Debate da Record: Observações de um graduado petista que esteve lá

Tempo de leitura: < 1 min

por Conceição Lemes

Um graduado petista, que esteve ontem no debate entre presidenciáveis promovido pela Record, fez algumas observações:

1. O debate desse domingo marcou a ofensiva de Marina  Silva (PV) sobre José Serra (PSDB). Isso deixa o tucano numa situação meio complicada, pois as pesquisas indicam a transferência de votos dele para Marina. Ela está pescando também em cima dos indecisos.

2. A estratégia de Serra é levar a eleição para o segundo turno.  Mas os seis dias que faltam provavelmente não dariam tempo para ele se recuperar. Assim como possivelmente não haveria tempo para Marina ultrapassar Serra.

3. O crescimento da Marina não provocou qualquer erosão na candidatura Dilma Rousseff (PT).

4. As pesquisas qualitativas , feitas ontem pelo PT, indicam que Dilma ganhou o debate. Para esse graduado petista, Dilma já teve melhores performances.

5. Ele está muito tranqüilo. Acredita que Dilma ganharia no primeiro turno. A tendência de todas as pesquisas é favorável à candidata petista, ainda que elas  não sejam  espelho 100% fiel da realidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Dárcio Argento

Lamentável e grande farsa da democracia q as pessoas votem em candidatos, em pessoas e não em partidos, como deveria ser. Aí fica essa alternância de votos de um pra outro em virtude de factóides.
E nem a direita nem essa esquerda tosca q aí está pensa em mudar esse esquema. Ou seja, mudar o fundamental.

JC Tavares

Dilma precisa ser mais contundente contra perguntas como por exemplo sobre corrupção. Ela tem de afirmar que não se pode confundir corrrupção com COMBATE à corrupção. O que houve no governo Lula, foi combate a corrupção. A corrupção ficou mais tempo em evidência na mídia, graças ao desmantelamento de quadrilhas de "colarinho branco" pela ação da P.F. aparelhada para ir pra cima exatamente dos poderosos. A P.F. fez a sua parte, se alguns foram soltos deve-se a justiça e não à polícia.
Quando falam do escândalo Erenice, ela tem de ser objetiva. Dizer de pronto que as medidas tomadas foram IMEDIATAS, e que ninguém pode responder por irresponsabilidade de filhos de outrem. Por mais que as famílias se preocupem com os filhos, sempre acabam sendo surpreendidos por irregularidades que venham cometer. O importante é tomar as medidas severas quando ocorrem, "e isso nós fizemos".

    Cesar

    Concordo com Vc Tavares, entendo que quem está na frente das pesquisas deve evitar o denuncismo , o confronto direto, mas daí ficar queta enquanto apanha não dá, parece que foi proibido a Dilma falar da corrupçao do PSDB, do
    engavetamento dos preocessos com FHC. Ficar no chumbo trocado também é perigoso, mas mostrar isso q vc falou de quanto foi investigado e punido no governo Lula,..

    ricardo gama

    Muito bem observado Tavares.

oswaldo j. baldo

Penso que muitos aqui estão valorizando demais o pifio crescimento de Marina, Serra então, pelo amor de Deus.
Não temos que ficar acusando golpes que não existem, até agora é DIlma 1º turno e tchau.

@zecadiabo24

eu tinha ficado com impressao do debate da record muito proxima da do azenha, apesar que cada candidato tem objetivos diferentes, dilma nao pode perder serra tem que conquistar, entao fui consultar minha filha de 19 anos que ficou nos chat da internetitwister vendo debate e comentando com mulecada, resumo segundo ela da visao da molecada:
plinio," veio engrassado",
marina, "coitada" "falsa"
dilma, "a enfessadinha"
serra, "da pena"
ainda segundo ela, tem os favor do lula e os contra

marco

Não vamos nos iludir. Com o debate na Record a Dilma perdeu votos. Se seu desempenho na Globo for igual ao que teve na Record, teremos segundo turno. Não esqueçam que o número de eleitores que verá o debate na Globo será bem maior do que o da Record e que os jornalistas que farão as perguntas não são muito simpáticos, é o mínimo que podemos dizer, à candidatura da Dilma. O Kamel nem precisa fazer nada. Passará alguns dias pensando como derrubar a Dilma no 2o. turno.

    luciano

    Na globo não vai ter perguntas de reporter.

Wildner Arcanjo

Não querendo fazer nenhum juízo sobre a Dilma, mas somente comentando algo que eu sentí no debate, acho que a Dilma precisa melhorar um pouco a formulação de suas respostas. Ser um pouco mais direta seria essencial. Acho que ela precisa mesmo é não ter medo de errar, quando falar algo, afinal, errar é humano.
O que não se pode é ficar tetando formular uma resposta complexa, na TV, não há tempo para isto. Debates são feitos para a grande população, os tempos são curtos e as respostas precisam ir direto ao ponto. Muitas vezes dizer SIM ou NÃO, quem sabe, TALVEZ, já basta.

Baixada Carioca

Pela pesquisa Datafolha não é isso que se viu. Marina tira votos da Dilma na mais recente. A gente já sabe que é prática do Datafolha manipular os dados segundo seus objetivos, mas o fato é que Dilma não empolgou. Teve uma postura muito reticente, titubeou nas respostas e poucos foram os momentos em que ela se mostrou com coragem e determinação.

Se for assim no debate da Globo, o Kamel passa o rodo na Dilma. Vai fazer uma edição com uma mulher sem preparo nenhum, com medo e recuada. Vai mostrar uma Maria super determinada e um tucano pronto para ser presidente. Ou os marqueteiros se calam e deixem Dilma debater, ou calam Dilma e deixem tudo para o segundo turno.

ademir

Acredito que devera ter liberdade de imprensa, mas que todos terão o direito de falar, mas se falar leviandade, ou mentiras e denuncia infundada de qualquer assunto, o reclamante terá o direito de responder suas acríticas no mesmo espaço em que foi acusado, razão pela qual terá que tomar cuidado pelas acusações e com certeza perdera a credibilidade. Isto já esta acontecendo com os jornais folha estadão e revista veja virou coisa podre e sem credito.
O estrago já esta feito, agora estes jornais e algumas redes de TV estão sem créditos por ter feitos esta lambança de parcialidade nas eleições pig apoiando o PSDB diretamente, 100 milhões de brasileiro sabe disto, e agora como fica, perdeu a credibilidade o pig ta morto a internet ta ai e terá uma nova vida muito forte agora e no futuro, adeus pig golpista. VOTO DILMA e MERCADANTE

    Carlos

    Direito de resposta já existe, mas o caminho para chegar até ele é longo e tortuoso e… custoso – quem não tiver dinheiro pra pagar advogado, ficará lambendo feridas.

Domngos

Aqui em Minas não percebo nenhuma mudança no eleitorado. É simples , o datafolha já errou muito, no começo da campanha DILMA estava muito à frente do Serra e eles não perceberam. Marina incomoda mais Serra, DILMA vai ganhar de qualquer forma. O povo brasileiro, com LULA, sentiu o gosto "de poder mais" e ele já decidiu. A"grande mídia" pensa que o povo vota sem convicção, estão errados, todos fazem cálculos racionais.

