Datafolha: Dilma sobe um ponto, Serra estável

Tempo de leitura: 2 min

16/09/2010 – 03h00
Dilma oscila para 51% e se distancia 24 pontos de Serra, diz Datafolha

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

na Folha

Apesar do intenso noticiário das últimas semanas sobre a quebra dos sigilos fiscais de tucanos, a corrida presidencial entrou em fase de alta estabilidade nas taxas de intenção de voto dos principais candidatos.

Segundo pesquisa Datafolha nos dias 13 a 15 deste mês com 11.784 entrevistas em todo o país, a petista tem 51%. Oscilou um ponto percentual para cima em relação ao levantamento anterior, dos dias 8 e 9. A margem de erro máxima é de dois pontos, para mais ou para menos.

Quando se consideram só os votos válidos, os dados apenas aos candidatos (excluindo-se os brancos e os nulos), Dilma vai a 57%.

José Serra (PSDB) ficou exatamente como há uma semana, com 27%. Marina Silva (PV) também repetiu sua taxa de 11%. Em votos válidos, o tucano tem 30%. A verde fica com 12%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou nenhum. Outros 7% se declaram indecisos.

Os demais seis candidatos não pontuaram, segundo o Datafolha –que realizou a pesquisa sob encomenda da Folha e da Rede Globo.

ESCÂNDALO DA RECEITA

O levantamento comprovou que teve impacto mínimo até agora, quase imperceptível, o escândalo da quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Veronica.

O Datafolha apurou que 57% dos eleitores tomaram conhecimento do assunto. Mas, apesar de a maioria conhecer o caso, só 12% se consideram bem informados a respeito.

As taxas de maior conhecimento estão entre os mais escolarizados (86%) e os que têm maior renda mensal (84%). Mas esses segmentos são minoritários no eleitorado e não provocaram alterações no quadro geral.

Numa estratificação apenas dos que se declaram mais bem informados, a taxa de intenção de votos de Dilma fica em 46% (contra os 51% no cômputo geral). Serra vai a 33% e Marina oscila para 14%. Ou seja, a soma do tucano com a verde daria 47%, e o cenário seria de um possível segundo turno.

No outro extremo, entretanto, quando são separados apenas os eleitores que nunca ouviram falar do caso da quebra de sigilos fiscais de tucanos, Dilma vai a 53%, Serra desce a 24% e Marina pontua apenas 8%.

A estabilidade do quadro geral apurado pelo Datafolha também aparece em quase todos os segmentos pesquisados pelo instituto.

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, Dilma venceria com 57%, contra 35% de Serra. Os percentuais eram 56% e 35% há uma semana.

Do ponto de vista geográfico, as únicas variações significativas e além da margem de erro ocorreram no Paraná, no Rio Grande do Sul, em Brasília e em Belo Horizonte.

Dilma perdeu oito pontos em Curitiba (PR) e voltou a ficar atrás de Serra nessa capital. A petista tem 28%, contra 36% do tucano. No Paraná como um todo, ela recuou cinco pontos — mas ainda lidera por 41% a 35%.

A petista também piorou seu desempenho em Brasília, saindo de 51% para 43%, mas continua líder porque Serra está com 21%.

No Rio Grande do Sul e em Belo Horizonte ocorreu o inverso, com Dilma melhorando seu desempenho. Entre os gaúchos, a petista foi de 43% para 45%, e Serra desceu de 38% para 34%.

Na capital mineira, a petista foi de 40% para 44%. Serra oscilou de 23% para 25%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 30014/2010.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

EDSON HAUTSCH

O Serra e a Globo, estão lutando contra a vontade do povo Brasileiro.
Ao Serra, daremos a resposta nas Urnas, e nas ruas se for preciso.
À Globo, a resposta virá na audiência.
Quem precisa reagir, é o povo e não o PT como estão dizendo.
Todos sabemos como os tucanos agem, isso é tão velho quanto andar para frente.
É nossa obrigação extinguí-los.
Se for possível, nas urnas.
Se não, nas ruas, mesmo que pintadas de vermelho.

José

Diferença: Quanto é sofrida a luta entre aqueles de boa vontade contra aqueles que se utilizam de artificios desabonadores para conseguir seu intento!Tenho a convicção de que o povo Brasileiro resistirá a este e a outros factoides que serão tentados daqui até o dia 03.10.A verdade sempre prevalecerá…

Flavio Lima

Azenha
O formato dos blogs tem essa vantagem: voce pode e deve reproduzir artigos e textos de outros, e o pessoal comenta em cima com a tua moderação.
Posso até dar uma tiradinha com o FR, notando o tom de tristeza e desanimo nas suas linhas. Impressão minha? No blog dele sera que deixava eu dar uma "tiradinha"?
Gratissimo Azenha

Vinícius Camargo

É . . . Marina vem forte para o final do páreo eleitoral.

No Distrito Federal, a candidata do PV atingiu 24% e ultrapassou José Serra (PSDB), que tem 16%. No levantamento divulgado em 25 de agosto, a vantagem do tucano era de 6 pontos percentuais (Serra tinha 18% contra 12% de Marina).

