Datafolha: Dilma 56%, Serra 44%

Tempo de leitura: 2 min

22/10/2010 – 01h00

Dilma estanca sua queda e abre 12 pontos sobre Serra

FERNANDO RODRIGUES, no UOL
DE BRASÍLIA

Pesquisa Datafolha confirma que Dilma Rousseff (PT) estancou sua perda de votos iniciada no final de setembro. A petista voltou a subir e agora tem uma vantagem de 12 pontos sobre José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República.

Quando se consideram os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56% contra 44% do tucano. Esses 12 pontos de vantagem estão abaixo do que foi registrado na véspera da eleição do último dia 3, quando o Datafolha fez uma simulação de eventual segundo turno –Dilma tinha 57% contra 43% de Serra.

A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela Rede Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.536/2010. O Datafolha entrevistou ontem 4.037 pessoas em 243 cidades. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Em relação à semana passada, as oscilações dos percentuais totais de votos válidos foram todas no limite da margem de erro. Dilma tinha 54% (com mais dois pontos, foi a 56%). Serra tinha 46% (e deslizou para 44%).

Nos votos totais, Dilma aparece com 50% (tinha 47% há uma semana). Serra tem 40% (contra 41% do levantamento anterior). Os que dizem votar em branco, nulo ou nenhum continuaram estáveis, com 4%. Os indecisos oscilaram de 8% para 6%.

VOTOS DE MARINA

Os votos da terceira colocada no primeiro turno, Marina Silva (PV), registraram um movimento favorável a Dilma nesta semana. A petista cresceu oito pontos nesse grupo, de 23% para 31%.

Ainda assim, Dilma continua bem atrás de Serra entre os “marineiros”. O tucano sofreu uma queda de cinco pontos, de 51% para 46%.

Há poucos eleitores se dizendo disponíveis para os candidatos aumentarem seus percentuais. Segundo o Datafolha, 88% dos brasileiros declaram-se totalmente decididos sobre em quem votar no dia 31. Apenas 10% cogitam mudar de opinião.

O Datafolha registrou também um fenômeno comum nesta época em períodos eleitorais: aumentou a audiência dos comerciais dos candidatos na TV. Nesta semana, 63% afirmaram ter assistido pelo menos uma vez à propaganda –na semana passada, o percentual era de 52%.

O maior número de eleitores que assistem ao horário eleitoral está no Sul (71%). No Nordeste, o percentual é o menor do país, com 61%.

O debate Folha/RedeTV!, realizado domingo passado, foi visto inteiro ou em parte por 25% dos eleitores.

Segundo o Datafolha, entre os que viram ou ouviram falar do encontro, 24% disseram que Serra foi o vencedor, e 23% apontaram Dilma.

Quando se consideram só os que viram na íntegra, o tucano foi apontado como vencedor por 47% contra 37%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

darci

Pessoal, e anotícia do FHC com empresários estrangeiros no sul ? Com certeza há documentos a respeito. Rapaziada a lixeira é otima fonte. Vamos pesquisar.

darci

Todo cuidado é pouco amanhã (domingo) para que não s crie nova oportunidade para a tucanalha inventar outro factóide. nada de chuvas de bolinhas no Serra (indiferença é nossa melhor arma. Desta de bolinhas é para a nossa manifestação de apoio a Dilma. Nada de provocação e de encontro com os tucanos (seguranças) truculentos querendo mostrar serviço. Do nosso lado amarrem os aloprados e tudo vai bem. Até a vitória.

eugenio

Aviso aos institutos de pesquisa: se Dilma ganhar por 1 voto, este será de Aécio Neves. Aposto um trilhão de dólares zimbabuanos.

Francisco Nogueira

Temos que agir como se o jogo estivesse empatado. As pesquisas Datafolha e Ibope podem ter seguido o Vox Populi para, num primeiro momento, desmobilizar os militantes e, num segundo momento que pode ser na semana que vem, ir diminuindo a diferença para alimentar a oposição e passar a ideia para o povo que o quadro está mudando a favor deles.
Bem, como isto pode ser um devaneio, é melhor a gente continuar como se estivesse empatada as pesquisas.