ADELSON BORBA

Não .acredito que se ganha eleição só na defensiva, só com pesquisa qualitativa.O marketing é uma extraordinária ferramenta,mas não substitui a política.Não creio que a declaração de LULA sobre a imprensa foi baseado em análise qualitativa.Como líder político ele travou a luta política e pôs concretamente uma TRAVA nas intenções golpistas. Não é admissível que se assista a um verdadeiro massacre da figura pública de DILMA ROUSSEF, pelai internet, pela propaganda eleitoral e pelos órgãos de imprensa comprometidos com a prática anti-democrática de destruição de reputações.Além de se defender tem que atacar, não é preciso factóides ou mentiras.Além de se defender das acusações, precisa afirmar que José Serra vai implantar o modelo de pedágio de São Paulo no resto do brasil, ele que se defenda.Que particpou e apoiou as privatizações como o próprio FHC falou e que nós corremos o risco de tentarem privatizar banco do brasil, caixa e Petrobras. De mostrar o fiasco da administração Serra em São Paulo que conseguiu ser pior do que as administrações anteriores do PSDB.Mostrar o buraco do metrô e o que está por tras, O superfaturamento do Rodoanel, a irresponsabilidade e descaso total nas enchentes de São Paulo….etc….etc….etc Mostrar o constante auto-elogio de Serra, incrível DILMA É CENTENAS DE VEZES MAIS COMPETENTE DO SERRA.Tecnicamenente,polliticamente e com grande sensibilidade social. Falei com pessoas que desistiram de votar em Dilma, por conta das mentiras assacadas contra ela e outras que irão votar em função do apoio de LULA, MAS COMPRARAM idéias ruins lançadas contra ela.Mesmo vencendo no primeiro turno precisaríamos ganhar essa luta política com a população.

Nilva

O Serra está tranquilo porque vem mais baixaria por aí além do debate da Globo que já vem manipulado do berço.

    francisco.latorre

    vai ter um tudo esses dias.

    os golpistas não vão recuar. não podem recuar.

    serão arrasados. a oposição golpista e o midião condenado.

    ..

    ..

    Baixada Carioca

    Nilva, a postura do tucano se parece com a daquele sujeito que se inscreveu para um concurso e não estudou para a prova. Vai fazê-la por fazer, sem a convicção de ser aprovado. No caso dele, ele já reconhece a reprovação.

Nilva

…continuação…
O candidato José Serra (PSDB) cresceu apenas um ponto – subindo de 31% para 32%. Marina Silva (PV) ganhou dois pontos e passou de 14% para 16% das intenções de votos válidos. Os resultados da pesquisa estimulada apontam Dilma com 46% das intenções de voto; Serra tem 28%, contra 14% de Marina.

Votos brancos, nulos e eleitores que não votarão em nenhum candidato somam 3%. O número de indecisos é de 7%. Os outros candidatos não alcançaram 1%. http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/2825/aument

Nilva

28 de setembro de 2010 02:37
Aumenta a chance de 2ºturno, revela pesquisa Datafolha -.agestado

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada de hoje aponta que a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), não tem mais a garantia de vitória no primeiro turno. Para vencer as eleições já na primeira fase, é necessário ter 50% mais um voto.
O levantamento mostra que Dilma perdeu três pontos porcentuais entre os votos válidos que decidirão as eleições. A petista foi de 54% para 51%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo, Dilma pode ter 49% ou 53% dos votos válidos.
…continua…
.

Nilva

…continuação
Segundo eles, a Marina se negava a cumprir o que havia sido decidido, se não concordasse. Mas, para os incautos´, é a pessoa ideal. Seus podres já começaram a aparecer.A Dilma deveria ter perguntado pra ela se a mesma sabia dos rolos do seu marido, afinal, ela dorme com ele. Santa do pau oco. O pior é que engana muita gente. E se vencer, governará com o que tem de pior na nossa política pois não tem base partidária. Nem o PV da Bahia vota nela. Eles alegaram que ela é uma alienígena e a não ser a questão ambiental onde tem concordâncias, olha a diferença entre ela e o Minc, seus projetos e ideologia são distintos. Ela é contra as principais bandeiras dos verdes. Para o Brasil seria um retrocesso, mas, como ela é egoísta, ficaria feliz em prejudicar a grande maioria da população, apenas para satisfazer seu ego e conseguir a revanche contra o Lula. Aliás, ela acha que tem as mesmas qualidades do Lula por terem história de vida semelhantes.
Talvez consiga ser uma missionária. Aquela qu só prega e não precisa saber fazer.

    Nilzaadv

    Desculpa, mas aonde estão com a cabeça de considerarem que a Marina pode ganhar estas eleições????Ainda que ela queira juntar-se à Zé Serra, os seus seguidores do PV não a acompanharão, tenho certeza.

João C Catalão Filho

Nas pesquisas qualitativas feitas pelo PT ou por qualquer instituto de pesquisa, é óbvio que Dilma tivesse ganho o debate, pois ela tem em torno de 50% dos eleitores. Tem que ver se ela ganhou com 50%, 40% ou 30%. Achei que ela não foi muito bem, poderia ter sido melhor, como o desempenho que teve no debate da Rede TV, mas pelo menos não foi mal como no debate da Band.
Agora, sinto muito, mas o tracking do Vox Populi vem mostrando uma pequena perda de eleitores de Dilma para a Marina sim, tomara que não cresça até domingo a ponto de provocar segundo turno. Vamos torcer para que o debate da Globo de quinta seja o debate de Dilma e que assim ela consiga estancar perda de votos para Marina. A verdade é que os quase dois meses de ataque da grande mídia e da campanha de Serra, associada aos famigerados e-mail de trolleiros da campanha de Serra, acabaram por desgastar tanto Serra como Dilma, sobrando Marina intacta, em quem a mídia agora aposta suas fichas para levar Serra para o segundo turno.
Pessoal, vamos disseminar na internet resposta a esses e-mail de trolleiros. Nos sites http://www.participabr.com.br/ e http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09… já estão organizadas respostas a todos esses e-mails. Vamos contra-atacar disseminando esses links, pois esses e-mails estão fazendo certo estrago, principalmente na classe média despolitizada e entre os eleitores mais jovens, tão despolitizados quanto, que estão migrando para a novas queridinha da mídia, a Marina Silva.

ademir

A Eletropaulo em quatro unidades BANDEIRANTES, METROPALITANA SÃO PAULO, EPTE e Emae
Só falta a Emae privatizar

Em 1996, Mário Covas, governador de São Paulo, nomeou o vice, Geraldo Alckmin, coordenador das privatizações. Alckmin coordenou o PED (Programa Estadual de Desestatização).

Alckmin e o PED de Covas fizeram o seguinte, nessa área (*)
Empresas vendidas :
– Empresas de saneamento Canoas I e II
– Estação de tratamento de água em Cajamar

ademir

28.07.1999. A Duke Energy saiu vencedora, oferecendo um lance de R$ 1,239 bi, o que foi equivalente a um ágio de 90,21% sobre o preço

construção hoje seria de R$ 20 Bilhões

A Duke Energy Corp. informou que seu lucro de operações no terceiro trimestre de 1999 somou US$ 459 mi

ademir

– CESP Tietê vendido para AES americana tem nove usinas hidrelétricas e 2,6 mil MW de potência instalada. Foi
privatizada em (27.10.1999) financiado pelo BNDES por R$922 Milhões
Seu custo de construção hoje seria em torno de R$ 25 Bilhões

ademir

O PSDB os vendilhões do Brasil

O PSDB vendeu todos os bancos estaduais em sua gestão. Foram 133 estatais hoje elas valeriam mais de um trilhão de reais.

