Datafolha: Serra cai 1%; Dilma mantém 50%

Tempo de leitura: 2 min

Não se esqueçam de que trata-se do Datafolha, do Otavinho, capaz de fazer todo tipo de ginástica:

10/09/2010 – 20h24
Com 50%, Dilma mantém vantagem e quadro é de estabilidade, diz Datafolha

ALEC DUARTE
EDITOR-ADJUNTO DE PODER

na Folha

A 23 dias da eleição, pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de setembro aponta para um quadro de estabilidade na disputa presidencial.

Com 50% das intenções de voto, a candidata petista Dilma Rousseff manteve o percentual registrado na pesquisa anterior, realizada há cinco dias.

Seu principal adversário, o tucano José Serra, oscilou negativamente um ponto percentual e registrou agora 27% das menções do eleitorado. Marina Silva (PV) foi de 10% para 11%.

Todas as variações estão dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os outros candidatos não alcançaram 1%, enquanto 6% dos entrevistados se dizem indecisos, e outros 4% declaram que irão votar em branco ou anular o voto.

A pesquisa Datafolha mostra que a ex-ministra ampliou sua vantagem na Bahia e em Pernambuco, exatamente os Estados em que Serra mais caiu.

A preferência por Dilma entre os pernambucanos é de 67% contra 18% que mencionam o nome do tucano (há cinco dias o levantamento registrou 62% a 21%), enquanto entre os baianos chega a 64% contra 18% que dizem votar em Serra (era de 60% a 22%).

A evolução por estratos socioeconômicos e demográficos apresentou pouca variação, e foi a senadora Marina Silva quem mais cresceu nos últimos cinco dias.

É o caso entre os eleitores com escolaridade superior, parcela em que Dilma caiu cinco pontos percentuais, para 37%, e Marina ganhou quatro, subindo para 23% (Serra oscilou um ponto para cima e está com 30%). Entre os de maior renda familiar, a petista perdeu sete pontos, enquanto a verde conquistou seis.

SEGUNDO TURNO

A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também apontou estabilidade. Dilma prosseguiu com os mesmos 56% que havia registrado no último levantamento, e Serra oscilou um ponto para baixo (35%).

O mesmo pode-se dizer para a rejeição dos candidatos: agora, 32% dizem que não votariam em José Serra (eram 31% há cinco dias), contra 22% que reprovam Dilma (21%) e 16% que não consideram votar em Marina (ante 17%).

Os contratantes do levantamento são a Folha e a Rede Globo. Foram ouvidos 11.660 eleitores em 414 municípios brasileiros. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 28809/2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Thiago Rey

Creio que o Brasil anda defasado de políticos sérios e de campanhas honrrosas. Não acredito na virada de José Serra, que, na minha opnião, não é uma boa opção para assumir a presidência. Do outro lado, temos uma vitória quase certa de Dilma devido ao fato de que o povo brasileiro ilude-se na idéia de estar votando em Lula. Não acho Dilma uma candidata digna e muito menos preparada para ocupar a presidência. Os demais candidatos, prefiro poupar-me do trabalho de comentar, pois entre a ambientalista lunática e o comunista insano eu sinceramente não saberia optar. O fato é que não há entre todos os candidatos um que realmente tenha capacidade de guiar nosso país. Acho o presidente Lula, mesmo com diversas falhas em seu governo, é a pessoa atualmente mais capacitada e realista e por isso vejo nele a figura perfeita para ocupar o cargo. Pena que a politicagem partidária não permite que a democracia seja ampla e verdadeira, pois se assim fosse, teríamos Lula por mais quatro anos, sem sombra de dúvidas.

Fredão

O Mercadante tá precisando de mais gás pra arrancar nessa disputa. O Alkmin é fraco, perdeu a Prefeitura de SP ao Kassab. Acho que o Mercadante precisa fazer uma abordagem mais séria na questão dos pedágios. Ele apenas fala em baixar os valores cobrados, mas não é isso que o povo quer ouvir. O pedágio é um "imposto" que é pago pelos mais pobres (assalariados), quer usem ou não as rodovias. Essa é a dinâmica capitalista. Já que não se pode viver sem os pedágios, então que o próprio Estado os arrecade ao invés de terceirizar o lucro às concessionárias.

