por que diante de todos esses casos de corrupção a candidata Dilma ainda continuava em alta. Seria por que a população não estava compreendendo o que estava acontecendo? Me desculpe, mas, na hora eu não me contive, e lá de onde eu estava, sentado confortavelmente no meu sofá, mandei todos eles a PQP. Não aguentei mais ver o programa. Desliguei a tv.

    @Adir00

    Putz, você assistiu a Band? só de ver a cara do Mitre dá ânsis de vômito!

luiz

Essa questao que vc levantou (da opiniao sobre o Lula) foi a mais esclarecedora sobre o carater do zecalunia. Ele tinha acabado de afirmar que a Dilma era evasiva nas respostas, diferente dele e seu passado. Pois foi a maior evasiva que ja vi em debate, falou (e começou com : "O Lula é o presidente da republica… – ohhhhh! brilhante!!!kkkkk), enrolou, gaguejou, tentou passar o tempo, parou de falar, voltou e nao disse a resposta…isto e , fugiu, evadiu!! Foi uma lástima… Realmente o serragio é mentiroso, falso, oportunista e tem uma unica ambição, não importando-se com ninguem… Tudo nele é Falso

marco

Eu não tenho gostado nada da candidata Marina fazendo média com a Globo e PSDB. Nem parece que pouco tempo atrás ele estava no governo e no partido do governo. E mais, não saiu de lá por problemas éticos. Hoje está em todos os JN falando da "corrupção", da "falta de ética" dos membros do governo etc, enfim, contribuindo para aumentar a repercussão do que ela sabe muito bem tratar-se de uma jogada política irresponsável. Eu me pergunto onde está a ética dela. Quanto ao Serra, acho que terminará num hospício se não ganhar a eleição.

    Orlando Filomeno

    Segundo Marina, ela saiu por problemas éticos dos outros. Quando ela e outros do Psol, perceberam que o barco do PT podia afundar (mensalão) e com a possibilidade de impeachment de Lula, caíram fora. Ao Bonner, quando perguntada se sabia do mensalão, ela disse que avisava os membros do partido nas reuniões internas. Que hipócrita. Enquanto não estava nos jornais ela topava, mas quando estourou caiu fora, como rato de navio.

    Baixada Carioca

    Mas ela adora. Sempre que faz isso e assume o discurso tucano a mídia dá uma semana de espaço nos jornais, revistas e TVs. Ela agora é uma ex-marina.

deliciosasinecura

Ei, a pergunta da Renata Lo Prete pro Serra foi pautada pela blogosfera!

Algo assim: "Por que o senhor não fez nada quando da quebra do sigilo da sua família ano passado?"

Claro que foi combinado, isso nem se discute mais.

Mas não foi o SBT que trouxe à baila a reportagem do ano passado. Fomos nós. E o Serra tremeu e teve que responder no debate!

Acho que a Kombi tá buzinando muito… ;D

Renato Lira

Gostei mesmo foi de uma entrevista ao final do debate.

Havia um auditório composto por eleitores que se diziam indecisos. Pelo que pude ver, tinha mais ou menos umas trinta pessoas. E todos de São Paulo.

Segundo o coordenador ou algo assim, que acompanhou aquele grupo durante o debate, a maioria destes indecisos decidiram seu voto neste debate. E para a maioria destes, Dilma foi a melhor do debate e decidiram votar nele.

Não se falou em números, mas pela forma como falou o entrevistado, a maioria que decidiu por votar em Dilma foi bem grande.

Em São Paulo, viu?

Ainda há esperança para o povo de São Paulo.

Tem jeito pro Serra não. Nem se fazendo de "vítima das circunstâncias".

    Bonifa

    O povo de São Paulo é povo brasileiro como qualquer outro. Precisa apenas que alguém tire a venda do PIG de seus olhos.

Rodrigo

A minha esposa quando entrou na sala e vi que estava vendo detabe ficou surpreso como visual do Serra. Assim ela disse: nossa parece terno de velório. E depois: a Dilma toda de branco demostrando paz.
Pelo que eu vi do debate que foi muito chato, a Dilma se saiu muito bem. Na questão do Irã foi sensacional. O Serra poderia ter ido dormir sem essa. No final, o debate foi bom para a Dilma e para a Marina. O que pensa a Marina?
Nada de concreto. Vai ganhar alguns votos da elite da elite.