A maior parte financiadas pelo BNDES

Só a Vale do rio doce, foi vendido por 3 bi, vale mais de 200 bilhões.

Em SÃO PAULO

CPFL foi vendida por 2 bilhoes ela vale 15 bi

ademir

Ressuscitado pelo Decreto 51.760/2007, de 18 de abril último, o PED (Programa Estadual de Desestatização) ameaça agora dar cabo do patrimônio que restou ao povo de São Paulo, passada a onda privatizante dos anos 90. A determinação do governador José Serra atribui “à Secretaria da Fazenda a incumbência de proceder a coordenação dos estudos técnicos relativos ao levantamento, avaliação, modelagem e execução de venda de participações societárias detidas pelo Estado e dá providências correlatas

ademir

Obedecendo a ordem, conforme divulgado pelo jornal “Valor Econômico”, de 27 de setembro, estão sendo analisadas para venda 18 empresas. Entre elas, Cesp Paraná, Nossa Caixa – sendo essas as que mais despertam o apetite dos potenciais compradores –, Sabesp, Metrô, CDHU, Cetesb, CPTM, Dersa, Emae, Cosesp, Prodesp, Imprensa Oficial do Estado, EMTU, CPOS, IPT, Emplasa, Codasp e CPP.

ademir

Seguindo o modelo imposto ao País – mas não acatado por todos os estados –, desmontou-se em São Paulo a estrutura que vinha sendo bem-sucedida. Foi assim promovida a chamada “desverticalização” do setor. Com isso, a Cesp, principal empresa do Estado, deu origem às geradoras Cesp Tietê, Paranapanema e Paraná, à distribuidora Elektro e às transmissoras Cteep e EPTE – as duas últimas unificadas mais tarde.

ademir

Com algumas variações, os mesmos vícios se verificaram nas vendas da Elektro, Eletropaulo, CPFL, Bandeirante e Comgás, que não escaparam da liquidação. Com essas, foi-se a comercialização do gás em São Paulo e toda a distribuição de energia elétrica, o que equivale a um mercado de 8.555GW fornecidos a 13,4 milhões de consumidores. Em junho último, acabou por ser vendida a Cteep em 2006 por i,i bi com 600 milhões em caixa e deu lucro só em 2009 de 829 milhões de reais Dima e Mercadante neles

ademir

falta o mercadante dizer das privatizações em sao paulo. Leia os valores das vendas custa do contribuinte e do trabalho de técnicos dedicados e qualificados, a valores vergonhosos. Em outubro de 1999, a Cesp Tietê foi vendida ao grupo estadunidense AES por R$ 938 milhões – com financiamento de R$ 360 milhões a juros subsidiados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Cesp Paranapanema foi vendida à Duke Energy por R$ 1,2 bilhão. Considerando as potências instaladas dessas empresas à época, 2.651MW e 2.307MW, respectivamente, o preço por kW instalado foi de aproximadamente US$ 1 mil e US$ 660. Evidentemente, isso é incrivelmente inferior ao investimento que esses compradores teriam de fazer para construir usinas com a mesma capacidade de geração.

SérgioFerraz

Já que a direita gosta tanto de falar em mensalão (esquecem o último, dos DEMo), em Erenice, bem que eles poderiam contar o que fizeram com os milhões que arrecadaram com as privatizações.
Nunca na história deste País, o Brasil foi tão desenvergonhadamente vendido, e pior, sem consulta ao povo brasileiro.

    Carlos

    E que a bancada do PT e aliados no Congresso (alô, alô deputado Fernando Ferro) esquadrinhe os fatos relacionados às privatizações – roteiro: "O Brasil Privatizado – Um balanço do desmonte do estado", e outros relatados por Aloysio Biondi

luiz

So agora a Marina descobriu a mina de ouro… atacar serra. Demorou muito… tentou surfar na onda dos ataques a dilma e não saiu do lugar.. depois que começou a atacar o serragio iniciou um descolamento para cima. Deve pegar alguns votos do mesmo talvez 3 a 5 pp. (dos desiludidos e dos que não gostam do pt mas veem o serra um perdedor e mau administrador) e torcer para pegar de 7-8 pp dos indecisos ( tambem de gente que não gosta do pt mas tb nao gosta do serra e os que estao na duvida) e talvez 1 a 2 de Dilma ( pelo movimento em onda). O problema é que está muito tarde… ela vai ter de mirar no coração do vampiro serra (ja to dando a dica das ambulancias…) e mandar chumbo grosso para retirar-lhe os pontos de que precisa e ao mesmo tempo fazer um pequeno efeito manada…É mais vai ter de metralhar o serra rapido se quiser alguma chance, e ao mesmo tempo manter critica leves contra Dilma/Lula para não causar raiva no povão….Vamos ver o que acontece….

francisco.latorre

dilma sempre começa pouco à vontade no blá-blá.

e no debate.. na disputa.. cresce.

passa sinceridade. é o que é.

marina.. preparada.. estudada.. pernóstica. falsa.

..

rafaela buonarrotti

deu no "The Independent", divulgado no Vermelho: "Dilma pode ser a mulher mais poderosa do mundo". No final do texto, referência às tentativas da mídia golpista do Ocidente em tentar derrubar estadistas de pensamento progressista.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

Eliana

Ainda sobre o Debate: A Marina acho que tem ainda um discurso mto concentrado e incipente… falta-lhe uma visão mais abrangente. Dilma não é estúpida como tentam dizer pela mídia impressa. Vi-a em diferentes situações como por exemplo no Roda Viva onde ela respondeu um jornalista do O Globo se ela era mesmo um "poste". A responta foi muito boa! O vídeo é pequeno, mas vale ver. O link é: http://www.youtube.com/watch?v=NLC94VlcWNk&fe
Ontem o vi no debate da Record, o Serra foi mais uma vez patético… sem expressão… além do mais deixou de fazer perguntas relevantes à Dilma. Não houve debate! Ele foi sofrível!

Eliana

Serra não terá meu voto à presidente! Achei-o patético em todas suas apresentações, não senti vigor nem firmeza em momento algum. Não teve presença de espírito no momento de se definir como pré candidato. Abriu espaço que houvesse o avanço da Dilma. Não achei-o democrata o suficente por recusar-se a um plebiscito interno no partido e tentou tal como Alckmin se "impor" ao parttido e deu no que deu: perderam espaço político, credibilidade e a eleição. No governo do Estado vejo os transportes um caos. Total inapetência de fazer um governo em São Paulo que realmente desse o que falar. Não o vejo nem articulador e nem aglutinador de idéias novas. Ao contrário! A educação e a segurança cada vez pior e vejo boas lideranças que não foram tomadas em conta pelo PSDB como ocorreu com Aécio e com o Richa (sangue novo e idéias de gestão muito mais inovadoras).

Mateus

A Marina vacilou demais. Ela deveria ter batido no Serra ja faz tempo. Assim teria muito mais chances de pelo ficar em segundo lugar.

    Anderson

    O Serra reage. A Dilma, quer dizer, o João Santana, não reage.