Em Salvador, Marina tem 15% contra 14% de Serra (na pesquisa anterior, o tucano tinha 7% contra 5% da candidata do PV).

Na cidade do Rio de Janeiro, já alcançou 18%. Com esse percentual está empatada tecnicamente com o candidato do PSDB, que tem 21%. Os levantamentos acima têm todos margem de erro de dois pontos percentuais.

O levantamento do Datafolha, realizado em 8 e 9 de setembro, ouviu 11.660 eleitores em 414 municípios.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 28809/2010.

GuilherMETAL

Eu sou paranaense e posso dizer que esse Estado, apesar de ter se emancipado de São Paulo em 19 de dezembro de 1811, ainda continua sendo uma província paulista.
Curitiba deve ser o único lugar do Brasil onde o serra tem vantagem…
Logo logo, a Folha e a Globo se mudam para cá…

Fernando

Dilma continua avançando. Como diz o ditado popular: “Os cães ladram e a caravana passa”.

luizclete

Como assim: serra estável. E a entrevista na CNT? serra instável. Apesar de estar eleito presidente, pois já anunciou o aumento do salario minimo.

Irani

Olha o coordenador da campanha de Wagner e prefeito de Simões Filho detonando o PIG.
http://www.youtube.com/watch?v=Y3VRLXWkjdw&fe

Marat

Estamos a uns 5 dossiês da eleição… agora não se conta mais em dias, mas em dossiês… triste impren$$$a!

Mauricio Luz

Os malabarismos estatísticos da DataBolha são fenomenais.
Vejamos um deles:
FOLHA – Numa estratificação apenas dos que se declaram mais bem informados*, a taxa de intenção de votos de Dilma fica em 46% (contra os 51% no cômputo geral). Serra vai a 33%** e Marina oscila para 14%. Ou seja, a soma do tucano com a verde daria 47%**, e o cenário seria de um possível segundo turno***.

* que são minoria – 12%!
** Como é que 47% garantem 2o turno? Não garantem.
*** E por que fazer essa estratificação específica? Você é bom de contas: 0,33 x 0,12 = 0,0396 (4% do total para Serra) e 0,14 x 0,12 =0,0168 (1,7% para Marina).
Do ponto de vista dos valores absolutos temos 0,04*11784 (amostra) = 471 e 0,017*11784 = 200 pessoas. Em resumo,a análise se baseia numa sub-amostra de 671 pessoas (cuja composição estratificada por outros fatores (formação acadêmica, gênero, etc)) desconhecida. Em resumo, a análise de uma pesquisa bem estrturada (supõe-se) em termos estatísticos se reduz à uma sub-amostra extremamente duvidosa, sobre a qual efetuam cálculos imprecisos (no mínimo) para obter o resultado que desejam (eu não, eles).
Se isso é informação, eu sou eleitor do Serrote.
O único jeito de se aproximar de um possível segundo turno via números foi esse. Na visão do DataBolha, se as demais 88% das pessoas forem exaustivamente bem informadas(?) pela grande(?) imprensa, pensarão como essa minoria iluminada e garantirão(?) o segundo turno.
Honestamente, o bombardeio é forte, o segundo turno (opinião pessoal) é provável, mas não por esse raciocínio tosco.

Marcelo

Ontem o IBOPE me ligou em casa. Fiz um texto sobre isso até. http://barulhodigital.blogspot.com/2010/09/quem-p

Jairo_Beraldo

Hasta l vista Sierra e su Monica Allende!

Zarkus Bittencourt

BYE BYE SERRA
Adeus Cacique. http://2.bp.blogspot.com/_CmtBAxb7HIQ/TEdjiVvDV3I

Zarkus Bittencourt

Não vejo a hora de acordar no dia 04/10/2010 e ler nas manchetes:
"Dilma ganha de lavada". Vou rir muito.
Quero ir na festa da Av Paulista no comício da vitória. Eu fui quando o Lula venceu as primeiras eleições. Foi uma emoção muito grande. Nunca mais vou esquecer.
DILMA PRESIDENTE!

    Neyla

    Zarkus.
    Pode marcar na Paulista que eu vou.
    Também quero levar um pessoal que também tem os mesmos objetivos: DEFINITIVAMENTE DAR UMA SURRA NO SERRA E NO PSDB, para que eles nunca mais tenha a menor possibilidade de se levantar. Infelizmente, faltam os paulistas e paulistanos tomarem vergonha na cara e fazer o mesmo com o Alckim. SINCERAMENTE, aguentar mais quatro anos esse cara em São Paulo, vai ser dose para elefante. Mas, o consolo maior é ter a DILMA na presidência do Brasil. ATÉ A VITÓRIA. NOS VEREMOS NA AVENIDA PAULISTA EM 04/10/2010.

walter junior

Fala sério!!!
Esse cara aí é a fonte da Folha para fazer acusações contra o governo????