Reginaldo

Artigo de Paulino, ex-diretor do Datafolha, ainda esperançoso ao que parece, diz o seguinte:
"… limitar a análise a tal conclusão pode camuflar pontos importantes do comportamento dos eleitores, indícios de possíveis movimentos gerais, que se iniciam em segmentos específicos.
A preferência com base no total do eleitorado transmite a impressão de que a violação do sigilo fiscal de familiares de José Serra (PSDB) nada influenciou a disputa. É preciso leitura mais cuidadosa.
Dilma Rousseff (PT) mantém confortável liderança, mas, estratificando-se os dados, nota-se que em subconjuntos típicos da classe média, o apoio à ex-ministra caiu de forma significativa."
A esperança é que se trata de um movimento geral que se inicia nesse segmento específico. Uma onda crescente. O paradoxo é curioso: Dilma teria tido queda 'significativa' em subconjuntos tipicos da classe média. O problema, além de definir o que significa 'significativo', é saber se tais 'subconjuntos' são significativos de alguma coisa. Sem isso, a 'leitura mais cuidadosa' do analista é apenas… esperança desse subconjunto no qual ele provavelmente se enquadra.

Jairo_Beraldo

"Em SP, Alckmin tem 49%, e Mercadante, 23%, aponta Datafolha. Russomanno (PP) aparece com 9%, e Skaf (PSB), com 3%. Margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais."
'Na disputa pelo Senado, Netinho tem 36% e Marta, 35%, diz Datafolha. Candidato do PC do B passa a liderar a disputa, segundo instituto. Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos." (G1)

O que não dá para entender, é como os candidatos progressistas lideram para o senado, e para o executivo está o oposto. Estranho…muito estranho!

Helcid

… cantanhêde arrependida? ô dó !!! agora ela pula do navio no qual embarcou cegamente, e ponderou que era melhor perder seus valiosos anéis, do que seus esquálidos dedos. Sem eles, não poderia escrever, né ?

patética…
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/

11/09/2010 – 09h54
Eliane Cantanhêde: Força de Lula é o grande fator dessas eleições

DE BRASÍLIA

A pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de setembro apontou estabilidade na disputa presidencial.

Com 50% das intenções de voto, a candidata petista Dilma Rousseff manteve o percentual registrado na pesquisa anterior. Seu principal adversário, o tucano José Serra, oscilou negativamente um ponto percentual e registrou agora 27% das menções do eleitorado. Marina Silva (PV) foi de 10% para 11%.

Para Eliane Cantanhêde, colunista da Folha, O ESCÂNDALO DA QUEBRA DE SIGILO FISCAL FICOU CIRCUNSCRITO À IMPRENSA E A BLOGOSFERA.
Segundo ela, a "emoção" da corrida presidencial se transferiu para os Estados. Apesar do bom resultado nas pesquisas para o governo de São Paulo e Minas Gerais, o PSDB –que está próximo de uma derrota presidencial– também teve uma queda no Paraná.

Segundo o Datafolha, caiu pela metade a vantagem de Beto Richa (PSDB) sobre Osmar Dias (PDT) na disputa pelo governo do Estado. O tucano, que no final de agosto estava 13 pontos à frente do pedetista, viu a diferença se reduzir para 6 pontos percentuais.

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 8 e 9 de setembro, Richa tem 44% das intenções de voto, enquanto Dias chega a 38%. No levantamento anterior (23 e 24 de agosto), o tucano tinha 47%, e o pedetista, 34%.

No áudio abaixo, a colunista explica o papel da vitória de Richa no Estado, uma vez que o PT deve levar a cadeira da Presidência e muitas outras no legislativo. "Está claro a força de Lula nesta eleição. Este é definitivamente o grande fator de 2010", diz.

Estevam

Azenha vai uma sugestão para as notáveis manchetes da Folha e do resto do PIG:
Grupo guerrilheiro chefiado por Dilma tramou assassinatos de do presidente Kenedi e John Lenon.
Vamos dar uma forcinha a eles, é preciso.
Também pode fazer parte das manchetes bizarras do PIG um tema mais atual:
Dilma e Bin Laden tramaram ataque ao Word Trade Center

pereira

Só na cabeça de quem que estes números são verdadeiramentes reais, se nós observamos a marina não chega aqui e nem na China a 10%, o serra não passa de 25%, então o dataserra continua a manipular, e o pior descaradamente, vaja o vox diário.

O_Brasileiro

A campanha de agora até 3 de outubro é quem decidirá se haverá ou não segundo turno!
Vamos ver quem são os melhores estrategistas de campanha, porque a melhor candidata todos sabem que é a Dilma!
Até a oposição e o PiG sabem disso, mas fingem não saber!