    Aristharco

    O Zé reage bem no Data Folha, com o amigo Montenegro, nos jornalões recheados de dádivas, na poderosa…
    A Dilma tem que mandar ficha pra cima desse asqueiroso sujeito, mandar ficha pra cima da mulher de um só discurso e, principalmente, tem que mandar ficha pra cima da Globo olhando direto nos olhos do mechinha.

Sergio Viveiros

27 de setembro de 2010 22:18
MP denuncia Serra por calúnia e difamação
agestado
A promotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ofereceu denúncia contra o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, por calúnia e difamação contra o PT e o candidato ao Senado pelo partido, Fernando Pimentel (MG), à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul.

No texto da denúncia, encaminhada no dia 24 de setembro e tornada pública nesta segunda-feira pelo site do PT, a promotora afirma que Serra, "visando fins de propaganda eleitoral, difamou o Partido dos Trabalhadores ao afirmar que o mesmo tem ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia". Para sustentar, transcreve trecho de entrevista dado pelo tucano ao jornal Zero Hora de 23 de julho, na qual ele, ao comentar declarações de seu vice Índio da Costa (DEM), diz que "está mais do que evidenciado que o PT tem ligação com as Farc, que, por sua vez, são uma força do narcotráfico".

No segundo fato da mesma denúncia, a promotora também sustenta que Serra caluniou Pimentel imputando-lhe falsamente fatos definidos como crime, como violação de sigilo funcional e formação de quadrilha. E transcreve outro trecho da mesma entrevista, no qual o candidato, questionado sobre a quebra de sigilo de Eduardo Jorge, responde: "É estratégia do PT. Eles tinham montado um grupo de dossiê sujo. Dossiê limpo não é obrigatoriamente algo criminoso. Quando é feito com baixaria, você está comprando depoimento. Isso é jogo sujo, e o PT estava montando isso e foi descoberto. Tudo coordenado por um personagem importante do PT, que é o Fernando Pimentel. Não é um Zé Ninguém. Uma delas foi começar a quebrar sigilo usando de funcionários ligados ao PT".

A promotora não atendeu a imprensa para comentar a denúncia.

    ademir

    Acredito que devera ter liberdade de imprensa, mas que todos terão o direito de falar, mas se falar leviandade, ou mentiras e denuncia infundada de qualquer assunto, o reclamante terá o direito de responder suas acríticas no mesmo espaço em que foi acusado, razão pela qual terá que tomar cuidado pelas acusações e com certeza perdera a credibilidade. Isto já esta acontecendo com os jornais folha estadão e revista veja virou coisa podre e sem credito.
    O estrago já esta feito, agora estes jornais e algumas redes de TV estão sem créditos por ter feitos esta lambança de parcialidade nas eleições pig apoiando o PSDB diretamente, 100 milhões de brasileiro sabe disto, e agora como fica, perdeu a credibilidade o pig ta morto a internet ta ai e terá uma nova vida muito forte agora e no futuro, adeus pig golpista.

João Sales

O Mário Roberto deveria passar por aqui e por outros blogs mais vazes. E se pautar menos pela nossa podre mídia.
Seguramente pensaria melhor antes de dizer asneiras.

Edson

Ministério Público denuncia Serra por crimes de difamação e calúnia ao PT

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da pomotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, ofereceu denúncia contra o candidato do PSDB, José Serra, acolhendo representação criminal do Partido dos Trabalhadores por difamação contra o partido e por calúnia contra o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

No dia 22 de julho deste ano, na capital gaúcha, durante entrevista ao jornal Zero Hora, ao responder sobre as declarações do seu vice, Índio Costa, acerca da afirmação de que o PT teria ligações com o narcotráfico, Serra respondeu que é "uma coisa antiga, que está mais do que evidenciado, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que, por sua vez, são uma força do narcotráfico".

Nesta mesma entrevista, Serra imputou falsamente ao PT e a Pimentel o crime de violação de sigilos na Receita Federal.

A promotoria eleitoral acolheu a representação do PT e ofereceu denúncia pelos crimes de difamação e de calúnia ao Juiz Eleitoral da 111ª Zona de Porto Alegre contra o candidato do PSDB.
http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/eleicoes-2

Marcos C. Campos

Essa do Serra foi dureza …
http://cloacanews.blogspot.com/2010/09/depois-da-

KKKKKKKK

Claudio Ribeiro

Após o debate do tríplice empate da record e do derrotado único tucano, vem aí a semana decisiva e o vale tudo da imprensa…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/deb

É onda verde que ninguém vê, mas que reflete nas pesquisas e o debate final da globo, repercutido nos "melhores momentos" do JN de véspera, com os especialistas políticos de sempre…
A semana vai passar lenta!

Fernando

Ainda acho muito provável um 2o turno. Por muitos "poucos" votos, mas provável. Sobre o debate, não sei quem foi o "melhor". Sei quem foi o pior. Serra tem se superado. É a surpresa negativa da eleição. Para quem sempre se vendeu como o mais preparado e mais experiente, frustrou as expectativas até dos adversários que imaginavam disputar com um candidato forte.

Plínio já teve dias melhores em seu papel de defensor de uma bandeira exótica na atual disputa. Concordo com muita coisa do que diz, mas o acho simplesmente inviável. Em vários sentidos.

Marina não foi mal. Mas não fedeu nem cheirou. É o mesmo discurso do "represento o diferente de tudo o que está aí". A rebelde com causa. A mim não convence. Aos indecisos que tendem a ter rejeição a política, acho muito provável que sim. É o grande trunfo para se chegar a um 2o turno e os oposicionistas (no sentido amplo do termo, incluo imprensa) sabe disso muito bem e nem faz questão de esconder. Marina, de repente, virou o tema da cobertura eleitoral. Ocupou o espaço de Erenice e da Receita nas manchetes.

Dilma foi melhor, mas também não foi mal. Acertou em alguns momentos e deu alguns poucos tiros certeiros contra Serra e Marina. Mas no geral ficou superficial demais. Evitou arriscar-se. Em sua posição, é até compreensível. Mas sei que ela pode mais (sem paródias, juro). Um aspecto positivo notório foi seu completo controle sobre o tempo. Demonstra segurança.

Tutuca

A Marina dá sooooooono!!!

O Serra…é anti-ético chutar cachorro morto!

Mario Roberto

Nunca antes na história desse país se viu tanto roubo, na casa civil, mensalão, mensalinho, dinheiro na cueca, na meia.
O Brasil bate recorde de recursos naturais e minerais é a maior potência economica da américa latina e o salario minimo é de pouco + que R$ 500,00, o padrão de vida em paises muito mais pobres de nosso continente como por exemplo o Chile é bem superior ao nosso.
Estão conseguindo desviar de fato a atenção daquilo que é fato.
abs a todos

    Luiz Ricardo

    Vc, Mário Roberto, poderia afirmar que nunca foi noticiado com tanto estardalhaço e sem provas concretas, a não ser o depoimento valorizado de um bandido, em manchetes de jornais os roubos que vc menciona. Dizer que nunca na história deste país se viut tanto roubo é risivel pelo desconhecimento da própria prática política, do modo de fazer politica, que caracteriza a história política deste país.

    Paulo Cavalcanti

    Prezado Mário Roberto,

    Quero fazer algumas considerações, ao seu comentário:

    1 – Onde vc estava, em 1998 – quando FHC em sociedade com Sérgio Motta (falecido) e Ministro das Comunicações, quando eles compraram "aquela" fazenda em sociedade, e SUB-VALORIZARAM o valor do imóvel, para sonegar impostos de transação imobiliária?