ACR-SP 37737 0007953-14.2000.4.03.6105
RELATOR
:
DES.FED. ANDRÉ NEKATSCHALOW
REVISOR
:
DES.FED. LUIZ STEFANINI
APTE
:
RUBNEI QUICOLI
ADV
:
ROGÉRIO BATISTA GABBELINI
APDO
:
Justica Publica
A Turma, à unanimidade, deu parcial provimento à apelação para reduzir a pena do réu, para 3 (três) anos de reclusão e 10 (dez) dias-multa, em relação ao delito do artigo 289, § 1º do Código Penal, e para 1 (um) ano de reclusão e 10 (dez) dias-multa, em relação ao delito do artigo 180 do Código Penal, resultando a pena em 4 (quatro) anos de reclusão e 20 (vinte) dias-multa, a qual tornou definitiva, determinando o regime inicial aberto e substituir a pena privativa de liberdade por 2 (duas) restritivas de direitos, nos termos do voto do(a) relator(a).

Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influi para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Alterado pela L-009.426-1996)

EM tempo: artigo 289, § 1º-Art. 289 – Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:
§ 1º – Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.

    Carlos

    O tal Quicolli foi fonte da Folha em qal matéria mesmo?
    Consta que Nassif escreveu sobre ele, mas não consegui acessar a matéria.

    Mauricio Luz

    Na denúncia que finalmente derrubou Erenice: a acusação de um criminoso condenado contra uma ministra de estado, sem um único documento em mãos.

luís nascimento

Dilma tem mais é que começar a escolher o vestido de posse. Preferencialmente, um que não desagrade a feiosa da Danuza Leão.

Morais

É realmente gostoso ver que as tentativas desesperadas do tucano em vencer estas eleições usando baixaria não estão dando resultados.
A Dilma está acima das baixarias tucanas/imprensa e vai fazendo uma campanha de alto nível e que apesar de ser pressionada nas entrevistas que participa não perde o controle como fez o Serra na CNT, aquilo é que é baixaria.

Fábio

Sobre o quesito "parcela dapopulação mais escolarizada e mais bem informada", caiu mais um mito. A idéia de que, quem lê a grande mídia estaria "bem informado", é uma falácia. Muito pelo contrário, Fernando Rodrigues reproduz na sua análise do Datafolha, aquiloo que é tomado como uma verdade inquestionável, mas, o que vemos na realidade é que quem procura informação noutras fontes está mais bem informadao do que quem só lê e vê a grande mídia.

Jair de Souza

Reitero algo que já mencionei em outros comentários, a máfia midiática vai fazer de tudo para tentar levar a eleição para o 2º turno, não por acreditar que Serra então poderia vencer. O PIG sabe bem que Serra não emplaca mais! Porém, se (com a ajuda valiosa e interessada de Marina) eles conseguissem impedir a vitória de Dilma na 1º rodada, seria uma importante demonstração de força que lhes daria mais fôlego para pressionar a nova presidenta a seguir sua agenda e a não interferir com seus interesses mafiosos. Por isso é tão importante para todos os democratas e amantes da justiça proporcionar uma acachapante derrota ao PIG já no 1º turno. Há muito em jogo, além da eleição de Dilma!

ruypenalva

Essa estória de estável me lembra pacientes em UTIs, em coma, que passam longos períodos estáveis: não falam, não mexem, não evidenciam piora. De repente…

luiz

Vejam a indignação de um reporter na Folha, "acusando" o povo de preferir um churrasquinho de rua, ao noticiário da "grande imprensa".

Zé Raineri

"Numa estratificação apenas dos que se declaram mais bem informados … o cenário seria de um possível segundo turno".
Por esse trecho, vemos como o preconceito de classe deve recrudescer nos próximos 4 anos. Os 'mais bem informados' (na verdade, bem manipulados) devem dedicar ao povão, à massa ignara, à massa mal cheirosa toda a sua arrogância e o seu ódio de classe.
Como já fez em sua análise, sem a menor sutileza e elegância, o nobre Josias de Souza: "A bugrada não escuta. Quem ouve não presta atenção. Quem se interessa acha que nada tem a ver com o seu café com leite".
E o pior é que, pelo que dizem Josias e Fernando Rodrigues nas entrelinhas, a podridão só está começando, vem muito mais por aí.
Tirem as crianças da sala!

O_Brasileiro

O Alckmin ou tem um bom marqueteiro ou anda lendo o Viomundo!
Não fez perguntas ao Mercadante no último debate!

GeorgeLuckas

a mentira tem pernas curtas…

a de Serra mal conseguiu se mover…

Remindo Sauim

A minha previsão é a mesma do Nassif e do Noblat, o Serra ficará abaixo dos 20%. O coitado não consegue expor seu plano de governo, a mídia que era para ser sua aliada desvirtuou a campanha para os escândalos. Esqueceram das eleições.

Luiz

A PIG não manipula mais as massas, pois há a imprensa alternativa, a internet com seus blogs, com reflexões diferenciadas da midia tradicional sobre o mesmo fato. Internet quebrando o monopolio da informação.

José Manoel

E lá se vai o defunto!!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também