    Lucia Fernandes

    Tudo bem que vc diga que "Dilma é a melhor candidata". Mas cabe a pergunta: melhor em quê?
    Ao que me consta, e como bem salientou Ferreira Gullar, a Dilma " nada tem a mostrar, uma vez que sua candidatura é tão simplesmente uma invenção do presidente Lula, que a tirou da cartola, como ilusionista de circo que sabe muito bem enganar a plateia".

    O_Brasileiro

    Pra vocês verem como são as coisas… o José Ribamar criticando o Luís Inácio!
    Só que o José Ribamar não estudou mais porque não quis, já o Luís Inácio, porque não teve oportunidade!
    Contudo, o José Ribamar também subiu na vida por seus méritos e por esforço próprio, assim como o Luís Inácio!
    Finalmente, ambos tem dons: o de José Ribamar é a arte, particularmente a poesia, e o de Luís Inácio é a política!
    Por isso, prefiro acreditar na biografia de cada um, considerar a frase acima uma licença poética, de alguém acostumado a iludir as pessoas com sua arte, e a escolha do Lula a melhor para o presente e para o futuro do Brasil.

    Mônica Rangel

    Você não está vendo? A resposta é obvia…ela é a melhor "EM DERRUBAR O SERRA!" Tá bom para você?

Rodrigo Prado

O que a Datafolha pretende agora é tentar resgatar algum prestígio que lhe restou. Na reta final, só lhe resta seguir o que os outros institutos de opinião estão registrando.
Não querem afundar com o Tutanic…

marianne

é muita cara de pau de vcs ficarem apoiando a candidata do coronel lula. essa miséria vai perder! pt é voto de cabresto, assitencialismo e atraso!

    Lacerda

    É, Marianne, seu candidato mentiroso e sem qualidades vai perder e não é de pouco..Um candidato sem proposta, usando de toddos os artifícios para tentar enganar o povão, não tem condições de escapar do linchamento eleitoral de todos os brasileiros. Usar o nome da filha para enganar àqueles que não tem informação nenhuma, não dá. A própria filha metida em falcatruas, juntamente com a irmã do Daniel Dantas, sendo usada pelo pai. Serra conseguiu fritar a filha em praça pública…!!! Eita pai bonzinho !!!

    Jairo_Beraldo

    Marianne, melhor acostumar com a idéia…e também com o "cabresto, assitencialismo e atraso".

    O_Brasileiro

    Seria melhor fazer campanha com propostas do que com ataques sem sentido!

    Mônica Rangel

    Atraso é ter gente que continua pensando como você! Se você vai votar no Serra, acho bom levantar do computador e tentar ganhar "uns votinhos de última hora". Por aqui, vai ser meio difícil que isso aconteça. Está perdendo seu tempo.Vai lá,vai…

    Norma Marques

    Marianne minha filha, ouça a voz da experiência, não siga essa tropa senão sua vaca vai pro brejo… não diga coronel, mas Mr. Lula, é assim que ele é tratado pela imprensa internacional, Lula é pop, siga o seu mestre Zé(n): coloque o São Lula no altar e suplique por um milagre…

G.JM

Eu não acredito em uma virada do Serra, mas tem um amigo meu que andou de "Disco Voador" que acredita.

    Jairo_Beraldo

    Eu também acredito que a Dilma andou quebrando o sigilo fiscal da tchurma tucana. Tanto quanto que seu amigo andou de "Disco Voador".

Bonifa

Agnelo, do PT, sobe nove pontos e vira a eleição no DF, diz Datafolha. Está pintando um massacre nacional contra os dem-tucanos e seus apoiadores.

priscila presotto

Não vejo a hora desta palhaçad acabar.
Nunca tive tanta ânsia para votar.

    daniel

    Concordo.

    Jairo_Beraldo

    Tome um chazinho de erva cidreira…se acalme!

    José Ruiz

    A imprensa consegue transformar uma bela festa da democracia em um lixo nauseabundo que todos não vêm a hora de acabar… é lamentável… mas eu concordo contigo: também não vejo a hora disso tudo passar…

    O_Brasileiro

    Calma!
    Enquanto isso, vai conseguindo mais uns votos para a Dilma!

blogdacoroa

Isso é FANTÁRDIGO!
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/09/10/isso-

Corações e Mentes

Os cães ladram,mas a caravana passa.

Felipe C.

E vamos analisar os detalhes desta pesquisa. Não duvido que a folha tenha "amenizado" o lado do "coiso".

Deixe seu comentário

Leia também