    2 – Onde você estava, quando FHC, comprou por R$ 200 mil, cada voto parlamentar, para lhe conferir em votação, o 2º mandato presidencial?

    3 – Onde você estava, quando FHC, "decretou" – que 1 real, valeria 1 dólar, passado um ano, 1 dólar custava 4 reais:

    4 – Onde o voce estava, quando o salário mínimo de FHC, era US$ 64 – o PT, propunha US$ 100 – eles faziam discurso que salário de US$ 100 – quebraria a previdência. Hoje, sob Lula, o salário mínimo é de US$ 300 – e naõ quebrou a previdência?

    5 – O salário mímimo deles, de US$ 64 – comprava 1 cesta básica, o de Lula, compra 5.

    Acordou?????

José Vitor

Tem muita gente torcendo prá Marina, mas acho que ela não tem fôlego prá alcançar o Serra, a diferença é muito grande.

Não gostei da campanha dela, foi oportunista, não foi muito ética (deveria pelo menos respeitar os 300 anos que passou no PT).

Além de tudo, acho que um remotíssimamente hipotético governo de Marina seria o caos, já que ela não tem base parlamentar e seria refém de alianças com outros partidos, sem ter a mesma força que o Lula tem para navegar nessa situação. Também tenho dúvidas sobre sua capacidade de governar um país do tamanho do Brasil.

Enfim, quando ela saiu do PT eu dei um crédito de confiança a ela, mas ela não correspondeu. Morreu.

    Aristharco

    Se ela crescer um pouco mais leva o Zé para o 2º turno… é com o que ele conta agora… a Dilma tem que manda r ficha pra cima dela…

LuisCPPrudente

Dilma eleita presidenta em 03 de outubro!

São Paulo tem segundo turno.

renato

Pode ser que o debate da Record enfraqueceu o da globo, porém ainda a globo tem maior penetração no país do que a Record.
Eu vejo a não ida da Dilma ao Debate da Globo, como mais uma oportunidade para a oposição tentar levar para o segundo turno.

Mineirim

É possível que a Marina tenha percebido, muito tarde, que o adversário dela no primeiro turno é o Serra, e não a Dilma. Acho que agora já é tarde…

Paulo Silva

Objetivamente não há como negar: Dilma Rousseff é a melhor candidata em todos os quesitos.
Nesse debate da Record, se houver uma análise isenta, pode-se tranquilamente concluir que a única que perguntou e respondeu com propriedade,brilho e elegância foi a Dilma.
E assim tem ela se comportado em toda campanha, mostrando incrível força e firmeza de caráter. Tem havido momentos nessa campanha em que o ódio e a agressividade que jogam sobre ela é descomunal. Mas tudo indica que ela considera que não é nada pessoal, é luta política apenas. E segue em frente, tranquila e altaneira.

    lia vinhas

    Concordo, vi apenas o compacto na Internet e foi muito ao contrário do que alguns internautas comentaram, dizendo que ela estava muito carrancuda, que deveria sorrir mais, etc..etc.. Pra começar não adianta quererem igualá-la ao Lula, que desenvolveu na prática sindical e parlamentar a fluencia verbal que tem. Ela aprendeu muito e está 99% melhor do que no início da campanha, mais leve, mais fluente e também sabendo sorrir e ficar séria quando a situação o exige. De um modo geral os demais candidatos, além dos inquisidores, perdão, os entrevistadores, fazem-na de saco de pancadas e não seria nem natural ela responder a tudo sorridente. Mas estava leve, esboçando um sorriso as vezes e, o principal, mostrou-se, como sempre, firme em suas colocações e conhecedora de todos os temas. Nota mil!
    Quero Dilma para minha Presidente!

Adriana

Falam tão mal do Zé Dirceu, mas no blog dele não tem censura aos comentários.
Lá podemos falar tudo que pensamos e ele publica tudo. Zé Dirceu é HOMEM, é guerreiro,
não teme a luta.

Zé Dirceu, é o CARA.

    lia vinhas

    Em jornal nenhum publicam o arquivamento de praticamente todas as denuncias contra ele. Quem acompanha de perto a política neste país sabe que a guerra do inexistente mensalão do PT foi, entre outras coisas, para tira-lo do baralho, uma vez que, por sua competência, seria o sucessor natural do Lula. Estamos felizes por termos como candidata uma mulher e ainda mais uma mulher que lutou corajosamenet contra a ditadura, resistindo heroicamente as torturas, competente e sensível como o Lula as necessidades de seu povo. Mas não podemos aceitar as injustiças contra pessoas como o Dirceu, Genoino e outros que foram escolhidos a dedo pela direita atingir indiretamente o Presidente Lula.

    Evaristo Solimões

    Tem censura sim. Acha que ele publicaria provocações dos sobrinhos do "uncle king"? Em tempo. Não acredito que ZD esteve na Record por ocasião do debate. Se estivesse eu diria que ele teria as considerações acima, reportadas pela Conceição Lemes.

    Cristiana Castro

    Se ele não fosse O CARA, ninguém pegava no pé dele. Qdo tentaram derrubar o Governo foram direto nele pq acreditavam que se ele viria tudo abaixo. Taí, fez do limão uma limonada.

    Baixada Carioca

    Falam mal e deturpando tudo o que ele fala. Assista ao vídeo.
    [youtube v9gu81t16sQ http://www.youtube.com/watch?v=v9gu81t16sQ youtube]

Cesar

Se a Marina alcançasse o Serra seria muito hilário, e muito bom pra acabar de vez com essa direita raivosa….

    Nilva

    É mais fácxil derrotar o Serra do que a Marina.
    O Serra todos sabemos quem é, já a Marina é sonsa, fundamentalista, se diz muito diferente do que está aí mas não passa de uma oportunista. Saiu do PT por melindre. Achava que seria a candidata do Lula porque ele sempre falou que indicaria um negro ou uma mulher para sucedê-lo.Tem ódio mortal da Dilma pois foi uma ministra incompetente que travava todos os projetos do governo com seu fundamentalismo. Mas, para a sociedade ela se mostra frágil, bondosa, ética, religiosa, a favor do verde e da vida, quando tem uma personalidade forte e não abre mão de suas ideias, mesmo quando se mostram equivocadas. Isto foi dito por assessores dela no MMA. Disseram que ela não aceita ser contrariada e que vivia na sala do Lula logo depois de uma reunião em que sua opinião tinha sido recusada.