Hélio

Mais do mesmo, a Dilma nem precisa acabar com o Serra, ele sabe muit bem como fazer isso sozinho…

francisco.latorre

esse #zécalúnia é um zecafajeste. #zécalúnia tt. #zécalúnia. dilma vai na testa. depois de #zébiruta mandou #zécalúnia. se diverte a dilma.

..

#zécalúnia vamos bombar o #zécalúnia . #pliniodemagogo traira #marinatraíra rockefeller.

..#zémaligno.. xô!

o #zécalúnia vai levar a cambada toda. #zéelite vai pro saco. e o bando junto. adeus velha ordem.

#zécalúnia bate em mulher. #zécovarde. isso é debate ao vivo. #zémaligno bate em mulher.

e o plinio de linha auxiliar?.. #zécalúnia e asseclas. pliniopalhacinho da direita. #ridiculo não friends?..

#dilma come torturador de breakfast. não tem pra ninguém. #plinio o metafísico. tipico da esquerda doutro século. #comunacatólico. pra rir.

#marina pra #serra.. levanta a bola. fofa a verdosa. novadireita madeinusa. não vai colar.

#marina ..uau.. não vou mais chamar traíra. redundante. embala um bla verdoso. poupa o #zécalúnia que corta de bembom.

#debate aovivo. e aí #zecalúnia?.. quem é lula?.. esgasga #zécalúnia. gagueja. grogue.

#pliniopalhaçoburgues.

mais um round #debate aovivo. #pliniopalhaçoburgues pergunta ao #zécalúnia. tédio.

com #zécalúnia não tem tédio. notavelmente podre. argh. purgante. ninguém aguenta mais tanta doença. pouca saúde. #zédoença.

#serra é a doença. #dilma a vacina.

..

depois de #zébiruta #zécalúnia. se diverte a dilma.

..

    Bonifa

    Barbaridade, Latorre! Que poema! Você é poeta de verdade!

    francisco.latorre

    bonifa. é daquelas.

    volta de viagem. bem com a vida. liga a tela.

    choque.

    um desqualificado. manjado. sociopata. torturando uma mulher. com mentiras.

    de alucinar.

    ..

    fabio cruz

    genial comentário.

Mauro

Se o Serra tivesse economizado aquela pergunta imbecil sobre o Irã teria economizado uns 3 pontinhos dos poucos que lhe restam perante a opinião pública.
A Dilma nem parecia marinheira de primeira viagem. Deu uma resposta no estilo das melhores raposas da política (Maluf, Covas, Alckmin, Lula e Aécio que são exímios debatedores).
Eu tenho uma certa compaixão pelo Serra (fui eleitor dele até 2002; isto é, até antes de ele casar com a direita iracunda para realizar seu projeto pessoal de poder). Por isto tive vontade de voltar o tempo para ele não fazer aquela pergunta e não levar aquela chapuletada. Parecia que ele era marinheiro de primeira viagem em eleição e ela uma calejada disputadora de votos.

Zhungarian

Foi deprimente ver o Serra, após o fim do debate, voltar a falar feito uma matraca sobre o vazamento. Perdeu e não sabe perder. Dilma deu banho. Não baixou o nível e manteve a postura de quem será a futura Presidente do Brasil.

Josnei Di Carlo

Hoje, passei a ter uma certeza: Serra é parecido com Nosferatu, mas se comporta como o Cavaleiro Negro do Monty Python.

[youtube 0rGy16xaxT4 http://www.youtube.com/watch?v=0rGy16xaxT4 youtube]

    Renato Lira

    Bela lembrança.

    Hiro

    Huashuashuas…!!! Muito bem lembrado…
    Aquilo que é nonsense para os geniais ingleses do querido Monty Phyton, para nós infelizmente é real e personificado…
    Fiquemos com o lado irônico e sarcástico dos velhos e bons Phytons, heheh!!!