Cícero

ATENÇÃO:

Ontem (22), a coligação do Zé Bolinha obteve do tse (minúsculo, porque TSE maiúsculo, no Brasil não tem), repito, os tucanos e seus pares foram autorizados pelo tse a acessarem dados da pesquisa Vox Populi. O tribunal determinou que a campanha de Serra poderá fiscalizar as informações por meio do "acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados". Acho que estão tentando achar um jeito de impedir a divulgação das pesquisas do VOX nesta última semana, à exemplo do que aconteceu no Paraná (no 1º turno, o tre/PR vetou a pesquisa Vox Populi por lá).

Pelo que vejo, a "máfia dos tucanos" tem mais tentáculos do que imaginamos. Apesar de as pesquisas apresentarem resultados parecidos, se o VOX POPULI for impedido de publicar pesquisas, o Ibope e o Datafolha ficarão livres, na reta final, para manipularem os resultados do jeito que quiseram.

Essa é a nossa justiça: dois pesos e duas medidas.

Deo Melgaco

Serra já está dizendo que há "uma crise nas pesquisas"… é um beócio mesmo.

Mardosul

Serra: Hasta la vista, baby!!!!!! … e foi tarde….

D.O.P.

SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.
SEM OLÉ, SEM DESCANSO ATÉ 31/08 ÀS 17:00 H.

    sas

    Concordo pelnamente com vc. Não vamos descansar até que Dilma seja eleita.

    abração a vcs e fiquem todos com DEUS.

Moreno

especulando: no primeiro turno, havia a clara distinção entre vox + sensus e datafalha + ibope…
agora o datafalha e o ibope estão iguais ao vox (pra desespero do guerra), e o sensus destoa…
SERÁ, que datafalha e ibope não estão tentando uma "psicologia reversa"? ou seja, dizendo que a folga da dilma está boa, para a militância subir no salto e cairmos do cavalo? SERÁ?

    O_Brasileiro

    Isso não combina com a teoria da manada.

    Geloca

    mas eles aplicam a teoria que for mai conveniente…vale tudo

joel de oliveira

12 pontos na cabeça de qualquer candidato doem mesmo, gente. Não é brincadeira!!!
Não me surpreenderei se ainda surgir boato de tentativa de sequestro.
Quanto custa um minuto de horário nobre na TV com perícia? Apenas curiosidade minha. Quem me informa?
abraço

EDUARDO SOUTO JORGE

O mais importante fato dessa semana foi a comprovacao que o reinado da globo esta acabando. Vide decisao sobre transmissao do futebol brasileiro e atitude do SBT e Record. A Globo nunca poderia imaginar ser ameacada por uma bolinha de papel.

Jordam

Militância da rua ganha voto, mas ao contrário nada de confiar em instituto de pesquisa, aproveito para convidar aos moradores de zona sul a participar de uma carreata de nosso diretório em Cidade Ademar, concentração na Rua Torres Neto no Cidade Julia as 14:00 participação da militancia petista.

kimparanoid

Depois dessa, o Sérgio Guerra vai ligar lá na Barão de Limeira e dizer: "Até tu, Octavinhus?"

DATAFOLHA: DILMA ABRE 12 PONTOS |

[…] onde descreve que Dilma estanca sua queda e abre pontos de vantagem sobre o candidato tucano. Leia aqui […]

Baixada Carioca

Eu queria muito poder confiar nessas pesquisas, mas depois do que já vimos, não tem como. Mas sinto que a campanha da Dilma ganhou um corpo não existente no primeiro turno. Vi manifestações pró-Dilma mesmo sem a candidata presente e estou muito feliz porque finalmente apareceram alguns movimentos na Baixada Fluminense, especialmente Nova Iguaçu, Queimados, Japeri. Estou saindo agora do trabalho e vou direto para uma panfletagem na estação ferroviária de Austin. Ficarei lá até às 20 horas.