O_Brasileiro

É hora de vacinar o povo brasileiro contra as manipulações da Globo, principalmente em cima do debate!
É hora de inundar o twitter com advertências para as pessoas sobre o golpismo midiático!

pereira

A marina quer vender o Brasil para os ecocapitalista vejam o que diz o blog do PHA: São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Índios atacam exploração apoiada por Marina
Natura, que tem relações próximas com a senadora, é alvo de ação sob acusação de biopirataria; empresa nega apropriação indevida

Gigante dos cosméticos é suspeita de aproveitar para fins comerciais o fruto do murmuru, de conhecimento tradicional dos ashaninkas
FÁBIO ZANINIENVIA
DO ESPECIAL A RIO BRANCO

A reportagem esta no conversa afiada, parabéns marina.

    silvio

    É o medo de PHA que Marina cresça e leve a eleição ao segundo turno. Azenha também andou ensaiando esse tipo de desqualificação da candidatura de Marina por aqui. O crescimento dela é inevitável. Se leva ou não ao segundo turno so depois iremos ver.

    lia vinhas

    Crescimento apenas porque eleitores de Serra, decepcionados com o mesmo, migram naturalmente para ela, uma vez que são eleitores de direita. Ela traiu seu partido, traiu o Presidente Lula que a nomeou Ministra e traiu e continua decepcionando todos aqueles que a admiravam e muitos que votaram nela.

    emerson57

    faltou dizer:
    é candidata de si própria, não tem relevância, compromisso, ética, nem partido.
    é a candidata da direita medrosa.
    com a projeção dada pela mídia, até o maguila teria os 7% de votos que ela vai ter.
    sou muito mais o maguila.
    acabada a eleição, encerra a própria carreira e volta para aonde não deveria ter saido.
    já vai tarde.

    Maria Luiza

    É a candidata da direita medrosa que não distingue direito de privilégio e da pseudoesquerda festiva "decepcionada com o PT". Ambas distanciadas da realidade de um país cujo governo tirou milhões da pobreza e da miséria, que hoje é respeitado no plano internacional. Um governo que teve competência e coragem para diminuir a desigualdade econômica e social, bem como a desigualdade regional. A direita medrosa é aquela classe que enxerga o mundo de modo vertical, de superiores e inferiores, de ricos e pobres, "por natureza". São os que se acham, por natu reza, legítimos detentores do poder para todo o sempre. A pseudoesqueda é turma do falso moralismo, tão fundamentalista quanto Marina Silva.

Carlos A Gomes

Continuação da matéria sobre Lula no Financial Times publicada hoje, dia 27.

Brazil grew richer and more powerful during his presidency. But, like Mr Mandela, Lula resisted the temptation to cling to power. He has not tried to rewrite the rules to get a third term in office. In any case, with a protégé to succeed him, he will remain a very powerful figure.

Lula’s personal story has merged with the national narrative. For many years, Brazil has had something of a national inferiority complex. But like the poor boy made good, the country is now increasingly confident and assertive. The country has foreign reserves of more than $250bn and has recently discovered massive oil deposits offshore. Brazil provides the first letter of the Bric acronym that now defines the emergence of new, global powers. But it is less scary than China, less authoritarian than Russia and less chaotic than India.

The smiling, bearded avuncular Lula was the perfect, charismatic frontman for Brazil, reflected in successful campaigns to win the right to host both the Olympics and the World Cup. Lula’s formal retirement will allow Brazil to reflect on how far the country has come.

Of course, there are elements of myth in the Lula story. His personal and political life contain episodes of ruthlessness that are glossed over in the biopic version. Brazil’s transition to democracy took place well before he took office. The foundations of the country’s economic success were laid by the reforms of his predecessor, Fernando Henrique Cardoso. One of Lula’s biggest economic contributions was simply not to mess things up – and this was achieved by the abandonment of the far-left policies that he had once advocated. It is true that Lula inherited a fiscal crisis and handled it with determination and aplomb. But much of the subsequent economic boom was down to the lucky fact of a global commodities boom, powered by Chinese demand. Lula has gained deserved credit for his anti-poverty policies. He has done less well in fighting corruption.

The notion of Lula the freedom-fighter also needs qualification. At home, the outgoing president has defended democracy. But he has pursued a foreign policy that is either cynical or naive – praising authoritarians such as Hugo Chávez in Venezuela and Fidel Castro in Cuba and pursuing an unlikely and irresponsible courtship of Iran’s President Mahmoud Ahmadi-Nejad.

Yet, for all the inevitable qualifications, Lula will deserve much of the hoopla and praise that surrounds his retirement. He will go down as the president who oversaw two historic transitions.

The first was the completion of Brazil’s embrace of capitalism and globalisation. In his early campaigns for the presidency, Lula had denounced “neoliberalism”. In office, he tackled inflation, paid back debt and fostered the conditions for Brazilian business to thrive internationally. As he noted wryly in a recent FT article: “There is no little irony in the fact that the union leader who once shouted ‘IMF out’ in the streets has become the president who paid off Brazil’s debts to the same institution – and ended up lending it $14bn.”

Brazil’s embrace of international capitalism under Lula has laid the foundation for the second transition, which has global significance. That is the emergence of a new “new world order” over the past decade. Unlike the previous “new world order” the latest iteration is not based on a “unipolar world” centred around the US and dominated by the west. The defining characteristic of this new “new world order” is the emergence of major economic and political powers in Asia and Latin America – with Brazil right at the forefront.

Just a few months ago, at a summit of the Brics, Lula proclaimed that – “Brazil, Russia, India and China have a fundamental role in creating a new international order”. Eight years ago, when Lula first took office, that statement would have sounded like hyperbole. Today, it simply sounds like a statement of fact. That is why the story of Brazil under Lula is much more than a movie-friendly myth.

Carlos A Gomes

Azenha, o Financial Times publicou hoje, dia 27, uma matéria sobre Lula. Quem sabe vc traduza pra gente:

The realities behind the cult of Lula
By Gideon Rachman
Published: September 27 2010 20:56 | Last updated: September 27 2010 20:56
http://www.ft.com/cms/s/0/8e758e7a-ca6f-11df-a860

Next week sees the retirement of the man described by Barack Obama as “the most popular politician on earth”. President Luiz Inácio Lula da Silva of Brazil, known simply as Lula, steps down after eight years in office, with a stratospheric approval rating of about 80 per cent. As a result, the Brazilian presidential election on October 3 will be a celebration of the past, as much as a signpost to the future. The almost certain winner will be Lula’s hand-picked successor, Dilma Rousseff.

Lula has not quite achieved the global renown and secular sainthood of Nelson Mandela. But the Lula and Mandela myths have something in common. In both cases, a moving personal struggle has merged with a compelling national story, turning a single man into a potent symbol of a whole country’s transformation.

The Lula story has already been turned into a film, even before the man has left office – and it is easy to see why. Lula was one of eight children in a poor family from one of the remotest regions of Brazil. He left school early, worked as a shoeshine boy and then as a lathe operator before becoming a militant trade-union leader. He was briefly imprisoned under Brazil’s military dictatorship. His first wife died young, while pregnant. But Lula triumphed over the odds to become “the poor boy who came from a shack to be president of Brazil”.

Continua…

Oliveira B.