    Leonardo

    Excelente comparação!!! Esse vídeo demonstra realmente o comportamento alucinado dos demotucanos e da mídia golpista.

Marat

Ou seja, a Dilma angariou mais uns 2% de eleitores… tá bom, o negócio é garantir logo no primeiro turno e sepultar Nosferatu.

Gerson Carneiro

Marina mesmo sabendo que não tem a menor chance de se eleger em sua fala final clamou por um segundo turno revelando assim de quem ela está a serviço.

    CC.Brega.mim

    É lamentável esse pedido…
    Segundo turno para discutir mais?
    Só se fosse pra que uma candidatura séria tivesse chance.
    Mas Marina não é candidata.
    Como Plínio ela usa a candidatura como palanque e acesso à mídia.
    Eu acho desrespeito com o eleitor e consigo mesmo.
    Cadê o projeto de país (não em temas, mas em ações)?
    Cadê o programa de governo, as alianças, os quadros?
    Eleição não é brinquedo de político nem debate de temas "importantes".
    Eleição é o futuro do país, na real.

    Gerson Carneiro

    E aquele discurso chato dela, parece que está pregando um culto daqueles que abençôa copo de água. Permanece o tempo inteiro falando "A ecologia; a floresta; o desenvolvimento auto-sustentável…"
    Ahhhh… dane-se as baleias!
    E dessa vez eu reparei que ela não foi com aquele colazão de índio. Ela quer ser índia também, é?

    Joana

    Mas ela é evangélica, Gerson, o discurso é decorado de muito tempo. Já pensou ela botando todo o Brasil na"linha dela", todos evangélicos, contra os direitos das mulheres, contra o programa de direitos humanos… sabe que os evangélicos estão pregando contra a Dilma – preconceito é o que eles mais pregam – e contra os direitos humanos? nas igrejas e na internet tb… Esses são os malignos pro Brasil, junto com o PIG.

    Gerson Carneiro

    Não é só ela não, olha ele aí também entoando o hino "vai dar tudo certo". Tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00 real.

    [youtube dGxAWmfg2R8 http://www.youtube.com/watch?v=dGxAWmfg2R8 youtube]

    Gerson Carneiro

    Detalhe: Esse aí do lado dele é o Opus Dei.
    Me diga aí: Opus Dei combina com Igreja Evangélica?
    É patético demais…

    Ronaldo

    Vou pedir para a Marina me informar onde fica a tecla "Segundo turno" na urna. Até agora eu não achei.

Jorge Nunes

Marina Silva é mesmo a linha auxiliar do Serra, ela acabou de fazer um pergunta cretina sobre o vazamento. No mesmo pensamento do Serra e da grande mídia.

    Marcos Neves

    Fez a pergunta e insistiu tb em comentários. Agora a resposta da Dilma dizendo que o governo havia investigado até dento do ministério da Marina deu uma balançada na Marina, um presta atenção legal.

    ValmontRS

    Triste fim do PV: apêndice do Demo e papagaio da mídia golpista.

    Baixada Carioca

    Você tem razão. Marina tucanou. Assumiu o discurso do PIG e vai ter uma semana na mídia.

pedravila

Cada ponto que der de audiência, e tanto que o Serra abaixo, vai perder.

Sandro

Caraca…. Daqui a pouco a cada resposta da Dilma o Mediador vai falar…. mostra o cavalinho do pânico…rsrsrsrsrs….. Coitado do jenio…..kkkkkkkkkkkkkkkkkSe depencer dos debates a eleição acabou………………..rsrsrsrsrsr

Jorge Nunes

Estou vendo pela site da rede TV

milton freitas

Eu gosto de debate ,mas ver oque o PIG faz já virou tortura.
debate deveria ser aberto a todos os transmissores e perguntas feitas por pessoas da area especifica ,sobre projetos e programas.
Quem sabe os blogueiros progressistas não venham a promover um debate para prefeitos.
com perguntas de urbanistas .
médicos envolvidos com politicas publicas na areá de saúde.
seria o ensaio para grandes debates.
uma aula para o PIG.
iria bombar.