    Jordam

    Na verdade meu caro companheiro, a questão do primeiro turno tem um significado, existiu um voto de protesto e fez com que a Marina tivesse os votos que teve, há também outros problemas mas uma coisa é certa nem os institutos de pesquisa e nem os abutres de plantão vão proporcionar factóides para tirar a vitória de Dilma.
    Hoje estivemos com Marta na zona sul de São Paulo, e foi muito bom ver o corpo a corpo da senadora eleita, ela é fantanstica, e cumpriu um papel importante para agregar o nosso diretório.

Josnei

A tendência, parece, é uma pequena subida de Dilma e uma pequena queda de Serra. Esperar para ver.

A campanha kamikaze de Serra está desagradando uma parcela do eleitorado.

Marcio H Silva

Caro Azenha, a luta é árdua. A reunião de FHC em FOZ procede. A mídia internacional que tanto enaltece Lula, já tá produzindo reportagens a favor de mudanças no Brasil.
Veja no Blog do Miro :http://altamiroborges.blogspot.com/2010/10/midia-imperialista-prega-voto-em-serra.html

Procede o que dizemos sobre eles estarem de olho no nosso Petróleo.
Procede o que dizemos que sob um Governo Serra nossas riquezas serão privatizadas e mudarão de mãos.
Não queremos nem podemos deixar isto acontecer.

Avisa ao PT, se puder, para intensificar a fiscalização nas seções eleitorais. Os interesses são enormes.

Ubiratan Rosa Passos

Não sei porque, mas ando desconfiado do Vox, do Ibope e do Datafolha…
O Sérgio Guerra insiste, e é categórico, que as pesquisas internas do PSDB apontam empate técnoico, com vantagem para Serra…
Alguém sabe de alguma coisa, tipo pesquisas internas do PT?
Quando esses caras do PSDB afirmam alguma coisa, já fico apreensivo.
Continuemos a luta!

    EDUARDO SOUTO JORGE

    Ubiratan, ou voce esta apavorado ou e' um espiao do PSDB. Voce acha, sinceramente, que o presidente do PSDB iria falar que a eleicao esta perdida p'ra eles. Tenha a santa pasciencia!

    Neuza

    As psquisas apresntam uma margem de erro, pois são dados estatísticos e não matamáticos, portanto são dados aproximados. quanto duvidar das mesmas, acho particularmente que o VOX POPULI jaais entraria em algum jogo, não estou duvidando das outras, pois a ultima do DATA FOLHA antes do 1º turno foi a que mais se aproximou, e também eses institutos de pesquisas pretendem passar imagens positivas e confiantes em suas pesquisas, pois afinal esa é a profissão deles.

Wilson Nascimento

Passem longe da tamancos.

Bernardt

concordo com outros missivistas. É preciso cuidado, mas principalmente dedicação de toda a militância e simpatizantes.
vamos lá: voto a voto!!!!

Luis

Isso é para amolecer a militância. Cuidado!!

    José Manoel

    Nós não vamos repetir erros do primeiro turno!!!!!!!

Corações e Mentes

CUIDADO ! MUITO CUIDADO ! ESSAS PESQUISAS SÓ SERVEM PARA FAZER A MILITÂNCIA FICAR DORMINDO EM CASA.TODOS PRA RUA , COM O ADESIVO DA DILMA NO PEITO !

    rafaela buonarrotti

    já estou com o meu… foi lindo de se ver…. ainda ontem aqui na UFMT (cuiabá) vi muita gente com adesivos. No curso de história professores, técnicos, alunos da graduação e pós-graduação devidamente adesivados. Precisamos intensificar nossa militância. Outro dia consegui comprovar a uma amiga porque ela não deve votar em Serra e sim em Dilma. Deu certo!!! É um de cada vez. Outro a ser cooptado é o eleitor protesto que diz votar nulo. Devemos mostrar a eles a importância de NÃO VOTAR NULO ou EM BRANCO. Dilma neles!!!!
    Essa semana vai demorar….. aiaiaiai…