Não concordo. Esse foi o debate onde o desempenho de Dilma foi de regular a ruim. Muito prolixa ("no que se refere a…"), sem naturalidade, aparentemente cansada e deixando de chutar uma bolas facílimas deixadas pelos adversários. No tema terceirização faltou desmascarar Serra dizendo que isso era quase norma no governo FHC visando implantar o Estado mínimo e (aqui seria o veneno) visando talvez empregar os indicados dos políticos amigos. Com Marina ela uma vez rebateu bem lembrando que funcionários do MMA tiveram problemas com a polícia e nem por isso ela, Marina como Ministra, podia ser responsabilizada por isso.
Faltou garra mas faltou sobretudo um discurso político. Sinto falta de um contra ataque mais veemente para o denuncismo agora concentrado no assunto Casa Civil e que desmascare a oposição como dependente da baixaria e do escândalo nesses últimos 8 anos. Nesse denuncismo a Dilma está se defendendo muito e se explicando muito. Isso é ruim.

    broz

    Concordo plenamente com isso. Não assisti, mas pelo que eu ouvi falar, a impressão que deu é que faltou um pouco de garra mesmo. Quanto aos temporários, ainda é uma vergonha para o governo, sou temporário do IBGE e lá somos contratados temporários, fazemos serviços permanentes, somos mais de 50% do quadro, e ganhamos 1/3 do que ganha um funcionário do quadro iniciante. Já tem ADI no STF sobre o caso, mas nada de mudar. Já faz 8 anos que o FHC saiu e nada de mudança. O governo tem contratado mais, tem aberto concurso, mesmo pq está sendo obrigado a substituir os temporários e terceirizados, mas no IBGE essa lei não chegou…Mas voltando ao assunto em tela, todos nós sabemos que isso advém do tempo em que os tucanos estavam na gestão e fizeram tanta cagada que tá sendo difícil concertar tudo, o mostro que foi criado.

    Saudações

    Vamos lá, é Dilma no 1°
    Mercadante no 2°

    Airton

    Oliveira B, eu acho que voce tem toda razão. A Dilma tem que ser mais agressiva. Não agressiva demais. Mas tem que ser menos boazinha. Quando assisti o debate dos vices, tanto da primeira quanto da segunda vez, passei a achar o Michel Temer incrivelmente um boca aberta. O Indio enguliu ele sorrido. Pedia até desculpas ao Índio ao inves de mandá-lo para a conchichina. Tem-se que responder a altura.

@AlexandreWebr

Fico a imaginar o Ciro Gomes neste debate e o prejuízo para o Brasil e seu povo, com este plebiscito de 19 partidos apoiando a Dilma. O Lula está conseguindo com sua atitude Autoritária vencer a Democracia.

    felipe

    Oq 19 partidos apoiando Dilma tem haver com Democracia? ele tem apenas a maioria , + ainda sobram 8 p/ PSDB ! …Pena que ser a maioria incomoda alguns de vez em quando

    Che Silva

    Sei, Alexandre, sei… também concordo com vc que a Folha, o Estadão, a Veja e a Globo são grupos defensores da democracia…aí eu acordei. Pesadelo? Sonho besta? Égua!!! Valha-me!!!

    Bruno

    Quando os setores populares avançam através de disputas eleitorais e políticas, para os representantes das elites resta declarar a Democracia ameaçada. Foi assim em 1964 e em outros momentos marcantes do país. Na verdade, a grande ameaça ao processo democrático vem desses mesmos arautos, como já vivemos nos tristas anos de chumbo no Brasil.

    O_Brasileiro

    Quando o FHC comprou a reeleição ninguém da direita e da mídia golpista se preocupou com a democracia…

    Carlos

    Bem ,suas falas já sao conhecidas la no blog do Nassif rsrs,mas estamos numa democracia né rsrsGravata diminui o fluxo de sangue cerebral rsrs

    Rafael

    Que democracia você está falando? O que é isso que você está falando?

Alexandre Weber

Fico a imaginar o Ciro Gomes neste debate e o prejuízo para o Brasil e seu povo, com este plebiscito de 19 partidos apoiando a Dilma. O Lula está conseguindo com sua atitude Autoritária vencer a Democracia.

Vai custar caro para a Nação e os brasileiros.

    Maurício

    custar caro Alexandre é vivermos há quase 20 anos no estado de S.P. sob o domínio de um partido que sucateou os serviços públicos, deixou o crime organizado tomar conta do sistema penitenciário, desmontar um patrimônio cultural como a TV Cultura e ainda termos que aturar um candidato que esteve no poder durante 12 anos prometendo tudo aquilo que não fez quando esteve lá…o pior, quando se questiona algo, servidores públicos são tratados na base da bomba, cacetete e pancadaria….

    autoritarismo é quando um governador invade o campus da USP para bater em professor e aluno ou então demite repórter que ousa contestar a orgia indecente e criminosa dos pedágios em S.P.

    e olha que sequer vou me referir a candidato tucano no governo do PR, que censura pesquisas que não lhe são favoráveis….quem é mesmo contra a democracia???

    Gerson Carneiro

    Alexandre,

    aqui é papo de graduado, cara. Fica fora porque você já demonstrou que não está entendendo nada.
    mas valeu pela participação. Aquele abraço, meu rei.

    Fabricio

    Autoritária por que meu caro?

    Se o Lula critica alguem é autoritário. Pô, já chega dessa retórica barata!
    Autoritário é o Serra que persegue jornalistas e professores.

    rafaela buonarrotti

    esqueceu dos policiais que estão com salário de m… e ainda levam cacete a mando da turma do jenio.

    Fabricio

    Serra não gosta de nada que seja público, principalmente funcionários.

    Maria Luiza

    Pois é, essa retórica barata de que Lula é autoritário é bem manjada. Reflete nada mais, nada menos, um pensamento reinante de uma sociedade estruturada no mando e da obediência, uma sociedade hierarquizada. Uma sociedade que não reconhece a autoridade de um presidente oriundo da classe popular, por isso quando ele usa seu direito de crítica, é autoritário. Autoridade era FHC, que chamava a oposição de "jurássica" e de "neobobos", que era a oposição do "nhem-nhem-nhem", que chamou os aposentados de "vagabundos" e ainda era aplaudido pela mídia de vassalagem. Tudo isso reflete uma classe regida pela lei Gerson (tirar vantagem em tudo) do "sabe com quem você está falando"?

    Robson Porto

    Esse Weber foi escorraçado do Blog do Nassif e agora vem tentar defecar sapiência tucana por aqui…

    Roda, pangaré!

    Gerson Carneiro

    Viiiiixe… graças ao Robson, a casa caiu logo no primeiro sopro.
    ("pangaré" é ótimo. rsrsrs…)

    dukrai

    pelamordideus, não judia que sobrou só unzinho…

    Gerson Carneiro

    deixa esse aí pra nóis brincá, né Duka.
    sinão vai ispantá, e ele vai simbora.

    Marcio Gaspar

    Quando FHC ganhou no primeiro turno em 94 e 98 os demotucanos nao pediam segundo turno para fortalecer a democracia. A folha na reeleicao apoiando a emendinha na constituicao,que garantiria a reeleicao.,nao falou em continuismo chavista do FHC. E a compra de votos que nao foi apurada, pois o governo FHC tinha maioria e barrava qualquer cpi. Ninguem falava em autoritarismo, por ter esta maioria. Maioria se conquista no voto e no discurso com as melhores propostas. Tentem entender isso. Faz parte da democracia. Ninguem esta tomando o poder com armas na mao. Eh o povo quem decide pelo voto. Tente entender. Se em Sao Paulo os demotucanos estao no poder uns 20 anos, eh porque os paulistas assim o querem, apesar de nao saberem de muita coisa ruim em sampa, todos sabem da blindagem da midia em Sampa. Tambem nao vejo ninguem dos demotucanos preferirem segundo turno em sampa para fortalecer a democracia, nem em autoritarismo, continuismo, aqui em sao paulo. Discurso esse para enganar mane.

diego

Seria saudável politicamente que houvesse segundo turno…
nem mesmo o Lula teve vitória em primeiro turno

    Roberto Locatelli

    Será saudável que os demotucanos sejam derrotados fragorosamente, para que parem de torcer pelo quanto pior melhor.