    Baixada Carioca

    Ai quem se recusaria a participar seria o tucano mentiroso.

Jose Norberto

O debate esta sendo tendencioso, logo na primeira pergunta foi questionado sobre os pontos positivos e negativos do governo Lula. Ao meu ver poderia que ter perguntado sobre os pontos do governo Lula e FHC ou sobre o governo de São Paulo tb.
Mas a Dilma esta saindo bem porque os demais candidatos tentam acua-la e ela esta interada contudo e tem informações e pode explicar bem.
Também perguntaram sobre a quebra de sigilo da filha do Serra como se ele foi um indefeso.

Gerson Carneiro

Estou vendo pelo Tijolaco.
Novamente o Plínio insiste em repetir suas gracinhas (até se parece comigo no viomundo).
A Marina parece estar pregando um culto, e o Serra… ah o Serra… o fera nénem (parece que ele foi na infância aquele garoto que cantava "se eu for presidente você vai se dar bem").

Gabriel

#MacacoSerra adora jogar casta de banana!

aurica_sp

Proposta de Governo do Serra que é bom nada.Porque ninguém fala do vídeo do SBT………..

O_Brasileiro

Dilma no debate:
Os EUA subestimaram o Vietnã e sofreram uma derrota fragorosa.
Não me subestime.
"O Sr. não é dono da verdade. O Sr. não é melhor do que ninguém."

Paralelo XIV

Adoro, amo, estou adorando os elegantes "foras" que o Serra está ganhando da Dilma.

Baixada Carioca

Dilma ainda precisa aprender a sintetizar suas respostas. Para debate assim, tempo é fundamental. Não é possível alongar muito a discussão.

    Messias Macedo

    Respeitosamente, discordo da avaliação: sob a dada formatação do debate, considerando a escassez do tempo para a elaboração do raciocínio e da resposta… Acredito que a performance de Dilma Brasileira Rousseff está [foi], praticamente, impecável! Dilma está abordando o cerne das questões, está conciliando contundência com serenidade, está aliando demonstração cabal de conhecimento com a honestidade de reconhecer que há muito a fazer a partir das experiências vivenciadas e da favorável conjuntura construída!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

    Marcos Neves

    Messias eu achei que ela cansou um pouco no final, dando umas engasgadas em momentos importantes. Mas colocou dois golpes deliciosos: caluniador e "dono da verdade".

    Messias Macedo

    Prezado Marcos Neves, tendo que aturar, ao lado, o peso daquele 'mala' caluniador que responde por José (S)erra, o Zé, segundo Plínio de Arruda Sampaio, torna-se perfeitamente compreensível a [suposta] fadiga da Magnífica Dilma Brasileira Rousseff, 'O Poste', porque tem luz, muita luz [própria]!

    Felicidades!

    Cordiais saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

aurica_sp

Nossa chega a dar dó,o SERRA com esse episódio de sigilo, já deu o que tinha que dar!!!

@walterthe

a cumadre loprete vai perguntar pro cumpadre ze pedagio… vai pra pqp

@walterthe

decencia jah …tem que dar porrada na folha e na veja

Lucio

Plínio, parece a fim de discutir propostas. Marina faz coro com a mídia citando as denúncias. dos jornais sem considerar a "qualidade delas".Se um dia essa moça chegar ao governo e tiver uma mídia dessas na cola dela vai se arrepender profundamente.Boa sorte pra ela. Para mim qualquer um que diga "_denúncias todos os dias nos jornais" não merece respeito. É o que eu acho.

    Alemmar

    Discordo de sua visão, Lucio. Para mim o Plinio demonstrou total falta de sintonia com o debate. Levou suas questões surradas, seus temas prontos, nos quais não admitia considerações, somente um SIM ou NÃO. Acabou levando um passa-fora que Dilma não queria dar, ou seja, que ela não estava ali para fazer compromissos com ele, mas com o povo brasileiro. Bastava o Plínio ter que raciocinar um pouquinho, ou seja, o assunto sair do script limitado para o qual se preparou, que ele se perdia todo. Foi constrangedor ouvi-lo se referir à pergunta de Dilma como uma "pegadinha". Um candidato que não entende o que é exigir conteúdo nacional em grandes projetos, de valores elevadíssimos, que invariavelmente envolvem os primeiros gestores dos países, demonstra total despreparo.