Domngos

Temos que trabalhar todos os dias até dia 31/10. DILMA para o Brasil seguir mudando.

wmporto

Serra tem de fazer o q Aecio e Itamar sugeriram. Serra tem de mostrar mais FHC no seu horário político.

    jrevaldo

    Se ele mostrar o FHC aí é que ele vai perder voto coitado. Quando comparar o governo do lula com o fhc vai ser muito humilhante.

neto soares

Vamos arregaçar as mangas e no corpo a corpo derrotar os reacionários.

    José Manoel

    Eu já esotu virando votos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O_Brasileiro

Sérgio Guerra, o Ibope também é sem vergonha? E o Datafolha?

Orellano Paz

Depois da bolinha de papel, nao tem pra PT, nem blog sujo. Ta' confirmado: Serra e' o melhor cabo eleitoral da Dilma13PT.

DEGAS

No boxe, o juízes estariam consumando o nocaute técnico. Na política, ao nocauteado ainda é permitido um ou outro golpe baixo. O ringue, ao que parece, é bem mais ético que a sociedade.

Cris sp

O jogo dos tucanos em apostar em difamações pode ter dois lados: ou as pessoas realmente entram na dele ou as pessoas passam a sentir nojo deles…e é claro que parece ser está a opção que as pessoas estão seguindo.

Só falta esperar o que eles irão inventar este fim de semana.

Cris sp

O povo não aguenta mais esse jogo de difamações, calúnias, injúrias….bolinhas. Dilma neles.

Tiago

nóssinhora! o frias vai ter um troço!

acho que foi o formulário dessa pesquisa que jogaram no zé chirico hehehe

mario cezar

não podemos ficar de salto alto. é ir na padaria, no ponto do ônibus, falr com vizinhos, distribuir material. EVITAR SALTO ALTO, não podemos revidar com baixarias.FIRMEZA E ELEGÂNCIA NO DIÁLOGO

    Lucia Fernandes

    Quando vejo o presidente/palanqueiro com sua verborragia infame pedir exterminação do DEM, pedir censura a imprensa, acusar Serra de mentiroso, só para citar alguns exemplos, cabe a pergunta: de que lado vem a baixaria?
    Aliás, é bom lembrar que Serra teve direito de resposta, ontem, no programa eleitoral da Dilma, exatamente por conta
    de uma das muitas mentiras petistas…

    rafaela buonarrotti

    Cuidado com vídeos editados Lúcia. Quem se lembra de 1989 sabe do que estou falando. Aliás, esta história de extirpar partido, minha cara, nasceu com o DEM que já dizia há muito tempo: ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil. Ou então, mais recentemente, um certo senador demotucano ameaçou Lula de dar uma surra. O vídeo, aliás, pode ser encontrado aqui mesmo neste blog. Não acredite na pseudobondade destes inimigos do povo. Perceba como eles odeiam sindicatos, movimentos sociais de qualquer espécie. Ou seja, os trabalhadores devem ser mantidos sob a tutela dos patrões e jamais se organizarem para reivindicarem mudanças no cenário. Para aqueles que resistirem, são chamados de bandidos e tratados a paulada e tiro de arma de PM. Se os tempos da escravidão ainda existissem, a mídia golpista e seus aliados demostucanos seriam a favor dos "pobres" escravagistas, contra os "violentos" negros escravos e seus defensores liberais.

Daniel Neto

Como todos os institutos estão apresentando os mesmos números no geral, agora ele vai dizer que nenhum tem credibilidade. Bye Bye Serra 2010.

Deixe seu comentário

Leia também