    Exilado

    Melhor ainda: que eles tomem aquele avião que cabe 500 pessoas e rumem para qualquer lugar longe daqui. O plus a mais é se a companhia for a airfrance e atravessar alguma tormenta no meio do atlântico…..

    renato

    Mas no se3gundo turno seroa de goleada, 70% contra 24 %

    Maurício

    engraçado Diego….você pensava isso também em 1994 ou 1998? pensa também dessa forma com relação ao estado de S.P.????

    Gerson

    Saudável ? Por quê Diego ?

    Melhor derrotar essa direita reacionária agora, e que venha uma oposição mais democrática depois. Quem sabe a Marina, ou o Aécio com um novo partido sem esses Bolsonaros e Cornudos Noturnos da vida.

    O_Brasileiro

    Saudável teria sido FHC não ter sido reeleito na fraude eleitoral de 1998…

    Márccio Campos

    seria saudável se louvável fosse a dignidade dos adversários.
    o senhor precisa dimensionar – no tempo! – o esforço hercúleo que nosso povo "pagou" para que agora tenhamos uma vitória difinitiva e consagradora!
    quantas mortes infantís? quantos idosos desamparados? quanta miséria em cada esquina? em cada cidadão crescendo para o nada; sem destino; sem presente; sem prespectivas… pensando em nada… um futuro amarrado a uma vareta que lhe tangem à frente…dependente!!! – de migalhas de outras civilizações!!!
    é chegada a hora de homologarmos nossas escolhas de forma afirmativa e definitiva.
    esta "oposição" nada fez (nem agora e nem nunca!) por merecer uma segunda chance!
    toda a imoralidade e desfaçatez praticada agora são verdadeiros atentados à moral nacional! mancham nossa história com tinta indelével, mas que não passará de um 'estranho' borrão em suas páginas…
    merecem o duro julgamento das urnas, que há de lhes conferir o pior dos epitáfios:
    "derrotados pela verdade e vontade de um povo livre".

    Valter

    Marcio,numa coisa temos que concordar,o Brasil não esta melhor porque a oposição conseguiu atrapalhar bastante.Não foce isso seria DILMA 80% de intenções.

    Carlos

    O que é saudável politicamente ?não entendi,se 80 % da população apoia o Lula,qual a dúvida?

    Cristiana Castro

    Ai meu filho! Saudável pra quem? Não faz isso, não. Essa " campanha" já dura oito anos. Vc quer matar a gente?

ruypenalva

No momento tudo indica que Marina está surfando nos indecisos. Já fez estrago no eleitorado de Serra, recentemente fez no eleitorado de Dilma, que parou de crescer e ainda perdeu alguns pontos no tracking da Vox/Band. Aparentemente, como na Bolsa de valores, Dilma achou um ponto de resistência, e esse ponto parece situar-se em 49% nas pesquisas. Como não acredito que Serra ganhe mais eleitores nessa eleição, o primeiro turno vai ficar dependente exclusivamente do quantum de indecisos que migrarão para Marina e da abstenção eleitoral e sua repercussão. O grande erro do programa de TV de Dilma, viu João Santana, tem sido dar excesso de vida própria a Dilma e tirar Lula do programa, quando a presença de Lula devia ser massacrante, diária. Dilma é muito burocrática falando, não transmite empolgação, gana, entusiasmo. Tem registro vocal na faixa de contralto, ao contrário do mezzo-soprano esganiçado de Marina, o que a aproxima demais da voz masculina, autoritária, por isso a presença de Lula devia ser diária, entrevistando Dilma, tocando no coração dos brasileiros. João Santana no momento precisa parar de inserir excesso de imagens gráficas, que nada dizem mais ao eleitor. Essa semana é a semana da emoção, do choro, da despedida, da saudade de Lula, se João Santana não perceber isso poderá perder pontos preciosos para uma cada dia mais burocrática e enfezada Dilma.

    Jorge Nunes

    Sem falar de que lado estão a maioria dos brasileiros que deixarão de votar por falta de documentos.

    ZePovinho

    Estou contigo,Ruy!!!!Cautela nunca é demais!!

    Antonio Simas

    Adorei sua análise, parabéns.

    rosangela

    è isso, Ruy! o Lula está ausente há duas semanas; e nesse período a dilma deixou de crescer e começou a descer.
    Bota o CARA em campo pra descidir o jogo e emocionar a galera. Será que a equipe de propaganda acha que foram o Salário de 600 do serra e a conversinha da Marina que estão virando o gráfico? Engano. Cadê os 95% de aprovação do Lula? Estão encarnados na figura carismática do presidente? Tá bom ela precisava solar um pouco nesse precesso. Mas já chega! Assim a gente morre do coração, P!

    Antonio Silva

    Concordo plenamente contigo .
    Esta semana o Lula deveria participar de TODOS os programas de rádio e TV, e também de todos os comerciais de 30 e 15 segundos nas emissoras de rádios e TV´s .
    Este é um momento muito perigoso , e o povo brasileiro encontra-se numa encruzilhada :
    1º) Elegendo-se a Marina, a nossa riquíssima floresta amazônica poderá ser "gerenciada" por eco-capitalistas europeus e norte-americanos .
    2º)Elegendo-se o José Serra, aí é que toda nossa riqueza irá para o sal ( Floresta amazônica, Pré-Sal etc…)
    3º) Elegendo-se a Dilma, o projeto de nação soberana iniciado por Lula terá continuidade, e aí a imensa riqueza de nosso Brasil será continuará ser compartilhada por todos os brasileiros .

    Saudações Socialistas !

    ejcs

    concordo.

wendigo

Eu quero segundo turno entre Dilma e Marina, e f…-se o PSDB/DEM. Vai ser lindo ver a tucanagem e os demos se acabando na m…, em terceiro lugar numa eleição que julgavam ganha… E, de qualquer sorte, venceremos.

    Márcia Aranha

    Quem sabe em 2.014?

EDUARDO

Marina fala do pre sal como energia suja, bla, bla bla. Dilma devia cortar de vez essa conversinha dela fazendo com que ela se afunde nos seus eco-sonhos, perguntando.: A Sra presidente, sentaria em cima dessa fortuna incalculavel da nação e privaria o povo brasileiro dessas benesses?

Quanto a essa do Serra que eh um candidato limpo, do bem coisa q todos sabem que não eh, a Dilma deveria ela sim.
enaltecer as suas qualidades eticas de nunca ter sido sequer levantado um indicio de malfeito.

El Cid

acho que o debate da Record enfraqueceu o da globo!

O kamel já não pode TUDO!

    El Cid

    Dilma foi a única que respondeu frontalmente as perguntas, sem escapismos.

    Exilado

    Concordo. Mamãe sempre dizia que cada um sabe onde seu calo doi. Por isso, a percepção de cada um é o que conta….

    José Silva

    Concordo contigo Cid, e acrescento que o ponto marcante do debate foi a resposta dada a Marina em relação a corrupção no MMA. Pelo menos lá em casa todo mundo deu 10 pra Dilma.

    Baixada Carioca

    Vimos debates diferentes Cid?

    El Cid

    podemos discutir as impressões que tivemos… será um prazer, meu caro !!

    abraços !!

Deixe seu comentário

Leia também