    Alemmar

    Pior do que isso só mesmo a constatação de que, tal qual Plínio, Marina também não entendeu do que se tratava, tanto que se referiu logo em seguida a "pegadinhas" . Ressalto dessa forma porque me recuso a achar que ela tenha entendido a questão mas mesmo assim tenha sido oportunista, "comprando" convenientemente a alienação do Plínio, Me recuso a acreditar que ela tenha agido de má fé só para tentar desconstruir Dilma, ainda que o tema levantado por sua concorrente fosse de total relevância.

    Bonifa

    Marina, inocente? Ah, Alemmar… Não queira se enganar só porque um dia acreditou. Marina sabe consertar um relógio debaixo dágua, usando luvas de boxe.

    Carlos

    Como dirigentes/lideranças do PSOL do RJ e do RS (Rio Grande) vai explicar pros trabalhadores da indústria naval, o desconhecimento do Plínio sobre os fatos no setor?

@walterthe

se fosse somente por conviccao meu voto era do psol.
dilma nao pode ter sangue de barata com um bombardeio destes

    Renato Lira

    Acho que ela foi corajosa, não deixou nada sem resposta. Mostrou coragem, serenidade,.

    Enquadrou o farsante Serra e a auxiliar dele Marina, que tratou com mais elegância mas não deixou e cutucà-la.

    E deixou o vovô engraçadinho do Plínio sem resposta, tentando fazer rodeios retóricos para dizer que "não sabia" sobre o tema perguntado. Plínio perdeu o rebolado e reduziu seu gracejos.

    Dilma mostrou que sabe enfrentar bombardeios. Para quem já enfrentou o pau-de-arara e os choques, isso é café pequeno.

@walterthe

dilma eh idiota de aceitar participar de um bombardeio manipulado destes…

    Marcos Neves

    Não há muito escolha. Se ela não vai, toma bombardeiro sem poder se defender. Indo, ela se defende bem. Repare que ela não faz perguntas ao Serra. Ele, quando pode faz, mas neste caso, ela dá a última resposta e domina a ação. Se fosse ela iria em 50% dos debates e não iria nas sabatinas, porque os PIG não merecem nenhuma consideração.

Rato

Com a Globo anunciando reportagem sobre Chico Xavier, a audiência não vai sair disso!

    Paulistano

    se as pesquisas se confirmarem Dilma ganharia em primeiro turno, outro ponto a enquete efetuada na Radio Jovem Pan, que nao usa método científico, não reflete as pesquisas, tá lá é só procurar no site da Jovem Pan… mas isso já ocorreu no passado em uma eleição para prefeitura de SP…. vi muitas mentiras no dedate é claro, parabéns ao Plinio que sempre me faz das boas rizadas, ele deveria ir para o Panico ou para o CQC….

    Se querem uma pessoa que já cometeu crimes, que roubou cofres e que foi treinada por guerrilhas, esperem mesmo a vitoria da Dilma, procurem por ai e vcs não demoram a achar fatos como este….

    Mauricio Luz

    Rapaz, por onde você tem andado nos últimos 40 anos? Ainda está nesta de guerrilha como crime? Não viu nada desde então? Dá tempo, abra os olhos.

    Azedim

    Que meda da "Dilma terrorista", Paulistano…

    Mas quem falou que "derrubar prédios é terapia" foi o Serrinha => http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,serra

    Julio Silveira

    Me desculpe mas teu discurso demonstra que és leitor assiduo da Folha, e deves acreditar ferrenhamente que os tucanos criaram o paraiso.
    Amigo não te condeno, afinal é dificil conseguir a libertação da lavagem cerebral em cerebros fracos, para teu consolo existem muitos Paulistanos como voce, que devem achar que também o Maluf poderia ter sido presidente.

Deixe seu comentário

Leia também